Como funciona a máquina de cartão Cielo Zip? Taxas e preço

Maquininha Cielo Zip em fundo transparente
Vantagens
  • Credibilidade e segurança
  • Aceita cartões com tarja magnética, NFC e Chip
  • Conexão Wi-Fi e 3G
  • Serviços digitais para melhorar seu negócio
Desvantagens
  • A empresa não divulga os valores
  • Não imprime recibos
  • Não tem conta bancária e nem cartão gratuito
  • Não pode ser comprada em definitivo

Conheça a maquininha Cielo Zip, veja quais são as taxas, as bandeiras compatíveis, como você pode pedi-la e configurá-la.


Maquininha Cielo Zip para pequenos empreendedores

Maquininha Cielo Zip em Fundo Azul

A Cielo Zip é a que possui menor tamanho e a mais econômica entre os modelos de máquinas de cartão da Cielo, uma das marcas mais importantes do Brasil e da América Latina. Muitos empreendedores buscam as maquininhas da empresa justamente por passar credibilidade e segurança ao consumidor.

Este produto foi pensado para empresas e profissionais autônomos que faturem até 3 mil reais por mês, mas também pode ser útil para companhias maiores que precisam de aparelhos básicos para eventos, entregas, ações fora do seu estabelecimento padrão, etc.

As maquininhas da Cielo podem ser contratadas tanto por Pessoas Físicas, quanto Pessoas Jurídicas e MEIs, sendo bastante democrática.

Prefere uma maquininha mais completa? Conheça os modelos Cielo Flash e Cielo Lio, os mais completos e que vem com bobina para imprimir comprovantes de compras.

A Cielo Zip é compacta e não precisa de Bluetooth para funcionar

A vantagem da Cielo Zip em relação à maioria dos concorrentes com aparelhos compactos similares, é que ela não precisa estar conectada a um celular por Bluetooth para poder funcionar. Esta maquininha possui um chip de internet 3G ilimitado e também conexão via Wi-Fi, garantindo que você sempre esteja conectado.

Outro enorme diferencial da Cielo Zip é que ela aceita pagamentos com cartões com tarja magnética, algo que normalmente só é possível com maquininhas que tenham bobina. Esse é um fator positivo, pois assim você pode garantir que mais pessoas possam comprar com você. Ela também aceita pagamentos com cartões que tenham chip, por aproximação (NFC), QR Code, Pix e no crediário.

Sua bateria tem duração de 6 horas, teclado físico e tela com visor colorido, feita pelo fabricante PAX no modelo D195. Esta maquininha é leve e fácil de ser transportada para vários locais, sendo uma vantagem grande para quem faz vendas externas e se desloca frequentemente.

Por outro lado, ela não imprime recibos, que precisam ser enviados por SMS caso o cliente deseje recebê-lo. Na caixinha com a sua maquininha você receberá um carregador, 1 manual e uma bateria externa.

Maquininha Cielo Zip fundo transparente png

Cielo Zip

Preço Não informado
Tecnologias Cartão com chip, tarja magnética e por aproximação (NFC)
Pagamento Cartão de débito, Crédito, Voucher, Crediário e Pix/QR Code
Taxas Cielo (a partir) 1,99% no débito e 4,49% no crédito
Bateria Até 6 horas de uso
Tela Colorida
Teclado Físico
Conectividade Plano de dados 3G e Wi-Fi
Tamanho (Comp. X Larg. X Alt.) 12.90 x 1.70 x 7.10 cm
Peso 185g
Garantia Ilimitada
Comprovante SMS
Frete Grátis

Preço da maquininha Cielo Zip

A Cielo não divulga em seu site ou canais de comunicação oficiais os preços de suas maquininhas e também só é possível alugar as maquininhas ou utilizar o regime de comodato.

O regime de comodato, também chamado de Cielo Facilita, é quando você paga uma taxa de adesão e pode usar máquina de cartão pelo tempo que quiser e devolvê-la quando não precisar mais. Por outro lado, se você prefere alugar a sua maquininha, você não precisará pagar essa taxa de adesão, mas terá um custo fixo mensal.

Para você saber o valor da máquina de cartão Cielo Zip, entre no site oficial, preencha o formulário com seus dados (ou da sua empresa) e um especialista irá retornar com uma proposta personalizada para você.

Qual o valor da Cielo Zip?

Para saber o valor da Cielo Zip você deve preencher o formulário no site oficial da Cielo e receberá uma proposta personalizada de um especialista para o seu negócio.

Posso comprar a maquininha Cielo Zip?

Não, a maquininha Zip da Cielo só pode ser alugada ou adquirida em regime de comodato, pagando uma taxa inicial e depois devolvendo quando não for mais usada.

Quais são as taxas da maquininha Cielo Zip?

As taxas da maquininha Zip são as mesmas para os outros modelos disponíveis da Cielo. As tarifas no débito partem de 1,99% e no crédito à vista elas são a partir de 4,49%.

Apesar de não ter diferença de taxas entre os modelos de maquininha Cielo, elas se distinguem se você opta por alugar o aparelho ou utilizar o regime de comodato. Se a sua maquininha Cielo Zip é alugada, você pagará taxas mais baratas, tanto no débito, quanto no crédito (à vista ou parcelado), enquanto no comodato elas são mais caras.

As vendas no débito caem na hora na sua conta bancária, enquanto as no crédito (à vista ou parcelado) é de até 30 dias o prazo de recebimento. O empreendedor pode solicitar a antecipação de recebimento da Cielo para que os valores cheguem em 2 dias úteis.

Se optar por aceitar compras no crédito parcelado, você pagará uma taxa inicial + um adicional por cada parcela feita. Você pode parcelar as compras dos clientes em até 12x sem juros ou 18x com juros, que é quando você repassa as taxas de parcelamento para o seu cliente.

Confira as taxas no modelo de contratação de Aluguel
Prazo de Pagamento Taxa Cielo
Débito 1,99%
Crédito à vista 4,49%
Crédito Parcelado 4,49%
Adicional por Parcela 2,99%
Confira as taxas no modelo de Comodato
Prazo de Cobrança Cielo Taxas
Débito 2,39%
Crédito à vista 4,99%
Crédito Parcelado 5,59%
Adicional por Parcela 2,99%

Caso você opte por receber pagamentos via Pix, o dinheiro cai no mesmo dia e as taxas são a partir de 0,7%, mas é preciso consultar as informações sobre essas tarifas no momento da habilitação do serviço.

Bandeiras de cartão aceitas pela Cielo Zip

Ao todo, a maquininha Cielo Zip é compatível com mais de 80 bandeiras de cartões, sejam eles de débito, crédito ou vouchers (como vale-refeição e vale-alimentação).

Pode ser que nem todas estejam disponíveis automaticamente na sua maquineta, por isso a empresa montou uma página específica para que você habilite todas as bandeiras na sua maquininha Cielo. Recomendamos que você pesquise, no seu setor, quais os cartões mais utilizados e peça a liberação destas bandeiras. Dessa forma você não deixará seus clientes na mão.

Não existem diferenças de taxas entre as bandeiras de cartão, portanto você pode aceitar todas sem se preocupar com custos adicionais para o seu negócio.

Principais Bandeiras aceitas na Maquininha Cielo
Tipo de pagamento Principais Bandeiras
Cartão de Débito Visa, Mastercard, Elo, Cabal, Hipercard, Banescard, Credz, Sorocred
Cartão de Crédito Visa, Mastercard, Elo, Cabal, Hiper, Hipercard, American Express, Diners Club, JCB, Discover, Mais, Aura, Cal Card
Vouchers Green Card, Ticket, Sodexo, VR Benefícios, Alelo, Rede Compras, Good Card, Maxxcard, Vale Card

Outros métodos de pagamento compatíveis com a Cielo Zip

Você também pode optar por outros meios de pagamento na sua Cielo Zip, como Links de pagamentos, Crediário e Pix/QR Code.

O Pix/QR Code já é um dos principais métodos de compras usados pelos brasileiros. Basta você cadastrar uma Chave-Pix para essa maquininha e você poderá gerar nela um código, para que os seus clientes escaneiem-o e realizem a transferência.

Com o Link de Pagamento, é possível você vender os seus produtos e serviços pela internet ou celular, somente enviando um endereço de URL. Esse método é totalmente seguro, tanto para você quanto para o seu cliente. Você recebe através desse link e o valor cai na sua conta corrente.

Por fim, o pagamento no crediário é para quem quer fazer compras em valores mais altos, com a opção de parcelamento em até 48 vezes. Para fazer essa transação, o cliente deve ter um cartão de crédito emitido pelos seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Banco Carrefour, Caixa, Itaú, Santander e Votorantim. As bandeiras destes cartões precisam ser Visa, Mastercard ou Elo.

Quais os benefícios da Cielo Zip?

Pessoa segurando uma maquininha Cielo Zip na mão

Desde o fim de 2021, a Cielo não possui mais um serviço de conta corrente próprio (na época chamado de Cielo Pay) e também não fornece cartões de débito e crédito gratuitos. Isso vale para todas as maquininhas da marca, incluindo a Cielo Zip. Se esse é um fator essencial para você na hora de adquirir uma maquininha de cartão, pode ser um ponto contra na hora de tomar uma decisão.

Em contrapartida, a Cielo oferece aos seus clientes serviços como a Cielo Farol, uma ferramenta que auxilia na gestão da sua empresa ou do seu trabalho enquanto autônomo. Com ela você pode fazer uma comparação com os seus concorrentes, fazer registros de faturamento, analisar o perfil dos seus clientes, ver como está a fidelidade deles, etc.

A empresa também fornece o serviço Inteligência de Mercado, que fornece dados coletados em todo o Brasil sobre o comportamento dos consumidores e como as outras empresas do mercado vem se destacando, especialmente no setor do varejo.

Como configurar a maquininha Cielo Zip?

Ao adquirir a sua maquininha, ela precisará ser ativada para se conectar aos seus dados ou os da sua empresa e você poderá utilizá-la para receber os pagamentos normalmente. Se você já teve outras maquininhas de cartão no passado, irá notar que o processo para configurar a sua Cielo Zip é bem similar.

Todo o processo pode ser feito em menos de 5 minutos, basta seguir as instruções a seguir:

  1. Na tela inicial, clique no botão verde para começar a ativação
  2. Conecte a sua maquininha ao Wi-Fi ou ative o 3G
  3. Digite o CPF ou o CNPJ da empresa para continuar
  4. Confira os dados e confirme
  5. Sua maquininha será atualizada
  6. E pronto! Você já estará pronto para a sua primeira venda

Se ficou alguma dúvida veja o vídeo a seguir:

Como usar a Cielo Zip?

Agora que a sua maquininha já foi ativada, está na hora de você aprender a usá-la. Primeiro de tudo, iremos te mostrar o passo a passo para você fazer uma venda com cartões de crédito e débito:

  1. Digite o valor da compra na maquininha e aparte no botão verde
  2. Escolha o método de pagamento: débito ou crédito
  3. Se a opção for crédito, escolha se o consumidor quer parcelar ou pagar à vista
  4. Insira ou aproxime o cartão do cliente
  5. Caso seja necessário, peça para ele digitar sua senha
  6. Aguarde a aprovação da compra e sua venda foi concluída
  7. Caso o cliente deseje, você pode enviar o comprovante por SMS

Para vendas no crediário, escolha a opção "Crédito" e depois "Crediário no Crédito". Você pode escolher parcelar o valor em até 48 vezes e juntos vocês podem analisar os juros, os tributos e quanto você efetivamente receberá.

para vender no Pix, aparte o botão "F1", depois escolha a opção Pix, digite o valor da venda e aguarde o QR Code ser gerado. Peça para o cliente escanear o código e sua compra será concluída.

Como estornar uma venda com a Cielo Zip?

Também é importante você saber como cancelar uma venda com a Cielo Zip, pois pode acontecer de você cobrar um valor errado ou o cliente desistir da compra pouco tempo depois dela ser processada.

Veja como é simples o passo a passo:

  1. Na tela inicial, aparte o botão vermelho
  2. Digite a senha do administrador
  3. Se quiser cancelar a última venda, escolha a opção "SIM" ou aperte "NÃO" para ver outras opções
  4. Digite o valor da venda que deseja cancelar
  5. Insira ou aproxime o cartão do cliente
  6. Peça para o cliente digitar a senha do cartão dele
  7. Aguarde o processo ser finalizado e envie o comprovante ao cliente

Caso não tenha tido sucesso, entre em contato com a Cielo ou com a bandeira do cartão.

Aplicativo da Cielo para gestionar a maquininha Zip

Com o app Cielo Gestão você consegue administrar a sua maquininha Cielo Zip, acompanhando o desempenho de vendas e também os seus recebimentos.

Dentro do aplicativo você também pode:

  • Acessar o seu extrato
  • Solicitar antecipação de vendas
  • Ver as taxas da sua maquininha Cielo Zip
  • Gerenciar as suas vendas
  • Usá-lo como um canal de autoatendimento
  • Verificar os links de pagamento enviados aos seus clientes
  • Entre outras funções

O aplicativo da Cielo Gestão é compatível com celulares Android e iOS (Apple), recomendamos que você o tenha em seu celular e mantenha-o sempre atualizado para garantir seu melhor funcionamento.

Baixe agora o aplicativo Cielo Gestão:

Atendimento Cielo: telefones, WhatsApp e e-mail

Os telefones principais da Cielo para atendimento são o 4002-5472 (capitais) e o 0800 570 8472 (outras cidades), disponível 24 horas, inclusive finais de semana e feriados.

Caso aconteça algum problema com a sua Cielo Zip ou você tenha alguma dúvida, utilize os outros canais de atendimento da empresa, como WhatsApp e o e-mail, também disponíveis todos os dias.

Por fim, a Cielo disponibiliza uma ouvidoria, para caso você já tenha entrado em contato com o suporte e não tenha tido a resposta no tempo desejado ou uma solução não tenha sido encontrada. Ao contrário dos demais canais, ela não é 24 horas e atua em horário comercial.

Canais de Atendimento e Telefone Cielo
Canal Telefone Horário de funcionamento
Central de Relacionamento - Capitais e Regiões Metropolitanas 4002-5472 Todos os dias, 24 horas
Central de Relacionamento - Exceto Capitais e ligações de celulares 0800 570 8472 Todos os dias, 24 horas
Ouvidoria 0800 570 2288 De segunda a sexta, das 8h30 às 17h30
WhatsApp Cielo (11) 3003-2818 Todos os dias, 24 horas
E-mail [email protected] Todos os dias

A máquina de cartão Cielo Zip é boa?

Selo Prêmio iBest 2022

A Cielo é a principal processadora de meios de pagamento do Brasil e da América Latina, contando com mais de 1,5 milhão de clientes ativos em todo país. A empresa também figura no TOP 3 do prêmio iBest na categoria melhores maquininhas.

Como pontos positivos da Cielo Zip, podemos citar justamente a credibilidade da empresa, dando segurança tanto ao empreendedor quanto o consumidor na hora de realizar um pagamento. Muitos ficam receosos ao ver uma maquininha de marca desconhecida e com a Cielo isso certamente não ocorreria.

O ponto de incômodo com as maquininhas da empresa pode ser o fato dela não oferecer uma conta corrente e nem um cartão gratuito, pois isso facilita muito para trabalhadores autônomos e pequenos empresários que estão começando seus negócios.

Falando especificamente da Cielo Zip, ela se destaca das suas concorrentes por aceitar pagamentos com cartão por tarja magnética, algo que normalmente só acontece com maquininhas que tem bobina.

Por ela também ter um chip com internet móvel, ela também se destaca por sua praticidade e se torna uma boa opção para entregadores, quem faz venda de porta em porta, feirantes, etc.

Maquininha com bobina da Cielo

A Cielo também tem maquininha que imprime recibo, a Cielo Flash, pensada para empreendedores que possuem volume de venda entre R$ 3 mil e R$ 10 mil por mês (empresas de tamanho médio, normalmente). A grande diferença entre esses dois modelos essencialmente é a bobina para imprimir os comprovantes e tela com touchscreen, além do teclado físico.

Compare as características de cada um dos modelos:

Cielo Zip vs. Cielo Flash
Cielo Zip Maquininha de Cartão em fundo transparente

Cielo Zip

Cielo Flash Maquininha de Cartão em fundo transparente

Cielo Flash

Tecnologias Não informado Não informado
Pagamento Cartão com chip, tarja magnética e por aproximação (NFC) Cartão com chip, tarja magnética e por aproximação (NFC)
Bateria 6 horas 6 horas
Conectividade Plano de dados 3G e Wi-Fi Plano de dados 3G e Wi-Fi
Tamanho 12.90 x 1.70 x 7.10 cm 16,5 x 7,8 x 6,1 cm
Peso 185g 330g
Garantia Ilimitada Ilimitada
Comprovante de vendas SMS Impresso

Informações consultadas em janeiro de 2023 - Fonte: Cielo

Antes de decidir pelo seu modelo de maquininha ideal, lembre-se de verificar as reais necessidades do seu negócio. Dessa forma, você não ficará sem sentir falta de coisas essenciais e nem estará pagando por algo que não precisa.

Caso tenha interesse, veja outras opções de maquininhas de cartão com taxas baixas e encontre a que se encaixa melhor no seu perfil.

Saiba mais sobre as maquininhas Cielo

Outras maquininhas com chip e sem bobina:

Atualizado