Cartão clonado | O que fazer e como evitar?
Se você já teve o cartão clonado ou apenas quer saber como evitar esse tipo de golpe, confira as dicas que vamos compartilhar a seguir e proteja o seu cartão de crédito.
Tudo sobre cartão de crédito clonado
Se o seu cartão de crédito foi clonado ou você está tentando ajudar um familiar ou amigo nesta situação, aqui você vai encontrar todas as orientações necessárias. Sem dúvida, essa é uma situação complicada e que requer calma e atenção para que o problema seja resolvido.
Por isso, além de explicar o que é um cartão clonado, como esse golpe acontece e o que deve ser feito nessa situação, preparamos algumas dicas para você evitar ter o cartão clonado. Confira!
Como funciona a clonagem do cartão
A clonagem do cartão de crédito acontece quando os dados que estão presentes no cartão de crédito, que pode ser físico ou digital, são transferidos para outro cartão ou mesmo para o computador de alguém.
O roubo dos dados permite que pessoas mal intencionadas realizem compras no nome da pessoa que teve o cartão clonado.
Atualmente, os cartões com chip reduzem bastante o número de fraudes desse tipo. Porém, a clonagem de cartão já deixou de ser unicamente física e trouxe novas armadilhas para o mundo digital.
Por isso, proteger os dados do cartão de crédito é fundamental para proteger as finanças e evitar golpes.
Como a clonagem do cartão de crédito acontece
O primeiro passo para prevenir a clonagem de cartões de crédito é saber onde e como esse golpe pode ser aplicado.
Podemos destacar as três práticas que são mais usadas nesse tipo de crime. No geral, a ação pode variar de acordo com o tipo de cartão de crédito. Veja a seguir!
Cartão de crédito sem chip: os cartões de crédito sem chip são os mais fáceis de serem clonados, já que podem ser vítimas de leitores adulterados em caixas eletrônicos, tanto de bancos quanto em caixas 24 horas. Esses leitores, que são extremamente discretos, funcionam copiando a trilha magnética que existe no verso do cartão de crédito.
Cartão de crédito com chip: os cartões de crédito com chip são mais difíceis de clonar em locais físicos, mas podem ser vítimas de clonagens digitais, como falaremos mais abaixo.
Cartão de crédito digital: a clonagem digital já é uma das mais comuns e pode acontecer em diversos ambientes virtuais, como sites de compras, aplicativos com cobranças internas e assim por diante.
Outras formas de clonagem acabam acontecendo por meio do roubo de dados diretamente de redes sociais ou aplicativos de mensagem, caso fotos de cartões de crédito tenham sido compartilhadas com amigos e familiares. Nesse caso, os criminosos quebram a privacidade dos usuários, invadem os arquivos e roubam as imagens para realizar compras.
Outros tipos de golpes com cartão de crédito
Existem ainda casos de roubo de informações do cartão de crédito após a realização de compras com tarja magnética em viagens internacionais, cliques em links fraudulentos ou até mesmo a partir do compartilhamento de dados dos cartões de crédito. No último caso, o compartilhamento pode acontecer através de pessoas que fotografam os cartões ou documentos ou mesmo pessoas que já receberam informações financeiras para compras passadas.
O que fazer para não ter o cartão clonado
A primeira dica é ter cautela nos estabelecimentos onde você usa os seus cartões de crédito. Além disso, para não ter o cartão de crédito clonado vale a pena trocar o cartão de crédito sem chip por um com chip, já que os novos modelos são muito mais seguros.
Outra dica é usar, sempre que possível, os cartões digitais para fazer compras, já que eles podem ser facilmente substituídos pela operadora de cartão de crédito. No caso de compras presenciais, é possível, por exemplo, usar a opção ContactLess, que é uma tecnologia que permite o pagamento por contato, sem a necessidade de inserir o cartão de crédito em qualquer máquina.
Cartão de clonado, o que fazer agora?
Não se sinta culpado caso seja vitima da clonagem de cartão. Apesar dos cuidados que tomamos no dia a dia, qualquer pessoa pode ser vítima desse tipo de crime.
Confira a seguir o que fazer se o seu cartão de crédito foi clonado.
- Entre em contato com a operadora de cartão de crédito e solicite o cancelamento imediato de seu cartão de crédito. Caso você tenha uma conta corrente associada ao cartão, também vale a pena solicitar o bloqueio imediato da conta.
- Faça a análise de todas as cobranças que você não reconhece na fatura. Depois de identificar as compras que não foram feitas por você, peça ao banco que os valores sejam estornados e não sejam cobrados futuramente.
- Faça um Boletim de Ocorrência (BO) para registrar o crime e os prejuízos que você identificou após a clonagem do cartão.
- Acesse o Alerta de Documentos do Serasa para que os seus documentos e cartões tenham um alarme no sistema Serasa que identifica o uso indevido.
Quanto antes você denunciar o crime, identificar os gastos indevidos e bloquear as contas e os cartões melhor, já que dessa forma você evita que novas compras ou transferências sejam feitas com o seu cartão de crédito.
Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!
Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!