Seguro Compreensivo vale a pena? Veja como funciona

Seguro Compreensivo
Seguro Compreensivo

Encontrar o seguro ideal exige muita pesquisa e tempo, não é mesmo? Por isso, nós iremos facilitar sua vida tirando todas as dúvidas sobre os diversos tipos de seguros existentes no mercado. Neste artigo, vamos contar todas as informações do Seguro Compreensivo para você saber se essa é a melhor opção para você. Fique tranquilo que iremos contar tudo sobre esse tipo de seguro.



O que é Seguro Compreensivo?

O que é Seguro Compreensivo

Em primeiro lugar, você precisa saber o que é Seguro Compreensivo para identificar se essa é o melhor seguro para você. O Seguro Compreensivo é uma forma de reunir todos os tipos de coberturas para evitar qualquer problema no futuro através de um único documento.

Geralmente, esse seguro oferece proteção para as principais e mais frequentes casos de ocorrência de sinistros, como: colisão, roubo, furto, incêndio, danos da natureza e outros. Dessa forma, a vida do segurado fica mais fácil, já que ele consegue ter todas as proteções em uma única apólice.

Vantagens do Seguro Compreensivo

Vamos contar algumas vantagens desse tipo de seguro para você entender os benefícios que ele pode te oferecer. São elas:

Um único seguro

Sem dúvida, essa é a maior vantagem do seguro compreensivo: não precisar contratar vários tipos de seguros.

Sendo assim, ele possui esse grande benefício ao seu favor para ter proteção mais inclusiva contra danos no seu carro, casa ou empresa.

Seguro de Casco | Tudo sobre seguro marítimo e aeronáutico
Saiba mais

Taxas reduzidas

Apesar de muitas pessoas pensarem que o seguro compreensivo é mais caro em relação aos outros seguros, nada verdade é o contrário.

Esse seguro possui taxas reduzidas em comparação aos seguros tradicionais destinados para cada tipo de situação.

Possibilidades de escolhas

O seguro compreensivo oferece a possibilidade de escolha das coberturas em uma única apólice.

Portanto, o segurado precisa identificar as suas necessidades para escolher corretamente as coberturas e garantias.

Apólice mais simples

Como o objetivo desse tipo de seguro é facilitar a vida do segurado, então as cláusulas são menos restritivas.

Seguros Compreensivos

De acordo com a Susep (Superintendência de Seguros Privados), existem alguns tipos de seguros compreensivos. São eles: Residencial, Condomínio e Empresarial, do Grupo Patrimonial, Auto, entre outros. Vamos explicar cada um dos seguros compreensivos que podem ser interessantes para você. Leia, abaixo!

Seguro Compreensivo | Seguro Residencial

Você sabe o que é Seguro Compreensivo Residencial? Esse tipo de seguro é destinado para a proteção de residências individuais, casas e apartamentos, habituais ou para férias.

Dessa forma, esse seguro garante a proteção da estrutura e os conteúdos existentes no imóvel indicado na apólice. Essa é uma ótima opção para proteger o seu patrimônio contra roubos, furtos, incêndios e outros problemas. Saiba mais sobre seguro residencial.

Seguro Compreensivo | Seguro de Condomínio

O Seguro Compreensivo Condomínio é obrigatório por lei. Portanto, cada síndico responsável pelo condomínio precisa contratar e renovar anualmente este seguro. Sendo assim, o condomínio segurado ganha proteção contra possíveis riscos de destruição, seja total ou parcial.

As principais coberturas são contra incêndios, queda de raio, explosão, fumaça, queda de aeronaves, entre outros riscos. Em caso de omissão pelo síndico pelo pedido de sinistro do seguro compreensivo do condomínio, esse profissional pode ser julgado judicialmente.

É válido ressaltar que esse tipo de seguro serve para condomínios verticais e protegem as áreas comuns e as unidades independentes dos prédios. Os condomínios horizontais possuem apenas as áreas comuns seguradas, já que cada proprietário da casa é responsável e de uma parte da área comum.

Seguro Compreensivo | Seguro Empresarial

Seguro Compreensivo Empresarial

O Seguro Compreensivo Empresarial é destinado às empresas e indústrias que desejam proteger seus patrimônios. Esse seguro também é conhecido como Seguro Empresarial Multirrisco ou Seguro Multirriscos Patrimoniais.

Ele é destinado para empresários que querem reunir em uma única apólice todas as proteções do patrimônio da empresa. Essa é uma opção vantajosa para o empresário que deseja proteger seu patrimônio dos riscos mais comuns (incêndio, raio e explosão), além de poder incluir outras coberturas em uma única apólice.

Outro grande benefício é a contratação da Assistência 24 horas que assegura à empresa serviços de emergência (chaveiro, encanador, eletricista e outros), além de pequenos reparos. Saiba mais sobre seguro empresarial, também conhecido como seguro patrimonial.

Seguro Compreensivo | Seguro de Carro

Você sabe o que é "Seguro Compreensivo para Auto" ou "Seguro Compreensivo de Automóvel"?

Esse tipo de seguro possui as coberturas básicas e mais acionadas pelas ocorrências do sinistro pelos motoristas, como: colisão, roubo, furto, incêndio, danos contra terceiros, entre outros. Além dessas coberturas principais, também é possível incluir coberturas especiais e serviços emergenciais. Saiba mais sobre seguro auto.

Seguro Compreensivo | Seguro para Moto

Se você não sabe o que é Seguro Compreensivo para moto, mas já ouviu falar, então iremos explicar para você. Assim como acontece com o seguro compreensivo para carros, esse tipo de seguro destinado às motos possui maior abrangência em uma única apólice. Além de assegurar em caso de perda total da moto, o Seguro Compreensivo garante o conserto do veículo e oferece outra moto para o segurado — enquanto o proprietário paga a sua parte da franquia.

Seguro Compreensivo cobre terceiros?

Geralmente, as seguradoras oferecem a cobertura de terceiros nos seguros compreensivos porque é bastante procurada. Portanto, se você deseja essa cobertura, então escolha um seguro compreensivo que inclua a cobertura contra terceiros (RCF).

O que é seguro não compreensivo?

O seguro não compreensivo é o oposto do compreensivo, já que ele possui coberturas específicas que são vendidas separadamente. Além disso, geralmente esse tipo de seguro cobre apenas roubo e furto contra propriedades e bens materiais.

Sendo assim, o segurado que opta por essa opção não tem nenhum tipo de proteção em caso de colisão, queda ou perda total. Portanto, analise se o seguro compreensivo é mais vantajoso que o seguro não compreensivo, já que possui mais coberturas abrangentes. Aproveite para conhecer as principais seguradoras do Brasil!

FAQ Seguro Compreensivo - Perguntas frequentes

O que é um plano de seguro compreensivo?

É um plano que possui vários ramos ou modalidades em uma mesma apólice.

Quais as principais características do Seguro Compreensivo?

As principais características do Seguro Compreensivo são:

  • Taxas reduzidas em relação aos seguros convencionais
  • Cláusulas menos restritivas
  • Ampla gama de coberturas
  • Possibilidade de escolha das coberturas
  • Seguro mais personalizado
O que é considerado incêndio para fins de cobertura do Seguro Compreensivo?

Para fins de cobertura do Seguro Compreensivo, o incêndio é definido como fogo que se propaga ou se desenvolve com intensidade, destruindo e causando prejuízos. Ou seja, não basta apenas a existência de fogo.

Selectra Seguros

Conheça todos os Seguros na Selectra!
Mundo dos seguros de forma simples e feita para você!

Essas são as principais dúvidas sobre Seguro Compreensivo. Gostou de saber mais sobre esse tipo de seguro? Então confira outros conteúdos como esse no nosso site!

Atualizado