Bloqueio de saldo da máquina de cartão: entenda os motivos
Está com o saldo bloqueado na maquininha de cartão e não consegue transferir o dinheiro das suas vendas para a sua conta bancária? Vamos te explicar o motivo e como solicitar o desbloqueio.
Principal motivo | Vendas com valores muito superiores ao faturamento mensal declarado |
Outros motivos | Bloqueio judicial, disputa ou cancelamento de transações |
O que é saldo bloqueado na maquininha de cartão?
Os empreendedores que utilizam maquininha de cartão de crédito para vender podem passar pela incômoda situação de ter o saldo bloqueado na máquina. Isso significa que você não vai poder transferir o valor de suas vendas para sua conta bancária, nem sacar o dinheiro até que o saldo seja desbloqueado pela empresa de maquininha de cartão que você contratou, seja a PagSeguro, a Ton, a SumUp ou qualquer outra marca.
Mas, fique tranquilo porque o saldo bloqueado na maquininha não é definitivo e você poderá resolver essa situação rapidamente, dependendo do motivo que ocasionou o bloqueio. E é bom esclarecer que o bloqueio não acontece porque a empresa está utilizando o seu dinheiro.
O bloqueio do saldo da maquininha de cartão ocorre por questões de segurança, no intuito de proteger a sua conta de possíveis fraudes, além de outros motivos, como os judiciais e aqueles referentes aos direitos do consumidor. Entenda mais a respeito do assunto a seguir.
Por que o saldo é bloqueado nas máquinas de cartão?
Quando você compra uma maquininha de cartão, a empresa sempre solicita algumas informações suas, para classificar o seu perfil. As perguntas mais comuns são:
- Se você vai vender como pessoa física ou como pessoa jurídica
- Qual é o faturamento mensal da sua empresa ou negócio
Portanto, se você declarou que vende apenas R$ 5 mil por mês e, em uma determinada ocasião, fez uma venda de R$ 20 mil, a empresa pode compreender que esse valor ultrapassou muito a sua média mensal de vendas e poderá, por conta disso, efetuar o bloqueio do seu saldo.
Nesse caso, que é o mais comum, a empresa compreende que pode haver alguma fraude ou que alguém esteja aplicando um golpe na sua maquininha de cartão. No intuito de prezar pela sua segurança, vendas realizadas com valores que ultrapassem o que consta no seu perfil são consideradas transações de risco. Por isso, é importante que você entre em contato com a empresa para explicar a situação e esclarecer que a venda foi feita dentro dos trâmites legais.
Pode ser que a empresa de cartão solicite algumas informações, mas em pouco tempo você terá acesso liberado ao seu saldo da maquininha.
Como evitar o bloqueio do saldo da máquina de cartão?
Para evitar o bloqueio do saldo da sua maquininha de cartão por motivo de venda com valores muito superiores ao que você costuma vender normalmente, você pode entrar em contato com a empresa responsável pela sua maquininha e informar que o seu faturamento mensal aumentou. Com isso, você modifica o valor que havia cadastrado inicialmente e a empresa não vai considerar motivo de risco uma venda com valor mais alto.
Como faço para desbloquear o saldo das maquininhas de cartão?
Para desbloquear o saldo da máquina de cartão, a primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato com a empresa responsável pela maquininha. Ao identificar o problema, os atendentes podem realizar a liberação do saldo em 24h caso a situação seja apenas uma venda com valor que ultrapassou o seu perfil cadastral. Assim que o dinheiro for liberado, você poderá transferi-lo para sua conta bancária.
Mas, existem outros motivos para o bloqueio do cartão, como decisão judicial, disputa e cancelamento de transações, que podem demorar mais para a liberação do saldo.
Quais são os principais motivos do bloqueio do saldo na máquina de cartão?
Ter o saldo da máquina do cartão bloqueado é um inconveniente que pode acontecer por diversos motivos. Confira a seguir os principais deles:
Bloqueio de saldo da maquininha por ordem judicial
Esse tipo de bloqueio de saldo da máquina de cartão é feito pela justiça, devido a algum processo em curso. Por determinação judicial, a empresa responsável pela maquininha faz o bloqueio do saldo até que saia a decisão do processo.
Finalizado o processo, o saldo poderá ser liberado para você ou não, dependendo da resolução jurídica.
Bloqueio do saldo da máquina por motivo de suposta fraude
Esse é o tipo mais comum de bloqueio de saldo da maquininha. Ele é efetuado pelas empresas responsáveis pelas maquinetas de cartão com o objetivo de proteger o empreendedor de possíveis fraudes.
Acontece quando você faz uma venda com valor muito superior à sua média de faturamento mensal ou diário. Nesse caso, a empresa bloqueia o saldo e poderá entrar em contato com você para confirmar a veracidade da operação e solicitar possíveis documentos e comprovantes.
Bloqueio do saldo da maquininha por motivo de disputa
Disputa é uma forma de o cliente reivindicar algum erro na compra que realizou online e solicitar a devolução do dinheiro. Com isso, o cliente pode abrir uma disputa para informar que não recebeu o produto ou que recebeu algum produto diferente do que comprou pela internet.
O cliente tem até 45 dias para abrir uma disputa, após a realização da compra. Nesse caso, o seu saldo vai ficar bloqueado e você será informado que recebeu uma Disputa. O saldo da venda só será liberado após um possível acordo entre você e o comprador, de modo que ele retire a notificação de disputa e encerre a reivindicação de devolução do dinheiro.
Bloqueio de saldo de máquina de cartão por cancelamento de transações
Outro motivo que pode levar ao bloqueio do saldo da sua maquininha de cartão é o cancelamento de transações. O cancelamento ocorre quando você ou o cliente desfazem a venda, independente do motivo.
Ao cancelar uma transação, o valor dessa venda pode constar como “saldo bloqueado” até que seja devolvido ao cliente.
Bloqueio por motivo de contestação
A contestação parece um pouco com a Disputa, mas nela o cliente entra em contato com o cartão de crédito para informar uma das seguintes situações:
- que não recebeu o produto ou o serviço que comprou
- que recebeu um produto ou serviço diferente do que comprou
- que não reconhece a compra em sua fatura de cartão
Quando acontece uma contestação no cartão de crédito, o valor da venda é bloqueado até que a contestação seja resolvida e o valor do saldo só será liberado se a contestação encerrar sendo favorável ao vendedor.
FAQ - Bloqueio do saldo da máquina de cartão
Entre em contato com a empresa responsável pela sua maquininha de cartão para entender o motivo do bloqueio do saldo e, caso seja apenas por uma questão de segurança devido a uma venda com valor que ultrapasse sua média de faturamento mensal, informe que a transação foi real. A empresa poderá solicitar comprovantes e após a liberação, o saldo geralmente é liberado em até 24h para você transferir o dinheiro para a sua conta bancária normalmente.
O prazo da liberação do saldo vai depender do motivo do bloqueio. Caso o motivo seja uma proteção contra possível fraude, basta entrar em contato com a empresa responsável pela maquininha, explicar a situação e solicitar a liberação do dinheiro. Nesses casos, normalmente em até 24h o seu saldo será desbloqueado. Mas, em casos de ordem judicial, disputa e contestação, será necessário aguardar a decisão judicial e o acordo da disputa e da contestação.