Seguros

Nos protegemos juntos?

Encontre e compare todos os tipos de seguros disponíveis no mercado.

  • Rápido
  • Fácil
  • Gratuito

Todas as seguradoras em um só lugar

  • Compare as ofertas
    Busca entre os melhores seguros
    de diferentes seguradoras
  • Atenção em 10 min
    Compara os preços e condições
    específicas para o seu caso
  • Melhor oferta
    Contrata o seguro
    sem nenhum custo adicional

Clientes satisfeitos

4.8 /5
Calculado a partir de 174 comentários
Natalia, Belo Horizonte

Especialista me ajudou a encontrar o melhor seguro para o meu perfil.

Ver mais Ver menos
Camila, João Pessoa

Todas as informações sobre planos de saúde em um mesmo lugar!

Ver mais Ver menos
Rodrigo, Salvador

Cotei os seguros de todas as seguradoras numa só ligação. Recomendo!

Ver mais Ver menos

Na Selectra Seguros você resolve todas as suas dúvidas sobre os principais seguros do mercado, descobre quais coberturas valem a pena, consulta opiniões e reclamações sobre as seguradoras e pode pedir cotação online.


Se você está se perguntando se precisa de um seguro, vamos começar explicando para que serve um seguro. A função de um seguro é bem simples: oferecer garantia e segurança aos clientes em situações emergenciais.

Isso porque uma pessoa que tem um seguro pode acionar a seguradora em caso de acidente, por exemplo, e conseguir uma indenização de acordo com o tipo de seguro contratado e o acontecimento. Dessa forma, podemos dizer que o seguro é bom para minimizar prejuízos em diferente situações.

Seguros no Brasil

A cada ano, cada vez mais pessoas optam pela contratação de um seguro para um bem ou para a vida, principalmente após a pandemia do Coronavírus.

Enquanto na Europa e nos Estados Unidos a contratação de seguros faz parte da cultura e, em alguns casos, é obrigatória, no Brasil o cenário é diferente. O mais comum é encontrar automóveis e residencias sem seguros.

A boa notícia é que os especialistas em seguros afirmam que a tendência é de uma mudança no comportamento brasileiros e o aumento da contratação de seguros em diferentes setores.

Nesse cenários, podemos dizer que o objetivo da Selectra Seguros é conectar os usuários com os seguros recomendados para cada perfil. Por isso, a seguir vamos apresentar brevemente os principais seguros e explicar como eles funcionam.

Aproveite para conhecer as melhores seguradoras e pedir a sua cotação online.

Como funciona um seguro?

Primeiramente, vamos explicar o que é seguro. O seguro nada mais é que um contrato que garante que uma das partes (o segurador) é obrigada a indenizar a outra (o segurado, que pode ser pessoa física ou jurídica) em caso de determinado evento de acidente, prejuízo material ou moral (sinistro).

A contratação do seguro é concluída com a emissão da apólice, que nada mais é que o contrato do serviço escolhido. Esse documento registra os direitos e obrigações de ambas partes e explica em quais situações a seguradora deve ser acionada. É também na apólice que fica definido o valor que o segurado vai receber em cada situação.

Principais seguros

O mercado de seguros é mais amplo do que muita gente imagina. Atualmente, existem vários tipos de seguros no Brasil, normalmente divididos nas categorias: para pessoas, para bens e para empresas. Os mais comuns são:

  • Seguro de Vida
  • Seguro Auto
  • Seguro DPVAT
  • Seguro Celular
  • Seguro Residencial
  • Seguro Viagem
  • Seguro Saúde
  • Seguro Desemprego
  • Seguro Patrimonial

Seguro de Vida

Os seguros de vida servem para garantir tranquilidade em relação ao futuro da família e de pessoas importantes na vida do segurado. Mas, como funciona um Seguro de Vida? Na prática, o serviço é um contrato em que a seguradora paga uma indenização se algum dos eventos previstos na apólice acontece.

Existem planos para as mais diversas situações, como acidentes pessoais, morte natural, morte acidental e assistências personalizadas. Também é possível contratar seguro de vida que oferece resgate ainda em vida.

Seguro Auto

O seguro auto oferece proteções para carro, moto e caminhão. Nos planos de seguro auto tradicionais, geralmente, o segurado contrata as coberturas básicas de colisão, incêndio, roubo ou furto. Mas, além dessas, é possível contratar coberturas adicionais, tais como acidentes pessoais por ocupante, acessórios de som e imagem, carro reserva e vidros.

As principais seguradoras de veículos geralmente oferecem assistência 24h para o uso de guincho e coberturas nacionais e internacionais.

Seguro DPVAT

DPVAT é a sigla para Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres. Trata-se de um seguro obrigatório que deve ser pago anualmente por todos os motoristas que têm um veículo, seja ele carro ou moto.

O seguro DPVAT foi administrado pela Seguradora Líder por muitos anos, mas atualmente é gestionado pela Caixa DPVAT.

Se você está se perguntando para que serve o DPVAT, nós explicamos. Esse seguro serve para indenizar qualquer motorista que seja vítima de um acidente de trânsito. Vale destacar que o DPVAT é válido em todo o território brasileiro.

Seguro Residencial

O seguro residencial é o seguro que garante a preservação do patrimônio, tendo a vantagem de contar, a depender do contrato, com assistência 24 horas com serviços de encanador, eletricista, vidraceiro e chaveiro.

Geralmente, a cobertura mais básica do seguro residencial garante indenização contra incêndio, queda de raio e explosão. Sendo assim, o seguro de casa pode ser feito tanto em nome do proprietário quanto do inquilino.

Seguro Viagem

O seguro de viagem é um serviço cada vez mais utilizado e procurado por brasileiros. Isso porque o seguro viagem cobre despesas médicas e hospitalares, cancelamento de viagem, bagagem perdida, acidentes de voo e outros imprevistos, tanto a nível internacional como nacional.

Não importa se a viagem será de férias, estudos ou trabalho, em todos os casos é recomendável contratar seguro viagem. Em caso de emergências de saúde ou problemas com a viagem, o segurado recebe a assistência necessária no país que estiver.

Além de ser um serviço importante e recomendável, o seguro viagem é obrigatório em muitos países. Tire todas as suas dúvidas sobre seguro viagem internacional e nacional.

Seguro Saúde

Como funciona o seguro de saúde? O seguro saúde funciona da seguinte forma: o segurado realiza a consulta ou procedimento médico onde quiser e depois pode solicitar o reembolso dos gastos. Dependendo da seguradora, os reembolsos podem ser parciais ou integrais.

Os preços dos seguros de saúde variam de acordo com a cobertura contratada e com os riscos aos que o segurado está exposto. Dessa forma, são consideradas informações como idade e histórico de saúde. Além dos atendimentos tradicionais, alguns planos de seguro saúde podem oferecer serviços diferenciados ao cliente, como atendimento psicológico online, Alô Saúde (orientação médica 24 horas) e descontos em remédios.

Qual a diferença entre plano de saúde e seguro saúde?No seguro saúde, o segurado pode escolher os médicos, hospitais e laboratórios. Já no plano de saúde, os segurados têm a assistência médica prestada pela rede de credenciados da operadora.

Seguro Desemprego

O seguro desemprego é um direito do trabalhador brasileiro previsto na Constituição Federal. O benefício oferece auxílio em dinheiro por um período determinado, sendo pago em até cinco parcelas, de acordo com o tempo trabalhado. O seguro desempregopode ser solicitado nas seguintes situações:

  • Trabalhador formal e doméstico, em virtude da dispensa sem justa causa, inclusive dispensa indireta.
  • Trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador.
  • Pescador profissional durante o período do defeso.
  • Trabalhador resgatado da condição semelhante a de escravo.

Vale lembrar que também existe o seguro desemprego privado, chamados de seguro desemprego e até de seguro prestamista, que é uma proteção financeira que assume parte das dívidas de quem é demitido. Esses seguros também podem pagar prestações ou a quitação do saldo devedor de bens ou planos de financiamento adquiridos pelo segurado.

Seguro Celular

O seguro celular é uma proteção que garante que o dono de um aparelho móvel segurado seja indenizado após determinados acontecimentos.

Dessa forma, em diversas situações inesperadas, como roubo, furto, queda, perda ou outros problemas com o aparelho celular, a seguradora poderá ser acionada. Conheça o Seguro iPhone.

O objetivo do seguro para celular é reduzir os prejuízos financeiros do cliente. Ficou interessado? Saiba mais sobre como proteger o celular com um bom seguro!

Seguro Patrimonial

O seguro patrimonial ou seguro empresarial serve para proteger a integridade física das pessoas e do patrimônio de uma organização.

Nos planos mais simples, o patrimônio em questão conta com coberturas para incêndio, queda de raio, perda de pagamento de aluguel, impacto de veículos, danos elétricos e roubo e furto qualificado.

O preço do seguro patrimonial é baseado na análise de risco do patrimônio a ser assegurado.

Seguro Rural

O seguro rural é uma modalidade que permite que o produtor rural esteja protegido em caso de perdas financeiras decorrentes de fenômenos climáticos inesperados e outros eventos.

Além da atividade agrícola, o seguro rural pode cobrir a atividade pecuária, aquícola e florestal. Além de oferecer opções de seguro de vida produtor rural, seguro para máquinas agrícolas e crédito para comercialização dos produtos agropecuários.

Seguro Educacional

O seguro educacional tem o objetivo garantir o pagamento das mensalidades escolaresde ensino básico, médio ou superior, ou ainda de um curso livre, em situações inesperadas, como dificuldades financeiras. O seguro pode assumir o pagamento das mensalidades da instituição de ensino, de acordo com o contrato.

Plano Funeral

O seguro funeral faz toda a diferença em momentos difíceis como a perda de um familiar. Com esse tipo de proteção, você recebe auxílio para contratar funerária, escolher o caixão, reservar o velório, sepultamento e o transporte do corpo.

 Existe uma diferença entre auxílio funeral, que é quando a seguradora ou empresa responsável reembolsa todos os custos referentes ao funeral, e assistência funeral, que é quando tudo é feito pela seguradora, de acordo com as preferências acordadas pelo segurado.

As assistências e auxílios normalmente são adicionadas na apólice do seguro de vida, porém também são comuns em seguros residenciais e empresarias.

Seguro Acidentes Pessoais

O seguro de acidentes pessoais garante segurança e tranquilidade em momentos de necessidade e, muitas vezes, inesperados.

As principais coberturas são para morte acidental, invalidez permanente por acidente (total ou parcial) e indenização por internação hospitalar por acidente. Além disso, esse tipo de seguro pode incluir assistência funeral, nutricional e pet, além de descontos em medicamentos.

Seguro Estagiário

No Brasil, a Lei nº 11.788/2008 regula os contratos de estágio, determinando a obrigatoriedade dessa modalidade de seguro para casos de acidentes pessoais. O seguro estagiário deve ser integralmente custeado pela empresa e, em algumas situações, pela instituição de ensino. Saiba mais sobre os seguros para estagiários.

Seguro Habitacional

O seguro habitacional auxilia na quitação de dívida do segurado em caso de financiamento de um imóvel, seja para aquisição ou construção, em caso de morte ou invalidez. O seguro habitacional também conta com coberturas opcionais, como assistência domiciliar 24 horas e sorteios mensais.

Seguro Compreensivo

Ao pesquisar sobre seguro de carro, você já pode ter se deparado com os termos cobertura compreensiva ou seguro compreensivo de automóvel. Como antigamente era difícil o segurado ter garantia para vários imprevistos, como incêndio, alagamento, desmoronamento etc., surgiram pacotes para as coberturas mais essenciais, que passaram a ser chamadas de coberturas compreensivas.

O seguro compreensivo também pode ser contratado para seguro residencial, seguro condomínio e empresarial. Dessa forma, esse tipo de seguro é um plano que agrega várias modalidades numa mesma apólice.

Previdência Privada

Certamente você já ouviu falar sobre a importância de poupar dinheiro para o futuro, para fases como a aposentadoria ou a faculdade dos filhos. Nesse caso, a previdência privada é um tipo de investimento recomendado para a realização de metas a longo prazo. Essa modalidade de investimento tem basicamente duas fases: a de aporte e a de resgate.

Vale lembrar que, no Brasil, temos também a previdência social pública, que é administrada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A diferença entre ambas é que na previdência privada é possível sacar o dinheiro antes do tempo contratado, às vezes assumindo possíveis perdas, mas com mais flexibilidade em comparação com o benefício do governo.

Ao contratar uma previdência privada é preciso ficar de olho nas taxas de administração, nos prazos de resgate e no retorno esperado. Confira todas as informações necessárias sobre previdência privada.

Seguro Pet

Da mesma forma que acontece com os humanos, os animais de estimação também têm custos e estão expostos a uma série de riscos diariamente.

Para isso existe o seguro de saúde pet. Na prática essa é uma assistência vendida como cobertura adicional do seguro residencial para cães e gatos.

As coberturas contemplam desde serviços básicos, como acidentes e doenças, a outros cuidados, como exames, consultas, vacinas, castração e cirurgia.

Quanto custa um plano de saúde pet?Estima-se que o custo mensal de um plano de saúde para cão varie entre R$ 216 e R$ 411 e o seguro de saúde para gato por volta de R$ 120.

Outros seguros

Além dos seguros mencionados acima, existem outras modalidades, como o seguro para cartão de crédito, que reembolsa operações indevidas feitas com o cartão e outros prejuízos em caso de roubo ou furto.

O seguro transportes, que oferece garantias para importações e exportações, voos, cargas, entre outros. O seguro de grandes riscos, seguro para cascos marítimos e o seguro garantia.

Além do seguro de danos e o seguro de responsabilidades, esse último garante a indenização por danos, não intencionais, corporais e/ou materiais causados a terceiros.

Cotação de seguros

Após a solicitação da cotação de um seguro, a seguradora analisa o risco de sinistro e, em seguida, define o preço do seguro.

Não existe muito segredo nesta etapa: quanto maior o risco, maior o valor a ser pago. No entanto, a depender da negociação, pode haver redução do preço do seguro e até uma maior aderência na cobertura.

De modo geral, o prêmio (valor a ser pago pelo segurado) depende de dois fatores. O primeiro envolve o tipo de seguro e a cobertura oferecida pela apólice. O segundo é o perfil de risco do segurado ou do bem. Veja abaixo como solicitar uma cotação de seguros.

  1. Entrar no link de cotação do seguro.
  2. Preencher os dados solicitados.
  3. Verificar o preço, condições e contratar online.

Melhores seguradoras

Para falar sobre as principais seguradoras, selecionamos o top 10 do Sincor-SP, que anualmente divulga o ranking das maiores seguradoras do Brasil.

Segundo essa classificação, as maiores seguradoras de 2020 foram:

  • Bradesco Seguros

  • SulAmérica Seguros

  • Porto Seguro

  • Banco do Brasil Seguros

  • Zurich-Santander Seguros

  • Caixa Seguros

  • Mapfre Seguros

  • Allianz Seguros

  • Tokio Marine Seguros

  • Itaú Seguros

No Brasil, outras empresas que se destacam no mercado de seguros são: Pier Seguros, HDI, Liberty, Sompo, Chubb, AIG, Sura, Generali, BNP Paribas Cardif, Essor, Sancor, Alfa, Suhai, Argo, Excelsior, Banestes e Investprev.

Qual é a melhor seguradora?

Existem muitas opções no mercado brasileiro de seguros, mas a dúvida que fica é: como escolher a melhor seguradora?

Abaixo nós listamos alguns pontos que devem ser levados em consideração para encontrar aseguradora ideal. Confira a seguir!

  1. Acesse a nossa página de seguradoras e conheça as principais do Brasil
  2. Pesquise os tipos de seguros e de coberturas disponíveis
  3. Confirme se você precisa de coberturas adicionais para o seu seguro
  4. Confira se o valor da franquia cabe no seu orçamento
  5. Veja se você já tem direito ao seguro pelo seu cartão de crédito ou condomínio, por exemplo
  6. Leia com atenção o contrato para ver o período de carência e entender os valores das indenizações
  7. Feche negócio com a seguradora que conquistou a sua confiança

FAQ Seguro - Perguntas frequentes

Quais são os principais seguros?

Os principais seguros são seguro de vida, seguro auto, seguro saúde, seguro residencial, seguro celular, seguro viagem e seguro patrimonial. Além dos citados, existem outros tipos de seguro, como DPVAT, seguro desemprego e seguro empresarial.

Quais são as seguradoras mais conhecidas?

As seguradoras mais conhecidas do Brasil são Bradesco, Mapfre, Tokio Marine, Porto Seguro, Itaú, Allianz, Caixa Seguradora, Zurich, BB Seguros e SulAmérica.

Como saber se uma seguradora é confiável?

Após escolher uma seguradora, pesquise opiniões e reclamações sobre a mesma para saber como é a relação da empresa com os clientes. Para saber se uma seguradora é confiável, consulte o site da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e veja se a mesma está regulamentada e tem autorização para comercializar seguros.

O que faz um corretor de seguros?

O corretor de seguros atua como intermediário entre o cliente e a seguradora. Dessa forma, os segurados podem contar com o conhecimento do corretor para tirar dúvidas e encontrar os melhores seguros de acordo com cada necessidade.