Seguros

Nos protegemos juntos?

Encontre e compare todos os tipos de seguros disponíveis no mercado.

  • Rápido
  • Fácil
  • Gratuito

Todas as seguradoras em um só lugar

  • Compare as ofertas
    Busca entre os melhores seguros
    de diferentes seguradoras
  • Atenção em 10 min
    Compara os preços e condições
    específicas para o seu caso
  • Melhor oferta
    Contrata o seguro
    sem nenhum custo adicional

Clientes satisfeitos

4.8 /5
Calculado a partir de 174 comentários
Natalia, Belo Horizonte

Especialista me ajudou a encontrar o melhor seguro para o meu perfil.

Ver mais Ver menos
Camila, João Pessoa

Todas as informações sobre planos de saúde em um mesmo lugar!

Ver mais Ver menos
Rodrigo, Salvador

Cotei os seguros de todas as seguradoras numa só ligação. Recomendo!

Ver mais Ver menos

Este artigo foi feito para você que possui inúmeras dúvidas sobre seguros. Por que e quando contratar um Seguro Auto ou de Saúde? É importante ter um Seguro Patrimonial ou Residencial? Como fazer um Seguro de Vida? Quais as maiores seguradoras do Brasil? Vamos responder as suas principais perguntas sobre o mercado de seguros, te ajudando a contratar um seguro confiável – momento que, como sabemos, requer muita atenção.


Para início de conversa, a função de um seguro é bem simples: oferecer garantias e segurança aos clientes. Afinal, a vida possui imprevistos e temos que estar preparados.

O mercado de seguros é muito promissor no mundo e no Brasil, crescendo diariamente. Em países de primeiro mundo, como os EUA, por exemplo, quase todos os carros são segurados, o que oferece tranquilidade para estacionar em qualquer rua ou até na hora de lidar com “surpresas”, como acidentes.

No Brasil, o cenário é diferente, já que aproximadamente 70% da frota de veículos não tem um seguro, de acordo com a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSEG).

Sendo assim, confira abaixo dicas valiosas sobre tudo o que você precisa saber para escolher o melhor seguro, analisando os planos, as coberturas, as assistências e muito mais.

O que é um seguro?

Primeiramente, vamos explicar o que é seguro. O seguro nada mais é que um contrato pelo qual uma das partes (o segurador) é obrigada a indenizar a outra (o segurado, que pode ser pessoa física ou jurídica) em caso de determinado evento de acidente, prejuízo material ou moral (sinistro).

A contratação do seguro se efetiva com a emissão da apólice por parte da empresa seguradora. Existem vários tipos de seguros no Brasil, os mais comuns são:

  • Seguro de Vida
  • Seguro Auto
  • Seguro DPVAT
  • Seguro Residencial
  • Seguro Viagem
  • Seguro Saúde
  • Seguro Desemprego
  • Seguro Celular
  • Seguro Patrimonial

Seguro de Vida

Os Seguros de Vida servem para garantir tranquilidade em relação ao futuro da família e de pessoas importantes na vida do segurado. Mas, como funciona um Seguro de Vida? Na prática, o serviço é um contrato em que a seguradora paga uma indenização se algum dos eventos previstos na apólice acontece.

 Existem planos para as mais diversas situações, como acidentes pessoais, morte natural, morte acidental e assistências personalizadas. Saiba tudo sobre Seguro de Vida.

Vale lembrar que o Seguro de Vida pode ser um benefício programado para utilização ainda em vida.

Seguro Auto

O Seguro Auto engloba proteções para carro, moto e caminhão. Nos planos seguro auto tradicionais, geralmente o segurado contrata as coberturas básicas de colisão, incêndio, roubo ou furto. Mas, além dessas, é possível contratar coberturas adicionais, tais como acidentes pessoais por ocupante, acessórios de som e imagem, carro reserva e vidros. As principais seguradoras de veículos geralmente oferecem assistência 24h para o uso de guincho e coberturas nacionais e internacionais.

Dentro do Seguro Auto, também existe o Seguro de Transporte, que busca reduzir prejuízos durante a distribuição de produtos, como danos em cargas e roubos ou furtos. Desse modo, o Seguro de Transporte oferece maior tranquilidade aos envolvidos no processo, como o operador logístico contratado e o transportador. Leia mais sobre Seguro Auto e tire todas as suas dúvidas.

Seguro DPVAT

O que significa DPVAT? DPVAT é a sigla para Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres. Trata-se de um seguro obrigatório que deve ser pago anualmente por todos os motoristas que possuem um veículo, seja ele carro ou moto.

O seguro DPVAT é administrado pela Seguradora Líder e é válido em todo o território brasileiro. Se você está se perguntando para que serve o DPVAT, nós explicamos. Esse seguro serve para indenizar qualquer motorista que seja vítima de um acidente de trânsito. Saiba tudo sobre Seguro DPVAT.

Seguro Residencial

Esse é o seguro que garante a preservação do patrimônio, tendo a vantagem de contar, a depender do contrato, com assistência 24 horas com serviços de encanador, eletricista, vidraceiro e chaveiro. Geralmente, a cobertura mais básica garante indenização contra incêndio, queda de raio e explosão. Sendo assim, o Seguro de Casa pode ser feito tanto em nome do proprietário quanto do inquilino. Além disso é possível adquirir diferentes coberturas:

  1. Seguro Residencial apenas para a residência.
  2. Seguro Residencial só para o que estiver dentro do imóvel.
  3. Seguro Residencial para o imóvel e os bens.
  4. Quer contratar um seguro de casa? Saiba mais sobre o serviço e conheça as principais seguradoras e coberturas de seguro residencial.

Seguro Viagem

O seguro de viagem é um serviço cada vez mais utilizado e procurado por brasileiros. Isso porque o seguro viagem pode cobrir despesas médicas e hospitalares, cancelamento de viagem, bagagem perdida, acidentes de voo e outros imprevistos, tanto a nível internacional como nacional. Existem no mercado diversos tipos de seguros personalizados para as necessidades do viajante.

Não importa se a sua viagem será de férias, estudos ou trabalho, é totalmente recomendável contratar um seguro viagem. Em caso de emergências de saúde ou problemas com a viagem, você receberá toda a assistência necessária. Além de ser um serviço importante e recomendável, o seguro viagem é obrigatório em muitos países. Tire todas as suas dúvidas sobre seguro viagem internacional e nacional.

Seguro Saúde

Como funciona o Seguro de Saúde? O seguro saúde funciona da seguinte forma: o segurado realiza a consulta ou procedimento médico onde quiser e depois pode solicitar o reembolso dos gastos. Dependendo da seguradora, os reembolsos podem ser parciais ou integrais.

Os preços dos seguros de saúde variam de acordo com a cobertura contratada e com os riscos aos que o segurado está exposto. Para isso são consideradas informações como idade e histórico de saúde. Além dos atendimentos tradicionais, alguns planos podem oferecer serviços diferenciados ao cliente, como atendimento psicológico online, Alô Saúde (orientação médica 24 horas) e descontos em remédios. Leia mais sobre Seguro de Saúde.

Qual a diferença entre plano de saúde e seguro saúde?No seguro saúde, o segurado pode escolher os médicos, hospitais e laboratórios. Já no plano de saúde, os segurados têm a assistência médica prestada pela rede de credenciados da operadora.

Seguro Desemprego

O Seguro Desemprego é um direito do trabalhador brasileiro previsto na Constituição Federal. O benefício oferece auxílio em dinheiro por um período determinado, sendo pago de três a cinco parcelas de forma contínua ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado. O Seguro Desemprego contempla os seguintes casos:

  • Seguro Desemprego para quem? Trabalhador formal e doméstico, em virtude da dispensa sem justa causa, inclusive dispensa indireta;
  • Seguro Desemprego para quem? Trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador;
  • Seguro Desemprego para quem? Pescador profissional durante o período do defeso;
  • Seguro Desemprego para quem? Trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo.

Vale lembrar que também existe o Seguro Desemprego Privado, chamados de Seguro Desemprego e até de Seguro Prestamista, uma proteção financeira que assume parte das dívidas de quem é demitido. Ademais, esses seguros podem pagar prestações ou a quitação do saldo devedor de bens ou planos de financiamento adquiridos pelo segurado.

Seguro para Celular

O Seguro Celular é uma proteção que garante que o dono de um aparelho móvel segurado seja indenizado após determinados acontecimentos. Dessa forma, em diversas situações inesperadas, como roubo, furto, queda, perda ou outros problemas com o aparelho celular, a seguradora poderá ser acionada.

O objetivo do seguro para celular é reduzir os prejuízos financeiros do cliente. Ficou interessado? Saiba mais sobre como proteger o seu celular com um bom seguro!

Seguro Patrimonial

Um patrimônio é algo importante e que deve estar protegido. Por isso, ter um patrimônio segurado é muitas vezes necessário para seguir a vida tranquilamente. O Seguro de Patrimônio serve para proteger a integridade física das pessoas e do patrimônio de uma organização.

Nos planos mais simples, o patrimônio em questão conta com coberturas para incêndio, queda de raio, perda de pagamento de aluguel, impacto de veículos, danos elétricos e roubo e furto qualificado. O preço de um Seguro Patrimonial é baseado na análise de risco do patrimônio a ser assegurado. Saiba mais sobre essa modalidade de seguros que protege o seu negócio!

Seguro Rural

O Seguro Rural é uma modalidade que permite que o produtor rural se proteja contra perdas decorrentes, principalmente, de fenômenos climáticos inesperados. Vale destacas que esse serviço não engloba apenas isso.

Sendo assim, o seguro rural, além da atividade agrícola, pode cobrir a atividade pecuária, aquícola e florestal. Além de oferecer opções de Seguro de Vida Produtor Rural, seguro para máquinas agrícolas e crédito para comercialização dos produtos agropecuários. Nos EUA, maior mercado de seguros do mundo, a maioria das propriedades rurais é segurada. No Brasil, esse setor está crescendo a cada safra. Saiba mais sobre Seguro Rural!

Seguro Educacional

O Seguro Educacional tem o objetivo garantir o pagamento das mensalidades escolares de ensino básico, médio ou superior, ou ainda de um curso livre, em ocorrências inesperadas, como dificuldades financeiras. O seguro pode assumir o pagamento das mensalidades escolares, de acordo com o contrato. É possível adquiri-lo de forma coletiva ou individual.

Plano Funeral

O Seguro Funeral faz toda a diferença em momentos difíceis como a perda de uma pessoa especial. Então, com esse tipo de proteção, você recebe auxílio para contratar funerária, escolher o caixão, reservar o velório sepultamento e o transporte do corpo.

 Fique atento com a diferença entre auxílio funeral, que é quando a seguradora ou empresa responsável reembolsa todos os custos referentes ao funeral, e assistência funeral, que é quando tudo é feito pela seguradora, de acordo com as preferências acordadas pelo segurado. As assistências e auxílios normalmente são adicionadas na apólice do Seguro de Vida, porém também são comuns em Seguros Residencial e Seguro Empresarial, por exemplo. Leia mais sobre o Seguro Funeral e tire as suas dúvidas!

Seguro Acidentes Pessoais

O Seguro de Acidentes Pessoais garante segurança e tranquilidade em momentos de necessidade e, muitas vezes, inesperados. As principais coberturas são para morte acidental, invalidez permanente por acidente (total ou parcial) e indenização por internação hospitalar por acidente. Além disso, possui Assistências Funeral, Nutricional e Pet, descontos em medicamentos, entre outras. Conheça todas as vantagens da proteção para acidentes pessoais.

Seguro Estagiário

No Brasil, a Lei nº 11.788/2008 regula os contratos de estágio, determinando a obrigatoriedade dessa modalidade de seguro para casos de acidentes pessoais. O Seguro Estagiário deve ser integralmente custeado pela empresa e, em algumas situações, pela instituição de ensino. Veja mais sobre os seguros para estagiários.

Seguro Habitacional

O Seguro Habitacional auxilia na quitação de dívida do segurado correspondente ao saldo devedor, ou seja, o pagamento de financiamento de um imóvel (para aquisição ou construção) em caso de morte ou invalidez. O Seguro Habitacional também conta com coberturas opcionais, como Assistência Domiciliar 24 horas e sorteios mensais. Saiba mais!

Seguro Compreensivo

Ao pesquisar sobre Seguro de Carro você já pode ter se deparado com os termos Cobertura Compreensiva ou Seguro Compreensivo de Automóvel. Como antigamente era difícil o segurado ter garantia para vários imprevistos, como incêndio, alagamento, desmoronamento etc., surgiram pacotes para as coberturas mais essenciais - o que se convencionou chamar de Cobertura Compreensiva.

O Seguro Compreensivo também pode ser contratado para Seguro Residencial, Seguro Condomínio e Empresarial. Dessa forma, resumindo, esse tipo de seguro é um plano que agrega várias modalidades numa mesma apólice.

Previdência Privada

Certamente você já ouviu falar sobre a importância de poupar dinheiro para o futuro, para fases como a aposentadoria ou a faculdade dos filhos. Nesse caso, aPrevidência Privada é um tipo de investimento recomendado para a realização de metas a longo prazo. Essa modalidade de investimento possui basicamente duas fases: a de aporte e a de aproveitar.

Vale lembrar que, no Brasil, temos também a Previdência Social Pública, que é administrada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Uma diferença entre ambas é que na Previdência Privada é possível sacar o dinheiro antes do tempo contratado, às vezes assumindo possíveis perdas, mas com mais flexibilidade em comparação com o benefício do governo.

Ao contratar uma Previdência Privada é preciso ficar de olho nas taxas de administração, nos prazos de resgate e no retorno esperado. Confira todas as informações necessárias para contratar a sua Previdência Privada.

Seguro Pet

O Brasil é o terceiro maior país quando o assunto são os animais de estimação. Segundo a Abinpet, são 54,2 milhões de cães e 23,9 milhões de gatos, ou seja, milhares de animais que podem precisar de um Seguro Pet. Da mesma forma que acontece com os humanos, os bichos de estimação também têm custos e estão expostos a uma série de riscos diariamente.

Para isso existe o Seguro de Saúde Pet. Na prática essa é uma assistência vendida como cobertura adicional do Seguro Residencial, para cães e gatos com características simalares ao que é oferecido no Seguro Saúde dos humanos. Geralmente, não há limite de quantidade de animais incluídos no mesmo contrato. As coberturas contemplam desde serviços básicos, como acidentes e doenças, a outros cuidados, como exames, consultas, vacinas, castração e cirurgia.

Quanto custa um plano de saúde pet?Estima-se que o custo mensal de um plano de saúde para cão varie entre R$216 e R$411 e o seguro de saúde para gato por volta de R$120

Outros seguros

Além dos seguros detalhados acima, existem seguros para Cartão de Crédito, que reembolsa operações indevidas feitas com o cartão e outros prejuízos em caso de roubo ou furto. O Seguro Transportes, que oferece garantias para importações e exportações, voos, cargas, entre outros. O Seguro Grandes Riscos, o Seguro Cascos Marítimos e o Seguro Garantia. Além do Seguro de Danos e Seguro de Responsabilidades, esse último garante a indenização por danos, não intencionais, corporais e/ou materiais causados a terceiros).

Seguradoras

Para falar sobre as principais seguradoras, selecionamos o top 10 do Sincor-SP, que anualmente divulga o ranking das maiores seguradoras do Brasil.

Segundo essa classificação, as maiores de 2019 foram:

  • Bradesco Seguros
  • Sulamérica Seguros
  • Porto Seguro
  • Banco do Brasil Seguros
  • Zurich-Santander Seguros
  • Caixa Seguros
  • Mapfre Seguros
  • Tokio Marine Seguros
  • Itaú Seguros
  • HDI Seguros

No Brasil, outros grandes players do mercado de seguros são: Allianz, Liberty, Sompo, Chubb, AIG, Sura, Generali, BNP Paribas Cardif, Essor, Sancor, Alfa, Suhai, Argo, Excelsior, Banestes e Investprev.

Bradesco Seguros

Presente no mercado brasileiro de seguros desde 1983, a Bradesco Seguros é uma das principais companhias seguradoras no Brasil (pertencente ao Banco Bradesco). A empresa tem extenso reconhecimento no mercado, sendo há cinco anos, junto com a Porto Seguro, a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria seguros, de acordo com pesquisa Datafolha. Leia mais!

SulAmérica

Fundado em 1895, no Rio de Janeiro, o Grupo SulAmérica tem mais de 120 anos de atuação e conta com cerca de 7 milhões de clientes. A seguradora SulAmérica atua em várias linhas de seguros e segmentos, como Odonto, Saúde, Vida, Previdência, Viagem e Investimentos. A SulAmérica Seguros tem parcerias com várias instituições financeiras, a exemplo de Caixa Econômica Federal, Santander, Citibank e Banrisul. Leia mais!

Porto Seguro

A Porto Seguro é uma das maiores seguradoras nacionais, funcionando desde 1945. Com sede em São Paulo, é conhecida pela atuação nos segmentos de Seguro Auto, Residência e Saúde. A empresa conta com aproximadamente 13 mil funcionários, 36 mil corretores parceiros, 101 sucursais e escritórios regionais e oito milhões de clientes no Brasil. Desde 2009, a Porto Seguro é associada ao Banco Itaú (que vende os produtos da Porto Seguro com exclusividade), assumindo o controle dos seguros dos clientes Itaú Auto e Residência. Leia mais!

BB seguros

O braço do Banco do Brasil responsável pelo setor de seguros é a empresa Brasilseg, uma das grandes companhias do mercado nacional, ocupando atualmente o 7º lugar no ranking geral das seguradoras brasileiras. Entre os principais produtos ofertados pelo Banco do Brasil Seguros, estão Seguro de Vida, Auto e Residencial. Leia mais!

Zurich-Santander

A Zurich Seguros, companhia de seguros fundada na Suíça, tem mais de 80 anos atendendo clientes pelo mundo, em mais de 200 países. A empresa é parceira do Banco Santander há 25 anos, atendendo pessoas físicas (Seguros Auto, Imóveis, Viagem, Vida, Equipamentos eletrônicos e Educacional) e jurídicas (Patrimonial e Riscos industriais, por exemplo), desde pequenas empresas a multinacionais. Leia mais!

Caixa Seguros

A Caixa Seguros foi fundada em 1967 com a união entre a CNP Assurances e a Caixa Econômica Federal. A CNP, especialista em seguros há mais de 150 anos, lidera o mercado francês na área e ocupa o quarto lugar em seguros de vida na Europa. A Caixa Seguros dá acesso a produtos de Previdência, Consórcio, Capitalização, Residencial, Odontológico, Vida e Auto. Leia mais!

Mapfre Seguros

Quem já pesquisou sobre diferentes seguros provavelmente já se perguntou: o que é a Mapfre Seguros? A empresa, especializada em prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e assistência, está presente no Brasil desde 1992. Foi fundada em 1933, na Espanha.

Por aqui, o principal mercado fora o espanhol, a Mapfre Brasil possui uma rede com mais de 19 mil corretores em todo o território nacional. Além disso, a companhia atua em parceria com a BB Seguros, holding, como mencionado, que concentra os negócios de seguros do Banco do Brasil. Leia mais!

Tokio Marine

Fundada no Japão, em 1879, a companhia Tokio Marine é hoje uma das dez maiores seguradoras do mercado nacional, prestando serviços para mais de 26 mil corretores. A Tokio Marine Seguros oferece produtos para empresas, como Seguro Empresarial, Equipamentos, Aeronáutico, Agro, Habitacional, Vida, e para pessoas físicas, a exemplo de Seguro Auto, Acidentes Pessoais, Vida e Residencial. Leia mais!

Itaú Seguros

A Itaú Seguros é uma marca tradicional no mercado brasileiro, sendo também uma das maiores seguradoras do país. O Itaú Seguros integra o Grupo Porto Seguro, composto pelas seguradoras Porto Seguro e Azul Seguro. O Grupo oferece Seguro de Carro, Vida, Cartão, Capitalização, Prestamista, Viagem, Residencial e Saúde. Leia mais!

HDI Seguros

Em 1903, na Alemanha, nasceu a HDI, rapidamente se posicionando entre os três maiores grupos seguradores da Alemanha. Chegou no Brasil em 1980. Atualmente, o principal produto da empresa é o HDI Auto Perfil, que oferece coberturas que levam em conta a rotina e os hábitos de utilização do veículo. Além de seguro para Auto, a empresa tem para Residência, Moto, Frota, Condomínio e Transportes. Leia mais!

Seguradora Líder

A Seguradora Líder é uma companhia de capital nacional, constituída por várias seguradoras que participam do Consórcio do Seguro DVAT, ou seja, de maneira resumida a Líder é a empresa responsável por administrar o Seguro DPVAT. Esse seguro é obrigatório, destinado a indenizar vítimas de acidentes de trânsito ocorridos em todo o território nacional, sejam pedestres, passageiros ou motoristas, brasileiros ou estrangeiros. Leia mais!

Qual é a melhor seguradora?

Existem muitas opções no mercado brasileiro de seguros, mas a dúvida que fica é: Como escolher a melhor seguradora? Abaixo nós listamos alguns pontos que devem ser levados em consideração para a escolha da seguradora. Confira a seguir!

  1. Acesse a nossa página de seguradoras e conheça as principais do Brasil
  2. Pesquise os tipos de seguros e de coberturas disponíveis
  3. Confrime se você precisa de coberturas adicionais para o seu seguro
  4. Confira se o valor da franquia cabe no seu orçamento
  5. Veja se você já tem direito ao seguro pelo seu cartão de crédito ou condomínio, por exemplo
  6. Leia com atenção o contrato para ver o período de carênciar e entender os valores das indenizações
  7. Feche negócio com a seguradora que conquistou a sua confiança

Preços de seguros | O que é uma cotação de seguros?

A seguradora habilitada precifica o risco de sinistro e, em seguida, define o preço do seguro. Não existe muito segredo nesta etapa: quanto maior o risco, maior o valor a ser pago. No entanto, a depender da negociação, pode haver redução do preço do seguro e até uma maior aderência na cobertura.

De modo geral, o prêmio (valor a ser pago pelo segurado) depende de dois fatores principais.

O primeiro engloba o tipo de seguro e a cobertura oferecida pela apólice (o contrato). O segundo é o perfil de risco do segurado ou do bem a ser adquirido. Veja abaixo como solicitar uma cotação de seguros.

  1. Passo 1 – Entrar no link de cotação do seguro (disponíveis nos sites das seguradoras)
  2. Passo 2 - Preencher os dados pessoais solicitados
  3. Passo 3 - Verificar o preço, condições e contratar online
  4. Passo 4 – Outra forma é procurar a sucursal mais próxima de sua casa na rede credenciada ou buscar algum representante