Metodologia dos nossos rankings e avaliações
Imparcialidade acima de tudo
A Selectra é internacionalmente conhecida como uma das principais empresas de comparação de diversos produtos/empresas de diferentes setores. Nosso principal objetivo é levar a todos informação atualizada e opiniões neutras, sempre priorizando a qualidade e nunca objetivos internos.
É fundamental entender que a Selectra conta com o seu próprio padrão metodológico e é em base a essa metodologia que conseguimos chegar a avaliações, sejam elas de marca ou de produto. Também é importante expor que a Selectra não detém nenhuma marca mencionada nos seus artigos, sejam eles de comparação, informação ou notícias.
Adicionalmente, como podem ver na nossa política editorial, nos reservamos a dar opiniões baseadas em fatos e não em suposições, sendo assim, qualquer veredito que venha a ser exposto, será uma opinião baseada em dados extraídos das informações oficiais, sejam da empresa ou de órgãos relacionados.
Finalmente, mas não menos importante, em caso de "notas negativas", ainda que essa empresa/produto seja mal avaliado, nunca falaremos mal de nenhuma empresa/produto. O nosso lema é ser imparcial acima de tudo.
Ranking
Antes de começarmos a explicar a nossa metodologia, temos que pontuar algo muito importante: Cada setor deve ter o seu próprio ranking. Por que isso? Porque, para ser imparcial, temos que levar em consideração as variáveis de acordo com o que se está avaliando. Não seria justo avaliar uma empresa por um só produto/serviço. Por isso, separamos as nossas avaliações em 2 blocos:
Avaliação e ranking de empresas
Nesse ranking levaremos em consideração 5 variáveis, cada uma com sua relevância, que será medida por estrelas, sendo 1 a menor e 5 a maior. Essa escala também é conhecida pelo nome Likert.
Variável | Relevância | Explicação |
---|---|---|
Atendimento | 4 | Canais que a empresa oferece atenção ao cliente, horários, lojas, etc. |
Clientes | 2 | Quantidade de clientes e atuação geográfica |
Produtos | 3 | Carteira de produtos (portfólio) da marca |
Reputação | 5 | Prêmios, reclamações oficiais ou em órgãos reconhecidos nacionalmente |
Tempo de mercado | 2 | Antiguidade da marca |
Lembrando que as varáveis escolhidas foram extraídas de opiniões de usuários que possuem ou já possuíram algum vínculo com empresas do setor. Sendo assim, cada um terá impactos diferentes de acordo com cada opinião/prioridade do usuário.
Por isso, sempre que um veredito ou opinião final esteja presente em algum dos nossos conteúdos de empresas, essa será a metodologia usada:
÷
[(4 + 2 + 3 + 5 + 2)]
=
Nosso veredito (número de estrelas)
Avaliação e ranking de produtos: maquininhas de cartão
Diferente das empresas, as avaliações de produtos foram baseadas em critérios relacionados ao funcionamento do produto. Dessa maneira, encontramos um equilíbrio entre empresas que, ainda que não sejam muito conhecidas no mercado, de terem o seu produto no mesmo patamar que outros players.
Para essa avaliação, vamos contar com mais variáveis que a anterior: 8 em total (autonomia, bandeiras, conectividade, funcionalidade, preço, serviços extras, taxas e garantia). Novamente, cada um com sua relevância, segundo cada característica. Assim decidimos nossas notas para as maquinetas de cartão:
Variável | Relevância | Explicaçao |
---|---|---|
Autonomia | 3 | Tempo médio da bateria e tipo de carga (Sem fio, Bi-volt, etc.) |
Bandeiras | 4 | Tipos - regionais, vouchers, etc. - e quantidade de bandeiras aceitas pela máquina |
Conectividade | 4 | Tecnologias aceitas pela maquininha: Chip de dados, Bluetooth, Wifi, etc. |
Funcionalidade | 5 | Tipos de pagamentos aceitos pela máquina de cartão: débito, crédito, NFC, PIX, Link de pagamento, QR Code, PDV, impressão de comprovantes, etc. |
Preço | 3 | Custo benefício do produto em questão, especialmente se comparado com produtos da mesma classe |
Serviços extras | 2 | Possibilidade de contratação/obtenção de produtos extras relevantes, como conta digital, cartão de crédito, loja virtual, etc. |
Taxas | 5 | Valor pago pelo estabelecimento para realizar transações com a registradora de recebíveis, podendo ser no crédito, débito ou parcelado e qualquer outro custo agregado à venda ou posse do produto |
Garantia | 1 | Segurança da empresa em casos de mal funcionamento do produto, quebra ou eventual troca, caso necessário |
÷
[(3 + 4 + 4 + 5 + 3 + 2 + 5 + 1)]
=
Número final de estrelas (Nosso veredito)
O resultado final
Uma vez tenhamos finalizado nossa avaliação - seja de empresa ou de produto , o resultado poderá ser um dos seguintes:
Veredito | Estrelas |
---|---|
Ruim | |
Regular | |
Bom | |
Ótimo | |
Excelente |
Deve-se levar em consideração que nem sempre o resultado é um número inteiro e, apesar das nossas avaliações serem mostradas em possíveis decimais, as estrelas podem - visualmente - não seguir com exatidão o resultado numérico.
Conclusão
Sempre que virem alguma avaliação em páginas da Selectra Brasil, seja de empresas ou de pordutos, essa será a metodologia utilizada. Sempre usaremos exemplos que possam ser "comparáveis" para evitar qualquer desentendimento público. Ao ver uma avaliação nossa, o usuário pode certificar que todos os pontos acima citados foram levados em consideração e que, independente de a empresa ou produtos serem parceiros da Selectra, a nossa parcialidade virá em primeiro lugar.