Cielo começa a aceitar pagamento por reconhecimento facial

Pagamento por reconhecimento facial | Cielo
Pagamento por reconhecimento facial | Cielo

Em parceria com a startup Payface, a Cielo começou a testar no Brasil um sistema de pagamento que funciona através do reconhecimento facial. Saiba como funciona a tecnologia!

Cielo | Pagamento por reconhecimento facial

Antigamente, quando se falava em reconhecimento facial, parecia que o uso dessa tecnologia estava distante do dia a dia da maioria das pessoas. Mas, a possibilidade de abrir portas, desobloquear o celular e acessar informações de forma segura usando apenas o rosto já é uma realidade em diversas áreas da sociedade.

Exemplo disso é o uso do reconhecimento facial para movimentações financeiras. Essa é a novidade que a Cielo começou a oferecer em suas transações ao dar a opção do cliente pagar através do reconhecimento facial.

Como funciona o pagamento com reconhecimento facial?

A Cielo encontrou uma parceira para colocar o serviço em prática, a startup Payface, que se especializou no ramo de autenticações por meio de reconhecimento facial. Sendo assim, a novidade já se encontra em fase de teste em uma drogaria de um shopping de São Paulo (SP). Outras lojas dessa mesma franquia devem começar a receber a tecnologia da Payface em breve.

Para fazer uso do Payface e da parceria com a Cielo, é necessário que o consumidor realize seu cadastro no aplicativo Payface. Todo o processo pode ser realizado através de um único aparelho smartphone, sem necessidade de fazer qualquer tipo de login em computadores ou se deslocar fisicamente a alguma central.

O aplicativo Payface está disponível tanto na Apple Store quanto na Play Store. Após o cadastro na plataforma e a associação com o sistema Cielo, é possível fazer uso da tecnologia de pagamentos instantaneamente.

Por conta da pandemia, houve um aumento do número de formas de pagamento sem contato. A NFC, assim como o QR Code, que são tecnologias sem contato, foram altamente utilizadas em 2020. De acordo com a Cielo, eles processaram 6,2 bilhões de transações por meio de tecnologias sem contato.

O que é cashback e como funciona?
Saiba mais

Pagamento por reconhecimento facial é seguro?

De acordo com a Cielo e a Payface, a tecnologia de reconhecimento facial não pode ser fraudada de forma alguma. Mesmo assim, existe certo receio por parte de usuários com relação às fraudes que fazem uso de fotos de usuários, porém, segundo as empresas, o sistema é seguro.

A tecnologia da Payface, em parceria com a Cielo, busca oferecer soluções para que as pessoas possam pagar em segurança, sem nem mesmo ter de tirar a máscara. O método utilizado é completamente voltado para a facilitação das compras e a concessão de maior segurança aos usuários do Cielo Digi.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!

Atualizado