Pagamentos Digitais: Meios e Plataformas Ideais para Empresas
Como lidamos com os pagamentos mudou nos últimos anos e continua inovando no meio digital. Confira o que é e como funcionam os pagamentos digitais!
O que é pagamento digital?
O pagamento digital são todas as transações realizadas de foma 100% online, ou seja, nas quais não é necessário um elemento físico para o pagamento ser finalizado. Essa forma de pagamento revolucionou a maneira de comercializar produtos e/ou serviços, facilitando ainda mais o processo de venda e compra.
Pode-se dizer que os pagamentos digitais vieram para viabilizar a transação no ambiente virtual, possibilitando que os clientes não apenas comprem em lojas físicas, mas também em sites e aplicativos por diferentes formas e em qualquer lugar do mundo.
A vantagem de realizar as suas compras por pagamentos digitais é a praticidade de não precisar ir até o local e a agilidade de que em poucos minutos o pagamento é realizado, sendo uma excelente maneira de impulsionar ainda mais as vendas dos seus negócios.
Os meios de pagamentos são as tecnologias utilizadas para realizar transações online, confira a seguir:
- Subadquirente: intermediação entre clientes, lojistas e adquirentes, sendo uma maneira de centralizar em uma só solução todos os serviços para os pagamentos digitais.
- Gateway de pagamento: tecnologia que conecta o cliente e estabelecimento e não participa do fluxo de dinheiro.
- Provedor de Serviços de Pagamento (PSP): operação simples e altos percentuais de conversão.
Por ser uma maneira de ampliar as formas de pagamento e impulsionar as suas vendas, principalmente, pelo fato do uso de pagamentos online estar crescendo cada vez mais.
Como funciona um pagamento digital?
Da mesma maneira que as maquininhas de cartão são usadas em lojas físicas para o processamento e aprovação de compras e vendas, no universo dos pagamentos digitais não é diferente, também é preciso ter empresas e instituições que vão fazer a transação.
Para ser possível realizar o pagamento online, é indispensável alguns operadores que tornam as transações digitais, principalmente por cartão, a forma mais usada e comum para se realizar compras online. Confira abaixo cada um deles:
- Instituições emissoras de cartões: podem ser bancos, redes de lojas e supermercados, companhias aéreas e outras que emitem e habilitam cartões para os consumidores realizarem suas compras no débito ou oferecendo crédito e cobrando o pagamento de faturas e taxas de juros.
- Adquirentes: tem a função de fazer o processamento e a liquidação das transações, ou seja, são os responsáveis por habilitar os comerciantes a receberem pagamentos por cartão de crédito e débito, comunicando as bandeiras de cartões com as emissoras.
- Bandeiras de cartão: são responsáveis por definir as regras do setor de cartões e pela intermediação entre o adquirente e o emissor, para validar das transações.
- Forma de pagamento digital: é interessante contar com um meio que medeie com a adquirente, ou seja, as diferentes formas de pagamentos.
Com todos os players descritos acima, é possível que o estabelecimento ofereça os seus produtos ou serviços com recebimentos online.
Quais são as formas de pagamento digital mais utilizadas?
Existem várias formas de pagamentos que são usadas pelos consumidores realizarem as suas comparas online, confira a lista que fizemos abaixo:
- Carteira digital
- Pix
- Links de pagamento
- QR Code
- Cartão de crédito
- Boleto bancário
- Débito automático
As principais formas de pagamentos digitais são com cartão de crédito parcelado, cartão de crédito à vista, Pix e boleto. Porém, cada vez mais os outros meios também estão sendo usados pelos consumidores.
Qual é a forma de pagamento digital mais usada no Brasil?
Segundo a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, o cartão de crédito é a forma de pagamentos mais usados para compras online no Brasil. Confira o gráfico a seguir com as principais formas de pagamentos online do país:
O principal ponto a destacar é o uso elevado de Pix para pagamentos de compras online. Na pesquisa do ano anterior, que a porcentagem de uso era de apenas 18%, registrando um crescimento de 10 pontos porcentuais. Em contrapartida, o uso de boletos caiu de 16% para 4% de um ano para o outro.
Saiba mais sobra cada uma das formas de pagamentos digitais, inclusive as suas características, vantagens e desvantagens:
Carteira digital: compre com o celular no estabelecimento
As carteiras digitais estão cada vez mais sendo usadas, principalmente, por sua praticidade e comodidade. Para isso, o cliente precisa cadastrar os cartões no celular ou depositar o dinheiro na carteira, também conhecida com digital wallets.
Dessa forma, é possível fazer compras em sites ou aplicativos sem precisar compartilhar os seus dados, apenas é necessário autenticar a identidade e confirmar a transação.
Uma das vantagens de usar a carteira digital para pagar as suas compras online é a segurança, já que todas as compras precisa ser autenticadas para ser finalizada.
- Confira as principais carteiras digitais:
- Google Pay
- PayPal
- PicPay
- 99Pay
- Apple Pay
- Samsung Pay
- Ame Digital
- OLX Pay
Pix: transferência instantânea e sem taxa
Provavelmente você já ouviu falar do Pix, um serviço de pagamento lançado recentemente pelo Banco Central, que está revolucionado a forma de fazer transferências bancárias no Brasil.
O Pix é uma transferência instantânea e que cada vez mais está sendo incorporada por e-commerces, lojas físicas, autônomos e outros tipos de estabelecimentos, principalmente, pelo recebimento ser na hora e não cobra nenhuma taxa, tanto do comerciante quanto do consumidor.
Por ser uma forma de receber mais barata, muitos donos de negócios oferecem promoções especiais para os clientes que usam o Pix para comprar, tornando um meio de pagamento digital muito atrativo para os consumidores.
Além disso, é muito vantajoso para o negócio receber via Pix, porque ser uma forma de obter maior capital de giro, já que o recebimento é instantâneo, ou seja, já está disponível para o comerciante.
Como funciona o Pix?
O Pix funciona dentro dos aplicativos dos bancos para facilitar a transferência de dinheiro entre contras. Dessa forma, o Pix é uma alternativa aos pagamentos e envios realizados via TED, DOC ou boletos.
A grande vantagem do Pix é que a transferência é concluída em alguns segundos, ou seja, a conta de destino recebe o valor enviado no momento que a operação é confirmada.
Além disso, a transação é feita com agilidade porque para enviar dinheiro só é necessário saber a chave Pix, que pode ser o número do CPF, telefone, e-mail ou um código gerado pela ferramenta.
Pagar conta com Pix Com o Pix também é possível pagar contas e realizar transações financeiras na conta pessoal ou na conta empresarial, caso você seja um microempreendedor individual (MEI).
Dicas para evitar fraudes no Pix
Apesar do sucesso que o Pix está fazendo desde que foi lançado, foram recentemente identificadas algumas falhas no sistema da ferramenta de transferências.
Por isso, é necessário tomar alguns cuidados ao usar o Pix para não ter problemas com os pagamentos ou fraudes. A seguir listamos os problemas identificado no Pix, confira.
De acordo com especialistas, as principais falhas do Pix são:
- Formatação das chaves pelos bancos;
- E-mails como chave Pix;
- Leitura de QR Code;
- Problemas ao copiar a chave aleatória.
Links de pagamento: venda e compre por redes sociais
Os links de pagamentos são muito usados para realizar vendas através de redes sociais, e-mail e/ou SMS. Para isso, basta enviar o link que leva para a página de checkout por qualquer um dos canais citados, o cliente escolhe a forma de pagamento e finaliza a compra.
Várias empresas oferecem essa possibilidade de venda, algumas com taxas mais atrativas e outras com taxas mais elevadas. Por isso, é importante comparar as empresas que oferecem essa possibilidade de pagamento digital.
QR Code: pagamentos no crédito, débito ou voucher sem o cartão físico
QR Code é uma abreviação de Quick Response Code, ou seja, código de resposta rápida. Nele, é possível armazenar qualquer tipo de informação, sendo muito usado para cardápios, dados das empresas e informações para pagamentos de compra.
A principal vantagem de aceitar pagamentos via código QR é a praticidade e a velocidade de para finalizar a ação. Para isso, basta o cliente aproximar a câmera do celular ou abrir o app para fazer a leitura do código e em pouco segundos é possível ter toda a informação da compra para realizar o pagamento.
O uso desse tipo de pagamento digital está sendo cada vez mais usados que a grande maioria das maquininhas oferecem pagamentos com QR Code como uma forma de ampliar as vendas dos estabelecimentos, já que aceita pagamentos via cartão de crédito, débito, vouchers ou Pix.
Cartão de crédito: forma de pagamento digital mais comum
Atualmente, o cartão de crédito é a principal forma de pagamentos digitais, sendo uma das maneiras mais práticas e fáceis para os consumidores. O principal motivo dos clientes escolherem pagar via cartão de crédito é a possibilidade de parcelamento do valor, principalmente quando não é cobrado juros.
Além disso, o cartão de crédito também é usado para pagamentos recorrentes, ou seja, que será cobrado mais de uma vez, como assinaturas com cobrança automática.
Os cartões de créditos também são muitos utilizados por ter seus programas de cashback e milhagens. Dessa forma, o consumidor consegue de volta parte do valor da compra ou compra viagens com milhas por realizar o pagamento via cartão de crédito.
Boleto bancário: mais acessível entre os pagamentos digitais
A grande vantagem do boleto bancário é ser o mais acessível de todos os pagamentos digitais, já que os consumidores não precisam ter uma conta bancária ou um cartão de crédito para realizar o pagamento.
Assim como o Pix, o boleto bancário também é uma forma mais barata de pagamento para a empresa, por isso, é comum ver promoções especiais para os consumidores que optam por essa forma de pagamento digital.
Porém, a desvantagem do boleto bancário é a compensação do pagamento demora mais do que outras formas de pagamentos, como cartão de crédito e Pix.
Débito automático: pague suas contas sem se preocupações
Ideal para compra/venda de serviços ou produtos recorrentes, já que o valor sai do saldo da conta-corrente conforme a programação da cobrança. Ou seja, o consumidor deve definir o dia do mês que quer que seja debitado da sua conta.
É um dos pagamentos digitais mais cômodos, já que o consumidor não precisa se preocupar com o pagamento. É importante sempre conferir se o valor cobrado está correto e na data predefinida.
Como escolher o melhor tipo de pagamento digital?
Para escolher a melhor forma de pagamento digital para você, é importante analisar alguns pontos relevantes para tomar a decisão, tanto o comerciante quanto o consumidor. Confira os aspectos a seguir:
- Segurança da transação: as chances de fraudes nos pagamentos digitais são maiores do que no ambiente físico. Por isso, é indispensável pensar em usar os meios com tecnologias que diminuem esses riscos.
- Formas de pagamentos: é interessante analisar todas as formas de pagamentos digitais disponíveis para comprar/vender produtos e serviços, lembrando que cada um tem as suas vantagens e desvantagens.
- Estabilidade da tecnologia da forma de pagamento: algumas formas de pagamentos são mais estáveis que as outras, por isso, escolha as menos instáveis para que no meio da compra/venda não surja algum problema e não finalize o processo.
- Atendimento: um dos pontos mais importantes no mundo de pagamentos digitais é o atendimento para solucionar qualquer possível problema, já que muitas formas são muito técnicas e com tecnologia mais avançada.
Quais são os métodos ou meios de pagamento digital?
Os meios de pagamentos digitais são essenciais para viabilizar as transações online do seu negócio. Basicamente, existem 3 métodos de pagamento, sendo elas: gateway, intermediador e provedor de serviços de pagamento (PSP). Para escolher qual é a melhor opção para você, é importante analisar os seguintes fatores:
- Formas de pagamentos mais usadas pelos clientes
- Integração com o sistema da loja online
- Experiência no processo de compra dos consumidores
- Taxas e custos com cada meio de pagamento digital
- Segurança da transação
- Prazo de recebimento do valor das vendas
Agora que você já sabe os pontos importantes as serem analisados, saiba mais sobre cada uma das tecnologias possíveis de método de pagamento digital:
Gateway: estabelecimento não participa da transação
Gateway é um termo usado no comércio eletrônico para se referir a uma plataforma que conecta compradores, vendedores e instituições financeiras. Em outras palavras, um gateway de pagamento é uma ponte entre o site do vendedor e a operadora de cartão de crédito ou outros métodos de pagamento, como transferência bancária ou carteiras digitais.
O gateway de pagamento é responsável por autorizar ou negar as transações financeiras, garantindo que as informações do comprador sejam criptografadas e seguras durante o processo. Além disso, o gateway também pode ajudar a gerenciar as transações, fornecendo relatórios de vendas e outros dados importantes para o negócio.
Existem vários gateways de pagamento disponíveis no mercado, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. É importante escolher um gateway confiável e seguro para garantir que as transações financeiras ocorram sem problemas e que as informações do comprador estejam protegidas.
Intermediador de pagamento: antifraude já incluso
Um intermediador de pagamento é um serviço que permite a realização de transações financeiras entre compradores e vendedores, oferecendo um meio seguro e confiável para pagamentos digitais.
O intermediador de pagamento geralmente atua como uma espécie de "escrow", ou seja, mantém o dinheiro do comprador em uma conta protegida até que o vendedor entregue o produto ou serviço. Em seguida, o dinheiro é transferido para a conta do vendedor, descontando uma taxa de serviço cobrada pelo intermediador.
Dessa forma, o intermediador de pagamento ajuda a proteger ambas as partes envolvidas na transação. O comprador tem a garantia de que seu dinheiro será mantido em segurança até que receba o produto ou serviço, enquanto o vendedor tem a segurança de receber o pagamento após concluir a venda.
Além disso, os intermediadores de pagamento podem oferecer diversas opções de pagamento digital para o comprador, como cartões de crédito, débito, transferência bancária e carteiras digitais, simplificando o processo de pagamento e aumentando a conveniência para os clientes.
No entanto, é importante escolher um intermediador de pagamento confiável e seguro, que ofereça proteção contra fraudes e outras questões relacionadas à segurança financeira.
Provedor de Serviços de Pagamento (PSP): mais transparência na transação
Um Provedor de Serviços de Pagamento (PSP) é uma empresa que oferece serviços financeiros para empresas que precisam de uma solução de pagamento para seus clientes. Esses provedores atuam como intermediários entre os clientes, vendedores e instituições financeiras, oferecendo uma ampla gama de serviços para processar transações financeiras de maneira eficiente e segura.
Os PSPs geralmente oferecem diversos serviços, como processamento de cartões de crédito e débito, transferência bancária, carteiras digitais, soluções de pagamento móvel, além de serviços de segurança para proteger as informações financeiras dos clientes. Eles também fornecem relatórios e análises detalhadas sobre as transações financeiras, permitindo que as empresas gerenciem melhor suas finanças e otimizem seus negócios.
Além disso, os PSPs podem ser especialmente úteis para empresas que desejam operar em vários países ou em diferentes moedas, pois esses provedores podem oferecer soluções de pagamento adaptadas a diferentes regiões do mundo.
Melhores ferramentas de pagamento online 2024
Veja mais abaixo a lista das ferramentas de pagamento online mais utilizadas no Brasil, suas principais características e benefícios. Conheça tudo sobre o Paypal, PicPay, PagSeguro e Mercado Pago e como efetuar pagamentos online utilizando essas plataformas.
PayPal: pagamento digita nacionais e internacional
Fundada em 1998, nos EUA, o PayPal é a ferramenta de pagamento online mais antiga e uma das mais seguras. Atualmente conta com mais de 200 milhões de usuários em todo o mundo, além disso, os usuários podem usar o PayPal na versão web ou baixar o aplicativo no celular.
Confira as tarifas para vendas no Brasil pelo PayPal:
- Receber pagamentos online em até 24h: taxa de 4,79% + R$0,60 por transação à vista. Para pagamento parcelado, será cobrado um adicional de 1,92% por parcela.
- Receber pagamentos online em 30 dias: taxa de 3,60% + R$0,60 por transação à vista. Para pagamento parcelado, será cobrado um adicional de 1,92% por parcela.
Se você precisa efetuar transações financeiras internacionais, com certeza o PayPal será a melhor escolha. Além de estar presente em mais de 200 países, o PayPal trabalha com 25 tipos de moedas diferentes.
Todo o dinheiro que você recebe pela ferramenta fica guardado na sua carteira digital e pode ser transferido para uma conta bancária sem custos adicionais.
Como fazer compras no Brasil usando o PayPal?
- Insira um Cartão de Crédito Nacional à sua conta. Os cartões aceitos no PayPal são: American Express, Visa, Mastercard, Elo, Hiper e HiperCard.
- Insira um Cartão de Débito, que pode ser do Itaú, Bradesco, Nubank, C6 Bank, Banco Inter, Caixa e Cartão Virtual
- Adicione dinheiro à sua carteira digital através de um Boleto Bancário e faça compras usando o seu saldo.
Como fazer compras no exterior usando o PayPal?
- Adicione um Cartão de Crédito Internacional (Visa, Master ou American Express).
- Crie um Cartão Pré-Pago Digital pelo próprio aplicativo, onde você pode recarregar com boleto ou cartão.
Ao efetuar compras com o PayPal, os dados do seu cartão de crédito são mantidos em sigilo, aumentando assim a sua privacidade.
PicPay: pagamento digital para pagar assinaturas
O PicPay é um aplicativo nacional gratuito lançado em 2012 e atualmente, já conta com mais de 20 milhões de usuários em todo o país. A plataforma está disponível para download em celulares Android e iOS. Com o PicPay, você resolve todas as suas transações financeiras por meio do seu celular.
Diferente do PayPal, o PicPay não possui uma versão web, porém, são muitas as vantagens para quem usa a ferramenta: possui um vasto leque de serviços disponíveis, inclusive a PicPay Store, uma loja virtual do próprio app.
Através da loja do aplicativo, você pode comprar assinaturas da Netflix, Claro TV Pré, Uber Pré Pago, DAZN ou Sky TV Pré-Pago, efetuar recarga de créditos no celular, recarga de cartão de transporte, pedir comida no iFood e muito mais!
Além disso, no PicPay você também pode pagar seus boletos e com a opção de dividir o pagamento em até 12 vezes. Outro benefício é que todo o saldo que você tiver disponível na sua carteira digital rende diariamente uma taxa de 100% do CDI.
Os pagamentos no PicPay podem ser realizados com o saldo da carteira virtual ou com o cartão de crédito cadastrado. Para comprar pelo aplicativo, não é cobrada nenhuma taxa e os pagamentos até o limite máximo de R$800, também são isentos de taxa. Mas, os profissionais autônomos que desejam receber mais de R$800 mensais usando o aplicativo, terão que ativar o PicPay PRO.
O que é o PicPay PRO?
O PicPay Pro, é uma ferramenta oferecida na versão web para empresários com ponto comercial fixo, profissionais que atuam na internet e autônomos. Também é oferecido diferentes soluções empresarias conforme a necessidade do cliente, para isso está disponível três tipos de planos, sendo:
- Planos Pro
- Empresas
- E-commerce
As taxas do PicPay PRO para vendas são bem mais baixas do que as cobradas pelo PayPal. Confira:
O PicPay disponibiliza uma opção específica para pessoas jurídicas, o PicPay Empresas. Com ele, os estabelecimentos comerciais podem receber pagamentos pelo celular, sem a necessidade de maquininhas. Os novos usuários do PicPay Empresas ainda ganham isenção de taxa durante os primeiros 60 dias de uso do aplicativo.
Após esse prazo, serão cobradas as tarifas abaixo:
Para receber no mesmo dia: O PicPay Empresas cobra uma taxa de 1,99% por cada venda. Já para receber em 80 dias você não paga nenhuma taxa.
- Tarifas para vendas no PicPay PRO: Para receber o valor da venda imediatamente, a taxa cobrada pelo PicPay é de apenas 2,99% por transação, mesmo que o pagamento tenha sido parcelado.
PagSeguro: diversas formas pagamentos digitais disponíveis
Outra ferramenta de pagamento online consolidada no Brasil é o PagSeguro, que oferece opções para estabelecimentos físicos e virtuais, como empresas que fazem e-commerce através de sites e redes sociais.
Nos estabelecimentos físicos, o PagSeguro disponibiliza as maquininhas de cartão. Já para os pagamentos online, é possível gerar links para enviar aos clientes por meio de redes sociais, vender por QR Code ou inserir a opção de botões "Pagamento pelo PagSeguro" no próprio site da empresa.
No PagSeguro, é possível receber pagamentos com cartão de crédito, de débito, boleto bancário ou saldo PagSeguro.
Mercado Pago: soluções completas para pagamentos online
O Mercado Pago é uma fintech que possui várias soluções para quem deseja vender online. Você pode inserir botões de checkout no seu e-commerce para vender com facilidade através do seu site.
Também é possível gerar um link de pagamento para enviar via WhatsApp, redes sociais ou e-mail, facilitando as vendas com distanciamento social.
Caso prefira, você também pode gerar um QR Code através do Mercado Pago e ainda tem a opção de pagar com o celular. O cliente só precisa abrir o app do Mercado Pago, direcionar o smartphone na imagem do QR Code e escolher a forma de pagamento.
O Mercado Pago aceita diferentes opções de pagamento: cartões de crédito (Visa, Mastercard, Hipercard, American Express e Elo), Boleto Bancário, Cartões Virtuais de Débito, Saldo no Mercado Pago e PayPal. Veja as tarifas cobradas pelo Mercado Pago.
- Para receber na hora: tarifa de 4,98% por venda
- Para receber em 30 dias: tarifa de 3,03%
- Receba em até 3 dias úteis pagamentos feitos por boleto bancário taxa de R$3,49
Como escolher a melhor plataforma de pagamento digital?
Agora que você já conhece as principais plataformas de pagamento digital, veja como escolher a melhor para você ou o seu negócio. Comparamos todos na tabela a baixo:
Empresas |
PayPal |
PicPay |
PagSeguro |
Mercado Pago |
---|---|---|---|---|
Taxas à vista (a partir de) | 4,79% + R$ 0,60 | 4,99% por transação | 3,19% (em 30 dias) até 4,99% (na hora) | 3,99% (em 30 dias) até 4,99% (na hora) |
Taxas à vista (a partir de) | 4,79% + R$ 0,60 + 1,92 (por parcela) | 5,99% pode variar com a quantidade de parcelas | em 12x é de 1,41% por parcela, e em 18x é de 1,31% | de 7,64% até 21,61% (dependo da quantidade de parcelas) |
Vantagens | Transferências imediatas, câmbio monetário, segurança, simplicidade ao fazer uma abertura e fácil de usar | Facilidade de uso, rendimento do saldo da conta digital e cashback | Rapidez e facilidade e diversas formas de pagamentos | Diversos meios de pagamento, proteção contra fraudes e integração em lojas virtuais fora do marketplace |
Desvantagens | Permitir um limite de economia, comissões e retenção de pagamentos | Baixo limite de pagamento e recebimento e suporte ao cliente limitado | Saque apenas 14 dias depois do pagamento | Taxas altas |
Avaliação de clientes | Bom | Bom | Ótimo | Bom |
Cada uma das plataformas acima tem as suas vantagens e desvantagens. Se você deseja as melhores taxas, o PagSeguro pode ser a melhor opção para o seu negócio. Porém, lembre-se que o dinheiro só poderá ser sacado depois de 14 dias do pagamento. Além disso, o PagSeguro é melhor avaliado no Reclame aqui comparado às outras empresas de pagamento digital.
Caso o mais importante seja ter acesso ao dinheiro de forma imediata, o PayPal pode ser a melhor opção para você e o seu negócio. Também para realizar compras e vendas internacionais.
Caso você precise de uma solução financeira completa, incluso com integração com o seu marketplace, o Mercado Pago é uma das principais opções de pagamento digital. Além de proporcionar essa automatização de processo, as taxas são competitivas e estão entre as melhores do mercado.
Já o PicPay é recomendado para oferecer cashback, sendo uma boa opção para aqueles que querem receber de volta parte do dinheiro de suas compras.
Pronto! Agora você sabe tudo necessário para escolher a melhor forma de pagamento digital e como fazer as suas compras ou vendas da maneira mais prática e ágil.