Empréstimo Pessoal | Tire todas as suas dúvidas antes de pedir

Tire todas as suas dúvidas sobre empréstimo pessoal
Tire todas as suas dúvidas sobre empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é uma modalidade de empréstimo muito buscada pelos brasileiros, seja para a compra de uma casa, um carro, uma moto, uma viagem ou até para pagar uma dívida. Por mais que seja um serviço muito usado, ainda existem muitas dúvidas sobre empréstimo. Por isso, nós preparamos um guia completo sobre empréstimo pessoal. Se você está procurando uma boa opção de empréstimo, encontre todas as informações necessárias a seguir!

O que é empréstimo pessoal?

Empréstimo pessoal

Primeiramente, vamos começar explicando o que é empréstimo pessoal, que nada mais é do que um valor oferecido por um banco, empresa ou instituição financeira para o cliente realizar o pagamento em prestações parceladas com juros.

Esse valor disponibilizado para o cliente pode ser utilizado para pagar contas atrasadas, realizar uma compra ou investir em um projeto, por exemplo. O valor total do empréstimo precisa ser devolvido em parcelas que incluem juros, IOF, tributos, registros e outras tarifas, dependendo do contrato.

O pagamento desse valor pode ser em várias prestações que devem ser pagas mensalmente. Geralmente, os interessados em empréstimo vão até à empresa, banco ou financiadora para fazer a solicitação.

Tipos de empréstimos

Existem alguns tipos de empréstimo que são oferecidos no mercado para quem precisa de dinheiro emprestado:

  • Empréstimo Consignado
  • O empréstimo consignado é exclusivo para aposentados e pensionistas do INSS, militares das forças armadas, trabalhadores assalariados CLT de empresas privadas e servidores públicos. Entenda como funciona o empréstimo consignado.
  • Empréstimo Pessoal
  • O empréstimo pessoal é uma opção mais fácil para quem precisa de dinheiro rápido para realização pessoal. Pode ser realizado em banco, empresa, loja ou financeira.
  • Empréstimo Pessoal com garantia
  • O empréstimo pessoal com garantia é ideal para quem tem um bem (imóvel ou automóvel) que deseja utilizá-lo como garantia da operação para fazer o empréstimo.
  • Cheque Especial
  • O cheque especial é uma modalidade de crédito indicado para situações emergenciais para quem não tem dinheiro disponível na conta corrente. Dessa forma, é possível usar esse dinheiro disponível e depois pagá-lo com juros.
  • Financiamento
  • O crédito via financiamentostrong> é uma opção mais criteriosa e mais restrita, já que possui análise de crédito mais detalhada. Oferecido para um objetivo exclusivo do uso do dinheiro estabelecido em contrato, ou seja, compra de um imóvel ou de um veículo, por exemplo

O que é empréstimo pessoal online? | Como funciona?

O empréstimo pessoal online funciona da mesma forma que um empréstimo pessoal em que o cliente precisa ir até o local para fazer a solicitação. A única diferença é que o pedido é feito pela internet, através de um site ou página de anúncio da empresa que realiza empréstimo pessoal online.

Desde a solicitação até a aprovação ou negação do empréstimo online, o empréstimo é feito remotamente por plataformas digitais. É uma forma mais rápida, fácil e prática para conseguir dinheiro emprestado na internet, sem precisar sair de casa.

Como fazer um empréstimo pessoal?

Vamos contar os principais passos para conseguir fazer um empréstimo pessoal para a realização do seu sonho ou pagamento de uma dívida. Confira!

  1. Estude as possibilidades: existem várias empresas, bancos, lojas e instituições financeiras que oferecem empréstimo pessoal para os seus clientes. Portanto, faça simulações em várias organizações para entender qual a melhor opção de empréstimo para você neste momento.
  2. Busque uma empresa confiável: cuidado para não ser levado pelos anúncios de empréstimos em ofertas muito baratas! Então pesquise a empresa e verifique se ela é confiável para não ser prejudicado no futuro. O ideal é verificar os antecedentes e opiniões de clientes que já solicitaram empréstimos na empresa em que você está interessado.
  3. Escolha depois de conhecer as condições: depois de fazer várias simulações e verificar a seguridade da empresa de empréstimo pessoal, então é hora de escolher a opção ideal para você. Lembre-se das suas condições financeiras para escolher as mensalidades que cabem no seu bolso.
  4. Verifique os juros e taxas do empréstimo: analise as condições de pagamentos das taxas e juros do empréstimo que está pensando em realizar. Verifique o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e o Custo Efetivo Total (CET) para depois não se arrepender com juros altos nas parcelas.
  5. Envio da documentação: cada instituição financeira possui um esquema de verificação de documentos, renda, nome limpo e outras regras burocráticas. É provável que exijam os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço com data de até 3 meses, últimos holerites (CLT) e extratos bancários, caso seja autônomo ou empresário.
  6. Aguarde a análise de crédito: a análise de crédito pode demorar dias ou ser aprovada na hora, depende da empresa que está oferecendo o empréstimo. Se aprovado, o cliente receberá o contrato com todas as informações sobre o pedido do empréstimo.

Quem pode fazer um empréstimo pessoal?

Cada empresa ou banco tem as suas próprias regras para oferta de empréstimo pessoal. Os bancos, por exemplo, exigem que o solicitante tenha mais de 18 anos e tenha uma conta corrente para avaliar o comportamento financeiro do cliente.

As financeiras também estabelecem regras semelhantes, como ser maior de 18 anos e comprovação de renda, como um holerite, contracheque, declaração de Imposto de Renda ou o extrato bancário. As taxas de juros das financeiras costumam ser maiores porque as empresas não conhecem o histórico de pagamento do cliente, então o risco de inadimplência é maior.

Onde fazer empréstimo pessoal?

As pesquisas na internet sobre os bancos e instituições financeiras ajudam a encontrar o melhor lugar para você fazer seu empréstimo pessoal. Vamos contar algumas opções no mercado para você escolher a melhor para você. Confira:

Bancos que fazem empréstimo pessoal

Os bancos que oferecem empréstimo pessoal são:

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Caixa Econômica Federal
  • Itaú
  • Santander

Já o empréstimo pessoal consignado pode ser solicitado através dos seguintes bancos:

  • Nubank
  • Banco Inter
  • Banco Pan
  • Banestes
  • BMG
  • Bradesco
  • Caixa Econômica Federal
  • Itaú
  • Santander
Empréstimo Consignado | Como conseguir crédito consignado?
Saiba mais

Lojas que oferecem empréstimo pessoal

Empréstimo pessoal online

Algumas lojas oferecem empréstimo pessoal para seus clientes, como: Carrefour, lojas Colombo, lojas MM, lojas Becker, Casas Bahia, lojas Pernambucanas, Eletrosom, Magazine Luiza, lojas Americanas, entre outras.

Empresas que oferecem empréstimo pessoal

As empresas de empréstimo que podem ser consultadas por você, são: Creditas, Losango, Geru, Serasa Ecred, FinanZero, Bom pra crédito, Lendico, Rebel, Ferratum, MoneyMan, Empréstimo Sim, Just, Quero Financiar, Credisfera, Noverde, Simplic, Crefisa, ibi digital e outras.

Financeiras que oferecem empréstimo pessoal

Podemos citar algumas financeiras de empréstimo pessoal: BCredi, Credjet, Lendico, Simplic, Finamax, Jeitto, Rebel, BV e outras.

Qual é o melhor empréstimo pessoal?

É muito difícil indicar o melhor lugar para você contratar um empréstimo pessoal, então, nós indicamos fazer simulações e escolher a opção mais segura e ideal para o seu bolso.

Quanto mais você comparar as taxas e condições das opções de empréstimo pessoal no mercado, maiores são as chances de escolher a melhor taxa de juros para conseguir pagar todas as prestações.

Empréstimo pessoal na hora | Como funciona?

Empréstimo na hora

É possível encontrar instituições financeiras que realizam o empréstimo pessoal na hora, ou seja, a aprovação do dinheiro emprestado é confirmada no momento do cadastro ou após poucas horas.

Primeiro é feita uma simulação do empréstimo com o valor a ser recebido e as parcelas com juros a serem pagas. Em até 24h, o valor aprovado é depositado na conta bancária do solicitante.

Depois, é preciso pagar as parcelas em dia para não ter multas ou sofrer com juros altíssimos. Apenas tenha cuidado para não cair em “armadilhas” que oferecem a aprovação do crédito na hora, mas possuem juros altos e prazos de pagamento mais longos.

Qual o valor do IOF para empréstimo pessoal?

Empréstimos pessoais costumam cobrar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que tem o valor de uma taxa fixa de 0,38% + 0,0082% ao dia.

Qual é a média de juros para empréstimo pessoal?

Em média, os juros para empréstimo pessoal nos bancos costumam ser cobrados 6,08% ao mês.

Empréstimo pessoal para negativado

Sim, é possível ser negativado e conseguir empréstimo em uma instituição financeira. Porém, esse tipo de linha de crédito para quem tem nome sujo pode ter juros mais altos.

Empréstimo pessoal para quem não tem renda

É um pouco difícil encontrar empresas que não exigem um documento que comprove a renda, já que podem solicitar holerite, extrato bancário ou outro tipo de comprovação.

Mas existem algumas empresas que não exigem nenhum tipo de comprovação e, portanto, facilitam a vida de quem não possui dinheiro na conta.

Empréstimo pessoal para autônomo no carnê

Esse tipo de empréstimo está se tornando mais popular e muitos brasileiros podem optar por essa alternativa. O pagamento do empréstimo é por meio de um carnê com parcelas com as datas de vencimento e o valor a ser pago mensalmente.

Uma das maiores vantagens desse tipo de empréstimo é a taxa de juros mais baixas em comparação ao rotativo do cartão de crédito e cheque especial.

Empréstimo pessoal para autônomo e MEI

Pessoas que trabalham de forma autônoma, ou seja, realizam suas atividades profissionais por conta própria, também podem encontrar empresas que oferecem empréstimo pessoal para autônomos.

Geralmente, as instituições que oferecem empréstimo para MEI(Microempreendedores Individuais) ou autônomos costumam solicitar informações básicas, como CPF.

Dessa forma, a empresa consulta o Score, que é a pontuação do cliente no mercado financeiro e que define o perfil do consumidor, para saber o valor máximo que pode ser emprestado ao solicitante.

Empréstimo pessoal com cheque pré-datado

Embora pouco utilizada, existe a opção de empréstimo pessoal com cheque pré-datado. Esse tipo de empréstimo envolve a utilização de cheques pré-datado como uma garantia do pagamento.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!

Atualizado