Saiba como funciona o empréstimo para negativado

Tire todas as suas dúvidas sobre empréstimo para negativado
Tire todas as suas dúvidas sobre empréstimo para negativado

Se você está com o nome sujo e precisa de um empréstimo, saiba que algumas instituições financeira oferecem empréstimo para negativado. Pode ser que o processo seja um pouco mais burocrático, mas temos algumas dicas para ajudar você a conseguir empréstimo mesmo com o nome sujo. Confira!

O que é empréstimo para negativado?

Empréstimo para negativado

Em outubro de 2020, 66,5% das famílias brasileiras estavam endividadas, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Nesse cenário, é fácil concluir que grande parte da população tem dívidas e até o nome sujo.

Geralmente, é nos momentos de dificuldade financeira que as pessoas mais precisam de empréstimo. Mas será que dá para pedir empréstimo para negativado? Sim, é possível conseguir empréstimo nessas condições.

Algumas financeiras oferecem empréstimo para negativado porque essa é uma situação muito comum no Brasil. Dessa forma, mesmo que uma pessoa esteja com o nome sujo, algumas empresas escolhem dar um voto de confiança para que o cliente que está negativado consiga empréstimo para pagar dívidas ou resolver outras questões.

Como funciona empréstimo para negativado?

O empréstimo para negativado funciona com os mesmos procedimentos que qualquer outra modalidade de empréstimo. Porém, vale destacar que nesse caso são maiores as chances da solicitação de empréstimo ser negada ou o empréstimo ter juros mais altos. Sendo assim, preparamos um passo a passo para que você possa entender como funciona o empréstimo pessoal negativado. Confira!

1. Simulação do empréstimo para negativado

Para qualquer tipo de empréstimo recomendamos fazer uma simulação online nos sites dos bancos e financeiras que oferecem dinheiro emprestado.

Pesquise em quantas empresas de empréstimo você conseguir e seja honesto ao preencher os dados pessoais e financeiros porque serão feitas análises e você ainda vai precisar enviar documentos que comprovem as informações compartilhadas. Procure encontrar a opção que oferece as melhores formas de pagamento e as taxas de juros mais baixos.

2. Faça a solicitação do empréstimo para negativado

Após as simulações de empréstimo para negativo online e pesquisas pela internet, se você encontrar uma opção compatível com as suas condições, aproveite e faça o pedido do empréstimo. Geralmente, os pedidos não são aprovados na mesma hora da solicitação, então o resultado do pedido de empréstimo pode demorar alguns dias.

3. Avaliação financeira para empréstimo

empréstimo negativado

Toda empresa que oferece empréstimo tem um procedimento interno de verificação financeira do solicitante.

Portanto, o pedido de empréstimo para quem está negativado será analisado para entender se o cliente é capaz de pagar, se o valor solicitado é o ideal, entre outros detalhes envolvendo a vida financerira do cliente e as condições do empréstimo.

4. Solicitação de documentos

A lista de documentos solicitados em caso de empréstimo pessoal para negativado varia de acordo com a instituição financeira. Normalmente, os itens solicitados são: documento oficial com foto, comprovante de estado civil, comprovante de residência e comprovante de renda (holerite, contracheque, extrato bancário, carteira de trabalho e declaração do imposto de renda).

5. Assinatura do contrato de empréstimo

Se o seu pedido for aprovado, você vai receber o contrato de empréstimo para negativado com todas as informações acordadas entre as duas partes para você checar antes de assinar.

Verifique todos os custos do empréstimo, como taxas de juros, Custo Efetivo Total (CET) e outras tarifas que precisam ser conferidas antes da assinatura do documento.

6. Taxa de juros de empréstimo para negativado

Cada instituição financeira cobra um valor sobre a taxa de juros do empréstimo para quem tem o nome sujo. Geralmente, esse tipo de empréstimo para negativado tem juros mais altos se comparado aos outros empréstimos ofertados no mercado. Porém, é possível encontrar financeiras que cobram taxas de juros a partir de 0,99% ao mês.

Então, o ideal é fazer muitas pesquisas e simulações para encontrar o empréstimo com as melhores taxas de juros.

Tudo sobre empréstimo com garantia de imóvel
Saiba mais

Empréstimo para negativado assalariado

O empréstimo pessoal para negativado assalariado é uma modalidade de crédito para pessoas que estão negativadas, mas tem emprego fixo. Desse modo, as pessoas com nome sujo e com salário fixo comprovado têm mais chances de conseguir a aprovação do empréstimo para quem é negativado.

Empréstimo Pessoal | Dicas para conseguir empréstimo
Saiba mais

Empréstimo consignado para negativado

O empréstimo consignado para negativado é uma modalidade de empréstimo que desconta os valores das parcelas diretamente da folha de pagamento do cliente.

Portanto, mesmo que o solicitante esteja com o nome sujo no momento da solicitação, a instituição financeira tem a garantia de que vai receber o valor descontado direto da conta.

O empréstimo consiganado é indicado para pessoas que têm renda fixa, como aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos (municipais, estaduais e federais) e trabalhadores da rede privada (CLT).

Empréstimo com garantia de imóvel para negativado

Empréstimo para negativado assalariado

Quem tem o nome negativado pode solicitar empréstimo com garantia de imóvel, já que garante a sua propriedade ao banco ou instituição financeira em caso de inadimplência. A principal condição é que o imóvel esteja no nome do solicitante negativado para conseguir a aprovação da instituição financeira.

Também chamado de refinanciamento de imóvel, o empréstimo com garantia de imóvel faz com que a casa oferecida como garantia fique alienada pelo banco ou financeira até o final do pagamento do empréstimo. O solicitante ainda poderá utilizar a propriedade durante todo o período de alienação, mas não poderá vendê-lo.

Empréstimo com garantia de veículo para negativado

O empréstimo com garantia de veículo para negativado é um tipo de empréstimo que utiliza o veículo como garantia e também pode ser uma boa opção para quem tem o nome sujo. Como o banco ou financeira têm a garantia do automóvel em caso de inadimplência, então as chances do empréstimo ser aprovado para quem é negativado são maiores.

O carro ou moto precisa estar no nome do solicitante do empréstimo. Além disso, o veículo precisa estar quitado e sem nenhuma pendência financeira, como multas. Normalmente, o valor do empréstimo varia entre 50% a 90% do valor do automóvel, dependendo do banco ou financeira escolhida.

Tudo sobre empréstimo com garantia de veículo
Saiba mais

Empréstimo para negativado autônomo

Empréstimo para negativado autônomo

O autônomo é um profissional que trabalha por conta própria e, por isso, não tem carteira assinada (CLT). Embora esse tipo de regime de trabalho torne mais complicada a comprovação de renda, ainda assim é possível conseguir empréstimo mesmo sendo um autônomo com o nome sujo.

Muitas financeiras oferecem empréstimo para os trabalhadores autônomos que estão negativados, então basta fazer muitas simulações para encontrar uma empresa confiável e segura.

No geral, os documentos exigidos do autônomo negativado para comprovar renda são: extrato do banco recente e imposto de renda. Dependendo da empresa, outros documentos podem ser solicitados antes da aprovação do empréstimo.

Empréstimo para MEI negativado

O trabalhador MEI é um Microempreendedor Individual que tem CNPJ e trabalha para sua própria empresa. Existem algumas opções de empréstimo para microempreendedores que estão negativados.

O recomendado para quem é MEI, está com nome sujo e precisa de um empréstimo é a opção de crédito com a garantia de veículos ou de imóveis.

Essas opções são mais seguras para os bancos e financeiras, já que em caso da falta de pagamento a instituição terá um bem garantido, e por isso é mais fácil que o pedido seja aprovado.

Empréstimo para CNPJ negativado

Assim como as pessoas físicas têm CPF negativado, as empresas também podem ter problemas financeiros e ter o CNPJ negativado.

Esse tipo de inadimplência acontece por diversas razões, algumas são porque a empresa tem multas por atraso de imposto, dívida com empréstimos em nome da empresa, falta de pagamento dos fornecedores, entre outros problemas.

Porém, mesmo com o CNPJ negativado é possível encontrar algumas financeiras que oferecem empréstimo. A melhor alternativa para ter o empréstimo aprovado é a utilização de um bem como garantia, como um imóvel ou automóvel.

Onde fazer empréstimo para negativado?

Antes de escolher uma instituição financeira para solicitar seu empréstimo, o ideal é verificar se a empresa é confiável para não ter nenhum problema no futuro. Escolha sempre um banco ou financeira que opera por meio da supervisão do Banco Central do Brasil.

Alguns bancos fazem empréstimo para negativados, como a Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Banco BMG, Agibank e outros. Já as financeiras que fazem empréstimo para negativado são: Simplic, Crefisa, Creditas, Olé Consignado, MoneyMan, entre outras.

Empréstimo Consignado | Como conseguir crédito consignado?
Saiba mais

Qual é o melhor empréstimo para negativado?

Se você está com o nome sujo e deseja ter a solicitação do empréstimo aprovada, o ideal é tentar pagar as dívidas e limpar o nome para conseguir dinheiro emprestado com mais facilidade.

Porém, se não é possível regularizar a sua situação nesse momento e você deseja fazer um empréstimo, as melhores alternativas são os empréstimos com garantia do seu imóvel ou carro.

Além disso, para encontrar o melhor empréstimo para negativado você precisa fazer as simulações e pesquisas para verificar o valor dos juros, tarifas, número de parcelamento, entre outras informações.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!

Atualizado