Empréstimo MEI | Qual é o valor do empréstimo para MEI?

Saiba tudo sobre as opções de empréstimo para MEI
Saiba tudo sobre as opções de empréstimo para MEI

O empréstimo para MEI foi criado com a intenção de ajudar os empreendedores que querem investir em seus negócios ou que desejam pagar dívidas com mais facilidade e rapidez. Tem dúvidas sobre empréstimo MEI? Saiba tudo a seguir.


O que é empréstimo para MEI?

Empréstimo para MEI

O conceito de Microempreendedor Individual, mais conhecido como MEI, foi criado em 2008 para ajudar os trabalhadores autônomos que empreendem e desejam regularizar as suas pequenas e médias empresas no Brasil.

Como sabemos que empreender não é uma tarefa fácil, o empréstimo para MEI foi criado com a intenção de ajudar os empreendedores que querem investir em seus negócios ou que desejam pagar dívidas com mais facilidade e rapidez. Saiba mais a seguir!

O empréstimo para MEI é oferecido para pequenos e médios empresários que querem solicitar crédito com o CNPJ da empresa. Essa é uma forma de não misturar as despesas pessoais (CPF) com os gastos empresariais (CNPJ).

Além disso, os empréstimos para quem tem MEI costumam ter taxas de juros mais baixas em comparação com os empréstimos pessoais.

Portanto, esse tipo de empréstimo é uma ótima opção para quem tem CNPJ ativo e deseja pegar dinheiro emprestado com mais facilidade do banco ou financeira.

Como funciona o empréstimo para quem tem MEI?

É importante ressaltar que a categoria MEI tem um regime tributário diferenciado e precisa seguir algumas regras. Por exemplo, para ser MEI é necessário ter faturado no máximo R$ 81 mil ao ano, pode contratar um colaborador, não pode ser sócio de outras empresas e precisa pagar a Declaração de Arrecadação Simplificada (DAS) todos os meses.

Sendo assim, quem tem CNPJ e se torna um MEI pode solicitar uma linha de crédito MEI específica para o seu negócio. Dessa forma, é preciso comprovar que o pedido do empréstimo está relacionado com suas atividades profissionais exercidas.

Geralmente, os motivos mais aceitos na solicitação do crédito para MEI são os pagamentos para fornecedores, compras de equipamentos, compras de insumos, organização financeira do negócio, entre outros gastos relacionados com a empresa.

Como conseguir empréstimo consignado?
Saiba mais

Como fazer o empréstimo para MEI?

Vamos contar o passo a passo sobre o pedido de empréstimo para MEI. Veja abaixo:

1. Simular empréstimo

É preciso fazer simulações em diversas instituições financeiras para verificar qual é a melhor opção de empréstimo com juros e taxas acessíveis.

Pesquise ao máximo e faça muitas simulações para encontrar a melhor opção para o seu bolso e para ajudar a sua empresa.

2. Pedido de solicitação

Escolha o banco ou financeira ideal para o seu perfil e preencha as informações solicitadas do pedido de empréstimo MEI.

Normalmente, essa primeira triagem é mais simples e exige apenas alguns dados pessoais e financeiros para seguir para o próximo passo.

3. Análise financeira

Possivelmente, mais informações financeiras serão solicitadas para que o seu CNPJ possa ter o empréstimo aprovado.

Passe todos os dados que forem solicitados, mas antes tenha certeza sobre a veracidade e seriedade da empresa de crédito.

4. Entrega de documentos

Os documentos para aprovação do dinheiro para MEI são aqueles obrigatórios em qualquer operação financeira: RG, CPF, comprovante de endereço (pode ser comercial) e comprovante de renda (holerite ou Imposto de Renda).

No caso do empréstimo para MEI, também é solicitado o comprovante de MEI, que é emitido pelo Portal do Empreendedor e contém o CNPJ e todos os dados da empresa.

5. Contrato para assinatura

Após as análises e entrega dos documentos, o contrato será emitido para assinatura de ambas as partes envolvidas.

Leia todas as informações escritas no contrato para confirmar que não tem nenhuma informação incorreta ou cláusla desconhecida.

6. Dinheiro depositado

Quando todos os passos anteriores forem concluídos, chegará o momento do recebimento do dinheiro na conta corrente.

No geral, o valor é depositado na conta corrente que você informou no momento da aprovação do empréstimo, o ideal é que seja uma conta jurídica da sua empresa.

7. Quitação das parcelas

Se você optou pelo pagamento dos boletos como um carnê, então você receberá no seu encdereço o documento para quitar as parcelas.

Procure pagar antes ou até a data de vencimento para não sofrer com os juros e taxas de atrasos ou acabar se endividando.

8. Taxa de juros

Existem empréstimos para quem é MEI com taxas de juros em menos de 1% a 9,5%, ou seja, os costumam ser mais baixos se comparados com as linhas de créditos pessoais.

O valor dos juros depende da instituição financeira, então o ideal é avaliar qual é a melhor opção e se certificar que essa empresa escolhida é regularizada pelo Banco Central.

Principais dúvidas sobre empréstimo para microempreendedor

Empréstimo MEI

Se você tem alguma dúvida sobre o processo de empréstimo para microempreendedor individual, também chamdo de empréstimo para MEI, certamente você vai encontrar as respostas que precisa a seguir. Confira!

Quanto tempo de MEI é necessário para fazer empréstimo?

O tempo mínimo de abertura do MEI pode variar entre cada instituição financeira, mas é provável que os bancos e financeiras exijam, no mínimo, de uns três a seis meses de MEI ativo.

O ideal é conseguir comprovar o rendimento ou faturamento do seu próprio negócio para ter mais chances de conseguir esse tipo de linha de crédito.

Qual é o valor máximo de empréstimo para MEI?

Normalmente, o valor máximo de empréstimo para MEI é de R$ 21 mil. Esse valor pode ser menor ou maior, já que depende do banco ou financeira escolhida e da análise de crédito do solicitante.

Existe empréstimo para MEI negativado?

Sem dúvida, quem tem o nome sujo tem mais dificuldade para conseguir um empréstimo aprovado, mas se o solicitante tem um MEI ativo e consegue comprovar a renda, então tem mais chances de ter o crédito aprovado.

Ter o CPF restrito e o CNPJ sem multas é possível conseguir um empréstimo MEI. Porém, se o seu CNPJ possui irregularidades e dívidas anteriores, então a aprovação pode ser mais complicada. Saiba mais sobre empréstimo para negativado.

Quais são os tipos de empréstimo para quem tem MEI

Há várias formas de conseguir empréstimo MEI e nós iremos explicar algumas opções disponíveis para você. Confira:

Empréstimo Mei com Cartão BNDES O Cartão BNDES é um produto do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que oferece crédito para micro, pequenas e médias empresas. É preciso emitir o cartão BNDES MEI para solicitar o crédito em um dos bancos credenciados do BNDES para pagar as parcelas por débito em conta.

Empréstimo com garantia de imóvel para MEI O empréstimo com garantia de imóvel para MEI é um tipo de crédito que possui taxas de juros muito baixas. Isso porque o banco ou financeira aliena o imóvel do solicitante MEI como garantia durante todo o parcelamento e, em caso de inadimplência, utiliza a propriedade para quitar o débito em aberto. Tire todas as suas dúvidas sobre empréstimo com garantia de imóvel.

Empréstimo com garantia de veículo para MEI Outro tipo de empréstimo que pode ser utilizado por quem é MEI é a linha de crédito que utiliza o veículo do solicitante como garantia em caso de inadimplência. Os juros também costumam ser mais baixos, já que o risco de inadimplência é menor. Portanto, se você é MEI e possui um veículo em seu nome pode realizar esse tipo de empréstimo. Aproveite para saber mais sobre empréstimo com garantia de veículo.

Linha de microcrédito para MEI Esse tipo de microcrédito é indicado para microempreendedores que querem aumentar seus negócios e gerar mais empregos. Os bancos oferecem esse tipo de empréstimo que fazem uma análise de crédito para saber o valor que pode ser emprestado ao MEI.

Empréstimo de capital de giro para MEI Quem é Microempreendedor Individual pode solicitar um empréstimo de capital de giro no banco, que verificará a capacidade de pagamento do solicitante para aprovar o pedido de empréstimo. Neste caso, é preciso que o MEI esteja aberto há 12 meses e não tenha nenhuma pendência ou restrição. Além disso, o CPF também não pode estar negativado.

Qual banco faz empréstimo para MEI?

Existem vários bancos que podem oferecer empréstimos para MEI, se seguir as condições estabelecidas por cada um deles: Banco do Brasil, Banco Nacional do Desenvolvimento, Caixa Econômica Federal, Santander, Itaú, Bradesco, Nubank, Ferratum e outros.

Quais empresas fazem empréstimo para MEI?

Existem outras empresas que fazem empréstimo para Microempreendedor Individual, como a CashMe, Bansicredi, Crefisa, Sicredi e outras.

Qual é o melhor empréstimo para MEI?

A melhor opção de empréstimo para MEI é aquela que possui juros baixos, melhores formas de parcelamento e que possui regularização com o Banco Central.

Além disso, o melhor empréstimo para MEI é aquele que você consegue realizar o pagamento sem apertar suas despesas mensais.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!

Atualizado