Problemas com o banco | Saiba como e onde reclamar

Confira dicas para resolver qualquer problema com o seu banco
Confira dicas para resolver qualquer problema com o seu banco

Se voc√™ est√° com problemas com o banco e n√£o sabe onde e nem como reclamar, neste conte√ļdo vamos explicar o passo a passo de todos os canais de atendimento recomendados para que voc√™ possa registrar as suas queixas. Tamb√©m vamos explicar como funciona a ouvidoria dos bancos e a reclama√ß√£o no Banco Central. Confira!

Tudo sobre problemas com bancos

Problema com banco

Se voc√™ tem um problema com um banco e precisa fazer uma reclama√ß√£o, √© importante saber que existem diferentes canais que podem ser utilizados para registrar todos os tipos de reclama√ß√Ķes sobre o banco. A seguir vamos explicar onde buscar ajuda em cada caso.

Serviço de Atendimento ao Consumidor | SAC

O Servi√ßo de Atendimento ao Consumidor (SAC) √© um dos canais mais importantes na comunica√ß√£o do cliente com qualquer institui√ß√£o, principalmente no caso de algum problema com o banco. Por isso, todas as institui√ß√Ķes financeiras disponibilizam uma linha 0800, ou seja, um telefone gratuito, dispon√≠vel 24 horas por dia, sete dias por semana, para atender os clientes.

Ao realizar a sua reclama√ß√£o, al√©m da liga√ß√£o ser gravada, normalmente voc√™ recebe um n√ļmero de protocolo. √Č muito importante que voc√™ guarde esse n√ļmero para ter rastrear a liga√ß√£o e continuar com a reclama√ß√£o futuramente.

Em geral, o SAC do banco tem um prazo de cinco dias √ļteis para dar o retorno ao consumidor e as liga√ß√Ķes devem ficar gravadas por pelo menos 90 dias. J√° o registro de atendimento deve ficar armazenado por no m√≠nimo dois anos ap√≥s o problema ser resolvido.

Registrato | Plataforma do Banco Central mostra se abriram conta no seu nome
Saiba mais

SAC dos principais bancos do Brasil

SAC Bancos Bancos Telefone
SAC Caixa Econ√īmica Federal 0800 726 0101
SAC Banco do Brasil 0800 729 0722
SAC Bradesco 0800 704 8383
SAC Ita√ļ Unibanco 0800 728 0728
SAC Santander 0800 762 7777

Ouvidoria | Quando entrar em contato?

Quando procurar a ouvidoria do banco?

A ouvidoria √© um √≥rg√£o que funciona dentro das pr√≥prias institui√ß√Ķes e tem a fun√ß√£o de avaliar a busca por solu√ß√Ķes de conflitos.

De acordo com regulamentação feita pelo Banco Central Brasileiro, as ouvidorias dos bancos têm maior poder para resolver eventuais problemas dos clientes.

Dessa forma, a ouvidoria faz a gest√£o do SAC e toma os cuidados necess√°rios para que todos os problemas sejam solucionados.

Portanto, caso o servi√ßo de atendimento ao cliente n√£o tenha solucionado o seu problema com o banco em at√© cinco dias √ļteis, voc√™ pode entrar em contato com a ouvidoria do banco e utilizar o √ļltimo n√ļmero do protocolo que foi fornecido durante as liga√ß√Ķes que voc√™ fez para o SAC.

Ao finalizar a sua liga√ß√£o com a ouvidoria, voc√™ tamb√©m vai receber um protocolo e ela deve solucionar o problema em at√© dez dias √ļteis. Dessa forma, como esses dois canais s√£o regidos pela lei, eles s√£o mecanismos muito mais eficientes para solu√ß√£o de problemas e podem substituir reclama√ß√Ķes em redes sociais e outras a√ß√Ķes.

Ouvidoria dos principais bancos do Brasil

Ouvidoria Bancos Bancos Telefone
Ouvidoria Caixa Econ√īmica Federal 0800 725 7474
Ouvidoria Banco do Brasil 0800 729 5678
Ouvidoria Bradesco 0800 727 9933
Ouvidoria Ita√ļ Unibanco 0800 570 0011
Ouvidoria Santander 0800 726 0322

Reclamação Banco Central

Reclamação Banco Central

Além da ouvidoria, outra opção para resolver problemas com o banco é enviar a reclamação ao Banco Central (BC), que é o órgão responsável por regular e fiscalizar todos os bancos que operam no Brasil.

Para fazer uma reclamação no Banco Central, você pode utilizar o site do Banco Central ou ligar pelo telefone 145, que está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h, cobrando a tarifa de ligação local.

O Banco Central n√£o vai resolver o seu problema, j√° que ele n√£o atua em casos de consumidores, mas denunciar √© importante e contribui para o ranking que √© criado pelo √≥rg√£o e avalia as reclama√ß√Ķes recebidas pelas institui√ß√Ķes financeiras. Esse ranking √© divulgado mensalmente pelo BC.

A√ß√Ķes tomadas pelo Banco Central

  • A√ß√Ķes de fiscaliza√ß√£o
  • Melhorias na legisla√ß√£o
  • Ranking de institui√ß√Ķes por √≠ndice de reclama√ß√Ķes
  • A√ß√Ķes de educa√ß√£o financeira

Reclamação no Banco Central Ao realizar uma reclamação no Banco Central, você vai estar ajudando na fiscalização dos bancos e também a melhorar a legislação, possibilitando melhorias no setor.

Reclamação no Procon

Se você não teve seu problema com o banco resolvido depois de usar todos os canais que mencionamos anteriormente, você pode reclamar no Procon da cidade onde mora. Consulte os canais de atendimento no site do Ministério da Justiça para encontrar o endereço e o telefone do Procon da sua região.

Ao reclamar pelo Procon, o órgão entra em contato com o banco e tem até dez dias para dar o retorno ao cliente. Se o banco não responder neste prazo, o Procon abre um processo administrativo que pode demorar até 120 dias para dar uma solução. Caso a instituição ganhe o processo, ela pode multar o banco.

O ideal é que você siga os passos de acordo com o exemplificado pelo texto, ou seja, inicie as tratativas com o serviço de atendimento ao cliente e depois procure a ouvidoria. Se quiser, registre o problema no Banco Central e, por fim, utilize como recurso final o Procon.

De acordo com o próprio Banco Central, o fluxo de atendimento que deve ser feito é esse, ou seja, você primeiro deve buscar uma solução nos canais de atendimento do seu banco, depois, caso não tenha resolvido, ir até a ouvidoria e, caso a mesma não solucione seu problema, registrar no Procon, juntamente com o registro da queixa no Banco Central.

Ação na Justiça

O quinto e √ļltimo passo se refere a entrar com uma a√ß√£o judicial contra a institui√ß√£o financeira ou banco. Para fazer isso, voc√™ deve ter todos os registros de protocolo e documenta√ß√£o para comprovar o problema e todos os passos que foram dados.

Com todas as provas, você pode procurar o Juizado Especial Cível, que aceita causas de até 40 salários mínimos. Já para causas abaixo de 20 salários, você não precisa ter advogado e para causas maiores que 60 salários, você precisa entrar com um processo na Justiça Comum, sendo necessário procurar um advogado.

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