Pesquisa Anatel 2020 | Melhores Operadoras do Brasil

Pesquisa de Qualidade Anatel 2020
Pesquisa de Qualidade Anatel 2020

De acordo com a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Anatel do ano de 2020, que avalia o quanto os consumidores se mostraram satisfeitos ou não com os serviços prestados pelas operadoras de telecomunicações no Brasil, a operadora Claro foi a prestadora com a melhor média geral no país para os serviços de telefonia móvel pós paga e TV por assinatura. Veja a pesquisa realizada pela Anatel e saiba quais são as ganhadoras em cada Estado.


Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Anatel 2020

A Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Anatel é realizada anualmente com o objetivo de examinar quais operadoras de telecomunicações são as mais bem avaliadas pelos clientes em relação aos serviços de Banda Larga Fixa, Telefonia Fixa, Telefonia Móvel Pós-Paga, Telefonia Móvel Pré-Paga e TV por Assinatura.

Hoje em dia, diante de tantas operadoras disputando clientes no mercado, muitas ofertas são atraentes e baratas, para basicamente todos os serviços de telecomunicações. Mas, se o consumidor não tiver bem informado sobre o serviço prestado ou sobre a operadora que pretende contratar, pode fazer uma escolha errada e ficar muito insatisfeito com o plano que adquiriu.

Diante disso, a Anatel facilita, todos os anos, um relatório, onde está estruturado o ranking das melhores operadoras por serviço e por região. A Pesquisa da Anatel funciona como uma espécie de termômetro da satisfação dos clientes em relação aos serviços prestados pelas principais operadoras de telecomunicações do país e, dependendo do resultado, até mesmo provedoras reconhecidas nacionalmente podem vir a perder uma quantidade significativa de clientes.

Os dados apresentados a seguir referem-se à pesquisa realizada no ano de 2020, que entrevistou cerca de 92 mil pessoas, entre julho e novembro. Confira abaixo a média geral de satisfação do Brasil e também o ranking de reclamações das operadoras.

Pesquisa Anatel

Fonte Anatel

Qual a melhor operadora de Banda Larga Fixa no Brasil?

Como escolher o melhor plano de internet

A operadora que ficou em primeiro lugar no ranking geral do Brasil para a categoria Banda Larga Fixa foi a Unifique, uma prestadora de menor abrangência que atua apenas no Sul do país.

A Unifique obteve média geral de 7,76 para o ano de 2020, alcançando as melhores pontuações nos indicadores Canais de Atendimento (8,22), Cobrança (8,72) e Oferta e Contratação (8,34).

O segundo lugar geral ficou com a Brisanet, que obteve média de 7,73 e a terceira operadora mais bem avaliada para Banda Larga Fixa foi a Algar, com média de 7,13. Esse resultado mostra que as três melhores operadoras do país no que diz respeito à Banda Larga Fixa são prestadoras de menor porte.

Dentre os cinco serviços avaliados pela Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Anatel 2020, o de Banda Larga Fixa foi o que obteve o pior desempenho de todos. De acordo com os dados da pesquisa, a média geral do Brasil para o serviço de Banda Larga Fixa, somando o resultado de todas as operadoras, caiu de 6,63 para 6,51 no ano da pandemia.

O resultado da pesquisa também mostrou que este é o serviço em que os clientes mais interagem com as prestadores através do telefone e da internet.

Banda Larga Fixa - Prestadoras (Satisfação Geral - Médias Brasil 2020)

A análise da avaliação feita pelos consumidores em relação à Banda Larga Fixa no Brasil mostra que em 2020 houve uma queda na satisfação de praticamente todos os indicadores pesquisados. Dos sete indicadores, apenas o de Cobrança obteve uma melhora quando comparado ao ano de 2019.

Todos os demais indicadores: Atendimento telefônico, Funcionamento, Canais de Atendimento, Oferta e Contratação, Capacidade de Resolução e Reparo e Instalação receberam notas inferiores às de 2019. Além disso, em comparação com os demais serviços analisados na pesquisa, os indicadores para Banda Larga Fixa no Brasil foram os que receberam as menores notas.

Os estados que melhor avaliaram o serviço de Banda Larga Fixa no país foram a Paraíba, o Rio Grande do Norte, o Piauí, Santa Catarina e Pernambuco. Confira a lista a seguir as cinco melhores notas que as prestadoras de Banda Larga Fixa receberam em 2020:

Top 5 Melhores notas em 2020

  1. Paraíba: Brisanet (nota 8,12)
  2. Rio Grande do Norte: Brisanet (nota 8,09)
  3. Piauí: Vivo (nota 7,89)
  4. Santa Catarina: Unifique (nota 7,76)
  5. Pernambuco: Brisanet (nota 7,75)

Qual a melhor operadora de TV por assinatura no Brasil?

TV por assinatura

A Claro manteve a liderança na Satisfação Geral para o serviço de TV por Assinatura, com média geral de 7,70, um aumento de 0,26 pontos em relação à média de 2019, que tinha sido de 7,44. A operadora foi avaliada em 15 estados brasileiros e obteve o primeiro lugar em 14 deles. No Rio Grande do Norte, a Claro recebeu a maior pontuação, com média de 7,89.

Os consumidores mostraram maior satisfação com a Claro para praticamente todos os indicadores de TV por assinatura, com aumento estatisticamente significativo nas categorias de:

  • Atendimento Telefônico (7,10)
  • Canais de Atendimento (7,61)
  • Capacidade de Resolução (7,05)
  • Cobrança (7,95)
  • Oferta e Contratação (7,92)

Os outros dois indicadores não tiveram aumento significativo, mas receberam notas superiores a oito: Funcionamento (8,28) e Reparo e Instalação (8,10). Abaixo da Claro, em segundo lugar, ficou a operadora Vivo, com média geral 7,39 e, em terceiro lugar, a SKY, que obteve a nota 7,27.

Top 5 Melhores notas em 2020

  1. Rio Grande do Norte: Claro (nota 7,89)
  2. Maranhão: Oi (nota 7,89)
  3. Rio Grande do Sul: Vivo (nota 7,86)
  4. Ceará: Claro (nota 7,85)
  5. Distrito Federal: Claro (nota 7,83)

Reclamações Brasil

De acordo com os dados do Panorama de Reclamações 2020 da Anatel, a agência recebeu 2,96 milhões de reclamações contra prestadoras no ano de 2020. Esse número representa uma queda de 0,68% em relação às queixas prestadas em 2019.

As reclamações relativas ao serviço de Banda Larga Fixa foram as que mais aumentaram, com crescimento de 32% no ano da pandemia. As operadoras Claro e Vivo foram as que obtiveram o maior volume de reclamações para o serviço, com aumentos de 82,6% e 17%, respectivamente.

As principais reclamações dos consumidores foram a respeito de cobranças indevidas, mas também houve registro de reclamações relacionadas à qualidade da internet, ao funcionamento e ao reparo da rede. De acordo com a Anatel, o crescimento no número de reclamações contra o serviço de Banda Larga Fixa foi motivado pela alta demanda de internet residencial para dar conta da quantidade de pessoas que precisaram trabalhar em regime de home office devido à pandemia do Novo Coronavírus.

Comparativa Reclamações Brasil 2019 - 2020

O resultado do Panorama de Reclamações 2020 da Anatel também revelou que o serviço de TV por Assinatura recebeu menos reclamações em relação ao ano de 2019, com redução de 23%, como se pode constatar na tabela abaixo.

Em compensação, o serviço de internet Banda Larga Fixa foi o que mais recebeu reclamações no período, com um aumento de 32% comparado ao ano anterior. Esse “boom” no número de contestações ao serviço de Banda Larga Fixa foi desencadeado pelo rápido aumento na procura por internet residencial devido à pandemia da Covid-19.

Veja abaixo o total de reclamações que a Anatel recebeu para os serviços de TV por Assinatura e Internet, nos anos de 2020 e 2019:

Ano TV Internet
2019 366.556 580.680
2020 282.177 764.075

Quer saber qual foi a melhor operadora na sua região? Basta clicar na bandeira do seu estado

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