O que é e como funciona o score? | Entenda o score de crédito

Score CPF | Como consultar?
Score CPF | Como consultar?

Se você ainda tem dúvidas sobre score, saiba o que é o score de crédito e o que significa cada pontuação.


Score

Muitas pessoas não sabem exatamente o que é score de crédito e, por isso, vamos acabar com essa dúvida neste texto. O score é um sistema de pontuação, de 0 a 1.000, usado para definir o perfil de um consumidor.

Essa pontuação indica se o consumidor é confiável e qual o nível de chances de inadimplência ou pagamento da compra. O score de crédito está ligado ao CPF de cada pessoa e pode ser consultado pelas empresas na hora de contratar algum serviço financeira.

Cada empresa tem um critério que aprova ou reprova conforme a pontuação do consumidor. Se você quer consultar o score e saber a sua pontuação, saiba a seguir como funciona.

Como funciona o score?

Na prática, o score funciona através da pontuação de 0 a 1.000 pontos. Veja como é essa classificação:

  • De 0 a 300 pontos: há alto risco de inadimplência | Score baixo.
  • De 300 a 700 pontos: médio risco de não quitação da compra | Score médio.
  • De 700 a 1000 pontos: baixo risco de inadimplência | Score bom.

Essa divisão foi formada pelo Serasa, uma empresa brasileira que realiza análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios.

O Serasa definiu essa pontuação com base em estudos do comportamento de pessoas com características financeiras parecidas.

Entenda o Score CPF

Veja como funciona o cálculo do score para identificar quais práticas são positivas e negativas, capazes de impactar na sua pontuação.

 Score baixo: 0 a 300 pontos

Quem tem essa pontuação de score pode ter mais dificuldade para conseguir produtos financeiros. Para ter essa classificação, o consumidor pode ter realizado algumas ações que influenciam negativamente sua vida financeira.

As ações mais conhecidas são: estar negativado, não manter as contas em dia, não movimentar o dinheiro, possuir dados desatualizados, estar com dívidas, realizar muitos pedidos nas instituições financeiras e possuir um histórico negativo de solicitação de crédito.

Porém, cada empresa decide se deseja realizar a ação financeira com clientes negativados, inclusive há muitas no mercado que aceitam essa classificação.

 Score médio: 300 a 700 pontos

Nessa pontuação, os consumidores não estão negativados como no item anterior, mas não possuem a classificação mais alta.

Por isso, algumas ações precisam ser feitas para melhorar esse score mediano, mesmo que o consumidor ainda tenha chances de conseguir produtos financeiros no mercado, como cartão de crédito.

O ideal é ficar atento com as ações financeiras para evitar que o score diminua ainda mais. Além disso, é importante melhorar o comportamento financeiro para ter mais aprovações e melhores condições de crédito.

 Score alto: 700 a 1.000 pontos

Essa classificação é muito boa para quem deseja ser aprovado pelas instituições financeiras. Isso porque as empresas entendem que esse consumidor mantém suas contas em dia, não possui dívidas e movimenta suas finanças.

Sendo assim, as melhores linhas de crédito serão oferecidas para quem possui score alto. Mas é importante também lembrar que ter score alto não significa, necessariamente, crédito aprovado.

Afinal, cada instituição financeira tem seus próprios critérios de aprovação e análise de crédito, mas essa pontuação pode ajudar bastante.

Consultar score

O score de crédito pode ser consultado gratuitamente no site ou aplicativo do Serasa Consumidor ou em outras plataformas: Quod, Boa Vista e SPC Brasil. Só é preciso fazer um cadastro e informar o CPF, nome completo e dados para contato.

Lembre-se que a consulta ao score é gratuita. A dica é consultar o score para saber a pontuação antes de abrir uma conta em um banco, solicitar cartão de crédito ou fazer um financiamento, por exemplo.

Aumentar o score

Se você quer aumentar o score do seu CPF, saiba que existem algumas práticas que podem ajudar a melhorar a vida financeira e, consequentemente, conseguir um score mais alto. Veja como:

 Use o débito automático

Para não correr o risco de ficar inadimplente, nossa dica é usar o débito automático para pagar as contas mensais. Dessa forma, você não esquece de pagar e não deixa os boletos atrasados impactarem o seu score.

 Pague suas dívidas

Muitas pessoas que possuem o score baixo podem estar com dívidas abertas, mas é preciso eliminá-las. Procure fazer negociações com as instituições para quitar todas as suas dívidas.

 Se inscreva no Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um banco de dados de pessoas físicas e jurídicas que considera os pagamentos em dia e compromissos financeiros dos consumidores. Ao se registrar nesse banco e manter suas movimentações financeiras positivas, seu score pode aumentar.

 Melhore sua vida financeira

Estude Educação Financeira para descobrir o que está fazendo de errado no dia a dia em relação às suas finanças. Procure economizar, pagar as contas em dia, investir para fazer o seu dinheiro render e outras ações que impulsionam o seu score para o alto.

O que faz o score diminuir?

Existem algumas situações financeiras que podem estar causando a diminuição do seu score. Veja quais são elas:

 Deixar contas atrasadas

Pouco ou muito atraso para pagar os boletos pode impactar na pontuação do seu score. Verifique se você possui contas em atraso para descobrir se é esse o motivo da queda da sua pontuação.

 Ter pedido empréstimo recentemente

É bastante comum ter o score diminuído quando solicitar um empréstimo ou financiamento recente. A razão para essa queda é a verificação do mercado sobre o seu comportamento quando lida com a opção de crédito disponível.

 Consultar crédito em vários bancos

Caso você tenha consultado opções de crédito e linhas de empréstimo em diversos bancos e instituições financeiras, provavelmente, esse movimento afetou seu score. Ainda mais se você não foi aceito em nenhuma das empresas consultadas, então é normal a queda do seu score.

 Perder a renda

A sua pontuação do score irá cair se você tiver passado por algum corte no salário, tiver perdido algum bônus ou benefício financeiro, por exemplo. Afinal, a sua renda é o principal recurso que possui para quitar empréstimos ou pagar as faturas do cartão de crédito.

FAQ Paraná Banco - Perguntas frequentes

O que é score?

O score é uma pontuação que avalia um consumidor de acordo com o histórico financeiro. Por meio dessa nota de crédito, que é o score do CPF, os bancos e financeiras avaliam a probabilidade de uma pessoa pagar a fatura do cartão de crédito, financiamentos e empréstimos. Em resumo, o score é a nota que define se um consumidor é bom pagador ou tem um histórico de inadimplência que pode dificultar o pedido de crédito no mercado.

Como saber se o meu score é bom?

Para saber se o seu score está baixo ou alto, é necessário consultar o score do seu CPF. Até 300 pontos é um score baixo, entre 300 e 700 é considerado um score médio e acima de 700 o score é alto.

Onde consultar o score do CPF?

As principais plataformas para consultar score grátis são: Serasa, Boa Vista, Quod e SPC Brasil.

Qual score é bom para financiamento?

No geral, um score é bom para financiamento a partir de 700 pontos. Porém, vale destacar que cada empresa trabalha com a sua própria análise de crédito e as condições podem variar.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!

Atualizado