WhatsApp Pay | Como fazer pagamento no WhatsApp?

WhatsApp Pay | Como usar o WhatsApp Pagamentos?
WhatsApp Pay | Como usar o WhatsApp Pagamentos?

O Banco do Brasil já autorizou o lançamento do WhatsApp Pay no Brasil. Se você quer saber como mandar dinheiro para os seus contatos e como começar a fazer pagamentos com o WhatsApp, tire todas as suas dúvidas neste artigo!



WhatsApp Pay

Provavelmente, você já tem o WhatsApp no seu celular e é um dos milhões de usuários que usam o aplicativo de mensagem. Por isso, certamente vai gostar de conhecer o WhatsApp Pay, a nova função liberada no WhatsApp.

Recentemente, o WhatsApp recebeu autorização do Banco Central para lançar no Brasil o WhatsApp Pay, um serviço de envio de dinheiro e pagamento pelo WhatsApp.

Dessa forma, o WhatsApp Pay vai funcionar como um iniciador de pagamentos, ou seja, um tipo de instituição de pagamento (IP) que oferece serviços de compra e venda, além de movimentação financeira.

Vale destacar que esse tipo de iniciador de pagamento não tem permissão de conceder empréstimos e financiamentos aos seus clientes, por isso, o objetivo principal do serviço é viabilizar transferências via WhatsApp.

Por enquanto, foram liberadas operações básicas. Mas, futuramente, outros serviços financeiros devem ser lançados pela empresa.

Bancos | WhatsApp Pay

WhatsApp Pay

Atualmente, apenas quatro bancos aceitam o WhatsApp Pay. Isso significa que você só pode cadastrar no aplicativo os cartões de crédito e débito das instituições financeiras parceiras. Veja a seguir quais são os bancos participantes do serviço de pagamento do WhatsApp.

  • Banco do Brasil
  • Nubank
  • Sicredi
  • Woop

WhatsApp Pagamentos? | Como funciona?

Como explicamos antes, o WhatsApp Pay, também conhecido como WhatsApp Pagamentos, é um novo recurso do aplicativo que permite o pagamento e envio de dinheiro pelo WhatsApp. Dessa forma, desde março de 2021, os usuários do app no Brasil já podem receber e enviar dinheiro para os seus contatos utilizando apenas a conversa do WhatsApp.

Além disso, os usuários também poderão realizar pagamentos de produtos e serviços de empresas que usam o WhatsApp Business. O novo serviço é mais uma forma de monetizar o aplicativo de mensagem e facilitar as operações financeiras dos usuários.

Como usar o WhatsApp Pay?

Para usar o WhatsApp Pay, o usuário deve habilitar o serviço no celular. A seguir vamos compartilhar um passo a passo com todas as instruções necessárias para a ativação do WhatsApp Pagamentos. Os pagamentos no WhatsApp são realizados pelo Facebook Pay e a Cielo é a responsável por processar as transações.

Como ativar WhatsApp Pay?

Usar o WhatsApp Pay é simples e rápido. O novo recurso garante que o usuário possa enviar ou receber dinheiro durante as conversas no aplicativo. Para começar a aproveitar os serviço, é necessário ativar o WhatsApp Pay antes de receber e fazer transferências através do WhatsApp.

Outra opção é habilitar a nova função do app pelo Facebook. Para isso, basta aceitar os termos e as políticas de privacidade tanto do WhatsApp quanto do Facebook, além dos termos da Cielo. Pelo Facebook é necessário informar o nome, CPF e dados do cartão de crédito ou débito com função múltipla. Veja a seguir como habilitar o pagamento pelo WhatsApp!

  • Entre no WhatsApp e clique na opção "Configurações".
  • Selecione "Pagamentos" e depois "Facebook Pay".
  • Comece configurando o Facebook Pay.
  • Cadastre um cartão de débito ou crédito de um dos bancos autorizados.
  • Faça a verificação do cartão para confirmar a sua identidade.
  • Pronto! Você já pode enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp.

Transferências com WhatsApp Pay

WhatsApp Pagamento

Após a ativação do WhatsApp Pay, o usuário já pode fazer transferências pelo aplicativo. Só é preciso adicionar uma única vez um cartão de débito ou múltiplo (débito e crédito) emitido por um dos quatro bancos participantes.

Após adicionar o seu cartão, faça a verificação e envie dinheiro para os seus contatos quando precisar. Após o envio do dinheiro, você pode acompanhar o status das suas transferências diretamente nas conversas e também acessar o histórico das transações dentro de "Configurações" na opção "Pagamentos".

WhatsApp Pay tem taxas?

Por enquanto, o WhatsApp Pay é gratuito e não cobra taxa pela transferência de dinheiro. Ainda não sabemos se futuramente, quando forem lançados novos recursos, o WhatsApp vai passar a cobrar pelo serviço de pagamentos.

WhatsApp Pay | Comércio Local

O WhatsApp recomenda que os usuários usem o WhatsApp Pay para pagar compras no comércio local. Dessa forma, pessoas que utilizam mercado, salão de beleza e outros estabelecimentos do bairro, por exemplo, podem enviar dinheiro pelo WhatsApp aos comerciantes.

Essa é uma forma de estimular o mercado local e ajudar os pequenos e médios empreendedores. Os comerciantes também podem aproveitar desse novo recurso através do WhatsApp Business.

Os usuários só podem usar cartão de crédito para pagar estabelecimentos comerciais que já usam o WhatsApp Business e que estejam com o Facebook Pay habilitado para o recebimento de dinheiro.

WhatsApp Pagamentos | Parceiros

Para funcionar no Brasil, o WhatsApp Pay conta com a parceria de grandes empresas que já têm experiência no mercado e são confiáveis. Sendo assim, os pagamentos são feitos pelo Facebook Pay e processados pela Cielo.

WhatsApp Pay é seguro?

Podemos dizer que o WhatsApp Pay é seguro porque oferece aos usuários recursos que aumentam a segurança das transações financeiras. Exemplo disso é que o site do WhatsApp Pay recomenda o uso do PIN do Facebook Pay ou a biometria do celular para verificar e aprovar as transferências de dinheiro pelo aplicativo. Isso garante a confirmação da identidade do usuário.

Além disso, o WhatsApp Pagamentos protege os dados do cartão bancário por criptografia e segue um conjunto de procedimentos de segurança focados na proteção das informações pessoais dos portadores de cartão.

É importante saber que o WhatsApp não compartilhará as informações do cartão de crédito ou débito com terceiros.

FAQ WhatsApp Pay - Perguntas frequentes

O que é WhatsApp Pay?

O WhatsApp Pay é uma nova função do aplicativo para o envio de dinheiro pelo WhatsApp. Ao habilitar o WhatsApp Pay, o usuário consegue fazer transferência para os contatos e pagar compras e serviços no comércio local.

WhatsApp Pay tem taxas?

O WhatsApp Pay não tem taxas e, até o momento, a empresa está divulgando o WhatsApp Pagamentos como um serviço gratuito.

Quais bancos aceitam WhatsApp Pay?

No Brasil, quatro bancos já aceitam o cadastro dos seus cartões de crédito e débito no WhatsApp Pay. Sendo assim, os bancos participantes do WhatsApp Pay são Nubank (Mastercard), Banco do Brasil (Visa), Sicredi (Mastercard e Visa) e Woop (conta digital Sicredi - Visa).

WhatsApp Pay é seguro?

Podemos dizer que o WhatsApp Pay é seguro porque para autorizar os pagamentos pelo WhatsApp o usuário deve usar o PIN do Facebook Pay ou a biometria do celular. Só depois dessa confirmação de identidade é que a transferência de dinheiro é aprovada. Além disso, as informações do cartão de crédito e débito são criptografadas e não podem ser vistas por outras pessoas.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!

Atualizado