O Sicredi é uma ótima alternativa para quem está procurando um banco completo e cheio de vantagens. A seguir vamos explicar como o Banco Sicredi funciona como cooperativa e apresentar os produtos e serviços exclusivos para associados. Veja a seguir!

O que é Sicredi?

Sicredi

O Banco Sicredi, chamado oficialmente de Sistema de Crédito Cooperativo, é uma instituição financeira cooperativa de crédito. A instituição se destaca por ser uma financeira cooperativa que tem um modelo de negócio que beneficia o associado, a cooperativa e a comunidade local.

Dessa forma, os clientes da cooperativa Sicredi se tornam membros da instituição como associados. Presente em 23 estados brasileiros, o Banco Sicredi tem mais de 4,9 milhões de associados. Mais de duas mil agências, 108 cooperativas e mais de 30 mil colaboradores formam o Sicredi.

Banco Sicredi

O Banco Sicredi possui uma estrutura diferente das instituições bancárias tradicionais do país. Os Associados que são donos do negócio e fazem parte da base estrutural do Banco Sicredi.

A participação de voto de todos esses associados possuem peso igual em todas as decisões da cooperativa, mesmo que o número de aplicações entre eles seja diferente.

Existem também os Coordenadores de Núcleo que consideram os interesses e decisões para as assembleias gerais da cooperativa. As decisões sobre empréstimos, administração de recursos e incentivo à formação de poupança são tomadas na Cooperativa de Crédito.

Além disso, existem as Unidades de Atendimento que funcionam como agências bancárias.

Associado Sicredi

O Sicredi possui associados ao invés de clientes convencionais dos bancos tradicionais. Para se tornar um associado do Sicredi, o sistema permite ganhos escaláveis que contribuem para as cooperativas de crédito atuarem em grandes centros financeiros.

Dessa forma, o associado é dono do negócio, ou seja, os clientes se envolvem e participam da comunidade que foram adicionados. Os recursos obtidos são investidos na comunidade e cada associado tem participação nos resultados alcançados.

Essa comunidade é dividida por região para evitar que prejudique um município vizinho, a fim de gerar novos empregos, investimentos e melhorar a vida dos participantes da comunidade.

Direitos e deveres do associado do Sicredi

Se tornar um associado é ter a consciência que precisa seguir direitos e deveres para contribuir pela comunidade. Os maiores direitos dos associados do Sicredi são a participação das assembleias gerais, realizar votações, utilizar as operações e serviços oferecidos, usufruir das vantagens, propor mudanças estatutárias e regimentais, entre outros.

Já os deveres são: cumprir a legislação própria, executar obrigações e compromissos, zelar pelos interesses em comum, investir as economias na cooperativa e outros.

Como ser associado do Sicredi?

Se você quer ser um dos sócios Sicredi, confira as nossas dicas. Para se tornar um associado do Sicredi é preciso avisar sobre o seu interesse no site do Sicredi e apresentar os seguintes documentos:

Para se tornar um associado Pessoa Física é preciso entregar: cópia dos seguintes documentos, RG, CPF, Declaração do imposto de renda – pessoa física, Comprovante de residência com validade 60 dias, CPF do cônjuge, RG do cônjuge, Certificado de propriedade de veículos, Certidão de nascimento ou casamento. Se for conta conjunta, então é preciso entregar cópia de todos os documentos citados acima do 2º titular.

Para se tornar um associado Pessoa Jurídica, o recomendado é enviar a lista de documentação de acordo com cada tipo de empresa, como Associações e/ou Entidades Filantrópicas, Empresas Limitadas (Ltda.), Empresários Individuais (FI), Microempresário Individual (MEI), Sociedade Anônima (SA) e outras.

Quais são os serviços do Banco Sicredi?

Banco Sicredi

Saiba um pouco sobre cada produto oferecido pelo Banco Sicredi e veja quais são interessantes para pessoa física:

Conta Corrente Sicredi

Ao se tornar associado é possível abrir uma conta corrente no Banco Sicredi e ter uma participação efetiva na cooperativa. É preciso ir até uma das agências do Sicredi e levar os seguintes documentos: RG e CPF, um comprovante de endereço e um comprovante de renda. Também é preciso investir uma quantia pequena, chamada capital social, para se tornar um associado e fazer parte do negócio.

Cartão Sicredi

O Banco Sicredi disponibiliza três cartões para o associado realizar as compras e ter mais praticidade no dia a dia.

  • O cartão Mastercard Black é a opção perfeita para quem viaja com frequência, já que possui mais de 850 salas VIPs e 1 milhão de pontos de WiFi pelo mundo. Além do programa de recompensa que cada gasto equivale um dólar é igual a dois pontos.
  • O cartão Sicredi Platinum é para quem gosta de benefícios especiais para viajar com mais segurança e praticidade. O programa de recompensa converte cada gasto de um dólar em 1,5 pontos.
  • O cartão Sicredi Gold também oferece benefícios para quem participa do programa de recompensa, já que converte cada valor gasto a um dólar em um ponto.

Consórcio Sicredi

O consórcio oferecido pelo Sicredi oferece planos de acordo com os rendimentos do associado. É possível fazer uma simulação no site do banco para descobrir qual a melhor opção de consórcio para você.

Existem várias opções de consórcios Sicredi, como o consórcio Sustentável, de Automóveis, de Imóveis, Náutico, de Caminhões, Tratores e Utilitários, de Serviços, de Motocicletas, Móveis Planejados, de Drones e de Máquinas e Equipamentos.

Crédito Sicredi

Crédito Sicredi

Os serviços de crédito oferecidos pelo Sicredi atendem diferentes necessidades que possam surgir na vida dos clientes. Por isso, o Sicredi oferece diversas opções de crédito para os associados. Veja a seguir quais são:

  • Antecipação de Imposto de Renda;
  • Antecipação de Produção;
  • Antecipação de 13º Salário;
  • Antecipação Saque-aniversário FGTS;
  • Aposentado Mais;
  • BNDES Crédito Caminhoneiro;
  • Carta Fiança;
  • Auto Crédito;
  • Financiamento de Veículos;
  • Crédito com Garantia de Aplicação Financeira;
  • Crédito com Garantia de Imóvel;
  • Crédito Educação;
  • Cheque Especial;
  • Consignado INSS;
  • Consignado;
  • Crédito Fácil;
  • Crédito Imobiliário;
  • Crédito Pessoal;
  • Crédito Rotativo/Conta Garantida;
  • Crédito Turismo.

Investimento Sicredi

As opções de investimentos do Banco Sicredi são: Poupança, Renda Fixa e Fundos de Investimentos. Só é preciso abrir uma conta no Sicredi e fazer os investimentos através do app do banco.

Pagamentos Sicredi

O banco Sicredi oferece cartões para pagar no débito ou no crédito com a tecnologia de aproximação, possibilidade de compra no exterior e cartão virtual para compras online. É possível realizar Pix, pagar com Samsung Pay (smartwatch ou celular) e fazer pagamentos com Tag de Passagem em pedágios sem precisar parar no guichê.

Previdência Sicredi

O Sicredi oferece uma opção de previdência privada para quem quer garantir futuro financeiro mais tranquilo, com baixas taxas de administração e taxa zero de carregamento.

Com apenas R$ 50 por mês é possível escolher um plano da Previdência Banco Sicredi: Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).

Seguros

Quem está procurando um serviço para proteger a família e os bens pode solicitar os seguros oferecidos pelo Banco Sicredi.

As opções de seguro Sicredi disponíveis são: Seguro Acidentes Pessoais, Seguro Mais em Vida, Seguro Vida Mais Premiada, Seguro Vida Mulher, Seguro Vida Personalizado, Seguro Vida Premiada Master, Seguro Vida Do Meu Jeito, Seguro Vida Mais Flex, Seguro Residencial, Seguro Residencial Super Fácil, Seguro Auto e Seguro RC Médico e Dentista.

Certificado Digital

Associados que precisam de agilidade e segurança podem emitir uma assinatura digital, além do e-CPF e e-CNPJ, versões digitais do CPF e CNPJ.

Qual é o código do Banco Sicredi?

Código Banco Sicredi

Se você precisa saber o código do Banco Sicredi para concluir uma transferência bancária, o número que identifica a instituição financeira é o 748. Aproveite para consultar o código de todos os bancos.

Qual é a taxa de juros do Banco Sicredi?

As taxas de juros do Banco Sicredi são mais baixas se comparadas com outras instituições financeiras tradicionais, mas a taxa depende do valor solicitado e do tipo de crédito escolhido pelo cliente.

O Consignado INSS do Sicredi, por exemplo, tem uma taxa de juros máxima de 2,08% ao ano. Ficou interessado? Faça a simulação na modalidade de crédito oferecida para os associados no site do banco Sicredi.

Telefone Sicredi

Se você deseja entrar em contato com a equipe de atendimento do banco, confira a seguir os principais telefones Sicredi.

Atendimento Sicredi Sicredi Telefone
WhatsApp Sicredi 51 3358 4770
Serviços Sicredi via Telefone 3003 4770 (capitais) | 0800 724 4770 (outras regiões)
SAC Sicredi 0800 724 7220
Atendimento Sicredi no Exterior +55 51 3378 4472
Ouvidoria Sicredi 0800 646 2519

O que achou do Banco Sicredi? Esperamos ter esclarecido todas as dúvidas sobre a cooperativa financeira. Aproveite para conhecer outros bancos e bancos digitais.

FAQ Sicredi - Perguntas frequentes

🤔 Qual é o código do Sicredi?

Se você precisa fazer uma transferência para uma conta Sicredi e está procurando o número ou código do Banco Sicredi, use os seguintes dígitos: 748.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!