Seguro de Vida | Quanto custa? O que é? Qual o melhor?

Seguro de Vida
Tudo sobre Seguro de Vida

Voc√™ sabe tudo sobre seguro de vida? N√£o se preocupe porque iremos tirar todas suas d√ļvidas sobre esse tipo de seguro que traz muitas vantagens e pode te livrar de muitas preocupa√ß√Ķes. Se voc√™ est√° interessado em contratar um seguro de vida, ent√£o leia esse texto at√© o final!

O que é seguro de vida?

Coronavírus: seguro de vida na pandemia

A evolu√ß√£o da pandemia do Coronav√≠rus fez muitos brasileiros contratarem um seguro de vida nos √ļltimos meses. Isso porque muita gente se viu preocupada, pela primeira, em ter uma prote√ß√£o para cobrir gastos com doen√ßas ou at√© indeniza√ß√£o por morte.

Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), houve crescimento de 10% nas receitas do mercado de seguro de vida entre janeiro e julho de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com especialistas do setor, a tendência é que o mercado brasileiro de seguros continue crescendo no pós-pandemia. Um fato curioso é que atualmente as seguradoras não são obrigadas a cobrir pandemias em suas apólices. Mesmo assim, as principais empresas de seguro do Brasil incluíram em seus contratos a cobertura de casos de Coronavírus.

Projeto de lei quer mudar normas do seguro de vida

Um projeto de lei, apresentado pela senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), defende que as seguradoras n√£o possam incluir restri√ß√Ķes relacionadas a coberturas de qualquer doen√ßa. Isso porque pandemias s√£o situa√ß√Ķes emergenciais de sa√ļde p√ļblica. O texto recebeu aprova√ß√£o do Senado e agora aguarda a vota√ß√£o da C√Ęmara dos Deputados. Caso o projeto de lei seja aprovado, nenhuma seguradora poder√° excluir de seus contratos situa√ß√Ķes relacionadas ao Coronav√≠rus.

O que é Seguro de Vida?

Em primeiro lugar, você precisa saber o que é seguro de vida para saber se é esse produto que você está procurando nas seguradoras.

Esse seguro é indicado para pessoas que querem proteger a família ou alguém querido em momentos mais delicados, como assistência financeira em caso de morte.

Um seguro de vida minimiza a dificuldade com as despesas funerárias e com os gastos nos primeiros anos para recompor a estrutura financeira da família.

Outras situa√ß√Ķes tamb√©m s√£o asseguradas por esse seguro, como casos de invalidez e doen√ßa do contratante. Portanto, seguro de vida √© uma prote√ß√£o social b√°sica que pode confortar os entes queridos nos piores momentos de suas vidas.

Como contratar Seguro de Vida?

Para você fazer um ótimo negócio e contratar seguro de vida, nós vamos contar algumas dicas para serem seguidas. São elas:

Seguro de Vida | Faça pesquisas

Antes de contratar um seguro de vida, faça muitas pesquisas e estude bastante sobre a apólice, a seguradora e o contrato.

Seguro de Vida | Planejamento financeiro

Na hora de escolher o valor da apólice (valores de indenização que o contratante ou os herdeiros têm), procure considerar a sua renda para não atrapalhar a sua vida financeira.

Seguro de Vida | Saiba como est√° sua sa√ļde

Se voc√™ n√£o estiver em dia com sua sa√ļde, ent√£o a ap√≥lice pode n√£o ser paga no futuro por alegar a falta ou falsa declara√ß√£o de sa√ļde do contratante. Mantenha os exames e hist√≥ricos de sa√ļde em dia.

Seguro de Vida | Cuidado com apólice coletiva

Muitas pessoas contratam seguros de vida com preços muito baixos por serem coletivos. Porém, se desejarem cancelar seguro de vida no futuro, mas poderão ter o pedido negado ou perderão o dinheiro investido se não avisarem com antecedência. Conheça outros seguros para você, sua família e seus negócios!

Quanto custa um Seguro de Vida?

O preço do seguro de vida varia em cada seguradora. Mas o que define o valor exato deste produto é a avaliação minuciosa da empresa de seguros para identificar os riscos de sinistro (falecimento, doença ou invalidez) de cada contratante.

Ou seja, o valor de um seguro de vida de uma pessoa que pratica esportes e não fuma será mais barato em comparação ao de um contratante que é fumante e não realiza nenhum exercício físico.

O exemplo citado acima apenas é uma ilustração de uma avaliação de perfis de contratantes que possuem hábitos de vida diferentes.

Portanto, cada seguradora irá analisar cada segurado para avaliar o preço do seguro de vida.

Algumas empresas de seguro oferecem simuladores online de seguros para você saber uma média de um seguro de vida para o seu perfil.

Cobertura Seguro de Vida

Qual a cobertura do Seguro de Vida?

Cada empresa de seguro classifica as coberturas básicas e opcionais. Porém, a cobertura em caso de morte (natural ou acidental) do segurado é considerada obrigatória.

Podemos explicar outras coberturas que podem fazer parte de um seguro de vida. S√£o elas:

Cobertura Seguro de Vida | Invalidez permanente ou total

Se o segurado sofrer uma perda total ou parcial da capacidade funcional, de algum membro ou órgão, então os beneficiários serão indenizados.

Cobertura Seguro de Vida | Invalidez permanente por acidente (majoração)

Essa cobertura é destinada especificamente sobre algum membro ou órgão do segurado, como as cordas vocais de um cantor. Nesse caso, o valor do seguro de vida é majorado (mais alto) em caso de invalidez permanente.

Cobertura Seguro de Vida | Auxílio funeral

Essa cobertura ajuda financeiramente as despesas do funeral do segurado. Basta a família pagar os serviços de acordo com o estipulado na apólice e entregar as notas fiscais a empresa de seguros. Conheça também o Seguro Funeral.

Por que contratar um Seguro de Vida?

Vamos listar alguns motivos que vão fazer você contratar um seguro de vida para ter mais tranquilidade. Confira!

  • Por que contratar um Seguro de Vida?
  • ūüĎć Pagamento r√°pido: Ap√≥s a morte do segurado, os benefici√°rios n√£o precisam esperar muito tempo como a heran√ßa ou invent√°rio. Geralmente, ap√≥s a solicita√ß√£o, preenchimento do formul√°rio e entrega dos documentos, o prazo para recebimento da indeniza√ß√£o √© de 30 dias.
  • ūüĎć Indeniza√ß√£o ainda em vida: Como dissemos, existem coberturas que garantem a prote√ß√£o financeira dos benefici√°rios com o segurado ainda em vida, nos casos de doen√ßas e invalidez.
  • ūüĎć Qualquer pessoa pode ser seu dependente: Apesar de muitas pessoas n√£o contratarem o seguro de vida porque n√£o possuem filhos ou c√īnjuges, ainda √© poss√≠vel que outras pessoas possam ser consideradas dependentes ‚ÄĒ pai e m√£e, por exemplo.
  • ūüĎć √ďtimo custo-benef√≠cio: Ao contr√°rio do que a maioria acredita sobre os valores do seguro de vida, ainda assim √© poss√≠vel encontrar pre√ßos acess√≠veis e com √≥timas coberturas. Se considerar o custo-benef√≠cio do custo da ap√≥lice oferecido aos dependentes, essa op√ß√£o fica ainda melhor.
  • ūüĎć Op√ß√£o com resgate: Existem seguradoras que oferecem a op√ß√£o de resgate de uma parte do valor pago pelo segurado. Essa op√ß√£o aparece como uma cobertura de sobreviv√™ncia que o contratante pode resgatar partes dos valores corrigidos.
Seguro de Vida vale a pena?

Qual o melhor Seguro de Vida?

Com tantas op√ß√Ķes de seguros de vida, qual o melhor? Essa d√ļvida √© muito comum entre as pessoas que desejam contratar esse produto.

Por√©m, o melhor seguro de vida para voc√™ √© aquele que se enquadra nas suas condi√ß√Ķes financeiras, possui as coberturas ideias para a sua situa√ß√£o, entre outros detalhes pessoais.

Portanto, pesquise e compare as propostas de seguro de vida que as seguradoras oferecem para você e escolha aquela que mais lhe agradar.

Com certeza, você irá encontrar a opção perfeita para o seu o perfil. Então, pesquise e compare antes de escolher.

Seguro de Vida em grupo

Citamos no texto o eguro de vida em grupo, uma op√ß√£o que pode ser contratada por empresas e associa√ß√Ķes.

Diferente do seguro de vida individual que utiliza as características pessoais para saber o valor da apólice e as coberturas, o seguro de vida coletivo possui o preço e as coberturas definidas de forma coletiva.

Se um beneficiário de um seguro coletivo não sentir 100% atendido pela apólice e coberturas, então o ideal é buscar um seguro de vida individual personalizado.

Apólice do Seguro de Vida

A ap√≥lice √© uma grande d√ļvida para muitas pessoas que pretendem contratar um seguro de vida.

Ela √© um contrato que descreve todos os direitos e obriga√ß√Ķes do segurado e da seguradora, ou seja, os valores das indeniza√ß√Ķes, as coberturas, os pre√ßos das mensalidades e outros detalhes do seguro de vida.

Além disso, nesta apólice deve conter o nome do contratante (segurado) e dos beneficiários.

Como solicitar a indenização do seguro de vida?

Para solicitar a indenização do seguro de vida é necessário seguir alguns passos. São eles:

  • Analise a ap√≥lice do seguro de vida para saber todas as informa√ß√Ķes sobre os direitos dos benefici√°rios.
  • Informe sobre o sinistro para a seguradora, ou seja, o evento que envolveu a morte, doen√ßa ou invalidez do segurado.
  • Preencha o formul√°rio de aviso do sinistro da seguradora com todos os dados necess√°rios para receber a indeniza√ß√£o.
  • Entregue os documentos solicitados pela seguradora.
  • Ap√≥s a entrega dos documentos, o prazo para a libera√ß√£o da indeniza√ß√£o ao benefici√°rio √© de 30 dias.

FAQ Seguro de Vida - Perguntas frequentes

ūüíł Quanto √© o valor de um seguro de vida?

O valor de um seguro de vida gira em torno de R$2.000 anual.

ūü§Ē Para que serve o seguro de vida?

O seguro de vida garante uma indenização em caso de morte ou invalidez permanente ocasionados por acidente.

‚ĚĒ O que cobre o seguro de vida?

Um seguro de sa√ļde costuma cobrir casos de morte acidental ou natural, e tamb√©m casos de invalidez provocados por doen√ßas ou acidentes.

Selectra Seguros

Conheça todos os Seguros na Selectra!
Mundo dos seguros de forma simples e feita para você!

Essas s√£o as principais d√ļvidas sobre Seguro de Vida. Gostou de saber mais sobre esse tipo de seguro? Ent√£o confira outros conte√ļdos como esse no nosso site!

Atualizado