Telemedicina | Seguros oferecem atendimento médico online

Confira as vantagens e desvantagens da telemedicina
Confira as vantagens e desvantagens da telemedicina

A pandemia do Coronavírus popularizou o teleatendimento nos últimos meses. Dessa forma, o atendimento médico remoto passou a ser uma ótima opção para quem não quer ou não pode sair de casa. Nesse cenário, os seguros de saúde passaram a investir em telemedicina para continuar atendendo os pacientes com eficiência. Se você ainda tem dúvida sobre esse modelo de consultas médicas, saiba mais sobre a telemedicina a seguir!

O que é telemedicina?

Atendimento médico online

A telemedicina é um serviço de saúde pensado para oferecer atendimento pela internet, seja por aplicativo no celular ou computador, para que as pessoas não precisem sair de casa ou do trabalho para receber orientação médica. Sendo assim, através dessa tecnologia, o paciente tem a opção de agendar um atendimento médico remoto por meio de videochamada ou ligação telefônica com um médico disponibilizado pelo seguro saúde, plano de saúde, clínica ou hospital.

Entenda a consulta médica online

Geralmente, a consulta médica remota é indicada para um primeiro contato entre médico e paciente. Dessa forma, é possível que o profissional de saúde realize uma espécie de triagem para encaminhar o segurado para um especialista ou, se for necessário, pedir exames ou apenas receitar medicamentos para o paciente.

Os próximos passos depois dessa primeira consulta online vão depender da avaliação médica realizada por vídeo ou chamada. Em muitos planos de saúde ou seguros de saúde, é comum que esse serviço esteja disponível 24 horas por dia e o atendimento seja realizado em português, principalmente para seguro viagem.

Como funciona a telemedicina nos seguros de saúde?

A opção de telemedicina oferecida pelas seguradoras se tornou mais uma opção para os segurados, portanto, é uma alternativa para as pessoas que se sentem confortáveis com atendimento remoto. Desde o início da pandemia, cada vez mais empresas disponibilizam a opção de atendimento médico online.

Esse tipo de serviço é recomendável sempre que a situação de saúde do paciente não seja grave ou em caso de consultas de rotina. Então, se você sentir que está com um problema grave de saúde, o ideal é ir a uma consulta médica presencial o quanto antes.

Atendimento médico remoto

Seguro saúde telemedicina

É importante saber que a telemedicina funciona como uma das formas de utilizar a tecnologia a favor da saúde e do bem-estar dos pacientes, principalmente em situações em que é recomendável não sair de caso ou em caso de necessidades especiais que possam impedir a ida do segurado até o médico.

Alguns seguros de saúde ou planos de saúde que oferecem esse serviço podem contar com equipamentos digitais, como softwares, plataformas, aplicativos e outros recursos para garantir a qualidade do atendimento.

Quanto custa a telemedicina no Brasil?

Os preços dos seguros de saúde que oferecem telemedicina variam de acordo com a seguradora e coberturas contratadas. Então, o ideal é fazer algumas cotações para descobrir qual o preço do seguro saúde de acordo com as suas necessidades.

Existem seguradoras que oferecem a telemedicina como uma opção dentro de um plano de saúde, mas também é possível encontrar essa opção de atendimento no mercado de seguros como um serviço de assinatura saúde.

A Porto Seguro, por exemplo, oferece um plano de saúde de telemedicina que custa a partir de R$19,90 por mês. Nessa modalidade, a Porto Seguro oferece ao segurado um total de quatro atendimentos por telemedicina ao ano. Esse novo produto surgiu por conta da procura dos brasileiros por atendimento médico online durante a pandemia da Covid-19.

Seguro Viagem e Telemedicina

Geralmente, os seguros de viagem oferecem a opção de telemedicina ou atendimento remoto para o turista ser atendido de onde estiver. Outra vantagem é que a modalidade agiliza a etapa inicial da consulta médica e possibilita que os pacientes tirem as primeiras dúvidas antes de um diagnóstico presencial.

Conheça outros seguros e proteja você e a sua família!

Seguro Viagem
Seguro Viagem
Saiba mais!
Seguro de Saúde
Seguro de Vida
Saiba mais!
Seguro Residencial
Seguro Residencial
Saiba mais!

Telemedicina no Brasil

Muitas seguradoras que atuam no Brasil já oferecem o seguro saúde com a opção de telemedicina para atender seus segurados de maneira remota. A Icatu Seguros é mais uma das seguradoras que passou a oferecer esse tipo de serviço por conta da Covid-19. O Seguro Viagem Allianz oferece atendimento por telemedicina e é uma parceria entre Allianz Travel e Hospital Israelita Albert Einstein.

A seguradora francesa AXA e a varejista Pernambucanas criaram recentemente um microsseguro inédito no Brasil que oferece acesso a serviços de saúde com telemedicina. A SulAmérica lançou o Saúde na Tela, um aplicativo que oferece atendimento médico por videochamada para os seus segurados. Com esse serviço, a seguradora disponibiliza médicos, terapeutas e plantonistas de mais de 50 especialidades.

A Bradesco Seguros também lançou a plataforma Saúde Digital, um novo serviço de saúde com foco em consultas médicas a distância. Uma das vantagens do serviço é a opção de atendimento médico 24h por vídeo.

Seguros de saúde com opção de telemedicina Até o momento, verificamos que estão disponíveis no Brasil as opções citadas acima de seguro com telemedicina. Porém, vale destacar que é possível encontrar novidades sobre esse serviço de tempos em tempos. Para mais novidades sobre o setor de seguros fique de olho nas nossas páginas!

Seguro para médicos que atendem online

Além do seguro saúde com serviço de telemedicina para pessoas físicas, existe também o seguro para clínicas e médicas que trabalham com atendimento médico a distância. Essa demanda surgiu para assegurar empresas e médicos em seus diagnósticos dados via telemedicina.

Em caso de falhas, processos e outros problemas, as empresas e profissionais de saúde que oferecem o atendimento por telemedicina podem contar com uma apólice com coberturas de riscos e responsabilidades. Esse seguro cobre despesas com processos por erro médico (E&O) e riscos cibernéticos que podem causar vazamento de dados coletados, por exemplo. A It’sSeg, em parceria com a seguradora HDI Global, criou o primeiro seguro dedicado à cobertura de riscos para empresas que atuam com telemedicina no mercado brasileiro.

A cobertura do CRM do médico pode ser contratada através de uma apólice específica que assegura o número da inscrição no Conselho Regional de Medicina. Saiba mais sobre Seguro de Responsabilidade Civil!

Qual o melhor Seguro Saúde com telemedicina?

Entre tantas opções de seguro saúde com telemedicina no mercado, como escolher a melhor opção? Nossa dica para encontrar o melhor serviço de atendimento médico online é a realização de cotações para verificar as coberturas, benefícios e valores de cada seguradora. Além de consultar as opiniões de outros pacientes sobre o serviço.

Telemedicina é confiável? Podemos considerar que um seguro que oferece atendimento com foco em telemedicina é confiável, assim como a modalidade, já que é uma prática médica regulamentada pelo Conselho Federal de Médica pela Resolução CFM 1.643/2002. Em março de 2020, o conselho autorizou a modalidade médica remota para realizar teleorientação, telemonitoramento e teleinterconsulta. Além disso, o Ministério da Saúde publicou a Portaria 467, que determina os termos da telemedicina e alertando a importância de um atendimento direto, íntegro, seguro e sigiloso entre médico e paciente. Portanto, se os órgãos competentes autorizam e determinam as regras para a prática da telemedicina no Brasil, podemos considerar que esse serviço é confiável e seguro.

Vale a pena usar a telemedicina?

Acreditamos que vale a pena usar o serviço de telemedicina disponibilizado por seguros e planos de saúde, já que é uma opção acessível e confiável para consultas de rotina ou primeiro atendimento. Além disso, esse modelo evita contato físico e aglomerações em tempos de pandemia.

FAQ Seguro Saúde Telemedicina - Perguntas frequentes

💻 O que é telemedicina?

A telemedicina é uma modalidade de atendimento médico na qual o paciente e o médico conversam remotamente. Ou seja, trata-se de uma consulta médica à distância que, geralmente, acontece por videochamada ou telefone. Cada vez mais seguro e planos de saúde investem em plataformas para oferecer consultas médicas online.

🩺 Quais seguros de saúde têm telemedicina?

Algumas das seguradoras que oferecem seguro de saúde ou plano de saúde com a opção de telemedicina ou atendimento médico online são: Icatu Seguros, Allianz Seguros, Porto Seguro, AXA, SulAmérica e Bradesco Seguros. Saiba mais sobre as seguradoras!

👍 A telemedicina no Brasil é confiável?

Podemos dizer que a telemedicina no Brasil é confiável porque trata-se de uma modalidade de atendimento médico que está regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina pela Resolução CFM 1.643/2002. O atendimento médico online é uma excelente opção para consultas simples e de rotina. Sendo assim, é importante considerar que em caso de problemas de saúde graves é recomendável marcar uma consulta médica presencial.

Selectra Seguros

Conheça todos os Seguros na Selectra!
Tudo sobre seguros de forma simples e feita para você!

Agora que você já sabe mais sobre seguro de viagem, aproveite para pesquisar as opções do mercado e fazer uma cotação para escolher o melhor seguro para viajar!

Atualizado