Saiba a diferença entre seguro saúde e plano de saúde

Seguro Saúde vs. Plano de Saúde
Entenda a diferença entre Seguro Saúde e Plano de Saúde

Ao pesquisar sobre serviços de saúde, você já deve ter se perguntado qual é a diferença entre Plano de Saúde e Seguro de Saúde? Essa é uma dúvida bastante comum. Por isso, neste texto vamos explicar as principais diferenças entre os dois serviços. Saiba mais a seguir!


Seguro Saúde vs. Plano de Saúde

O Seguro Saúde e o Plano de Saúde possuem várias semelhanças. Por exemplo, ambos são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), garantem assistência médica e hospitalar e podem cobrir de consultas de rotina a internações.

O que é Plano de Saúde?

A diferença, no entanto, é que no Plano de Saúde a rede referenciada ou credenciada é “fechada”. Na prática, isso significa que o segurado não tem a possibilidade de escolher quando está procurando atendimento, ele tem que em locais definidos pela operadadora ou seguradora. Ou seja, em muitos casos não é possível escolher o hospital ou o profissional de sua confiança.

O que é Seguro de Saúde?

Já o Seguro Saúde oferece mais liberdade ao segurado. Isso porque ele pode acionar médicos e clínicas pré-estabelecidas. Dessa forma, existe a possibilidade do cliente assumir as despesas e depois solicitar reembolso, que pode ser integral ou parcial, a depender do contrato.

Dessa forma, podemos considerar que cada um tem a suas vantagens. O lado bom do Plano de Saúde é o custo zero no momento do atendimento, enquanto no caso do Seguro Saúde é a liberdade de escolha de onde e por quem o segurado quer ser atendido.

Seguro Saúde x Plano de Saúde | Conheça as melhores coberturas

As coberturas dos planos e seguros de saúde variam muito de empresa para empresa. Então, é importante contratar um serviço adequado para o seu perfil. No geral, ao comprar esse tipo de proteção, é necessário considerar fatores como idade, prática de esportes radicais, ambiente e tipo de trabalho, histórico de saúde e alguns outros detalhes.

Por isso, o melhor Plano ou Seguro, nesse sentido, varia de acordo com o perfil do segurado e dos dependentes que podem ser incluídos como beneficiários.

O que cobre o Plano de Saúde e o Seguro de Saúde?

As coberturas na área da saúde podem variar muito, já que existem planos muito básicos e outros que podem ser chamados de premium. Geralmente, as coberturas que você poderá encontrar ou até incluir no seu pacote são: acupuntura, atendimento ambulatorial e hospitalar com obstetrícia, cirurgias de miopia e astigmatismo, fisioterapia, próteses e órteses, quimioterapia, transplantes (rim, medula, córnea, coração e pâncreas) e tratamento de transtornos mentais.

Contratar Plano ou Seguro de Saúde

Planos de Saúde e Seguro Saúde | Preços

Se você chegou até aqui, provavelmente quer saber: quanto custa um Plano de Saúde? E o Seguro de Saúde? É difícil definir um valor para esses serviços, já que os preços variam de acordo com a cobertura contratada e o perfil do segurado, envolvendo questões como idade, estilo de vida e histórico de doenças.

Para encontrar um seguro com bom custo-benefício, a dica é pesquisar entre as diferentes empresas do mercado e solicitar cotações. Ao pesquisar um seguro ou plano de saúde, é importante verificar a possibilidade de ter benefícios extras. Isso porque, em alguns casos, existem algumas facilidades que você pode ter acesso, como o atendimento psicológico online, orientação médica por telefone 24 horas e descontos em remédios.

  • Modalidades dos planos e seguros de saúde
  • Individual: produto personalizado para um único indivíduo, geralmente é mais caro quando comparado aos planos para mais pessoas.
  • Familiar: pode ser contratado para familiares como pai, mãe e filhos.
  • Coletiva: para grupos de pessoas, como associações, cooperativas e sindicatos.
  • Empresarial: atende funcionários e colaboradores de uma empresa.

Plano e Seguro Saúde | Como contratar?

Antes de contratar uma proteção para a saúde, existem alguns detalhes sobre os quais você deve ficar atento. A seguir vamos explicar melhor esses pontos que farão muita diferença no momento de fechar um plano ou seguro de saúde. Confira!

  1. Reputação da empresa: antes de contratar, pesquise em sites como o Reclame Aqui, Avaliações do Google, fóruns de discussão e na ANS e na Susep, que são as entidades agências reguladoras do setor.
  2. Período de carência: veja se existe um período de tempo no qual você não pode ser atendido ou ressarcido em caso sinistro.
  3. Cobertura e assistência: informa-se sobre todas as coberturas e serviços adicionais disponíveis antes de contratar o plano de saúde.

Esperamos que você tenha gostado de saber as diferenças entre Plano de Saúde e Seguro de Saúde. Aproveite para conhecer as principais seguradoras do mercado no nosso site e fazer uma cotação!

Selectra Seguros

Conheça todos os Seguros na Selectra!
Tudo sobre seguros de forma simples e feita para você!

Agora que você já sabe mais sobre seguro de viagem, aproveite para pesquisar as opções do mercado e fazer uma cotação para escolher o melhor seguro para viajar!

Atualizado