Documentações para tomar a vacina contra o Covid-19

Documentos vacina coronavírus
Documentos para tomar a vacina contra o Covid-19

A vacinação contra a Covid-19 no Brasil começou na segunda-feira, 18 de janeiro, de acordo com o comunicado feito pelo Ministério da Saúde. As duas vacinas aplicadas no país são a Coronavac e a vacina de Oxford (AstraZeneca). Ambas têm que ser administradas em duas doses e todos os estados vão receber a sua cota de doses. Confira aqui quais são os documentos que você precisa levar quando for tomar a sua vacina.



Vacinação contra a Covid-19 no Brasil

A vacinação contra a Covid-19 teve início na segunda-feira, 18 de janeiro, em todo o Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial de 8 milhões de doses no país, sendo seis milhões da Coronavac (que será usada imediatamente) e mais dois milhões da vacina de Oxford, a AstraZeneca. Muitas pessoas têm dúvidas a respeito dos documentos que precisam levar no momento de tomar a vacina. Vamos esclarecer tudo por aqui!

Em primeiro lugar, o Ministério da Saúde já afirmou que todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário desta primeira etapa da vacinação serão vacinadas, mesmo se não estiverem portando seus documentos.

Apenas no intuito de realizar o controle da vacinação, o governo está orientando as pessoas a apresentarem o CPF ou cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde) na hora de tomar a vacina. Desta forma, será mais fácil registrar os dados de todos que estiverem sendo vacinados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações.

Quem estiver sem nenhum documento tem que comprovar de alguma forma que faz parte de um dos grupos prioritários desta primeira etapa de vacinação:

Grupos Prioritários 💉 Vacinação Coronavírus
✔️ Profissionais da saúde
✔️ Pessoas com 60 anos de idade
✔️ Pessoas mais institucionalizadas
✔️ Indígenas que vivem em terras indígenas
✔️ Pessoas com deficiência institucionalizadas

O Ministério da Saúde também está aconselhando a população a utilizar o aplicativo Conecte SUS, que gera o cartão virtual e pode substituir o cartão do SUS no momento da vacina. Com o aplicativo, é possível verificar qual foi o tipo de vacina que você tomou, o lote de fabricação da mesma e a data em que foi administrada.

Conheça os países que criaram um seguro para turistas em caso de coronavírus 🧾
Seguro Saúde Coronavírus

Documentos necessários para a vacina contra a Covid-19 no Brasil

Documentos vacina Covid-19

Quando você for tomar a sua vacina contra o Coronavírus, basta apresentar o seu CPF ou o Cartão Nacional de Saúde (CNS), que pode ser na versão impressa ou digital, através do aplicativo Conecte SUS. Mas, fique tranquilo porque você será vacinado mesmo que esteja sem seus documentos. É só informar o seu CPF.

Caso você não tenha o Cartão Nacional de Saúde e deseje emiti-lo, basta dirigir-se pessoalmente a uma das unidades de Saúde do SUS da sua cidade ou à Secretaria de Saúde do seu município. Para retirar o cartão, que fica pronto na hora, você vai precisar apresentar os seguintes documentos:

  1. RG
  2. CPF
  3. Certidão de nascimento ou de casamento
  4. Comprovante de residência

É importante ressaltar que ninguém vai deixar de ser vacinado por estar sem o cartão do SUS!

Aplicativo Conecte SUS

O aplicativo Conecte SUS é o app oficial do Ministério da Saúde, que facilita a comunicação entre o Sistema Único de Saúde e a população. Através do cadastro no app, você pode emitir a segunda via do seu cartão do SUS e a versão digital pode substituir o cartão impresso no dia da vacinação.

Com a plataforma, você terá acesso ao seu número de cadastro no SUS e a informações como qual das duas vacinas foi aplicada em você. Desta forma, evita receber vacinas de laboratórios distintos. Além disso, o aplicativo Conecte SUS também informa qual será a data da administração da sua segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Para fazer o cadastro no aplicativo, que é gratuito, siga as instruções abaixo:

Aplicativo Conect SUS
  1. Entre na loja de aplicativos do seu celular (Google Play Store ou App Store) e instale gratuitamente o aplicativo Conecte SUS
  2. Abra o app e realize o seu cadastro informando o número do seu CPF
  3. Em seguida, confirme os seus dados: nome da mãe, mês de seu nascimento
  4. Um código de segurança será enviado para você via SMS ou e-mail (você que escolher por onde prefere receber
  5. Insira o código de segurança
  6. Em seguida, crie sua senha
  7. Informe seu e-mail
  8. E pronto! O seu cadastro está feito e agora você já pode acompanhar todas as informações relativas à imunização contra a Covid-19

 

 

Conheça o Passaporte Digital | Como tirar o Travel Pass ✈️
Travel Pass

Como visualizar o meu cartão digital do SUS pelo app Conect SUS?

Para gerar o seu Cartão do SUS digital, é muito simples! Depois de já ter instalado o aplicativo Conecte SUS e feito o seu cadastro, basta abrir o app e, na página inicial, clicar no botão laranja que fica no canto inferior do lado direito da tela.

Imediatamente vai aparecer na tela do seu smartphone a imagem do seu cartão do SUS digital, com o seu nome completo e o seu número de registro. Para gerar o QR Code, também é muito simples. Você vai visualizar, ao lado do cartão digital, a imagem do QR Code.

Clique na imagem e o QR Code vai aparecer automaticamente na sua tela. No dia da vacina contra o Coronavírus, é possível apresentar este QR Code, em substituição ao cartão impresso. Dessa forma, será mais fácil registrar seus dados no sistema do governo federal. Mas, lembramos que não é necessário fazer o cadastro no Conecte SUS para se vacinar contra a Covid-19.

Atualizado