Cartão SUS Digital | Como solicitar pela internet

Saiba como obter cartão do SUS pela internet
Saiba como obter cartão do SUS pela internet

Está interessado em solicitar o seu cartão do SUS online? Conheça as vantagens do serviço e saiba como obter o cartão do SUS digital pelo site ou aplicativo. Confira!

Cartão SUS Digital

Cartão SUS Digital

O Ministério da Saúde oferece aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a opção de utilizar o cartão digital do SUS, que substitui completamente o cartão físico do SUS.

O serviço está disponível para a população desde 2015, mas, com o interesse pela campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, muitas pessoas começaram a buscar como fazer o cartão digital do SUS.

Para que serve o cartão SUS?

O cartão SUS, seja o digital ou o físico, é uma identidade do cidadão no Sistema Único de Saúde. Além de possibilitar a identificação do usuário, o aplicativo ainda oferece uma série de funcionalidades relacionadas ao acompanhamento da saúde do cidadão.

A seguir você vai poder se informar sobre tudo que precisa saber para aproveitar as facilidades do aplicativo do cartão SUS digital e também da versão para computador.

Funcionalidades do Cartão SUS Digital

Cartão SUS no aplicativo Conecte SUS

O cartão nacional de saúde, também conhecido como cartão do SUS, possibilita que os brasileiros tenham acesso aos serviços de saúde oferecidos pelo SUS.

Para começar a usar o seu cartão, o primeiro passo é fazer um cadastro no site do Governo Federal. Depois do cadastro, o cidadão passa a ter o número nacional de identificação. Saiba mais a seguir!

Como emitir o seu Cartão SUS Digital?

Comm o número nacional de identificação em mãos, o processo de emissão do cartão SUS é realizado com alguns passos simples. O primeiro a ser feito é acessar o site do Conecte SUS.

Caso o usuário já queira começar a usar o aplicativo para entender melhor as funcionalidades, também é possível fazer o pré-cadastro no aplicativo do Conecte SUS.

Para fazer o cadastro, basta inserir o seu CPF, nome completo e cadastrar uma senha. Será necessário fazer a validação de alguns dados para que a conta seja confirmada.

O aplicativo, assim como outros serviços digitais do governo federal, faz a autenticação dos dados por meio de um sistema do Ministério da Economia.

Como consultar o cartão SUS ou o número do cartão na internet?

Um dos diferenciais que estão associados às funcionalidades do cartão SUS digital é a possibilidade de acessar o seu cartão de forma prática no celular ou computador. Basta baixar o aplicativo Conecte SUS, entrar na conta e acessar o número do cartão de saúde clicando no ícone do cartão.

Esse número, conforme comentamos anteriormente, é o número de identificação nacional que permite que os brasileiros tenham acesso aos serviços de saúde que o Sistema Único de Saúde oferece. Um desses serviços, por exemplo, é a vacinação contra a Covid-19.

Quais são as principais funcionalidades do Cartão SUS Digital?

Cartão SUS Online

Atualmente, é possível notar maior interesse da população pelos serviços oferecidos via aplicativo, principalmente quando o assunto é saúde. Isso porque, com o acesso à informação no celular, fica mais fácil acompanhar o histórico de saúde e fazer novos registros.

Com o cartão digital do SUS e o aplicativo do SUS é possível acessar ferramentas digitais como:

  • Controle da aferição de pressão e medição de glicemia: o usuário poderá cadastrar informações dia após dia, tornando muito mais prático visualizar qualquer mudança que aconteça. Esse acompanhamento é essencial para qualquer pessoa que tenha diabetes ou hipertensão. A ferramenta demonstra com gráficos a evolução de taxas de glicemia e oscilações de pressão;
  • Controle de informações e acompanhamento de resultados: é possível cadastrar e indicar a existência de algum tipo de alergia, comentar se faz uso contínuo de medicamentos, cadastrar contatos de emergência, entre outras informações;
  • Agendar consultas no SUS: fazer o agendamento de consultas diretamente no aplicativo e manter as próximas visitas ao médico cadastradas no calendário do usuário;
  • Acompanhar fila para transplante no SUS: o aplicativo do SUS digital é associado ao Sistema Nacional de Transplantes, o que possibilita o acompanhamento da fila da doação de órgãos.

Atualizações do sistema digital do SUS

Essas são algumas das funcionalidades do app que facilitam dia a dia do cidadão. Mas, vale lembrar, que o app é constantemente atualizado, o que garante que ele siga ganhando novas funções.

A atualização mais recente, por exemplo, foi a opção de buscar serviços de saúde com o auxílio de mapas e também o alerta de consultas marcadas no SUS.

Algumas implementações esperadas para um futuro próximo são relacionadas com sistemas como o Sistema de Cadastro dos Usuários do SUS (CadSUS Web), Portal do Cidadão, Sistema de Monitoramento do Câncer (SISCAN), entre outros.

Saiba como usar e baixar o aplicativo Conecte SUS
Tenho interesse

É necessário estar com o cartão do SUS para ser atendido?

Caso um dia você esteja em uma situação de urgência ou emergência e não estiver com o seu Cartão SUS digital ou físico, o atendimento por parte dos profissionais da saúde continua sendo obrigatório. Basta ter o CPF e informar a data de nascimento.

Caso você tenha interesse em emitir o cartão do SUS físico, basta se dirigir a uma das unidades de saúde pública que prestam atendimento para fazer todos os passos do cadastro, ainda que não tenha feito o pré-cadastro que comentamos anteriormente, que dá acesso ao Cartão SUS Digital.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre saúde na Selectra!
Informações e dicas sobre seguros e planos de saúde de um jeito simples para você!

Aproveite para ler outros artigos e fique por dentro das novidades de Saúde.

Atualizado