Seguro Saúde | Quanto custa? Qual o melhor seguro saúde?

Seguro Saúde vale a pena? Confira as vantagens!
Seguro Saúde vale a pena? Confira as vantagens!

Saiba como funciona o seguro saúde e garanta atendimento médico para você e sua família em qualquer situação.


Seguro Saúde

Primeiramente, você precisa saber o que é seguro saúde para confirmar se esse produto é o ideal para as suas necessidades. Por isso, a seguir vamos tirar todas as dúvidas sobre esse serviço e explicar porque vale a pena.

O que é Seguro Saúde?

O Seguro Saúde é um produto oferecido por seguradoras que permite aos segurados a possibilidade de escolher os médicos, hospitais e laboratórios da sua preferência. Sendo assim, o segurado não é obrigado a escolher um médico da guia indicada pelas seguradoras de saúde — tendo mais liberdade de escolha.

Como funciona Seguro Saúde?

Seguro Saúde

O seguro saúde funciona da seguinte forma: o segurado realiza a consulta ou procedimento médico onde quiser e depois solicita o reembolso dos gastos.

Dependendo da seguradora, os reembolsos podem ser parciais ou integrais. Em alguns casos, não é necessário o pagamento direto ao prestador de serviço de saúde ou reembolso pode ser maior que o valor do serviço.

Portanto, confira esses detalhes antes de realizar as consultas e procedimentos médicos para não ter nenhum problema no futuro.

O seguro saúde funciona como um pagamento mensal chamado de “prêmio”. O valor desse “prêmio” varia de acordo com os riscos de custos futuros, assim como todo seguro.

Seguro Saúde para viajar na pandemia

Preocupados com o sistema de saúde e interessados em continuar recebendo turistas, alguns países estão criando estratégias como seguros de saúde personalizados para evitar problemas relacionados à pandemia. Outros países mudaram as exigências para receber estrangeiros e já pedem seguro de saúde para liberar a circulação de turistas. Alguns destinos também podem pedir resultados de testes do Covid-19.

Atualmente, mais de 40 países exigem que os visitantes contratem um seguro de saúde obrigatório. O serviço deve oferecer coberturas de saúde para todo o período da viagem. Alguns dos serviços disponíveis no mercado têm coberturas para testes de Coronavírus, além de consultas médicas, exames, hospitalização, transporte e hospedagem do segurado. Saiba tudo sobre seguros de saúde a seguir!

Como contratar Seguro Saúde?

Para contratar um seguro é preciso realizar algumas ações para encontrar o melhor produto para você.

Portanto, para te ajudar a contratar um seguro saúde, siga nossas dicas:

  • Seguro saúde contratar
  • Faça pesquisas: a melhor forma de encontrar um seguro saúde perfeito é através de pesquisas.
  • Faça orçamentos: nas melhores oportunidades que encontrar para ter uma noção dos preços do mercado.
  • Não minta na contratação: não omita o seu histórico de saúde para não ter problemas com reembolso de cirurgias e procedimentos médicos complexos.
  • Não fuja do valor que pode pagar: faça as contas e encontre o seguro que oferece mais possibilidades de reembolsos parciais.
Seguro Saúde Preço

Preço do Seguro Saúde

Como explicamos como funciona o seguro, esse produto deve ser pago do bolso do segurado para receber o reembolso.

Por exemplo, se um segurado gastar R$400,00 em uma consulta médica e o seguro saúde reembolsar R$150,00, então a diferença será paga pelo contratante.

Não é possível saber ao certo quanto você irá gastar com as despesas médicas e quanto o seguro saúde irá reembolsar. Neste caso, seja cauteloso e procure preços mais baixos para não ser surpreendido no pagamento das contas.

Quais as coberturas do Seguro Saúde?

Cada seguradora oferece coberturas diferenciadas, então analise quais as melhores opções para o seu caso. Geralmente, as coberturas do Seguro Saúde oferecem atendimentos em ambulatórios, em hospitais e obstétricas.

Algumas seguradoras também disponibilizam assistência odontológica, entre outras coberturas. Entenda melhor quais são:

  • Hospitalização: operações e internamentos.
  • Assistência ambulatorial: consultas, exames e análises.
  • Estomatologia: consultas e tratamentos dentários.
  • Partos: partos natural e cesariana.
  • 2ª opinião: um especialista no exterior analisa o caso do paciente.
  • Cobertura internacional: atendimento e procedimento médico em hospitais internacionais.

Essas são algumas coberturas básicas e completas do seguro de saúde. Faça um estudo e escolha aquelas que forem adequadas para o seu caso.

Contratar Seguro Saúde

Por que contratar um Seguro Saúde?

Se você ainda não se convenceu que a contratação de um seguro saúde é uma ótima alternativa para cuidar da sua qualidade de vida, então saiba as vantagens que esse produto pode oferecer.

Seguro Saúde | Custo-benefício

Comparado aos planos de saúde que precisam ser pagos mensalmente, mesmo sem utilizar os serviços médicos, o seguro saúde oferece maior custo-benefício.

Isso porque você só paga quando utiliza os serviços médicos e ganha reembolso parcial ou integral em cada caso.

Para família grande, o seguro saúde sai ainda mais vantajoso que contratar um plano de saúde para cada membro.

Afinal, ao contratar um seguro saúde para família você só irá pagar quando realmente utilizar os serviços.

Seguro Saúde | Facilidade de utilização

Muitas pessoas reclamam que até mesmo no convênio médico é preciso esperar longas datas para realizar uma consulta ou um tratamento.

Porém, o seguro saúde possibilita que você escolha os médicos e hospitais e, então, eles terão mais facilidade ao atendê-lo já que não são de uma rede credenciada.

Portanto, como a sua escolha médica não tem grandes demandas de consultas como na rede credenciada, o atendimento e procedimento serão mais rápidos.

Seguro Saúde | Atendimento

Quando há a possibilidade de escolha dos profissionais, consultórios, laboratórios e hospitais, as chances de ter um atendimento de qualidade são altas.

Possivelmente, quem escolhe o seguro saúde prefere ser consultado por médicos da família que atendem há um longo tempo.

Geralmente, esses médicos selecionados não estão na rede credenciada, mas com o seguro saúde é possível realizar o atendimento e pedir o reembolso para a seguradora.

Seguro Saúde | Reembolso gastos médicos

Como já citamos, o seguro saúde oferece reembolsos parciais ou integrais dos serviços realizados.

Basta estar ciente das coberturas básicas e complementares, além do valor do prêmio no contrato do seu seguro.

Se o segurado não costuma utilizar os serviços médicos com frequência, então o seguro de saúde é uma ótima opção.

Seguro Saúde | Personalização do serviço

As seguradoras oferecem mais flexibilidade na hora de discutir as cláusulas do serviço. Portanto, utilize essa vantagem para negociar e customizar o seu contrato de acordo com as suas necessidades. Saiba também a diferença entre seguro saúde e plano de saúde.

Seguro Saúde Viagem

Existem coberturas específicas para seguro saúde em viagens nacionais e internacionais. Dessa forma, o segurado é aconselhado a utilizar o médico se for necessário durante a viagem e depois entregar os comprovantes dos gastos médicos para serem reembolsados.

Mesmo em viagens no exterior o reembolso é garantido no retorno do segurado ao Brasil. Porém, por se tratar de uma cobertura especial, verifique no momento da contratação se é possível incluir no seu contrato — caso você deseja utilizar serviços médicos fora do país. Saiba mais sobre como funciona o seguro viagem!

Seguro Saúde Familiar

Seguro Saúde individual ou coletivo?

O seguro saúde individual é aquele contratado por uma pessoa física para assegurar o tratamento de saúde de um indivíduo.

Já o seguro saúde coletivo, também conhecido como Seguro Saúde Coletivo por Adesão, é destinado para você e sua família, ou seja, inclui mais de uma pessoa.

Diferença entre Plano de Saúde e Seguro Saúde

Para não ficar nenhuma dúvida (de uma vez por todas), vamos explicar a diferença entre Plano de Saúde e Seguro Saúde. Veja:

  • Seguro Saúde ou Plano de Saúde?
  • Plano de Saúde: oferece uma rede credenciada de médicos, clínicas e hospitais para serem utilizados pelos segurados. Confira algumas opções de planos de saúde.
  • Seguro Saúde: o segurado escolhe onde deseja realizar a consulta ou procedimento médico, paga o valor do seu bolso e depois é reembolsado. Aproveite para ler sobre telemedicina no seguro saúde.

Seguro Saúde ou Seguro de Vida?

O Seguro Saúde e o Seguro Vida também podem ser confundidos por algumas pessoas, então nós iremos explicar a diferença entre eles. Confira:

  • Seguro Saúde ou Seguro de Vida?
  • Seguro Saúde: o segurado utiliza os serviços médicos da sua preferência e solicita o reembolso das despesas.
  • Seguro de Vida: em caso de morte, doenças grandes ou invalidez, os beneficiários ou o segurado recebe uma quantia de dinheiro definida na contratação do seguro.

Leia também: Too Seguros e Avus vão oferecer benefícios de saúde no seguro consignado

FAQ Seguro Saúde - Perguntas frequentes

Como funciona um plano de saúde individual?

O plano de saúde individual é uma boa opção se você busca um seguro de saúde só para você e não pensa em adicionar familiares ou dependentes. Ao contratar o plano de saúde individual você é o único titular e tem direito a usar todos os serviços e cobertuas oferecidas pelo seu plano de saúde.

Como funciona o plano de saúde familiar?

Ideal para família, o plano de saúde familiar permite a contratação para grupos, tanto para que pessoa física (CPF) ou pessoa jurídica (CNPJ). No plano de saúde familiar é possível incluir dependentes para que todos os membros da família sejam incluídos em um mesmo contrato. O titular do plano deve escolher quem faz parte do plano para que as pessoas de uma mesma família tenham os mesmo direitos dentro do plano de saúde.

Quando devo contratar um plano de saúde?

Segundo pesquisas, os planos de saúde são contratados, normalmente, por usuários que têm idade entre 35 e 39 anos.

Quanto custa um seguro de saúde no Brasil?

O valor de um seguro saúde varia de acordo com vários fatores, como cobertura e faixa etária. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar, o preço médio é de R$ 600,00.

Quanto custa seguro de viagem internacional?

Assim como um seguro saúde, a cobertura para viagens pode variar segundo destino e cobertura. O preço médio de um seguro internacional é de R$12,00 por dia.

Selectra Seguros

Conheça todos os Seguros na Selectra!
Mundo dos seguros de forma simples e feita para você!

Esperamos que você não tenha mais dúvidas sobre o Seguro Saúde. Se quiser aprender mais sobre o mundo dos seguros, então acesse outros artigos do nosso site!

Atualizado