Seguro Rural | Como funciona? Como contratar?

Seguro rural
Tudo sobre seguro rural

Se você está procurando um seguro rural no mercado brasileiro, certamente têm muitas dúvidas! Por isso, nós preparamos um artigo com todas as informações que você precisa para escolher o melhor seguro agrícola para a sua fazenda, lavoura ou maquinário agrícola. Vamos explicar o que é, quanto custa, quando e porque contratar um seguro para o agronegócio. Confira a seguir!

Crescimento no mercado de seguro rural em 2020

O aumento dos subsídios do governo federal impulsionou a contratação de seguro rural no Brasil. Entre janeiro e julho de 2020, as vendas desse tipo de proteção aumentaram 24,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As principais modalidades de seguro contratadas por produtores rurais até agora são: seguro agrícola, seguro de vida para produtor rural, seguro de animais e seguro de penhor rural.

Seguro Paramétrico: novidade para os produtores rurais

O seguro paramétrico, que também é conhecido como seguro de índice, é contratado a partir de parâmetros de eventos climáticos definidos previamente. Ou seja, esse tipo de seguro rural pode proteger o produtor em casos de prejuízos causados por seca, excesso de chuva ou geada, por exemplo. Sendo assim, o sinistro pode ser acionado quando os índices ultrapassam as medidas da apólice que foram acordadas entre a seguradora e o agricultor.

Subvenção para seguro paramétrico

Na última semana de setembro de 2020, o Diário Oficial da União publicou a decisão do Comitê Gestor Interministerial do Seguro Rural de aprovar a resolução nº 79, que oficializa que a subvenção do governo será de 20% para a contratação do seguro paramétrico. Dessa forma, os produtores rurais brasileiros poderão contar com esse incentivo para comprar um seguro personalizado e preciso para proteger a atividade rural na próxima safra. Saiba mais a seguir!

O que é Seguro Rural?

Primeiramente, vamos explicar o que é o seguro rural. Resumidamente, trata-se de uma modalidade que permite que o produtor rural esteja protegido em caso de perdas decorrentes, principalmente, de fatores climáticos inesperados. Contudo, vale lembrar, que o seguro para o produtor rural pode envolver muito mais coisas.

Sendo assim, esse tipo de seguro também pode cobrir a atividade pecuária. Além do patrimônio, seguro de vida do produtor rural e também o crédito para comercialização dos produtos agrícolas.

A grande vantagem do seguro rural é que ele garante que a seguradora indenize o segurado. Claro, isso vale sempre que determinado evento de acidente ou prejuízo material esteja incluso na apólice, ou seja, no contrato do seguro rural.

seguro rural

Seguro agrícola: seguradoras habilitadas para o agronegócio

No Brasil, existe desde 2003 o Programa de Subvenção Econômica ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), que nada mais é que o pagamento pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de parte da apólice. Em caso de sinistro, no entanto, a indenização é de responsabilidade da seguradora contratada.

As modalidades cobertas pelo PSR são: agrícola, pecuária, aquícola e florestal. Sendo assim, o produtor rural interessado em aproveitar esse benefício, deve contratar a apólice de uma das seguradoras habilitadas pelo PSR, cuja a rede credenciada é composta por seguradoras como Allianz, Mapfre e Porto Seguro. A lista pode ser acessada no site do Ministério da Agricultura, clique aqui.

Vale lembrar que para pequenas propriedades rurais nacionais também existe o seguroProagro, outro programa do Governo Federal.

Quanto custa o seguro rural no Brasil?

No caso do seguro rural, a seguradora habilitada precifica o risco do negócio. Não existe muito segredo nesta etapa: quanto maior o risco, maior o valor a ser pago. No entanto, isso também pode depender da negociação. Nesse sentido, as cooperativas rurais e revendas podem ter certa vantagem, já que pode ocorrer redução do preço do seguro e até uma maior aderência na cobertura através desses intermediários.

No entanto, o valor do seguro rural varia bastante, pois considera fatores como cultura, região, tamanho da propriedade e produtividade. Uma opção interessante é simular o preço do seguro rural neste guia do Ministério da Agricultura, veja aqui.

seguro rural

Tipos de seguro rural

No Brasil, são oito as modalidades de seguro rural com incentivo do Governo, sendo a mais comum o Seguro Agrícola. Abaixo segue o que contempla cada modalidade, com base em informações da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

  • Seguro Agrícola: contra perdas decorrentes principalmente de fenômenos meteorológicos. Cobre basicamente a vida da planta, desde sua emergência até a colheita, além de incêndio, raio, tromba d’água, ventos fortes, granizo e seca.
  • Seguro Pecuário: cobre os danos diretos ou indiretos ao animal destinado ao consumo e produção, englobando as fases de cria, recria e engorda, bem como aos animais de trabalho destinados à sela e transporte no manejo da fazenda.
  • Seguro Aquícola: garante a indenização por morte e/ou outros riscos inerentes a animais aquáticos (peixes, crustáceos etc.) em consequência de acidentes e doenças.
  • Seguro de Benfeitorias e Produtos Agropecuários: cobre perdas e/ou danos causados aos bens, diretamente relacionados às atividades agrícola, pecuária, aquícola ou florestal.
  • Seguro de Penhor Rural: perdas e/ou danos causados aos bens, diretamente relacionados às atividades agrícola, pecuária, aquícola ou florestal, que tenham sido oferecidos em garantia de operações de crédito rural.
  • Seguro de Florestas: garante pagamento de indenização pelos prejuízos causados nas florestas seguradas, identificadas e caracterizadas na apólice.
  • Seguro de Vida: terá sua vigência limitada ao período de financiamento, sendo que o beneficiário será o agente financiador.
  • Seguro de Cédula do Produto Rural (CPR): garante ao segurado o pagamento de indenização, na hipótese de comprovada falta de cumprimento de obrigação por parte do tomador. Obs.: essa modalidade ainda não é comercializada no Brasil.

Como contratar um seguro rural?

Para contratar um seguro rural e tentar o subsídio do governo, o produtor deve seguir o seguinte passo a passo.

  1. Formalizar a proposta de seguro agrícola em uma das seguradoras habilitadas pelo programa. Geralmente, os documentos pedidos pela seguradora são carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.
  2. Posteriormente, a seguradora envia a proposta ao Ministério da Agricultura.
  3. A proposta será avaliada, a depender de critérios como o limite financeiro disponível para o produtor, limite financeiro disponível para a cultura e regularidade do produtor no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin).
  4. Caso a proposta seja aprovada, o Ministério da Agricultura realiza o pagamento de percentual do prêmio do seguro (correspondente ao Governo) diretamente para a seguradora.

FAQ Seguro Rural - Perguntas frequentes

🤔 O que é seguro rural?

O seguro rural ou seguro agrícola é uma modalidade de seguro que garante que o produtor rural seja indenizado em caso de perda da produção agropecuária. Dependendo do contrato, também é possível que o seguro ofereça cobertura para outros prejuízos.

🌱 Quais são os tipos de seguro rural?

Os principais tipos de seguro rural no Brasil são: seguro agrícola, seguro pecuário, seguro aquícola, seguro de benfeitorias e produtos agropecuários, seguro de penhor rural, seguro florestal e seguro de vida rural.

Selectra Seguros

Conheça todas as empresas de Seguros na Selectra!
Informações e dicas sobre o mercado de seguros de um jeito simples para você!

Agora que você já conhece o seguro rural, aproveite para pesquisar outras opções do mercado e fazer uma cotação para escolher o melhor seguro para a sua propriedade rural!

Atualizado