Seguro de Responsabilidade Civil | O que é? Como contratar?

Seguro de Responsabilidade Civil
Saiba tudo sobre o Seguro de Responsabilidade Civil

Você já ouviu falar em Seguro de Responsabilidade ou em Seguro de Responsabilidade Civil? Esse tipo de seguro, que é conhecido por ambos nomes, garante ao beneficiário uma indenização por danos corporais e materiais, não intencionais, causados a terceiros. Saiba mais a seguir!

Uma das premissas da responsabilidade civil, como sabemos, é não prejudicar outro indivíduo. E, por lei, muitas vezes somos obrigados a reparar danos materiais e lesões causadas a outras pessoas em diversas situações. É aí que entra em cena o Seguro de Responsabilidade Civil.

seguro de responsabilidade civil

O que é Seguro de Responsabilidade Civil?

Para que você entenda a importância e o que é o Seguro de Responsabilidade Civil, vamos pensar em alguns acidentes possíveis no nosso dia a dia. Ou seja, situações cotidianas que podem acabar em problemas e prejuízos inesperados.

Por exemplo, se o seu cachorro morde um vizinho. Ou se um móvel da sua cozinha cai em cima de uma funcionária, machucando-a gravemente.

Em ambos os casos, o Seguro de Responsabilidade Civil ajudaria dando suporte financeiro e assistência aos envolvidos, tornando mais tranquilas essas situações desagradáveis. Dessa forma, todos os envolvidos são beneficiados.

O que é o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional?

O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional pode ser contratado por profissionais liberai de diversas categorias, como médicos, dentistas, contadores e advogados.

Para médicos e dentistas, por exemplo, ele protege o segurado ou o consultório de reclamações de pacientes sobre diagnósticos, procedimentos e receituários. Nesse caso, também existe a possibilidade de gerar ação judicial de indenização.

As coberturas de responsabilidade civil, entre outras situações decorrentes de eventuais falhas no exercício da profissão, cobrem o pagamento de despesas de indenização, custos de ações judiciais e danos à reputação do segurado.

A verdade é que são muitos os motivos positivos para contratar um seguro de responsabilidade civil profissional. Isso porque ações judiciais demandam tempo e podem prejudicar a imagem do profissional e as indenizações podem ser bem elevadas.

Seguro de Responsabilidade para empresas

seguro de responsabilidade civil

O Seguro de Responsabilidade também é muito útil para empresas. É um investimento recomendável para todas as áraes, sejam atividades industriais, comerciais ou prestação de serviços. Sendo assim, vejamos outros exemplos de situações inesperadas a seguir.

Um incêndio no seu estabelecimento comercial ou um acidente durante uma obra podem causar danos corporais aos clientes ou funcionários. Dessa forma, é sua a responsabilidade, como pessoa física ou jurídica, de arcar com as despesas de qualquer tratamento ou mesmo dano moral.

Conheça as principais coberturas do Seguro de Responsabilidade Civil

As coberturas desse setor são variadas e cada seguradora dá nomes específicos a cada serviço. Contudo, abaixo vamos conhecer alguns dos principais serviços ofertados pelo mercado brasileiro de seguros na categoria responsabilidade civil, tanto para empresas como para pessoas físicas.

  • Danos morais: protege o segurado em caso de danos morais causados a terceiros decorrentes de estragos materiais e/ou pessoais. Também pode ser acionado em caso de prejuízos financeiros.
  • Estabelecimentos comerciais e industriais: danos causados pelo uso e conservação de imóveis utilizados para a realização da atividade da empresa.
  • Acidentes, lesões ou danos causados a empregados: danos corporais sofridos pelos funcionários a serviço da empresa ou durante o percurso do trabalho, tanto na ida como na volta.
  • Empregador: danos causados aos funcionários em consequência de morte e/ou invalidez acidental no exercício da atividade profissional.
  • Produtos: danos acidentais causados a terceiros decorrentes de defeitos ou falhas de produtos fabricados e comercializados.
  • Recall: protege o segurado pelos custos de recall, que são as chamadas para retirar do mercado um produto ou um serviço com problema.

Como funciona o Seguro de Responsabilidade Civil?

Esse tipo de seguro pode ser adquirido tanto individualmente, como também ser comprado como cobertura adicional atrelada a outro seguro. Ou seja, dentro de um pacote mais amplo de um Seguro Auto ou Seguro Residencial, por exemplo.

Em caso de sinistro, a proteção pode ser acionada imediatamente, com o segurado repassando para a seguradora quaisquer reparações de prejuízo causadas a terceiros. Lembrando que o valor máximo a ser custeado vai estar na apólice do seguro. O prêmio, que é o valor a ser pago pelo segurado, depende de dois fatores principais: a cobertura oferecida pela apólice, que é o contrato, e o perfil de risco do segurado.

Saiba o que é importante na hora de solicitar uma cotação

seguro de responsabilidade civil

Atualmente, é bastante fácil solicitar a cotação de um seguro. Então, se você está procurando, é importante conhecer os serviços de diferentes empresas. Confira algumas dicas a seguir:

  1. Ao solicitar a cotação, confira o que está incluso na cobertura básica e confirme se você precisa de algum serviço adicional.
  2. Verifique o preço e as condições do seu seguro. Sendo assim, leia com atenção os detalhes do contrato, verificando se tem carência e confira os valores estipulados para as indenizações.
  3. Analise se o valor da franquia cabe no seu orçamento ou no orçamento da sua empresa.
  4. Faça pesquisas nos sites das seguradoras ou busque um corretor de seguros para te ajudar a buscar uma opção que atende suas necessidades.

FAQ Seguro de Responsabilidade Civil - Perguntas frequentes

🤔 O que é seguro de responsabilidade civil?

O Seguro de Responsabilidade Civil é uma proteção usada para reembolsar o segurado por responsabilidades civis. Ou seja, o seguro se responsabiliza pelas despesas em casos de danos materiais, corporais e morais.

❓ Por que contratar um seguro de responsabilidade?

Contratar um seguro de responsabilidade é importante porque em caso de acidentes ou prejuízos financeiros, você e os envolvidos são indenizados pela seguradora, o que evita despesas extras e inesperadas.

📋 O que cobre o seguro de responsabilidade civil?

As principais coberturas do seguro de responsabilidade civil são relacionadas aos danos materiais, morais ou corporais, não intencionais, causados a outras pessoas em diferentes situações, inclusive no ambiente de trabalho.

🗣 O que é Responsabilidade Civil Facultativa (RCF)?

O seguro de Responsabilidade Civil Facultativa (RCF) serve para indenizar o segurado em casos em que ele se vê obrigado, por decisão judicial ou não, a pagar outras pessoas por danos corporais ou materiais não intencionais.

Selectra Seguros

Saiba tudo sobre as empresas de Seguros na Selectra!
Informações sobre o mercado de seguros de um jeito simples para você!

Agora que você já sabe mais sobre seguro de responsabilidade civil, aproveite para pesquisar as opções do mercado e fazer uma cotação para escolher o melhor seguro de responsabilidade!

Atualizado