Previdência Privada vale a pena? | Saiba como funciona

Previdência Privada
Previdência Privada

Ter um futuro tranquilo financeiramente é um grande sonho da maioria dos brasileiros. Por isso, vamos contar neste artigo porque a previdência privada pode ser uma ótima opção para quem deseja se planejar para o futuro.



Previdência Privada

Previdência Privada

Em primeiro lugar, antes de escolher essa opção, você precisa saber o que é previdência privada.

Esse tipo de seguro é um investimento a longo prazo para ter uma aposentadoria mais tranquila no futuro.

Além disso, o seguro previdência possui coberturas que protegem a renda da família em caso de morte, doença grave ou invalidez do segurado.

Seguro Previdência Privada

Um seguro previdência privada é um produto oferecido pelas seguradoras para complementar ou substituir a pensão da Previdência Social oferecida pelo governo.

Por ser privada, você precisa pagar as mensalidades por um período para receber os benefícios no futuro.

Esse produto de seguridade oferecido pelas seguradoras é gerido como um fundo de investimento.

Desse modo, seu corretor irá te ajudar a saber qual o seu perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado) e te auxiliará escolher entre fundos de renda fixa, multimercado e renda variável.

Você não precisa ser um especialista em assuntos de investimentos, basta contratar previdência privada pelo seguro para receber seu dinheiro no futuro.

O que é seguro de vida e previdência?

O Seguro de Vida e Previdência oferecido por algumas seguradoras é destinado a pessoas que desejam investir agora para receber no futuro.

O investimento pode ser feito em diversos fundos ao mesmo tempo, para que no futuro você possa sacá-lo como uma renda mensal ou total.

Além dos investimentos da previdência, esse seguro conta com coberturas que podem ser contratadas, são elas:

  • Indenização por morte
  • Indenização em caso de invalidez por doença ou acidente
  • Assistência Funeral para o titular do plano ou para a família

Como funciona a previdência privada?

Para não restar mais dúvidas sobre como o seguro previdência, vamos explicar como ele funciona na prática. Os bancos ou seguradoras permitem que você coloque uma quantia de dinheiro para iniciar o rendimento.

O segurado escolhe se deseja fazer contribuições mensais ou apenas suma única vez para fazer o dinheiro render. Além disso, quem quiser adicionar quantias de vez em quando também é possível. Se por algum motivo, você desejar tirar o dinheiro antes do planejado, algumas seguradoras permitem.

Como contratar previdência privada?

Se você está decidido em contratar um seguro de previdência privada e investir seu dinheiro para ter um futuro tranquilo, então precisa pesquisar quais instituições bancárias e seguradoras que oferecem essa opção.

Nossa dica é pesquisar quais as formas de aplicação, possíveis taxas e as melhores opções de retornos.

Depois de escolher onde contratar e qual aplicação investir, então procure saber quais são as formas de resgate do dinheiro aplicado.

Por fim, verifique se cobram taxa de administração e taxa de carregamento. Algumas instituições não cobram essa última taxa, então verifique esse detalhe antes de contratar.

Quanto custa a previdência privada?

Valor Previdência Privada

Esse campo é competitivo e, portanto, tem muitos bancos e seguradoras que cobram valores diferentes pelos seguros.

Você vai encontrar mensalidades baixas por R$ 35 reais, mas também opções mais altas. Afinal, quanto mais dinheiro investir no seguro previdência, melhor será o resgate no futuro.

Lembre-se que investir em um seguro de previdência privada é uma ótima forma de garantir uma boa aposentadoria e garantir tranquilidade financeira para sua família.

Coberturas do seguro previdência

Cada seguradora irá fornecer as opções de coberturas do seguro previdência. Porém, como já citamos, coberturas as mais básicas são por morte, doença grave ou invalidez do segurado.

Também existem coberturas especiais, como pensão por morte ao cônjuge, pensão por morte aos filhos menores, antecipação especial por doença, morte acidental em dobro, entre outras.

Se você procura por coberturas específicas, então pesquise e escolha o seguro previdência ideal para você e sua família.

Previdência privada vale a pena?

Existem várias razões que farão você contratar um seguro de previdência privada. Vamos citar algumas delas:

 Futuro tranquilo

Sem dúvida, essa é a maior vantagem de contratar uma previdência privada. Afinal, você garante sua aposentadoria sem depender de ninguém.

 Realizar projetos

Uma possibilidade de utilizar o dinheiro investido do seguro em um projeto dos sonhos também é uma grande vantagem.

Projetos a longo prazo, como intercâmbio, compra de um carro ou casa, festa de casamento, entre outros, podem ser realizados com o dinheiro resgatado antes.

 Cuidar das pessoas que você ama

As pessoas que você ama podem ser seus beneficiários no seguro previdência para receberem indenização em casos de morte.

Doenças graves ou invalidez do segurado também permite a indenização para o bem-estar financeiro da família.

Qual a melhor previdência privada?

Essa é uma dúvida muito comum entre pessoas que desejam contratar um seguro de previdência privada.

Existem várias opções de previdência privada no mercado, como as mais conhecidas: Porto Seguro Previdência, Bradesco Seguro e Previdência, Seguro Previdência Caixa e SulAmérica seguro de vida e previdência.

Além dessas instituições, também é possível encontrar outras seguradoras e bancos que oferecem seguro previdência. Estude as opções e escolha aquele seguro que for mais interessante para você agora e no futuro.

FAQ Previdência Privada - Perguntas frequentes

Quais são os principais planos de previdência?

Existem dois tipos de previdência privada: o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), que é um plano de previdência complementar que tem como objetivo a acumulação de reserva para o participante, e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), que é um seguro de vida individual com cobertura por sobrevivência, que tem como objetivo acumulação de reserva para o participante.

Como funciona a tributação nos planos de previdência em caso de resgate?

Há duas formas de tributação do resgate da previdência privada: a tabela progressiva é a opção ideal caso o seu objetivo seja resgatar seus recursos a curto ou médio prazo. Já a tabela regressiva é a opção ideal caso queira resgatar seus recursos a longo prazo.

Selectra Seguros

Conheça todos os Seguros na Selectra!
Mundo dos seguros de forma simples e feita para você!

Essas são as principais dúvidas sobre Seguro Previdência. Gostou de saber mais sobre esse tipo de seguro? Então confira outros conteúdos como esse no nosso site!

Atualizado