Seguro Empresarial | O que é? Como e por que contratar?

Seguro Patrimonial
Saiba tudo sobre Seguro Patrimonial

Você já pensou em encontrar um seguro para proteger o seu negócio? É disso que se trata o seguro patrimonial, também conhecido como seguro empresarial. Não importa se a sua empresa é pequena, média ou grande, garantir a sua segurança é fundamental. Descubra a seguir mais detalhes e vantagens sobre o seguro patrimonial!

O número de novas empresas não para de crescer. De acordo com o Mapa da Empresa, um boletim do Ministério da Economia, quase 700 mil empresas foram abertas no Brasil entre janeiro e abril de 2020. Sendo assim, achamos oportuno falar sobre a contratação do seguro patrimonial, um serviço que pode evitar prejuízos e trazer tranquilidade em situações de emergência. Saiba mais!

seguro patrimonial

O que é Seguro Patrimonial ou Seguro Empresarial?

Primeiramente, você precisa saber o que é Seguro Empresarial, que também é conhecido como Seguro Patrimonial. Antes de orientar sobre como escolher esse tipo de seguro, nós da Selectra Seguros vamos explicar o que é na prática essa proteção e quais são os benefícios. A palavra “patrimônio” significa qualquer bem, material ou moral, pertencente a uma pessoa, instituição ou coletividade.

Portanto, como diz o nome, esse tipo de seguro tem a função de proteger uma empresa, estabelecimento ou comércio através de coberturas básicas e opcionais. Ou seja, uma proteção para o seu negócio. Por isso, ele também é conhecido como Seguro Patrimonial Empresarial.

Seguro Empresarial: conheça as coberturas

A maioria das empresas que atuam no Brasil e oferecem Seguro Patrimonial garantem as principais coberturas básicas. Saiba quais são a seguir:

1. Roubo e furto

Esse tipo de cobertura serve para recompensar financeiramente as empresas que passam por situações de roubo e furto dos seus bens. Ou seja, no caso de ação de criminosos, o seguro patrimonial empresarial indeniza o segurado pelos bens roubados ou furtados.

2. Proteção contra incêndio

Essa é uma das principais coberturas que as empresas procuram quando contratam um seguro patrimonial. Afinal, um incêndio pode causar muitos prejuízos para um empresário. Dependendo do contrato, essa cobertura indeniza em caso de incêndios iniciados dentro do próprio estabelecimento e também em lugares vizinhos.

3. Pagamento de aluguel

Se a empresa sofre alguma perda que comprometa a área financeira, então o sinistro pode ser acionado para cobrir as despesas com aluguel. Em alguns casos, essa cobertura aparece como adicional ao contrato. Portanto, verifique se consta na apólice essa opção.

4. Desastres naturais

Desastres naturais também possuem cobertura, como tempestades, deslizamentos, chuva de granizo, deslizamentos e outros fenômenos. Sendo assim, esses acidentes naturais que danificam as estruturas da empresa e geram prejuízos podem ser indenizados se você tiver um seguro patrimonial.

5. Responsabilidade Civil

Ações judiciais, reclamações de terceiros, danos a terceiros, entre outras situações que envolvam a responsabilidade civil da empresa. Dessa forma, nessas situações judiciais, a os bens da sua empresa estarão assegurados.

Como contratar Seguro Empresarial?

Existem diversas seguradoras e bancos nas quais você pode contratar um Seguro Empresarial, portanto, analise cada opção antes de assinar o contrato. Peça cotações para diferentes seguradoras e informe sobre a sua área de atuação ao escolher o serviço.

Isso porque as seguradoras e bancos podem criar pacotes e valores de acordo com o segmento da sua empresa. Em muitos casos, é possível realizar essas pesquisas de coberturas, benefícios e valores pela internet.

seguro patrimonial

Por que contratar Seguro Empresarial?

Se você tem dúvidas sobre o porquê contratar um Seguro Empresarial, então vamos contar veja a seguir as vantagens que, certamente, farão você mudar de ideia.

  1. Prevenção de riscos: ao contratar um seguro patrimonial, a sua empresa fica livre de riscos inesperados que poderiam gerar grandes problemas sem a cobertura do seguro.
  2. Ambiente com sensação de segurança: os funcionários que trabalham dentro de uma empresa que possui seguro patrimonial tendem a trabalhar com mais tranquilidade e segurança.
  3. Economia de dinheiro: ao acionar o sinistro para situações que estão na sua apólice, você economiza o dinheiro que teria que gastar com despesas extras.
  4. Continuidade das atividades da empresa: mesmo após o acontecimento de algum acidente ou problema com a empresa assegurada, a rotina do negócio continua e a sua empresa não é afetada.

Quando contratar Seguro Empresarial?

O ideal é contratar logo após abrir o seu negócio físico. Isso porque a contratação do seguro patrimonial garante a segurança da empresa desde o início. Além disso, empresas de todos os portes e diferentes segmentos, que buscam segurança e tranquilidade, podem contratar um seguro patrimonial.

Quanto custa um Seguro Empresarial?

Para chegar ao preço do Seguro Empresarial de uma empresa é realizado um cálculo baseado na análise de risco do negócio. Ou seja, cada empresa recebe uma análise de risco personalizada.

seguro patrimonial

São coletadas informações como tamanho do imóvel da empresa, histórico de sinistros acionados na região e localização, condições climáticas de acordo com as estações do ano. Esses e outros detalhes são considerados para definir o preço do seguro.

Bancos que oferecem Seguro Empresarial

Existem bancos que oferecem Seguro Empresarial Patrimonial para proteger empresas, estabelecimentos comerciais, condomínios, consultórios, escritórios e outras organizações empresariais. Os principais seguros patrimoniais de bancos são:

  • Seguro Patrimonial Santander
  • Seguro Patrimonial Bradesco
  • Seguro Empresarial Banco do Brasil
  • Seguro Empresarial Caixa
  • Seguros Patrimoniais Itaú
  • Veja outros bancos e seguradoras

FAQ Seguro Empresarial ou Patrimonial - Perguntas frequentes

🏘️ O que é seguro empresarial?

O seguro empresarial protege diferentes tipoa de empresas e negócios e também é conhecido como Seguro Patrimonial Empresarial.

🤔 Qual é o melhor momento para contratar um seguro empresarial?

O melhor momento para contratar o seguro empresarial é junto com a abertura do seu negócio para garantir a segurança da empresa desde o começo.

❓ Quais são as principais coberturas do seguro empresarial?

As principais coberturas do seguro empresarial são roubo e furto, desastres naturais, incêndios e responsabilidade civil.

Selectra Seguros

Conheça todos os Seguros na Selectra!
Todas as informações sobre seguros de forma simples e feita para você!

Agora que você já conhece o seguro patrimonial, aproveite para pesquisar as opções do mercado e fazer uma cotação para escolher o melhor seguro para a sua empresa!

Atualizado