Saiba o que faz um corretor de seguros

Corretor de Seguros
Saiba tudo sobre como é ser corretor de seguros

Se você já se perguntou o que faz um corretor de seguros e como funciona essa profissão, nós explicaremos neste artigo. Descubra o que é um corretor de seguros, como ser um corretor de seguros regulamentado e quais são as principais tarefas do dia a dia deste profissional.


corretor de seguros

O que é corretor de seguros?

Para come√ßar, se voc√™ n√£o sabe o que √© um corretor de seguros, fique tranquilo. N√≥s vamos explicar como funciona a profiss√£o e tirar algumas d√ļvidas sobre o que faz um corretor de seguros.

O que faz um corretor de seguros?

O corretor de seguros √© o profissional intermedi√°rio entre a seguradora e o segurado. Uma das fun√ß√Ķes do corretor √© apresentar as solu√ß√Ķes do mercado de seguros para os clientes de acordo com as necessidades de cada um. Dessa forma, ele √© capaz de oferecer as melhores op√ß√Ķes de acordo com as expectativas do segurado e das especialidades das seguradoras.

Geralmente, o corretor de seguros trabalha para corretoras que comercializam os seguros oferecidos pelas seguradoras que atuam no Brasil. Porém, é importante destacar que são as seguradoras as responsáveis por gerenciar os contratos e pagar indenização aos segurados em caso de sinistros.

A principal fun√ß√£o do corretor √© aproveitar o seu conhecimento sobre o mercado para tornar a contrata√ß√£o do seguro mais f√°cil para o segurado. Dessa forma, ele oferece as op√ß√Ķes ideais para os seus clientes, interpretando as cl√°usulas da ap√≥lice e recomendando seguros com melhor custo-benef√≠cio para cada perfil.

Para trabalhar como corretor de seguros é necessário se profissionalizar. Ou seja, essa é uma profissão regulamentada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Isso garante que os seguros comercializados, as seguradoras e o corretor são reconhecidas pelo órgão fiscalizador. Vamos falar mais sobre a regulamentação da profissão de corretor de seguros mais abaixo.

Afinal, para que serve o corretor de seguros?

Agora que voc√™ j√° sabe o que √© um corretor de seguros, vamos explicar melhor o que esse profissional faz no seu dia a dia. Para isso separamos alguns pontos que explicam a import√Ęncia do corretor de seguros para o mercado, j√° que muitas vezes √© ele quem est√° em contato direto com as pessoas que est√£o procurando prote√ß√£o por meio da contrata√ß√£o de uma ap√≥lice de seguro. Saiba mais a seguir!

1. Corretor de seguros: mediação entre cliente e segurado

De acordo com as leis brasileiras que regulamentam o setor de seguros, para que um seguro seja contratado é obrigatória a participação de um corretor de seguros. Ou seja, as seguradoras não podem comercializar esse tipo de serviço sem a mediação de um corretor. A profissão de corretor de seguros foi regulamentada pela a Lei 4.594, de 29 de dezembro de 1964.

Desse modo, se faz necess√°ria a presen√ßa do corretor de seguros nas corretoras para entender as necessidades dos seus clientes e ofertar diferentes tipos de seguros. Uma das fun√ß√Ķes desse profissional √© tirar todas as d√ļvidas dos interessados em contratar seguros para carro, casa, viagem, celular, entre outros. Dessa forma, a contrata√ß√£o torna-se mais f√°cil e transparente.

Como ser corretor de seguros

2. Corretor de seguros: entender o perfil do cliente

No Brasil, muitos corretores de seguros s√£o independentes, ou seja, trabalham para corretoras de forma aut√īnoma. A vantagem disso √© que eles n√£o precisam se preocupar em defender os interesses de nenhuma seguradora. Isso facilita que o corretor ofere√ßa um servi√ßo de acordo com o perfil do cliente.

Dessa forma, para fazer um bom trabalho, √© importante que o corretor de seguros estude o perfil de cada cliente para apresentar as melhores op√ß√Ķes de acordo com o or√ßamento e necessidades. Ent√£o, independentemente de ser mais vantajoso para a seguradora, o corretor deve trabalhar de maneira independente para oferecer a melhor op√ß√£o para o segurado. Sendo assim, podemos dizer que esse √© um dos pontos principais para explicar a import√Ęncia do trabalho do corretor de seguros.

3. Corretor de seguros: conhecimento sobre o mercado

Ningu√©m melhor que um corretor de seguros bem informado para responder todas as perguntas sobre um tipo de seguro ou uma ap√≥lice. Para isso, esse profissional precisa estudar e se especializar na sua √°rea de atua√ß√£o dentro do mercado de seguros. Al√©m disso, o corretor de seguros deve aproveitar a oportunidade de desenvolver um bom relacionamento com as corretoras e seguradoras para conhecer as melhores op√ß√Ķes para oferecer aos seus clientes.

4. Corretor de seguros: interpretação de seguros

Uma das principais tarefas dos corretores de seguros é a interpretação e explicação dos mínimos detalhes dos termos da apólice. No mercado de seguros, a apólice é o contrato que registra quais são os direitos e deveres do segurado e da seguradora, além de conter o valor da indenização do segurado contratado.

Como n√£o √© todo mundo que tem experi√™ncia em interpretar contratos ou mesmo conhecimento do vocabul√°rio usado pelas seguradoras, o corretor de seguros √© fundamental para facilitar o entendimento do segurado sobre os termos e condi√ß√Ķes. Al√©m disso, o corretor tamb√©m poder√° ajudar em caso de sinistro, ou seja, em alguns casos √© poss√≠vel contar com a ajuda de um profissional antes de falar diretamente com a seguradora.

5. Corretor de seguros: conhecimento sobre seguros

O profissional que trabalha com a venda de seguros conhece muito bem os produtos que s√£o comercializados pelas corretoras. Isso porque cada tipo de seguro possui suas especificidades para ser oferecido para diferentes situa√ß√Ķes. Ent√£o, o corretor tem a responsabilidade de conhecer o produto que est√° vendendo para n√£o decepcionar o cliente no futuro. Por isso, esse profissional precisa ter conhecimento sobre os seguros dispon√≠veis no mercado.

O que precisa para ser corretor de seguros?

Apesar de muitas pessoas não saberem, a profissão de corretor de seguros é regulamentada pela Lei 4.594, de 29 de dezembro de 1964. Desde então, para atuar profissionalmente como corretor de seguros é necessário fazer um exame de habilitação e estar registrado na Susep. Também existem cursos de corretor de seguros para te ajudar a começar nessa atividade profissional, saiba mais a seguir.

Curso de corretor de segurosSe voc√™ quer entrar no setor de seguros, saiba que existem cursos de corretores de seguros que ajudam na forma√ß√£o do profissional. Nesse tipo de curso s√£o ensinadas t√©cnicas de vendas, relacionamento com o p√ļblico, entre outros pontos importantes para esse tipo de profissional. Ent√£o, se voc√™ quer saber como ser corretor de seguros e se destacar na profiss√£o, √© importante buscar um curso de corretor de seguros e estar constantemente atualizado sobre as novidades do setor.

FAQ Corretor de Seguros - Perguntas frequentes

ūüíľ O que faz um corretor de seguros?

O corretor de seguros é um profissional, que precisa estar registrado Superintendência de Seguros Privados (Susep) para intermediar e vender contratos de seguro, sendo o representante do segurado diante das seguradoras.

ūüďÜ Quando √© o dia do corretor de seguros?

O Dia do Corretor de Seguros é celebrado no dia 12 de outubro. A data foi criada em 1970, na Argentina, durante um encontro mundial de corretores de seguros.

ūüĒí Qual lei regulamenta a profiss√£o de corretor de seguros no Brasil?

A lei que regulamenta a profiss√£o de Corretor de Seguros no Brasil √© a Lei n¬ļ 4.594, de 29 de dezembro de 1964. Ou seja, essa √© a legisla√ß√£o que estabelece normas para o exerc√≠cio da fun√ß√£o de corretor de seguros.

Selectra Seguros

Conheça todas as empresas de Seguros na Selectra!
Informa√ß√Ķes e dicas sobre o mercado de seguros de um jeito simples para voc√™!

Agora que voc√™ j√° conhece o seguro rural, aproveite para pesquisar outras op√ß√Ķes do mercado e fazer uma cota√ß√£o para escolher o melhor seguro para a sua propriedade rural!

Atualizado