Seguro Estagiário | O que é? | Como funciona e contratar?

Seguro Estagiário
Seguro Estagiário

Todo mundo já foi ou será estagiário um dia. Essa fase de entrada ao mercado de trabalho é um ótimo começo para desenvolver a carreira profissional. Para deixar esse momento mais seguro e tranquilo, foi criado o Seguro Estagiário. Se você sempre quis saber como funciona e como contratar, leia esse texto até o final.

O que é Seguro estagiário?

Seguro Estagiário

É possível ser estagiário durante a vida acadêmica, seja universitária, do ensino médio ou técnico. Essa oportunidade faz com o que o aluno coloque em prática aquilo que ele aprende na sala de aula.

Para tranquilizar e assegurar esses estudantes, o Seguro Estagiário tem o objetivo de proteger os direitos trabalhistas desse profissional iniciante.

O seguro para estagiário se tornou obrigatório em 2008, através da lei nº 11.788/08. Esse tipo de seguro garante mais tranquilidade e segurança ao profissional-estudante.

Ele determina que as empresas são obrigadas a oferecer um seguro estagiário por acidentes pessoais.

No entanto, a lei não indica o valor da apólice ou as coberturas do seguro estagiário, mas apenas sinaliza que é preciso estar de acordo com o mercado.

Como funciona o Seguro Estagiário?

O Seguro Estagiário funciona de uma maneira diferente do seguro de vida comum. Esse específico para estagiário prevê ao segurado apenas o pagamento da indenização em caso de morte ou invalidez por acidente.

Esse seguro para estagiário assegura essa proteção apenas para o segurado, ou seja, não é possível incluir dependentes. Porém, podemos dizer que este serviço funciona como um seguro de vida para estagiário.


Conheça outros seguros e proteja você e a sua família!

Seguro Compreensivo
Seguro Compreensivo
Saber mais!
Seguro de Saúde
Seguro Saúde
Saber mais!
Seguro de Acidentes Pessoais
Seguro Desemprego
Saber mais!

A única semelhança do seguro de vida comum com o seguro estagiário é que ambos não entram no inventário e também não possuem cobrança de impostos.

Além disso, o seguro para o estagiário deve ser renovado a cada iniciação de um novo contrato de estágio.

Estágio obrigatório e estágio não obrigatório

Existem duas opções de estágios para os estudantes realizarem nas empresas. São elas:

  • Estágio obrigatório: a instituição de ensino exige que o aluno realize esse estágio para receber o diploma. Opção remunerada.
  • Estágio não obrigatório: esse tipo de estágio não é obrigatório e funciona como uma atividade extracurricular opcional. Não oferece remuneração salarial.

Embora tenham diferenças, o estágio obrigatório e o estágio não obrigatório possuem algo em comum: ambos precisam oferecer seguro estagiário.

Portanto, a empresa é obrigada a oferecer um seguro de acidentes pessoais para o estagiário.

Seguro Estagiário: coberturas adicionais

Além de assegurar a indenização ao segurado por ocorrência de morte e invalidez causada por morte natural ou acidental, esse seguro também oferecer coberturas adicionais do seguro estagiário. São elas:

Assistência funeral

O seguro estagiário também oferece a garantia do serviço funeral que pode ser realizado por uma empresa terceirizada pela seguradora ou por reembolso das despesas com o funeral.

Vale ressaltar que os seguro funeral é diferente desta cobertura adicional.

Diária por Incapacidade Temporária

Se o estagiário for afastado do trabalho por motivos de doença ou por acidente mencionado na apólice, então ele recebe a diária de salário por todo o período que estiver em casa ou no hospital se recuperando.

Existe um limite de diárias contratado que é indicado na apólice do seguro estagiário. Essa cobertura vale para doenças como hérnia, Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT), Lesão por Esforço Repetitivo (LER), entre outras.

Descontos na compra de medicamentos

Os seguros para estagiário oferecem descontos em remédios nas farmácias credenciadas pela seguradora.

Dessa forma, o estagiário pode economizar com remédios se for necessário a utilização deles — visto que o salário de um estágio não costuma ser alto.

Extensão de proteção ao cônjuge

Proteção ao Cônjuge

Algumas seguradoras oferecem coberturas adicionais que abrangem o cônjuge do estagiário segurado.

Dessa forma, as coberturas do seguro do estagiário casado são estendidas para a proteção do companheiro ou da companheira.

Serviços assistenciais

As coberturas especiais oferecem serviços assistenciais que resolvem os problemas diários da vida dos estagiários.

Existem serviços de guarda pets, concertos do chuveiro, troca de vidros, mudança de teclados, entre outras assistências úteis para o dia a dia do estagiário.

Quem paga o seguro do estagiário?

É obrigatório por lei que as empresas paguem o valor do seguro de vida para o estagiário contratado em caso de morte ou invalidez por acidente.

Como contratar seguro para estagiário?

No início da contratação do estagiário, a empresa precisa providenciar a contratação do seguro de acidentes pessoais para o trabalhador mirim.

Será necessário criar um termo de compromisso de estágio para ser assinado pela empresa contratante, instituição de ensino e estagiário.

Após a empresa providenciar os documentos necessários para a contratação do estagiário e se forem aprovados por todos os envolvidos, o processo para contratar um seguro para o estagiário pode ser feito online.

Faça pesquisas e cotações entre as seguradoras que oferecem seguro estagiário e escolha a melhor opção.

Qual o valor do seguro estagiário?

Valor do Seguro

Cada seguradora oferece um preço para a contratação de um seguro para estagiário, que pode ser alterados conforme as coberturas e benefícios são incluídos.

É possível encontrar opções no mercado de seguros para estagiário de R$50 por mês, ou seja, R$600 ao ano.

Como os contratos de estágios costumam durar 1 ano com possibilidade de renovação por mais 1 ano, então as seguradoras oferecem valores reduzidos por um único custo por ano.

Esse tipo de seguro não costuma ser caro, além de ser fácil de contratar e utilizá-lo.

Outra opção oferecida pelas seguradoras são Seguros Coletivos para Estagiários, que possuem um valor unitário menor se a empresa possuir uma quantidade maior de estagiários.

Considere essa opção se a sua empresa possui uma grande quantidade de estagiários para ter um custo menor com esse benefício obrigatório.

Sua empresa quer contratar um Seguro Estagiário? Então agora você sabe as principais informações para iniciar a busca pelo seguro ideal para o seu estagiário!

Selectra Seguros

Conheça todos os Seguros na Selectra!
Mundo dos seguros de forma simples e feita para você!

Essas são as principais dúvidas sobre Seguro Estagiário. Gostou de saber mais sobre esse tipo de seguro? Então confira outros conteúdos como esse no nosso site!

Atualizado