Seguro Celular | O que é e como funciona? Como contratar?

Celular
Saiba tudo sobre seguro para celular

Certamente voc√™ usa o seu celular para fazer liga√ß√Ķes, mandar mensagens, acessar a internet, gerenciar contas banc√°rias, e-mails e muito mais. Por isso, vamos falar sobre a import√Ęncia de contratar um Seguro para Celular. Se voc√™ ainda n√£o conhece o seguro para smartphone ou quer saber mais sobre esse tipo de produto, leia o artigo e tire todas as suas d√ļvidas!

Seguro para celular

O que é Seguro para Celular?

Primeiramente, vamos contextualizar o que √© o Seguro para Celular para voc√™ que ainda n√£o sabe exatamente como funciona. O Seguro Celular √© um servi√ßo oferecido pelas seguradoras ou operadoras para garantir que o segurado seja indenizado em algumas situa√ß√Ķes.

Então, nesses momentos em que somos pegos de surpresa, podemos contar com o seguro para que os danos e prejuízos não sejam tão grandes. Por exemplo, em caso de roubo, furto, queda ou outros problemas com o aparelho celular, a seguradora poderá ser acionada.

√Č importante destacar que cada tipo de seguro celular pode variar de acordo com a seguradora, empresa ou banco que oferece o seguro. Saiba mais a seguir!

Como funciona o Seguro de Celular?

Agora que você sabe o que é um seguro para celular, vamos explicar como funciona o serviço na prática. Na verdade, cada empresa que oferece esse tipo de seguro possui uma maneira diferente de proteger o aparelho celular.

Por√©m, algumas condi√ß√Ķes s√£o mais comuns e mais utilizadas pelas seguradoras, como o pre√ßo do seguro celular e o valor a ser pago em caso de uma ocorr√™ncia de sinistro (roubo, furto, queda e outros). Geralmente, o valor do seguro celular varia de acordo com o modelo do aparelho, algo entre 10% e 25% sobre o valor do celular.

Esse tipo de seguro costuma cobrar o serviço de proteção do celular em 12 meses ou um pouco mais, dependendo da seguradora. Sendo assi, é importante saber que as empresas de seguros dão a opção de pagar a indenização em dinheiro (total ou parcial) pela troca por um aparelho do mesmo modelo ou por smartphone similar.

Quem pode contratar um seguro celular?

Algumas regras precisam ser seguidas para você conseguir contratar um seguro para o seu celular. A primeira delas é ter a nota fiscal do seu aparelho móvel. Sendo assim, é imporante saber que algumas seguradoras permitem que apenas aparelhos com menos de 12 meses de uso sejam assegurados.

Outras seguradoras ainda podem exigir que o aparelho móvel tenha sido comprado no Brasil, ao menos que o segurado possua nota fiscal da compra.

Seguro para celular

Como contratar seguro celular?

Para ajudar você a encontrar um seguro de celular para o seu perfil, nós fomos atrás de algumas dicas simples que podem facilitar na hora de contratar esse produto de proteção.

1. Faça pesquisas

Antes de fechar neg√≥cio com uma seguradora ou empresa que ofere√ßa esse tipo de seguro, pesquise diferentes op√ß√Ķes de planos e de pre√ßos. Existem diversas op√ß√Ķes no mercado de seguros e, com certeza, uma delas vai se encaixar no seu perfil.

2. Tenha um planejamento financeiro

Como dissemos, o valor do seguro de celular pode variar de acordo com o modelo do aparelho móvel, ou seja, se ele tem um valor alto, então o preço do seguro seguirá pelo mesmo caminho. Portanto, você precisa fazer um planejamento financeiro para poder pagar esse tipo de seguro tão importante atualmente.

3. Atenção com as coberturas

√Č preciso estar informado sobre as coberturas que o seu tipo de seguro oferece. Ent√£o, tire todas as d√ļvidas antes de contratar. Se achar necess√°rio incluir coberturas adicionais ao seu plano, analise as possibilidades e escolha entre as diferentes op√ß√Ķes que as empresas oferecem para proteger ainda mais o seu celular.

4. Leia com atenção a apólice

A ap√≥lice do seguro √© um documento que detalha todos os deveres e direitos do segurado, a fim de n√£o deixar d√ļvidas sobre a contrata√ß√£o do seguro. Portanto, leia todo o conte√ļdo da ap√≥lice do seguro e marque os termos que tiver d√ļvida para conversar com o corretor ou com a seguradora.

Quanto custa um Seguro de Celular?

Quer saber se um seguro para celular é caro ou barato? A seguir vamos compartilhar alguns pontos que influenciam no valor do seguro para celular, são eles:

  1. Tempo de uso: quanto mais antigo é o seu aparelho celular, mais barato são os valores dos seguros oferecidos pelas seguradoras. Por outro lado, quanto mais caro for o seu celular, mais alto será o preço do seguro para o aparelho móvel.
  2. Estado físico: Além do tempo de uso, outro fator importante na precificação do seguro é a situação do seu aparelho móvel. Se o celular possuir algum problema ou fator que contribua para a diminuição da utilização, então o valor do seguro pode aumentar.
  3. Marca e modelo do aparelho: a marca e o modelo também são fatores que alteram o valor do seguro a ser pago por cada cliente. Existem seguradoras que cobram o mesmo valor para diferentes marcas e modelos, além de empresas de seguros que só aceitam determinados modelos do mercado.
  4. Tempo de contrato: como dito antes, o tempo de contrato mais comum √© de 12 meses, mas existem outras op√ß√Ķes com mais tempo. Por√©m, quanto maior for o tempo de contrato para prote√ß√£o do celular, maior √© o valor a ser pago.

Quais s√£o as coberturas do Seguro para Celular?

Cada empresa de seguros de celular oferece diferentes tipos de planos e diversas op√ß√Ķes de coberturas. Por√©m, algumas s√£o universais e mais comuns em quase todos as ap√≥lices. Veja a seguir!

Cobertura contra roubo e furto qualificado

Roubo qualificado √© quando a v√≠tima sofre grave amea√ßa ou les√Ķes para entregar o aparelho m√≥vel, j√° furto qualificado √© quando o indiv√≠duo precisa quebrar ou remover algum objeto para pegar o celular. Em ambos casos o segurado precisa fazer um boletim de ocorr√™ncia ap√≥s esses acontecimentos e solicitar a indeniza√ß√£o do seguro celular.

Cobertura contra quebra acidental

Esse tipo de cobertura oferece a prote√ß√£o em casos de quedas ou derramamentos l√≠quidos no aparelho m√≥vel. √Č preciso que o dano seja causado de maneira imprevis√≠vel e acidental para comprovar a veracidade da situa√ß√£o.

Seguro para celular

Por que contratar um Seguro de Celular?

Vamos listar alguns motivos para você contratar um seguro para seu aparelho móvel. Veja abaixo!

  • Usar tranquilamente o celular em lugares externos: sabemos que, infelizmente, estamos expostos ao risco de roubos ou furtos. Ent√£o, a melhor maneira de se proteger com anteced√™ncia √© a contrata√ß√£o de um seguro para celular. Dessa forma, voc√™ pode usar seu aparelho m√≥vel em qualquer lugar sem preocupa√ß√£o.
  • Proteger seu dinheiro: os valores de celulares costumam variar muito, por√©m, existem marcas e modelos que s√£o caros e mais visados em assaltos. Por ter um valor alto, os celulares costumam ser os itens com maior facilidade de comercializa√ß√£o entre os produtos roubados.
  • Prote√ß√£o efetiva contra l√≠quidos: existem v√°rios truques caseiros para tentar recuperar o celular que teve contato com l√≠quidos, mas n√£o s√£o comprovados cientificamente. Portanto, a √ļnica maneira real de ter prote√ß√£o contra esse tipo de situa√ß√£o √© a contrata√ß√£o de um seguro para celular.
  • Seguran√ßa e tranquilidade: n√£o tem nada melhor que saber que est√° protegido e ser√° indenizado em casos de roubos, furtos ou danos envolvendo o seu celular. Apenas um seguro de celular √© capaz de oferecer essa seguran√ßa e tranquilidade para quem possui um aparelho m√≥vel.

Quando contratar Seguro Celular?

Se ap√≥s ler essas dicas para contratar um seguro de celular voc√™ ainda tem d√ļvidas se √© o momento para contratar esse tipo de seguro, ent√£o vamos te ajudar. Primeiramente, considere que o valor do seguro para celular √© um investimento de prote√ß√£o contra situa√ß√Ķes que estamos suscet√≠veis nos dias atuais.

Entenda que esse recurso √© uma maneira de ter o menor preju√≠zo poss√≠vel para proteger o seu aparelho m√≥vel. Saiba que existem diversas op√ß√Ķes de seguradoras e empresas que oferecem esse tipo de seguro. Sendo assim, voc√™ pode fazer diversas pesquisas e realizar diferentes cota√ß√Ķes para >escolher o melhor seguro para celular.

FAQ Seguro Celular - Perguntas frequentes

ūüďĪ Como funciona o seguro para celular?

O seguro para celular √© um servi√ßo que garante que o cliente seja indenizado em situa√ß√Ķes inesperadas que envolvam o aparelho m√≥vel assegurado. Em caso de furto ou roubo, queda ou outros problemas, a seguradora pode ser acionada. Dessa forma, o seguro minimiza os danos e preju√≠zos para o conserto ou para reposi√ß√£o do celular.

ūüĒí Quais s√£o as principais coberturas do seguro celular?

As empresas que trabalham com seguros de celular oferecem diferentes tipos de planos e diversas op√ß√Ķes de coberturas. Por√©m, as mais comuns nesse tipo de ap√≥lice s√£o: cobertura contra roubo e furto qualificado e cobertura contra quebra acidental.

ūüíį Vale a pena contratar seguro celular?

Se você investiu em um aparelho móvel que é importante para o seu cotidiano, a resposta é sim, vale a pena contratar um seguro para celular. Isso porque com essa garantia você usará o seu aparelho com tranquilidade em qualquer lugar, além de ter assistência em caso de acidentes e poupar dinheiro em caso de danos, perda, roubo ou furto.

Selectra Seguros

Conheça todos os Seguros na Selectra!
Tudo sobre seguros de forma simples e feita para você!

Agora que voc√™ j√° sabe mais sobre seguro de viagem, aproveite para pesquisar as op√ß√Ķes do mercado e fazer uma cota√ß√£o para escolher o melhor seguro para viajar!

Atualizado