Seguro Cartão de Crédito | Saiba para que serve e como usar

Seguro Cartão de Crédito
Tudo sobre Seguro Cartão de Crédito

Infelizmente vivemos em uma sociedade onde a segurança é uma preocupação. Então, com o objetivo de oferecer proteção para o dia a dia, as seguradoras e bancos criaram o Seguro para Cartão de Crédito. Se você ainda não sabe para que serve o Seguro de Cartão, não tem problema. A seguir vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse serviço!


Seguro Cartão de Crédito

O que é Seguro Cartão de Crédito?

O Seguro Cartão de Crédito é um produto oferecido por seguradoras, empresas, lojas e bancos para indenizar o segurado em situações inesperadas, como roubos e golpes, envolvendo cartões bancários.

Esse serviço foi pensado porque o cartão de crédito é um objeto muito visado por criminosos, principalmente no ambiente digital. Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mais de nove milhões de brasileiros foram vítimas de golpes financeiros entre março de 2018 e de 2019.

Nesse cenário, as seguradoras viram uma oportunidade de proteger os brasileiros. Então, o seguro para cartão tem a função de evitar possíveis prejuízos relacionados ao uso indevido do cartão de crédito, tanto físico como online.

Para que serve o Seguro Cartão de Crédito?

Agora que você já sabe o que é um seguro para cartão de crédito, vamos explicar como ele funciona na prática. Geralmente, esse tipo de seguro é cobrado mensalmente e pode ser descontado na fatura do cartão de crédito ou diretamente na conta-corrente do segurado.

Ao contratar o Seguro de Cartão, o segurado que passar por algum problema com o seu cartão do branco pode notificar a empresa responsável pelo seguro. Dessa forma, o cliente consegue solicitar o reembolso de gastos indevidos e evitar prejuízos. O dinheiro será devolvido sempre que a situação ocorrida conste na apólice do seguro e que o golpe, roubo ou furto possa ser provado pelo cliente.

Para comprovar o crime é muito importante registrar um Boletim de Ocorrência, o famoso B.O, após o roubo do cartão de crédito ou qualquer outro golpe envolvendo o seu dinheiro.

Sendo assim, o pagamento dos prejuízos são pagos conforme as coberturas do seguro de cartão de crédito contratado. Normalmente, esses procedimentos são fáceis e rápidos para minimizar os problemas financeiros do segurado.

Seguro de Cartão de Crédito

O que cobre o Seguro de Cartão?

Se você está interessado em saber quais são as coberturas do seguro de cartão de crédito, então veja abaixo a lista das situações mais comuns

1. Fraudes, furtos e perdas do cartão de crédito

Em caso de furto, roubo, fraude ou perda, as empresas de seguros realizam o pagamento, total ou parcial, dos gastos do cartão de crédito feitos por criminosos.

2. Roubo após saque do cartão

Essa cobertura assegura a devolução do dinheiro roubado após saque no banco. Vale lembrar que cada seguradora ou banco tem regras diferentes para esse tipo de cobertura.

3. Saque e compras sob coação

Nesse caso, se o segurado realizar saques sob coação, ou seja, for ameaçado para sacar dinheiro ou ainda fazer compras, ele será indenizado.

4. Compra protegida

Indenização em casos em que sejam realizadas compras com o cartão de crédito roubado ou perdido. Em algumas situações, o aviso de roubo pode ser feito até dois dias depois da identificação do pagamento, a depender do contrato do seguro.

5. Roubo de bolsa ou carteira

Algumas seguradoras oferecem a cobertura adicional para roubo de bolsa ou carteira que esteja com o cartão de crédito assegurado. Nesse caso, o valor perdido no roubo pode ser indenizado integralmente ou parcialmente.

6. Morte ou invalidez por crime

Em caso de morte ou invalidez causada por crime envolvendo o dono do cartão assegurado, a empresa responsável pelo seguro pode indenizar a família ou o próprio segurado. Além disso, os gastos pagos com o cartão em situação de morte ou invalidez também podem ser devolvidos.

7. Assistências em geral

Essa cobertura é para quem deseja um seguro de cartão de crédito completo e com outras vantagens. Isso porque com essa cobertura o cliente pode contar com serviços como chaveiro, transporte para emergência e outros benefícios.

8. Cobertura em caso de desemprego

Existe a cobertura do seguro do cartão de crédito em caso de desemprego do segurado. Se a demissão for sem justa causa, então a seguradora cobre as faturas do cartão e todas as despesas registradas até o dia anterior da demissão.

COmo usar o Seguro para Cartão

Como usar o seguro de cartão de crédito?

Se o segurado sofrer algum prejuízo que se encaixa nas coberturas do seguro do cartão de crédito, o procedimento é simples. Logo após o ocorrido é preciso avisar a empresa responsável pelo seguro e acionar o sinistro.

Também é necessário realizar o boletim de ocorrência para agilizar o processo de indenização do prejuízo.

Por que contratar um seguro Cartão de Crédito?

Se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens e benefícios do Seguro do Cartão de Crédito, então vamos ressaltar outros pontos positivos desse tipo de proteção. São eles:

1. Ótimo custo-benefício

Sem dúvida, um dos seguros mais baratos do mercado é o Seguro para Cartão de Crédito. O valor cobrado mensalmente costuma ser baixo, entre R$ 3,50 a R$ 20,00 mensais.

Na nossa opinião, esse é um ótimo custo-benefício. Isso porque você estará livre de qualquer prejuízo financeiro em caso de roubos, perdas ou golpes com o cartão de crédito.

2. Segurança para quem tem rotina agitada

As pessoas que realizam muitas viagens, compras online, diversos saques no mês, entre outras atividades que precisam do cartão de crédito ou de débito, podem ter mais segurança e tranquilidade ao realizar essas atividades cotidianas.

Portanto, se você sempre está com o seu cartão e entende que corre o risco de ser vítima de golpes, furtos ou roubos, esse serviço pode evitar grandes problemas.

Contratar Seguro Cartão de Crédito

Quando contratar Seguro Cartão de Crédito?

O ideal é contratar o Seguro para Cartão de Crédito logo após a aquisição do mesmo. Se você não fez isso, não se preocupe. A vantagem desse tipo de serviço é que ele pode ser contratado em qualquer momento.

Se você quer saber mais sobre a contratação do seguro do cartão de crédito, confira a seguir algumas dicas para escolher o melhor seguro de cartão.

  • Planejamento financeiro: mesmo que o valor do seguro para cartão de crédito seja baixo, não contrate um seguro que pese no seu orçamento. Faça as contas e saiba qual é o valor médio que você pode pagar por esse tipo de produto de proteção.
  • Pesquisas e cotações: antes de escolher um seguro para o seu cartão de crédito, faça várias pesquisas e cotações com diferentes seguradoras. Dessa forma será mais fácil encontrar o seguro ideal para o seu perfil. Como dissemos antes, o valor da mensalidade básica é baixo, mas para ter algumas coberturas adicionais será necessário pagar por elas.
  • Atenção com as coberturas: é normal se empolgar ao ver tantas coberturas que podem ser úteis algum dia. Mas, lembre-se que se você solicita todas as coberturas adicionais, certamente pagará um valor alto pelo seu seguro. Por isso é importante prestar a atenção e escolher o que realmente protegerá você e os seus cartões.
  • Entenda a apólice: a apólice é um contrato que descreve todos os deveres e benefícios que o segurado possui. Então, leia com muita atenção e tire todas as dúvidas sobre a apólice do seu seguro para cartão de crédito.

Pesquise e faça cotações antes de contratar! Conheça as opções disponíveis no mercado para proteger o seu cartão de crédito e evitar prejuízos financeiros.

Quais empresas oferecem Seguro de Cartão de Crédito?

Existem seguradoras e bancos que oferecem o seguro para cartão de crédito com diferentes preços e benefícios para diversos perfis de clientes.

As seguradoras Chubb e Porto Seguro, por exemplo, oferecem esse tipo de seguro que ajuda rapidamente os seus segurados na recuperação de perdas financeiras.

Diversos bancos também oferecem o seguro cartão de crédito, como o Banco do Brasil, Santander, Itaú, Bradesco e Caixa Econômica Federal.

Selectra Seguros

Conheça todos os Seguros na Selectra!
Tudo sobre seguros de forma simples e feita para você!

Agora que você já sabe mais sobre seguro de viagem, aproveite para pesquisar as opções do mercado e fazer uma cotação para escolher o melhor seguro para viajar!

Atualizado