Seguro Auto | O que é? Como funciona e como contratar?

Seguro Auto
Saiba tudo sobre Seguro Auto

Para escolher um Seguro Auto bom para o seu veículo, você precisa conhecer esse tipo de seguro e identificar as suas necessidades. Ao entender as coberturas que você precisa, ficará mais fácil fazer a cotação do seguro auto e buscar as características corretas no momento da contratação. Por isso, vamos contar tudo sobre os seguros para automóveis, para que você assegure seu carro ou sua moto. Confira a seguir!

Seguradoras oferecem facilidades durante a pandemia

É possível que você esteja usando menos o carro por causa da pandemia do Coronavírus e até tenha pensado em reduzir os gastos com o seguro auto cancelando a sua apólice. Certamente você não é a única pessoa repensando as despesas. Nos primeiros sete meses de 2020, foi possível notar uma queda de 5,3% na receita do setor de seguro auto em relação ao mesmo período do ano anterior. As informações foram divulgadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Ofertas de Seguro Auto em 2020

Nesse cenário, as seguradoras de veículos estão oferecendo facilidades para que os clientes não fiquem sem proteção. Assim como reduzir o cancelamento do seguro auto. Então, caso você precise renovar o seu seguro ou até contratar um novo, não deixe de consultar as coberturas especiais disponíveis, assim como os descontos de seguro auto e condições especiais.

A dica é tentar negociar os valores e as coberturas com as seguradoras para evitar circular com o carro ou a moto sem seguro. Mesmo que você esteja usando menos o seu veículo, consideramos muito importante manter o seguro auto ativo. Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre seguro para carro e moto!

O que é Seguro Auto?

Primeiramente, é importante explicar o que é o Seguro Auto para você entender como funciona esse tipo de seguro.

Muitas pessoas já ouviram falar sobre esse produto, mas não sabem exatamente o que ele é, então vamos contar todos os detalhes para vocês.

O seguro auto é um produto oferecido por seguradoras, bancos ou instituições financeiras que oferecem coberturas básicas e especiais para proteger veículos.

Dessa forma, o motorista garante a proteção do automóvel segurado e também recebe assistência em outras situações, como em caso de precisar pagar indenização por prejuízos a terceiros.

Seguro Auto

Como funciona o seguro auto?

Após escolher uma seguradora que oferece seguro auto, o próximo passo é a verificação feita pela empresa para entender os riscos aos que o veículo está exposto.

Sendo assim, essa averiguação pode durar aproximadamente 15 dias. Depois disso, será possível concluir a apólice, que é o documento que indica os riscos em relação ao veículo assegurado e funciona como o contrato do seguro.

Além dessa informação, a apólice possui a nomeação das coberturas e garantias contratadas, o valor do prêmio, entre outros dados sobre o seguro auto.

Após a aprovação da apólice, a seguradora faz uma vistoria prévia do veículo e redige o contrato do seguro.

Os termos do contrato estarão na apólice, assim como o valor da franquia e a forma de pagamento para assinatura do contratante.

Em seguida, o segurado precisa pagar o prêmio do seguro, ou seja, as prestações a serem pagas para a aquisição do seguro auto.

Como fazer uma cotação online de Seguro Auto?

A facilidade da internet possibilita que os interessado em contratar seguro para carro façam cotação online.

Portanto, você não precisa sair de casa para realizar cotações de seguros para automóveis, basta fazer por meio do seu celular ou computador.

Cada seguradora possui uma avaliação do perfil do motorista e informa o valor que pode ser cobrado para assegurar o veículo.

De modo geral, as seguradoras disponibilizam questionários durante a cotação de seguro online para o motorista responder perguntas que irão mostrar os possíveis fatores de riscos, como a probabilidade de ser roubado ou envolvido em um acidente.

São coletadas informações sobre a localização da casa ou do trabalho do motorista, tempo do veículo, tempo de carteira de habilitação, modelo do automóvel e outras informações que influenciam no valor do seguro.

Quanto custa um seguro auto?

O preço do seguro para carros e motos é uma dúvida muito comum entre os motoristas que desejam contratar um seguro auto para seu carro ou moto.

Porém, como abordamos acima, o valor varia de acordo com o perfil e informações básicas sobre o automóvel.

Dessa maneira, é preciso fazer cotações e simulações online para saber o valor dos planos de seguro auto.

Dessa forma, você encontrará diversas seguradoras de automóvel com diferentes preços e coberturas para o seu veículo.

Porém, carros ou motos usados por mais tempo de uso, como quatro ou cinco anos, costumam ser mais baratos que seguros de veículos novos.

Lembre-se: não omita ou modifique qualquer informação sobre o seu automóvel. Isso porque qualquer situação irregular poderá trazer problemas no futuro, como ter a indenização negada por falsificação de informações.

O que é franquia reduzida do Seguro Auto?

Para entender se a escolha pela franquia reduzida do seguro auto é a melhor opção para você, primeiro você precisa entender o que é franquia.

A franquia é o valor que o segurado precisa pagar caso o veículo tenha um prejuízo de perda parcial, ou seja, precise de um conserto.

Esse valor é acordado no momento da contratação da apólice do seguro automóvel. Sendo assim, quando o cliente aciona a seguradora para realizar um reparo, é necessário que ele pague uma parte e a empresa o restante.

Agora vamos explicar a franquia reduzida, que nada mais é do que uma das opções das seguradoras que possui o menor valor.

Ou seja, a franquia reduzida do seguro possibilita que o cliente pague um valor menor quando precisa realizar um conserto.

Porém, a desvantagem é que o valor do prêmio é maior, isto é, as prestações pagas pelo seguro são mais altas. Saiba mais sobre outras modalidades de seguros!

Entenda o seguro auto

Por que contratar Seguro Auto?

Agora que você já entendeu o que é, como funciona e como contratar o seguro auto, se ainda não se convenceu que esse seguro é fundamental para quem possui um veículo, nós iremos listar os motivos que reforçam essa necessidade isso.

Confira os motivos para contratar um seguro auto já:

Ter um veículo é a consolidação de um sonho de muitos brasileiros. Mas, infelizmente, o risco de ter o automóvel roubado ou furtado é grande no país. Por isso, contratar um seguro auto ajuda você a proteger esse bem material tão importante para você ou sua família.

Se o seu veículo assegurado se envolver em algum acidente que envolva terceiros (outras pessoas), então o seguro irá garantir a indenização sobre os danos causados. Porém, é apenas necessário que esse tipo de cobertura esteja incluído no seu contrato de seguro.

Imprevistos acontecem a todo momento. Imagina esquecer a chave dentro do carro com ele trancado? Com o seguro auto, basta ligar para a seguradora e solicitar esse serviço, caso seu seguro ofereça esse benefício.

Comprar um carro ou uma moto é um investimento alto e requer muita economia de dinheiro. Portanto, se automóvel não tiver seguro e algo acontecer com ele, os prejuízos serão bem grandes.

Ter um veículo é a consolidação de um sonho de muitos brasileiros. Mas, infelizmente, o risco de ter o automóvel roubado ou furtado é grande no país. Por isso, contratar um seguro auto ajuda você a proteger esse bem material tão importante para você ou sua família.

Se o seu veículo assegurado se envolver em algum acidente com outras pessoas, então o seguro garantirá a indenização sobre os danos causados. Porém, é apenas necessário que esse tipo de cobertura esteja incluído no seu contrato de seguro. Veja também o que é Seguro DPVAT.

Imprevistos acontecem a todo momento. Imagina esquecer a chave dentro do carro com ele trancado? Com o seguro auto, basta ligar para a seguradora e solicitar esse serviço, caso seu seguro ofereça esse benefício.

Comprar um carro ou uma moto é um investimento alto e requer muita economia de dinheiro. Portanto, se automóvel não tiver seguro e algo acontecer com ele, os prejuízos serão bem grandes. Aproveite para conhecer o seguro auto para uber e o seguro auto para táxi.

  1. Preservação do seu patrimônio: ter um veículo é a consolidação de um sonho de muitos brasileiros. Mas, infelizmente, o risco de ter o automóvel roubado ou furtado é grande no país.Por isso, contratar um seguro auto ajuda você a proteger esse bem material tão importante para você ou sua família.
  2. Responsabilidade civil com terceiros: se o seu veículo assegurado se envolver em algum acidente que envolva terceiros (outras pessoas), então o seguro irá garantir a indenização sobre os danos causados. Porém, é apenas necessário que esse tipo de cobertura esteja incluído no seu contrato de seguro.
  3. Serviços e benefícios: imprevistos acontecem a todo momento. Imagina esquecer a chave dentro do carro com ele trancado? Com o seguro auto, basta ligar para a seguradora e solicitar esse serviço, caso seu seguro ofereça esse benefício.
  4. Segurança financeira: comprar um carro ou uma moto é um investimento alto e requer muita economia de dinheiro. Portanto, se automóvel não tiver seguro e algo acontecer com ele, os prejuízos serão bem grandes.

FAQ Seguro Auto - Perguntas frequentes

🚗 O que é seguro auto?

O seguro auto é um produto com coberturas básicas e especiais para proteger diferentes modelos de veículos. Ao contratar um seguro para auto, o motorista garante a proteção do veículo segurado e também garante assistência em diversas situações.

💰 O que é franquia reduzida?

No seguro auto, a franquia é o valor que o segurado paga em caso de dano parcial do automóvel. Ou seja, quando o veículo precisa de um conserto. Normalmente, o valor é fechado na contratação da apólice do seguro do automóvel, Sendo assim, quando o cliente aciona a seguradora para realizar um reparo, o segurado e a seguradora compartilham os gastos. Na opção de franquia reduzida, as seguradoras oferecem essa vantagem com um preço mais baixo.

Selectra Seguros

Conheça todas as empresas de Seguros na Selectra!
Informações e dicas sobre o mercado de seguros de um jeito simples para você!

Agora que você já conhece o Seguro Auto, aproveite para pesquisar outras opções do mercado e fazer uma cotação para escolher o melhor seguro para o seu carro!

Atualizado