Seguro de Acidentes Pessoais | O que é? | Como funciona?

Seguro de Acidentes Pessoais
Seguro de Acidentes Pessoais

Você sabe o que é um Seguro de Acidentes Pessoais? Não? Calma, vamos te explicar tudo neste artigo: o que é, para que serve, como funciona, quanto custa e como contratar. Ficou curioso? Continue lendo e fique por dentro de tudo!


Seguro Acidentes Pessoais

Seguro Acidentes Pessoais

O Seguro de Acidentes Pessoais é uma proteção que tem como objetivo indenizar o segurado ou seus familiares em caso exclusivo de acidente. Ele pode ser contratado, também, para empresas, por meio do Seguro de Acidentes Pessoais Coletivo.

Muitas pessoas se perguntam por que contratar esse tipo de seguro? Questionam-se: não seria melhor contratar um Seguro de Vida? Este texto vai tirar as principais dúvidas em relação ao Seguro contra Acidentes Pessoais.

Entre as vantagens do Seguro Acidentes Pessoais estão: proteção financeira do segurado e da família, reembolso de despesas médicas, hospitalares e odontológicas, proteção financeira em caso de invalidez permanente total ou parcial por acidente e custeio de despesas funerárias.

Seguro de Acidentes Pessoais x Seguro de Vida

Ambos cobrem o falecimento do segurado, porém a diferença está na causa do óbito. No Seguro de Vida, os beneficiários irão sempre receber o valor da apólice caso o segurado faleça, independentemente do motivo da morte.

Já no Seguro de Acidentes Pessoais só se recebe o valor contratado se o beneficiário falecer por acidente — causas naturais não dão direito à indenização.

Dessa forma, caso a cobertura contratada seja para Morte Acidental, por exemplo, os beneficiários receberiam a indenização em caso de morte causada por acidente, porém não ganhariam em caso de morte decorrente de câncer, AVC ou outra doença.

Vale lembrar que um acidente acontece por causas externas - e não por problemas de saúde.

Resumindo, a cobertura do Seguro de Vida é mais ampla, indenizando tanto morte natural como acidental, porém ele é mais caro. Já o Seguro de Acidentes Pessoais tem a cobertura menor, contudo geralmente é mais em conta.

O que você precisa saber sobre o Seguro de Acidentes Pessoais?

Ao contratar ou orçar este seguro, certifique-se que o sinistro esteja previsto na apólice (contrato), pois não são todos os casos de acidentes que são indenizáveis.

Como mencionado, as coberturas mais comuns são Morte Acidental e Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente.

Entretanto, se existirem lesões do acidente, o Seguro contra Acidentes Pessoais costuma oferecer coberturas adicionais que contemplam despesas médicas, hospitalares e tratamento médico.

Além disso, podem oferecer diárias de Incapacidade Temporária - caracterizada pela impossibilidade de o beneficiário cumprir quaisquer atividades relativas à profissão/ ocupação durante o período de tratamento médico.

Em acidentes pequenos e sem maiores dados, como um tombo dolorido sem maiores consequências, não há pagamento da indenização.

Seguro de Acidentes Pessoais: Preços e cotações

Seguro Acidentes Preços

Nos sites das seguradoras é possível fazer cotações, dando informações básicas sobre o usuário, como idade e local de residência.

O Seguro de Acidentes Pessoais pode ser adquirido por meio de empresas especializadas (como bancos e corretoras), de modo online ou presencial.

Além disso, outra opção para quem busca o melhor custo/benefício, é utilizar comparadores de preços online, os quais permitem selecionar os melhores valores entre todos os seguros e todas as coberturas desejadas.

Quanto ao prêmio (valor a ser pago pelo segurado), a seguradora habilitada precifica o risco e, em seguida, o valor. Não existe muito segredo nesta etapa: quanto maior o risco, maior o valor a ser pago. De modo geral, o prêmio depende da cobertura e do perfil de risco do beneficiário.

Como funciona um Seguro de Acidentes Pessoais?

O usuário ou os beneficiários, em caso de acidente, entram em contato pela Central de Atendimento da seguradora contratada.

Nesse momento, deve-se falar sobre o ocorrido e normalmente apresentar documentos pessoais, indicando uma conta bancária para o depósito dos valores.

É importante prestar atenção se o ocorrido está contemplado na apólice. Em caso de morte, por exemplo, a seguradora vai investigar se a causa da morte foi preponderantemente devido ao acidente, ou seja, caso o acidente não ocorresse, a morte aconteceria?

Quando um Seguro de Acidentes Pessoais é indicado?

Esse tipo de proteção é indicado para todos os perfis, afinal, visa oferecer tranquilidade ao segurado e à família.

Entretanto, o Seguro de Acidentes Pessoais é mais indicado para empresários e trabalhadores autônomos (um acidente pode impedir a garantia de sua fonte de renda) e pessoas que lidam diretamente com riscos, a exemplo daquelas que possuem trabalhos perigosos ou que praticam esportes radicais.

A maioria dos seguros permite a inclusão de cônjuge e/ou filhos, como segurados dependentes.

No momento de contratação, o segurado nomeia, também, para quem será a indenização em caso de morte – o que também pode ser mudado posteriormente.

Seguro Coletivo

Seguro de Acidentes Pessoais Coletivo

O Seguro contra Acidentes Pessoais Coletivo cobre diversas situações. Existem coberturas para (a) funcionários de uma empresa, em caso de acidentes pessoais; (b) para a realização de grandes eventos (proteção ao público, staff ou artistas que participam de um determinado evento); (c) e até para passageiros, cobrindo a segurança de todos os passageiros de um veículo segurado.

FAQ Seguro de Acidentes Pessoais - Perguntas frequentes

Para que serve um Seguro contra Acidentes Pessoais?

O Seguro de Acidentes Pessoais garante uma indenização em caso de morte ou invalidez acidental.

Quanto custa um Seguro de Acidentes Pessoais?

O valor do Seguro de Acidentes Pessoais depende da cobertura e o risco que o assegurado pode resultar para a seguradora.

Selectra Seguros

Conheça todos os Seguros na Selectra!
Mundo dos seguros de forma simples e feita para você!

Essas são as principais dúvidas sobre Seguro de Acidentes Pessoais. Gostou de saber mais sobre esse tipo de seguro? Então confira outros conteúdos como esse no nosso site!

Atualizado