Cadastro Positivo | Serasa Positivo | Cadastro Positivo Serasa

O que é Cadastro Positivo? | Tudo sobre Cadastro Positivo Serasa
O que é Cadastro Positivo? | Tudo sobre Cadastro Positivo Serasa

Se você costuma pagar as suas contas sempre em dia, saiba que pode obter excelentes vantagens com o Serasa Cadastro Positivo. O sistema reúne informações do histórico de pagamento dos consumidores com o objetivo de ajudar os bons pagadores a conseguir melhores negociações na hora de pedir empréstimos e financiamentos. Veja como consultar seus dados no Serasa Cadastro Positivo e como funciona!

Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo do Serasa é um banco de dados que funciona como um levantamento dos pagamentos das pessoas físicas e jurídicas. Dessa forma, as pessoas que têm um bom histórico de pagamentos conseguem obter vantagens em futuras negociações.

As informações que constam no Cadastro Positivo Serasa são relacionadas a como uma pessoa costuma pagar as parcelas de empréstimos, crediários e financiamentos que já solicitou. O sistema gera um histórico do seu CPF (ou CNPJ, no caso de empresas), no qual constam os valores totais que você financiou, em quantas parcelas escolheu pagar e se honrou com os pagamentos em dia.

Como funciona o Cadastro Positivo?

As contas de consumo, como as de luz, gás, água e telefone também vão fazer parte do Cadastro Positivo do Serasa e podem ser consultadas pelos estabelecimentos comerciais, bancos, prestadoras de serviços e financeiras na hora de fazer a sua análise de crédito. Dessa forma, essas instituições conseguem informações mais detalhadas sobre o seu perfil e podem gerar condições de contratação mais personalizadas.

Cadastro Positivo Serasa

Cadastro Positivo Serasa

No Brasil, desde 2019, todas as pessoas físicas e jurídicas que têm empréstimos, compras parceladas, financiamentos ou contas de consumo continuado (água, luz, telefone) fazem parte automaticamente do Cadastro Positivo.

Apesar disso, o mercado consegue consultar apenas o score do consumidor, que é a nota de crédito no mercado. Os dados abertos do seu histórico de crédito só poderão ser revelados se você autorizar.

Como ativar Cadastro Positivo?

Para consultar as suas informações no sistema, acesse o site www.serasa.com.br/cadastro-positivo e clique no botão “Cadastrar”, localizado no canto superior direito da página inicial.

Em seguida, crie sua conta na Serasa preenchendo os campos indicados com seus dados pessoais: CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e crie uma senha. Se preferir, registre-se com sua conta de e-mail do Google.

Ao criar sua conta na Serasa, você será redirecionado para a página principal. Arraste a página para baixo e encontre uma área chamada “Soluções”. Nela, clique na opção “Acessar Cadastro Positivo” e efetue o seu registro no sistema. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Clique nos botões de cor laranja para anexar as fotos da sua identidade ou da Carteira Nacional de Habilitação. Será necessário enviar duas fotografias: uma da frente e outra do verso do documento que você tiver escolhido para enviar.
  • Em seguida, anexe uma selfie sua segurando seu documento com foto, sem deixar o documento cobrir o seu rosto
  • Clique no botão “Enviar Informações”
  • Pronto! Feito isso, você já vai ter acesso gratuito ao banco de informações do Serasa Cadastro Positivo
Como consultar Score Serasa? | Consulta CPF grátis
Veja aqui!

Vantagens do Serasa Cadastro Positivo

Serasa Cadastro Positivo

A principal vantagem do Cadastro Positivo é que na hora que você for solicitar uma análise de crédito, o mercado vai avaliar o seu histórico de contas pagas e não apenas as dívidas que constam no seu CPF ou CNPJ. Dessa forma, você pode conseguir:

  • Taxas de juros mais baratas
  • Melhores condições de parcelamento
  • Abertura para negociação de dívidas
  • Um maior respaldo no caso de não ter um comprovante de renda
  • Diminuir a burocracia da contratação

Diferença entre o Cadastro Positivo e o Cadastro Negativo

A principal diferença entre Cadastro Positivo e Cadastro Negativo é que este último tem o objetivo de informar sobre os inadimplentes do mercado brasileiro e já é bem conhecido do público há décadas. Nele, constam as dívidas não pagas, tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas.

O Cadastro Negativo é o mais consultado pelas empresas ao realizar a análise de crédito dos consumidores. Através dele, o mercado tem acesso a todas as dívidas de uma pessoa ou empresa, mas não consegue visualizar, por exemplo, o histórico de contas pagas em dia que essa pessoa ou empresa possui.

Dessa forma, o Cadastro Positivo vem para complementar as informações sobre os consumidores, revelando o comportamento deles em relação a outros compromissos que foram honrados.

Na prática, significa que um consumidor pode até estar devendo alguma parcela de um empréstimo, mas, por outro lado, se esse mesmo consumidor paga todas as suas contas em dia (água, luz, telefone, financiamento de carro), o mercado vai gerar uma análise de risco mais correta na hora de decidir se abre ou não novos créditos para esse possível cliente.

Serasa Limpa Nome | Saiba como limpar nome online
Veja aqui!

Como cancelar Cadastro Positivo?

Se você quer saber se é possível cancelar o Cadastro Positivo Serasa, a resposta é sim. O consumidor tem o direito de cancelar o Cadastro Positivo quando quiser. Para isso, basta solicitar sua retirada deste banco de dados, através dos canais de atendimento de qualquer birô de crédito, que é obrigado a aceitar o pedido.

O cliente também pode solicitar a exclusão dos seus dados do Cadastro Positivo através dos principais canais de atendimento da Serasa. Veja abaixo as opções:

  • No site da Serasa.
  • Em uma agência física da Serasa Experian localizada próxima a você. Leve um documento oficial com foto (RG) e o CPF.

Telefone Cadastro Positivo

Outra opção para entrar em contato com a equipe de atendimento para tirar dúvidas e até cancelar o registro no Serasa Positivo é o telefone do Cadastro Positivo. Veja a seguir!

Central de Atendimento Cadastro Positivo: 0800 776 6606

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!

Atualizado