Pix Garantido | Como funciona e para que serve?

Pix Garantido | Parcelar e programar pagamentos com o Pix
Pix Garantido | Parcelar e programar pagamentos com o Pix

O Pix Garantido é uma nova funcionalidade que permite que os pagamentos sejam parcelados e agendados por meio do Pix. Saiba como funciona a seguir!



Pix Garantido

O Banco Central anunciou uma nova opção para quem usa o Pix para fazer pagamentos: o Pix Garantido. O serviço deve ser lançado no primeiro semestre de 2022. O Pix Garantido está sendo desenvolvido para permitir que os usuários parcelem suas compras através do Pix.

Com o Pix Garantido, quem recebe a transferência fica sabendo do agendamento dos pagamentos e recebe automaticamente as parcelas mensalmente.

Com o Pix Garantido também vai existir a possibilidade de ter um intermediário, ou seja, um banco que vai garantir o pagamento do Pix programado.

Pix como cartão de crédito

O Pix passa a funcionar como um cartão de crédito. Caso o banco garanta o pagamento das parcelas das compras, o consumidor deve pagar os valores para a instituição bancária.

Outra funcionalidade é o desagendamento das parcelas do Pix Garantido, caso o cliente não tenha o dinheiro para pagar as parcelas e o banco fica responsável por cumprir com o agendamento. Neste ano, o Banco Central também está preparando o lançamento do saque Pix, para que os usuários possam sacar dinheiro em estabelecimentos comerciais.

Como funciona o Pix Garantido?

O Pix Garantido terá uma função similar a de um cartão de crédito, ou até um caução, que garante o pagamento.

Isso porque o consumidor pode parcelar a compra com o Pix e pagar mensalmente suas parcelas com o Pix Garantido.

Caso não pague, o banco poderá quitar o parcelamento e receber posteriormente os valores com juros ou sem juros.

A nova funcionalidade pode ser utilizada em algumas situações como um caução, já que faz a transferência de dinheiro como uma garantia de aluguéis de veículos, reserva de hotéis, entre outros.

Sendo assim, as empresas poderão “bloquear” um valor como uma garantia do pagamento para cobrir eventual necessidade no futuro.

Diferente do Pix agendado, o Pix Garantido garante que o pagador tenha dinheiro no dia agendado das parcelas para que o recebedor não sofra prejuízos financeiros. Compare o Pix e o WhatsApp Pay.

Como fazer o Pix Garantido?

Os bancos que oferecem Pix aos seus clientes poderão liberar a nova função para os seus clientes.

O consumidor só precisar escolher essa opção na hora do pagamento da compra para garantir que o dinheiro seja enviado mensalmente.

A expectativa do mercado é que o Pix Garantido possa ser um grande concorrente dos cartões de crédito, assim como o Pix reduziu o volume de pagamentos e transferências por boleto, TED e DOC.

O que é Pix?

O Pix é um sistema de pagamento instantâneo lançado pelo Banco Central e possibilita transferências gratuitas entre pessoas e empresas. O Pix funciona em qualquer dia ou horário da semana e é realizado em até dez segundos, seja para transferências ou pagamentos de boletos. Conheça as novidades do Pix para 2021.

Se você ainda ficou com dúvidas sobre o Pix, aproveite para ler as nossas dicas de como evitar falhas e fraudes no Pix.

FAQ Pix Garantido- Perguntas frequentes

Como funciona o Pix Garantido?

O Pix Garantido é uma nova funcionalidade do Pix do Banco Central e permite que os usuários parcelem e agendem o pagamento de serviços ou compras com o Pix.

Qual é a vantagem do Pix Garantido?

A principal vantagem do Pix Garantido é a possibilidade de garantir ao destinatário o pagamento mesmo sem um cartão de crédito. Além disso, os usuários têm a opção de parcelar pagamentos com facilidade.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!

Atualizado