Novidades Pix 2021 | Banco Central prevê novas funções

Novidades Pix 2021 | Novas funções previstas para o Pix
Novidades Pix 2021 | Novas funções previstas para o Pix

Se você já usa o Pix ou está pensando em começar a usar, certamente vai gostar de ler este artigo. A seguir vamos comentar as principais novidades previstas para o Pix em 2021 e ainda compartilhar algumas curiosidades que o Banco Central divulgou em relação aos primeiros meses do sistema de pagamento. Saiba mais!


Pix | Novas funcionalidades para 2021

O Pix foi lançado em novembro de 2020 e já se tornou um serviço essencial para o envio de dinheiro no Brasil. Podemos dizer que o Pix caiu no gosto de grande parte da população e só cresceu nos últimos meses.

Considerando essa grande aceitação, o Banco Central está avaliando o lançamento de diversas novidades para o Pix em 2021. O objetivo é tornar o Pix um sistema ainda mais integrado e funcional. Abaixo comentaremos as principais funcionalidades esperadas para os próximos meses.

Também vamos aproveitar para compartilhar algumas curiosidades e dados sobre o funcionamento do Pix desde o lançamento. Confira!

Pix Santander | Saiba como fazer transferências gratuitas
Saber Mais

Novidades no Pix 2021

O Banco Central está prevendo algumas atualizações para o Pix ainda em 2021. A ideia é incorporar conta salário, sistema de saque de dinheiro e transferências por aproximação associadas ao Pix. Essa última, que tem relação com a tecnologia NFC, já é bem conhecida entre usuários de celulares Android.

O Pix também deverá se associar ao WhatsApp, oferecendo a possibilidade de transações financeiras serem realizadas via Pix no WhatsApp, para que o sistema de pagamentos faça transferências mais rápidas e eficientes. O Banco do Brasil, por exemplo, já liberou o Pix no WhatsApp.

Saque do Pix

O Banco Central confirmou que o saque Pix deve estar disponível no fim do primeiro semestre de 2021. Com isso, podemos esperar que em poucos meses o serviço de saque de dinheiro seja lançado em vários pontos do país. Se você está se perguntando como vai funcionar o saque do Pix, saiba mais a seguir!

O saque de dinheiro via Pix vai facilitar a vida de muita gente ao possibilitar a retirada de dinheiro em pontos que não sejam apenas bancos ou lotéricas. Dessa forma, qualquer estabelecimento comercial cadastrado no pograma do Banco Central poderá ser um ponto de saque Pix.

Para sacar dinheiro com o Pix, o usuário deve mandar dinheiro para o estabelecimento comerical pelo celular via Pix. O responsável pelo estabelecimento deve gerar um QR Code Pix com o valor da operação e o código deve ser escaneado para que o envio do valor seja realizado. Como a transferência é instantânea, no mesmo momento o valor da transferência será entregue em notas para o solicitante do saque.

Futuras atualizações do Pix

Outras novidades estão previstas são: Pix Garantido, para pagamento de contas parceladas, assim como o Pix Débito Automático, para realização de pagamentos frequentes.

Até o final do ano, devemos ver ainda outras novidades e integrações com outras plataformas. Pouco a pouco, o Pix deverá se enraizar nas carteiras virtuais e alterar a forma como enxergamos os pagamentos como um todo.

Pix do Mercado Pago | Como enviar e receber dinheiro
Saber Mais

Curiosidades sobre o Pix

Atualmente, 90% das transações concluídas na plataforma Pix são feitas de pessoas físicas para pessoas físicas, mostrando que esse sistema realmente passou a fazer parte da sociedade como uma opção de envio de dinheiro no dia dia.

De acordo com o Banco Central, essas transações costumam ser realizadas em horários bancários convencionais, ainda que o Pix esteja disponível 24 horas por dia e sete dias por semana.

Já podemos dizer que, atualmente, o Pix ultrapassou em 65% a quantidade de movimentações financeiras tradicionais. No fim de janeiro, as transferências em Pix já haviam ultrapassado a somatória de transferências de TEDs e DOCs no mesmo período.

Uma curiosidade compartilhada pelo Banco Central é sobre a transferência com maior valor feita pelo Pix nos três primeiros meses do sistema: R$ 6,3 milhões.

Pix Nubank | Tudo sobre transferências com Nubank Pix
Saber Mais

FAQ Pix 2021 - Perguntas frequentes

O que é Pix?

O Pix é o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central do Brasil que foi lançado em novembro de 2020. A diferença do Pix em relação aos outros tipos de transferência é que com o Pix é possível fazer transações em tempo real. Uma vez que você faz um pagamento para outro usuário usando o Pix no seu banco, o dinheiro entra na conta destino imediatamente.

Como funciona o Pix?

O pagamento instantâneo com Pix é a nova maneira de você realizar uma transferência bancária que permite que a transferência de dinheiro seja feita em tempo real (de maneira imediata) sem que haja a necessidade de intermediadores ou de esperar dias úteis e horários comerciais, já que o sistema está disponível todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Qual é a principal vantagem do Pix?

A praticidade é a principal vantagem do Pix, já que agora realizar um pagamento é muito mais fácil e simples, você gasta o mesmo tempo de enviar uma mensagem pelo celular. Com o Pix você pode realizar pagamentos e transferências do dia a dia sem se preocupar em sair de casa.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!

Atualizado