Novidades Pix 2021 | Banco Central prevê novas funções

Novidades Pix 2021 | Novas funções previstas para o Pix
Novidades Pix 2021 | Novas funções previstas para o Pix

Se você já usa o Pix ou está pensando em começar a usar, certamente vai gostar de ler este artigo. A seguir vamos comentar as principais novidades previstas para o Pix em 2021 e ainda compartilhar algumas curiosidades que o Banco Central divulgou em relação aos primeiros meses do sistema de pagamento. Saiba mais!

Pix | Novas funcionalidades para 2021

O Pix foi lançado em novembro de 2020 e já se tornou um serviço essencial para o envio de dinheiro no Brasil. Podemos dizer que o Pix caiu no gosto de grande parte da população e só cresceu nos últimos meses.

Considerando essa grande aceitação, o Banco Central está avaliando o lançamento de diversas novidades para o Pix em 2021. O objetivo é tornar o Pix um sistema ainda mais integrado e funcional. Abaixo comentaremos as principais funcionalidades esperadas para os próximos meses.

Também vamos aproveitar para compartilhar algumas curiosidades e dados sobre o funcionamento do Pix desde o lançamento. Confira!

Pix Santander | Saiba como fazer transferências gratuitas
Saber Mais

Novidades no Pix 2021

O Banco Central está prevendo algumas atualizações para o Pix ainda em 2021. A ideia é incorporar conta salário, sistema de saque de dinheiro e transferências por aproximação associadas ao Pix. Essa última, que tem relação com a tecnologia NFC, já é bem conhecida entre usuários de celulares Android.

O Pix também deverá se associar ao WhatsApp, oferecendo a possibilidade de transações financeiras serem realizadas via Pix no WhatsApp, para que o sistema de pagamentos faça transferências mais rápidas e eficientes. O Banco do Brasil, por exemplo, já liberou o Pix no WhatsApp.

Futuras atualizações do Pix

Outras novidades estão previstas são: Pix Garantido, para pagamento de contas parceladas, assim como o Pix Débito Automático, para realização de pagamentos frequentes.

Até o final do ano, devemos ver ainda outras novidades e integrações com outras plataformas. Pouco a pouco, o Pix deverá se enraizar nas carteiras virtuais e alterar a forma como enxergamos os pagamentos como um todo.

Pix do Mercado Pago | Como enviar e receber dinheiro
Saber Mais

Curiosidades sobre o Pix

Atualmente, 90% das transações concluídas na plataforma Pix são feitas de pessoas físicas para pessoas físicas, mostrando que esse sistema realmente passou a fazer parte da sociedade como uma opção de envio de dinheiro no dia dia.

De acordo com o Banco Central, essas transações costumam ser realizadas em horários bancários convencionais, ainda que o Pix esteja disponível 24 horas por dia e sete dias por semana.

Já podemos dizer que, atualmente, o Pix ultrapassou em 65% a quantidade de movimentações financeiras tradicionais. No fim de janeiro, as transferências em Pix já haviam ultrapassado a somatória de transferências de TEDs e DOCs no mesmo período.

Uma curiosidade compartilhada pelo Banco Central é sobre a transferência com maior valor feita pelo Pix nos três primeiros meses do sistema: R$ 6,3 milhões.

Pix Nubank | Tudo sobre transferências com Nubank Pix
Saber Mais

FAQ Pix - Perguntas frequentes

🤔 O que é Pix?

O Pix é o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central do Brasil que foi lançado em novembro de 2020. A diferença do Pix em relação aos outros tipos de transferência é que com o Pix é possível fazer transações em tempo real. Uma vez que você faz um pagamento para outro usuário usando o Pix no seu banco, o dinheiro entra na conta destino imediatamente.

💰 Como funciona o Pix?

O pagamento instantâneo com Pix é a nova maneira de você realizar uma transferência bancária que permite que a transferência de dinheiro seja feita em tempo real (de maneira imediata) sem que haja a necessidade de intermendiadores ou de esperar dias úteis e horários comerciais, já que o sistema está disponível todos os dias da semana, 24 horas por dia.

👍 Qual é a principal vantagem do Pix?

A praticidade é a principal vantagem do Pix, já que agora realizar um pagamento é muito mais fácil e simples, você gasta o mesmo tempo de enviar uma mensagem pelo celular. Com o Pix você pode realizar pagamentos e transferências do dia a dia sem se preocupar em sair de casa.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!

Atualizado