Pix | Como funciona o Pix? | Vantagens do Pix Banco Central

Pix | Saiba o que é Pix e como funciona
Pix | Saiba o que é Pix e como funciona

O brasileiro n√£o quer mais sofrer com as burocracias na hora de realizar pagamentos ou fazer transfer√™ncias online. As taxas costumam ser absurdas e atrapalham a vida financeira dos usu√°rios, principalmente daqueles que realizam diversas transa√ß√Ķes. Por isso, foi criado o Pix, um tipo de pagamento instant√Ęneo que vai revolucionar o mundo banc√°rio. Confira a seguir!

O que é Pix?

O Pix √© o mais novo sistema de pagamento instant√Ęneo oferecido por diversos bancos. Lan√ßado em outubro de 2020, esse meio de pagamento passou a funcionar integralmente em novembro do mesmo ano.

O objetivo da criação desse recurso é entregar um formato de pagamento seguro, competitivo e rápido. As transferências via Pix são realizadas em até 10 segundos, durante 24 horas do dia e nos finais de semana e feriados.

Pix Banco Central

O que é Pix

O Banco Central do Brasil é o criador do Pix, porém, esse meio de pagamento é oferecido e realizado pelos bancos, meios de pagamentos e fintechs.

Desde novembro, os aplicativos das institui√ß√Ķes financeiras passaram a oferecer a op√ß√£o de pagamento Pix, em companhia das tradicionais TED e DOC.

Sendo assim, o usuário decide se deseja utilizar essa funcionalidade. Além disso, as empresas podem oferecer mais uma forma de pagamento aos seus clientes.

Como funciona o Pix?

O Pix est√° dispon√≠vel nos aplicativos dos bancos e institui√ß√Ķes financeiras autorizadas a oferecer esse tipo de pagamento. Al√©m disso, essa opera√ß√£o tamb√©m √© indicada na hora de realizar um pagamento ou transfer√™ncia.

Mas para utilizar o Pix é preciso fazer um cadastro, tanto pessoas físicas, como pessoas jurídicas. Além disso, é necessário ter uma conta transicional (conta corrente, poupança ou de pagamento) em um banco, uma fintech ou uma plataforma de pagamentos.

Chave do Pix

A chave Pix é o dado informado para realizar transferências para alguém ou receber pagamentos utilizando esse recurso. Primeiro, é necessário fazer o registro da sua chave diretamente nos aplicativos do banco, no app ou pelo internet banking.

Essa chave pode ser o n√ļmero do seu CPF ou CNPJ, e-mail, n√ļmero de telefone celular ou chave aleat√≥ria. Ao escolher a chave Pix, o usu√°rio precisa cadastr√°-la na pr√≥pria plataforma da institui√ß√£o.

Depois, para receber transferências via Pix, é necessário informar sua chave para o pagador realizar o pagamento. Sendo assim, quando for realizar o pagamento utilizando o Pix, você precisa da chave do recebedor. Em outras palavras, as chaves Pix são códigos que representam a sua conta no Pix.

Como fazer as transferências com o Pix?

Existem três formas de transferir dinheiro usando o Pix: informando os dados bancários, com a chave Pix Banco Central e por meio de QR code.

Informando os dados banc√°rios

Se voc√™ n√£o cadastrou sua chave Pix, mas a pessoa que ir√° realizar o pagamento para voc√™ tiver utilizando o Pix, ent√£o passe seus dados banc√°rios para receber por meio desse pagamento instant√Ęneo. Basta informar o seu nome completo, o CPF, o n√ļmero da institui√ß√£o e as informa√ß√Ķes de ag√™ncia e conta.

Com a chave Pix

Como as chaves Pix substituem os dados bancários, então informe uma chave para quem vai enviar o pagamento. Para pagar alguém via Pix, você também pode solicitar a senha da pessoa física ou jurídica.

Por meio de QR code

Existem dois tipos de QR Code para pagar utilizando o Pix: o QR code din√Ęmico e o QR code est√°tico. Para pagar compras, voc√™ deve utilizar o QR code din√Ęmico que cada vendedor disponibiliza em seu estabelecimento.

Já o QR code estático é recomendado para transferências entre pessoas. Sendo assim, só é necessário definir o valor, gerar um QR code e enviar para o recebedor.

Pix | Novas funcionalidades para 2021
Saiba mais

Saque Pix

O Banco Central anunciou que o saque Pix será lançado no fim do primeiro semestre de 2021. Ou seja, em poucos meses o serviço estará disponível em vários pontos do Brasil. Se você está se perguntando como vai funcionar o saque do Pix, nós te explicamos.

A ideia de disponibilizar o saque de dinheiro via Pix tem o objetivo de possibilitar a retirada de dinheiro em pontos que não sejam apenas bancos ou lotéricas. Dessa forma, qualquer estabelecimento comercial cadastrado no pograma do Banco Central poderá ser um ponto de saque Pix.

Para realizar a opera√ß√£o, o usu√°rio deve usar o Pix para transferir dinheiro para o estabelecimento comerical pelo celular, usando um QR Code gerado pelo local. Como a transfer√™ncia √© instant√Ęnea, no mesmo momento ele pode pegar o valor da transfer√™ncia em notas.

Qual é o limite do Pix?

O limite de valor e transferências por dia utilizando o Pix são estipulados por cada banco, então, o máximo a ser enviado dependerá da instituição financeira.

Por√©m, o Banco Central apenas solicita um piso para evitar que os bancos coloquem valores muito baixos e que n√£o valham a pena para os consumidores. Al√©m disso, os limites das transa√ß√Ķes √† noite (20h √†s 6h) e aqueles realizados via QR Code s√£o diferentes.

Onde usar o Pix?

Desde novembro de 2020, já é possível utilizar o pagamento via Pix para fazer compras online, supermercados, lojas físicas e muitos outros estabelecimentos.

Além disso, é possível pagar conta de luz, recarga do celular, contas de telefone, jogos de loteria, impostos, taxas, Guia de Recolhimento da União e outros tipos de contas.

Vantagens do Pix

Pix Banco Central

As características do meio de pagamento Pix oferecem diversas vantagens, como:

  • Rapidez: transa√ß√Ķes realizadas em poucos segundos, quase em tempo real.
  • Facilidade: f√°cil de usar para pagar, transferir e receber.
  • Seguro: existem medidas que garantem a seguran√ßa das transa√ß√Ķes.
  • Versatilidade: pode ser usado em v√°rias situa√ß√Ķes do dia a dia.
  • Disponibilidade: realiza opera√ß√Ķes 24 horas por dia, 7 dias por semana e em feriados.
  • Econ√īmico: gratuito para pessoas f√≠sicas e possui baixo custo para os demais.

Pix | Bancos participantes

Diversos bancos com mais de 500 mil clientes s√£o obrigados a oferecer o meio de pagamento instant√Ęneo Pix, alguns deles s√£o: Ita√ļ, Bradesco, Santander, Caixa (Caixa Tem), Banco do Brasil, Nubank, Mercado Pago, Inter, C6 Bank, PagSeguro e outros.

Pix para empresas

Pessoas Jurídicas que têm CNPJ podem utilizar o Pix para aumentar sua competitividade no mercado e oferecer mais uma opção de pagamento aos clientes.

Independentemente do tamanho, qualquer empresa pode aderir ao Pix se desejar. Por√©m, o Banco Central determinou que as institui√ß√Ķes financeiras com mais de 500 mil clientes s√£o obrigadas a adotar o meio de pagamento.

O Pix PJ pode ser utilizado entre Pessoas físicas (P2P), pessoas e empresas (P2B/ B2P), empresas (B2B), pessoas e governo (P2G/G2P), além de empresas e governo (B2G/G2B).

Pix é seguro?

Todas as informa√ß√Ķes pessoais transmitidas pelas opera√ß√Ķes Pix est√£o protegidas pelo sigilo banc√°rio, assim como nas transa√ß√Ķes de TEDs e DOCs.

Além disso, as medidas de segurança bancárias, como formas de autenticação e criptografia, também são adotadas na realização dos pagamentos via Pix.

Falhas no Pix | Veja como evitar problemas com pagamentos
Saiba mais

FAQ Pix - Perguntas frequentes

O que é Pix?

O Pix √© o sistema de pagamento instant√Ęneo do Banco Central do Brasil que foi lan√ßado em novembro de 2020. A diferen√ßa do Pix em rela√ß√£o aos outros tipos de transfer√™ncia √© que com o Pix √© poss√≠vel fazer transa√ß√Ķes em tempo real. Uma vez que voc√™ faz um pagamento para outro usu√°rio usando o Pix no seu banco, o dinheiro entra na conta destino imediatamente.

Como funciona o Pix?

O pagamento instant√Ęneo com Pix √© a nova maneira de voc√™ realizar uma transfer√™ncia banc√°ria que permite que a transfer√™ncia de dinheiro seja feita em tempo real (de maneira imediata) sem que haja a necessidade de intermendiadores ou de esperar dias √ļteis e hor√°rios comerciais, j√° que o sistema est√° dispon√≠vel todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Qual é a principal vantagem do Pix?

A praticidade é a principal vantagem do Pix, já que agora realizar um pagamento é muito mais fácil e simples, você gasta o mesmo tempo de enviar uma mensagem pelo celular. Com o Pix você pode realizar pagamentos e transferências do dia a dia sem se preocupar em sair de casa.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informa√ß√Ķes e dicas sobre investimento e finan√ßas de um jeito simples para voc√™!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!

Atualizado