Pagamento por Aproximação | Contactless | NFC

Pagamento por Aproximação | O que é NFC?
Pagamento por Aproximação | O que é NFC?

O pagamento por aproximação ainda é uma novidade para muitas pessoas, porém, outras realizam a maioria dos seus pagamentos através dessa tecnologia. Se você não conhece bem essa inovação, tem receio quanto à segurança ou deseja mais informações, então leia este texto até o final. Confira!


Pagamento por aproximação

O pagamento por aproximação é uma opção criada para realizar o contactless, ou seja, o pagamento por contato próximo de dois objetos que tenham a tecnologia NFC.

NFC é a sigla para Near Field Communication, que significa “comunicação por campo de proximidade”. Sendo assim, dois objetos com essa tecnologia realizam um pagamento apenas pela aproximação física, sem a necessidade de inserir cartão ou digitar a senha, por exemplo. Os equipamentos e objetos que têm o NFC podem ser smartphones, cartões físicos, maquininhas de cartão, pulseiras, entre outros.

Como funciona o pagamento por aproximação?

Pagamento por aproximação NFC

O pagamento por aproximação é simples e fácil. Se o pagamento for realizado com cartão físico, então é necessário verificar se o mesmo tem o símbolo do NFC, parecido com o ícone do wi-fi.

As máquinas de cartão também precisam ter esse símbolo para identificar o recebimento desse tipo de pagamento por contato. Também é possível usar o smartphone para essa modalidade caso tenha a tecnologia NFC.

Os usuários de smartphones do sistema Android com NFC podem usar o Google Pay e quem possui o aparelho com o sistema iOS pode usar o Apple Pay. Também existe o app Samsung Pay.

Baixe um desses aplicativos no seu smartphone e insira o seu cartão na carteira virtual. Depois, você poderá usar o seu aparelho móvel para realizar pagamentos com aproximação.

Qual o limite de pagamento por aproximação?

Existe um valor limite para a compra permitido para esse tipo de pagamento por aproximação, mas depende de cada banco.

O cartão do Nubank, por exemplo, possui a tecnologia NFC e permite o valor de R$ 50,99 sem a necessidade da senha para pagamentos por contactless.

É possível usar a tecnologia para pagar valores superiores ao permitido, mas será necessário tocar a maquininha para colocar a senha.

Tecnologia NFC

Cartão NFC

A tecnologia Near Field Communication (NFC) é a versão atualizada do RFID, tecnologia de radiofrequência utilizada em crachás e chaves de hotel.

É importante saber que essa tecnologia só funciona em curtas distâncias. Portanto, não se preocupe se será debitado algum valor do seu cartão se estiver distante de um meio de pagamento.

Além disso, para realizar qualquer transação de pagamento com o NFC é preciso que um dos objetos seja ativo, ou seja, que tenha fonte de energia própria como os celulares, terminais de pagamentos e de transporte público.

O outro objeto, por exemplo um cartão, pode ser passivo e sem fonte de energia para que o polo ativo energize-o para estabelecer a comunicação.

Como fazer pagamento pelo NFC com cartão?

Existem vários cartões de crédito com NFC e permitem o pagamento por aproximação. Se o seu cartão tiver o símbolo do NFC, saiba que é possível usá-lo nas maquininhas que também tenham a tecnologia.

Basta encostar, aguardar a transação e realizar o pagamento sem a necessidade de senha se não ultrapassar o valor permitido pelo seu banco.

Pagar com cartão por aproximação é seguro?

As medidas de proteção adotadas pelas bandeiras e emissores de cartão de crédito garantem a segurança do seu cartão contactless. Existem fatores que conseguem distinguir e rastrear as tentativas de fraudes realizadas com essa tecnologia.

Por isso, as bandeiras e emissores de cartões estipulam um valor baixo para transações sem a necessidade da senha. Além disso, existem limites de transações com a tecnologia NFC sem a necessidade de senha.

Portanto, com todos esses cuidados de proteção é possível dizer que o NFC é uma tecnologia segura, mas que requer muita atenção do usuário no dia a dia.

Como pagar por aproximação com celular?

É fácil e rápido! Seu smartphone só precisa ter o chip NFC e um dos aplicativos de pagamento digital no celular. Para isso, baixe no seu celular um dos aplicativos: Apple Pay, Google Pay ou Smnsumg Pay.

Carteira digital | Como funciona o pagamento digital?
Veja aqui

Na hora do pagamento, informe que irá pagar por aproximação do celular com a maquininha (também com NFC).

Depois, é só encostar o smartphone na máquina de cartão e digitar a sua senha ou usar a sua digital para aprovar a transação no aplicativo da carteira digital.

Pagamento por aproximação com pulseira NFC

A pulseira NFC é um dispositivo que também permite o pagamento das compras por aproximação.

Existem algumas pulseiras de pagamento com essa tecnologia, como a pulseira Ourocard do Banco do Brasil, a pulseira da Visa e a pulseira do Santander.

Podemos dizer que a pulseira NFC é uma ótima forma de realizar pagamentos mais rápidos, sem uso do cartão e com segurança.

Bancos que oferecem pagamento por aproximação

Existem alguns bancos que oferecem cartões com NFC. Saiba quais são eles:

Bancos 💰 Pagamento por Aproximação 💳📲
Nubank Cartão Nubank Contactless | Google Pay
Banco do Brasil Cartão Ourocard Visa Contactless
Itaú Cartão Itaú "Aproxime e Pague"
Santander Cartão Santander NFC | Pulseira Santander | App Way
Bradesco Cartão Bradesco via Google Pay, Samsung Pay e Apple Pay
Caixa Cartão Caixa via Google Pay e Samsung Pay

Pagamento por aproximação Nubank

O cartão do Nubank é uma das opções do mercado que tem a tecnologia contactless, que permite que o cliente pague suas compras sem precisar inserir o cartão Nubank, já que ele funciona ao ser aproximado da maquininha. Além disso, também é possível cadastrar o cartão virtual ou físico no Google Pay.

Pagamento por aproximação Banco do Brasil

Os clientes do Banco do Brasil também podem usar o Ourocard Visa Contactless para pagar compras no débito e no crédito apenas aproximando o cartão da maquininha.

Pagamento por aproximação Itaú

Alguns cartões do Itaú já tem a funcionalidade “aproxime e pague” e podem ser usados por aproximação nas maquininhas em compras de até R$ 200,00.

Pagamento por aproximação Santander

O Santander Pass oferece cinco opções de cartões com a tecnologia NFC. Além disso, também oferece outras formas de pagamento por aproximação com a pulseira, adesivo, tag e app Way (Android).

Pagamento por aproximação Bradesco

O Bradesco liberou que os seus cartões fossem inseridos nas carteiras digitais Google Pay, Samsung Pay e Apple Pay para seus clientes realizarem pagamentos por contactless.

Pagamento por aproximação Caixa

A Caixa também permitiu que os cartões de débito Caixa Mastercard ou Visa fossem utilizados nas carteiras digitais Samsung Pay e Google Pay para realizar o pagamento por aproximação.

FAQ Pagamento por aproximação - Perguntas frequentes

O que é pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação é uma opção para pagar por produtos e serviços sem contato (contactless) que funciona com a tecnologia Near Field Comuniction (NFC), que signifca "comunicação por campo de proximidade". Ou seja, é possível realizar um pagamento aproximando um cartão de uma maquininha, sem precisar inserir o cartão ou digitar a senha. Também é possível pagar por aproximação com o celular por meio das carteiras digitais, sem a necessidade de usar o cartão de crédito ou débito.

Como funciona o pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação é uma nova versão das tecnologias já usadas antes por chaves de hotel ou crachás, que também funcionam pela proximade de objetos com um equipamento. Com a tecnologia NFC, as informações são enviadas por um código quando os dispositivos com essa tecnologia se aproximam. Para facilitar o pagamento por aproximação ou sem contato, normalmente, não é necessário nenhuma identificação, porém os bancos colocam um valor limite que pode ser pago sem a necessidade de digitar a senha. se esse valor for ultrapassado, o cliente vai precisar identidicar a senha por segurança.

Pagamento por aproximação é seguro?

O pagamento por aproximação é seguro porque evita que o cliente tenha que sacar dinheiro ou inserir o cartão em caixas eletrônicos ou maquininhas, o que reduz as chaces de ter o cartão clonado. Além disso, se a pessoa usar a carteira digital, é possível pagar apenas com o celular, sem precisar levar o cartão de débito ou crédito ao sair de casa. No caso de pagamentos processados pela tecnologia NFC, os dados são criptografados, o que garante a proteção das informações bancárias do usuário.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!

Atualizado