Carteira digital | Como funciona o pagamento digital?

Tudo sobre pagamento com carteira digital
Tudo sobre pagamento com carteira digital

Quer começar a pagar as suas compras usando o celular? Ainda não sabe como funciona uma carteira digital? Confira a seguir tudo o que você precisa saber para fazer pagamentos digitais.


O que é carteira digital?

carteira digital

Carteira digital ou digital wallet é uma solução financeira criada a partir de aplicativos para celular. As carteiras digitais funcionam como um meio de pagamento fácil e rápido para realizar compras, receber transações e fazer pagamentos online no dia a dia.

No geral, as carteiras online surgiram para facilitar a vida dos usuários, que podem sair despreocupados levando apenas o dispositivo móvel para usar durante o dia. Dessa forma, deixar a carteira em casa não é mais um problema, já que com um carteira digital você tem os seus métodos de pagamento à disposição.

Além disso, algumas carteiras oferecem o pagamento offline, ou seja, funcionam sem que seja necessário estar conectado a internet. Dependo da carteira digital que você escolher, é possível cadastrar cartões de crédito e de débito para começar a pagar usando o celular.

Como funcionam as carteiras digitais?

As carteiras digitais funcionam com a tecnologia Near Field Communication (NFC), que permite o pagamento por aproximação do cartão ou smartphone. Para começar a usar, você precisa baixar o aplicativo do banco ou empresa que oferece a carteira digital e depois é só aproveitar as vantagens dessa opção de pagamento.

Após baixar o app da carteira digital, faça o cadastro ou entre com o seu login já criado. Provavelmente, você precisará desbloquear o pagamento por aproximação em lojas físicas antes de começar a utilizar a carteira digital em compras online. Infelizmente, ainda não são todos os estabelecimentos que aceitam o pagamento via carteira digital, mas muitos lugares já oferecem essa opção.

Os estabelecimentos físicos costumam sinalizar a aceitação das carteiras digitais com logos do Google Pay, Samsung Pay, Apple Pay, entre outras. Quem tem celular com sistema Android pode utilizar o Google Play ou Samsung Pay e quem tem aparelho Apple pode utilizar a Apple Pay.

Como pagar com carteira digital?

Se você já baixou o app da carteira digital no seu smartphone e desbloqueou seu aparelho, então agora é hora de começar a usar. Se for utilizar em lojas físicas, basta aproximar seu aparelho celular das maquininhas de pagamento. Aparecerá a confirmação do pagamento na tela do seu smartphone para você aceitar e confirmar a compra.

Caso você vá comprar em lojas online, é preciso sinalizar que vai pagar com a carteira digital e finalizar o pagamento. Também será preciso confirmar a notificação enviada para o seu celular para cumprir as regras de segurança anti-fraude.

Quais são as carteiras digitais disponíveis no Brasil?

  • As carteiras digitais mais usadas no Brasil são:
  • Google Pay
  • PayPal
  • PicPay
  • Mercado Pago
  • Apple Pay
  • Samsung Pay
  • Iti
  • Recarga Pay
  • Uzzo Pay
  • Neon
  • MagaluPay

Vale a pena usar carteira digital?

Um estudo realizado pela Adyen, empresa de pagamentos holandesa, revelou que o uso das carteiras digitais cresceu 65% no primeiro trimestre de 2019 no Brasil. Embora muitos brasileiros ainda não se sintam totalmente seguros quando o assunto são os pagamentos online, principalmente por questões de fraudes e golpes na internet, o crescimento do uso das digitals wallets no país é notável.

A mesma pesquisa da Adyen observou ainda o aumento do uso do celular para pagamentos no Brasil em relação aos anos anteriores, já que foram 27,3% de todas as transações foram online em 2018, contra 21,5% em 2017 e 12% em 2016. Essas porcentagens só tendem a crescer, já que os brasileiros estão se familiarizando mais com pagamentos online e o uso do smartphone também cresce no país.

Vantagens das carteiras digitais

Se você ainda não se convenceu das vantagens da carteira digital no dia a dia, nós vamos contar quais são os principais benefícios que elas podem oferecer. Confira!

 Praticidade

É indiscutível que a carteira digital oferece praticidade para o cliente na hora de pagar contas, realizar compras, efetuar pagamentos de boletos, entre outras transações bancárias. Além disso, o usuário não precisa ter a necessidade de usar a carteira física e nem carregar vários cartões ou dinheiro em espécie, já que com a carteira digital é possivel realizar pagamentos e recebimentos direto no aplicativo do celular.

 Segurança

É verdade que muitas pessoas têm receio sobre a segurança das carteiras digitais, já que os pagamentos são feitos pelo smartphone e pela internet. Porém, as empresas de meios de pagamentos digitais oferecem diversos tipos de estratégias para comprovar os dados e confirmar que o pagamento está sendo feito pelo usuário. Sendo assim, cada vez é mais fácil confiar nesse tipo de tecnologia e usar sem medo.

 Mais economia

Muitas lojas, restaurantes e outros tipos de estabelecimentos oferecem descontos nas compras pagas por meio da carteira digital. Esses comércios fazem parcerias com as grandes empresas de pagamento digital para atrair mais clientes e oferecer vantagens.

 Retorno de dinheiro

Algumas carteiras digitais disponibilizam o cashback, uma forma de entregar uma parte do dinheiro de volta para o bolso do cliente. Esse valor volta para a carteira digital e pode ser utilizado em compras e pagamentos futuros. Saiba mais sobre as vantagens do cashback.

Quanto custam as carteiras digitais?

Pagamento com carteira digital

As principais carteiras digitais do mercado, no geral, não cobram nenhuma taxa para realizar a abertura da conta direto no aplicativo. Porém, para utilizar os seus serviços e recursos disponíveis será preciso realizar um depósito com qualquer quantia e ativar a conta.

Normalmente, os clientes que utilizam carteira digital para realizar compras não pagam taxas. Os estabelecimentos não pagam taxa para receber pagamentos via carteira digital, a não ser quando a transação é feita via maquininha de cartão de crédito, situação que, provavelmente, pode gerar alguma taxa.

Carteira digital é segura?

Embora muitas pessoas ainda tenham receio de confiar na carteira digital, o uso desse recurso está aumentando entre os brasileiros, principalmente entre as novas gerações, que utilizam muito o smartphone. O sistema de segurança das carteiras digitais é desenvolvido com o obejtivo de proteger e evitar fraudes online. Além disso, as criptografias e sistemas de verificação do usuário estão cada vez mais seguras para proteger os dados dos clientes que escolhem os pagamentos digitais.

Carteira digital para criptomoeda

Além das carteiras digitais, que são destinadas para pagamentos comuns no dia a dia e funcionam a partir do cadastro de cartões, também existem as e-wallets para criptomedas. Essas carteiras são utilizadas para transferir bitcoins e outras criptomoedas para uma carteira digital através da permissão de chaves públicas e privadas.

FAQ Carteira Digital - Perguntas frequentes

O que é carteira digital?

A carteira digital é uma alternativa ao pagamento com cartão ou dinheiro e funciona por meio de aplicativos. Ao baixar o app da carteira digital de sua preferência, o usuário cadastra os dados do cartão de crédito ou débito e consegue pagar compras e serviços apenas com o celular via QR Code ou aproximação.

Quais são as principais carteiras digitais?

As principais carteiras digitais são: Apple Pay, Google Pay, Ame Digital, Mercado Pago, PayPal, PicPay, Samsung Pay e MagaluPay.

Carteira digital vale a pena?

A carteira digital vale a pena porque facilita o pagamento em diferentes situações e permite que o usuário possa sair de casa sem levar cartão ou dinheiro. Dessa forma, as principais vantagens das carteiras digitais são: segurança, praticidade e agilidade para pagar por produtos e serviços em diferentes estabelecimentos.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!

Atualizado