Internet banking é seguro? | Como usar o banco online?


Se você quer começar a gestionar a sua conta bancária usando o computador ou celular, o primeiro passo é se cadastrar para usar o internet banking do seu banco. Saiba a seguir como funciona e use o internet banking com segurança.


Internet banking

Com o avanço da tecnologia e praticidade dos serviços digitais, algumas atividades que antes exclusivamente presenciais passaram a estar disponíveis na internet. Dessa forma, diversos serviços podem ser acessados e gestionados remotamente pelo computador ou celular.

Nesse cenário, um dos setores mais impactados por essas mudanças foi o bancário. Atualmente, várias operações financeiras podem ser feitas pelos clientes por meio do autoatendimento do internet banking, sem a necessidade de falar com um atendente ou ir até uma agência bancária.

Se você ainda tem dúvidas sobre o funcionamento do internet banking, não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar como funciona e para que serve o internet banking e compartilhar algumas dicas essenciais para garantir a segurança no ambiente digital dos bancos tradicionais e bancos digitais. Saiba mais a seguir!

O que é internet banking?

De forma simples, vamos dizer que o internet banking é um ambiente digital bancário que facilita o acesso do usuário aos serviços bancários e às informações da conta corrente, conta poupança, cartão de crédito e outros produtos financeiros.

Sem a necessidade de se deslocar até uma agência, o cliente pode acessar e realizar transações em sua conta pelo computador ou aparelho celular. Deste modo, verificar o saldo, fatura, realizar transferências entre outras atividades ficou muito mais simples e prático.

Outra função muito utilizada no ambiente do internet banking é o pagamento de boletos. Sendo assim, as pessoas também evitam perder tempo em filas para pagar contas, por exemplo.

O que posso fazer no internet banking?

Os principais serviços bancários disponíveis no internet banking são:

  • Abertura de conta corrente ou conta poupança.
  • Transferências via DOC, TED ou PIX.
  • Recarga para celular para qualquer operadora.
  • Consulta de saldo e extrato.
  • Emissão de boletos e comprovantes.
  • Solicitar produtos bancários: cartões, empréstimos ou financiamento.
  • Pagamento de multas e também do licenciamento de veículos.
  • Segunda via da fatura do cartão.
  • Realizar aplicação em investimentos.
  • Resgate de aplicações realizadas.
  • Pagamento de contas e boletos de cobrança.
  • Solicitar segunda via cartão de débito ou crédito.
  • Bloqueio e desbloqueio do cartão de débito ou crédito.

O que não posso fazer no internet banking?

São poucos os serviços bancários que não estão disponíveis no internet banking. A seguir vamos listar os principais:

  • Saque em caixas eletrônicos.
  • Saque sem cartão.
  • Outros serviços essenciais presenciais.

Como acessar o internet banking?

Para se cadastrar no internet banking, o usuário deve escolher entre acessar o site do banco pelo computador ou celular. Em alguns casos é possível baixar o aplicativo do banco para acessar as funcionalidades do internet banking.

Para realizar o primeiro cadastro, os bancos podem solicitar algumas informações do titular, como o CPF, RG e o número da conta do banco. Algumas instituições ainda pedem que a liberação do primeiro acesso ao internet banking seja feita em uma agência física ou em um caixa eletrônico.

Caso esta ação não seja necessária, o sistema vai pedir que você valide o seu dispositivo (computador ou celular). Essa validação também garante a segurança do serviço, já que o cliente é notificado se tentar acessar a conta em um dispositivo não reconhecido.

Plugin de segurança do internet banking Alguns bancos também solicitam a instalação de plugins de segurança para liberar o acesso ao internet banking. O sistema previne a invasão de hackers e é mais uma forma de proteger a conta bancária. O internet banking da Caixa> e o internet banking do Banco do Brasil> são alguns que pedem o uso de plugin de segurança.

Cadastro da senha do internet banking

Assim como qualquer outro sistema de bancos que se trata do acesso aos dados pessoais e financeiros, o internet banking funciona com alguns sistemas de segurança. Dessa forma, para que o cliente possa ter acesso aos serviços do internet banking, é necessário ter uma senha exclusiva para acessar o banco pela internet.

Alguns bancos e bancos digitais oferecem o cadastro ou recuperação da senha do internet banking pelo site, aplicativo ou telefone. Consulte as orientações do site do seu banco.

Token do internet banking

Depois de cadastrar a senha e entrar no internet banking, também é possível que o usuário precise usar o sistema de token, a depender do banco e da operação. O token é um sistema que gera uma sequência de números aleatórios e só é compartilhado com o titular da conta bancária.

Os bancos que utilizam o sistema de token no internet banking, geralmente, pedem que a sequência de números sempre seja inserida quando o usuário entra no sistema ou quando vai movimentar a conta. Dessa forma, o cliente tem mais uma etapa de verificação para evitar fraudes e movimentações não desejadas.

Em contas digitais, existem outras etapas de segurança, como a leitura da impressão digital ou reconhecimento facial. Porém, para usar esse tipo de verificação, o aparelho celular deve oferecer esse serviço em seu sistema.

Internet banking é seguro?

No geral, podemos dizer que o internet banking é seguro e confiável. Mesmo assim, é importante ter alguns cuidados ao acessar o serviço.

A partir do momento em que o usuário entende o que é internet banking e tudo que o serviço oferece, fica mais fácil se adaptar ao sistema e aproveitar as vantagens de ter um banco online. Com isso, os clientes conseguem organizar a vida financeira com mais agilidade, praticidade, controle e segurança no dia a dia.

Cuidados para usar o internet banking

Para usar o internet banking com segurança, é muito importante que o usuário nunca deixe a conta aberta caso precise se afastar do dispositivo. Além disso, é fundamental encerrar a sessão sempre que terminar de usar o interne banking.

Outro ponto importante é só fazer o login em dispositivos confiáveis e evitar deixar as suas senhas salvas. Sempre que possível, é bom ter um antivírus ativo e atualizado.

Em caso de roubo ou furto de qualquer aparelho com acesso ao internet banking, notifique o banco imediatamente e bloqueie qualquer operação financeira pelo site ou aplicativo.

Além disso, outras medidas básicas de segurança devem ser seguidas: não compartilhar a senha com outras pessoas em nenhuma hipótese e seguir as instruções de segurança individuais passadas pelo banco.

Se você tiver problemas com o banco, procure os canais de atendimento digitais ou ligue quanto antes para relatar a situação.

FAQ Internet banking - Perguntas frequentes

O que é internet banking?

O internet banking é o ambiente digital de uma instituição financeira e permite que as transações financeiras e consultas sobre a conta sejam realizadas pela internet quando o usuário acessa o site do banco.

Como usar o internet banking?

Para usar o internet banking de qualquer banco, seja ele tradicional ou digital, o cliente deve entrar no site da instituição e fazer login. Geralmente, é necessário acessar essa área do site com o CPF ou usuário e a senha do internet banking, que deve ser criada antes do primeiro acesso.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!