Empréstimo online seguro e confiável | Saiba como encontrar

Dicas para pedir empréstimo online seguro e confiável
Dicas para pedir empréstimo online seguro e confiável

Cada vez é mais comum fazer empréstimo online e ter o dinheiro emprestado na conta sem precisar sair de casa. Porém, é preciso tomar cuidado para contratar um empréstimo online seguro e confiável. Pensando nisso, preparamos um artigo cheio de dicas e orientações para você pedir empréstimo pela internet sem problemas. Confira!

Empréstimo online

Empréstimo online

O empréstimo online é um tipo de linha de crédito pessoal que pode ser utilizado para o que você precisar, ou seja, não tem a necessidade de justificar a finalidade do pedido de empréstimo.

Com essa opção, você pode solicitar empréstimo online e conseguir o dinheiro que precisa sem a necessidade de ir ao banco ou instituição financeira. Só é preciso ter acesso à internet, pelo computador ou celular, para realizar o pedido de empréstimo pessoal.

Esse tipo de empréstimo pode ser usado na realização de um sonho, para pagar uma viagem, para fazer um intercâmbio, quitar uma dívida, para organizar a vida financeira, entre outras realizações que podem exigir um valor que você não tem.

Como funciona o empréstimo online?

O empréstimo online é uma opção de crédito oferecida por bancos e financeiras que emprestam dinheiro e recebem o pagamento parcelado. Ao solicitar um empréstimo é preciso preencher os requisitos estipulados pela instituição e aguardar a aprovação do dinheiro.

No caso do empréstimo online, o solicitante realiza todas as etapas digitalmente, desde a simulação até a resposta aprovando ou negando o peddo de empréstimo. Cada banco e financeira tem seus procedimentos e requisitos para o processo do pedido de empréstimo.

Como fazer empréstimo online?

Empréstimo online confiável

Veja o passo a passo para fazer um pedido de empréstimo online e rápido

Simulação do empréstimo

Acesse os sites dos bancos e financeiras que oferecem o tipo de empréstimo que você precisa. Faça a simulação do empréstimo online oferecido por essas instituições para verificar o valor total do pagamento, número de parcelas, juros e outras informações. É importante fazer a simulação em mais de um lugar para comparar e escolher o empréstimo ideal para você.

Escolha o tipo de empréstimo

Alguns bancos e financeiras oferecem diversos tipos de empréstimos para o cliente escolher a melhor opção. Existem empréstimos com imóvel como garantia, veículo como garantia, empréstimo consignado, empréstimo pessoal, entre outros. Entenda as opções e verifique qual faz mais sentido para o seu momento financeiro e que não atrapalhe seu orçamento mensal.

Preencha o formulário

Após fazer as simulações e escolher a modalidade do empréstimo, então é hora de escolher a melhor opção e preencher o formulário de solicitação. Neste formulário, você precisa responder todas as informações corretas e verdadeiras sobre você e a sua situação financeira. Só compartilhe os seus dados pessoais se sentir confiança no site da instituição que oferece o empréstimo. Falaremos sobre como identificar um site seguro mais para frente!

Envie os documentos necessários

Envie de forma online os documentos solicitados para conseguir a aprovação do seu empréstimo. A lista de documentos exigida varia de instituição para instituição, mas, geralmente, os documentos solicitados são RG e CPF. Além de comprovante de residência, que podem ser contas de consumo com data de até três meses atrás e comprovante de renda, que pode ser um simples extrato da conta bancária, imposto de renda, carteira de trabalho, contrato de trabalho ou social da empresa (caso seja o proprietário ou sócio) e identificação de Microempreendedor Individual (MEI).

Aguarde a resposta sobre o empréstimo

Depois de realizar corretamentre os passos anteriores, agora é hora de aguardar a resposta para saber se o empréstimo online foi aprovado ou negado. O banco ou financeira no qual você pediu o empréstimo vai analisar todas as informações enviadas e o valor solicitado. Em seguida, você receberá a resposta e, se aprovado, o dinheiro deve cair na sua conta. O tempo que você vai ter que esperar para receber o empréstimo depende de cada instituição, mas vale destacar que o depósito acontece cada vez mais rápido.

Empréstimo online para negativados

Empréstimo online rápido

Muitas pessoas que têm nome sujo ficam em dúvida sobre a possibilidade de ter o empréstimo online aprovado. Embora nem todas as empresas disponibilizam empréstimo para negativado, ainda é possível encontrar instituições financeiras que emprestam dinheiro para pessoas com restrição no nome. Porém, os juros podem ser maiores e a dificuldade de ser aprovado também é grande. Faça uma pesquisa online e verifique quais instituições emprestam dinheiro para negativados.

Empréstimo online para autônomos

Mesmo que os autônomos tenham mais dificuldade para encontrar bancos e financeiras que oferecem empréstimo para trabalhadores independentes, também é possível ter o dinheiro aprovado. Pesquise quais instituições disponibilizam essa opção e faça simulações para verificar a melhor opção para você.Provavelmente, será necessário comprovar qual é o seu rendimento como trabalhador autônomo ou informal. Você pode mostrar seus rendimentos financeiros com extratos bancários gerados nos últimos 90 dias ou declaração do imposto de renda mais recente, por exemplo.

Como saber se o empréstimo online é seguro e confiável?

Empréstimo online seguro

Agora vamos ao assunto principal, que é a segurança do empréstimo pessoal online. A seguir vamos compartilhar algumas dicas para que você possa verificar se um empréstimo online é seguro e confiável antes de contratar. Confira as orientações que vamos compartilhar e peça empréstimo online rápido sem possibilidade de golpe!

10 dicas para encontrar empréstimo online seguro

  1. Consulte o Banco Central: ao encontrar um banco ou financeira para solicitar empréstimo online faça a verificação no site do Banco Central, que tem uma lista com todas as instituições cadastradas com permissão para vender empréstimo.
  2. Consulte o Reclame Aqui: o site Reclame Aqui é um dos principais sites de reclamações do Brasil e lá você encontra a avaliação dos clientes sobre empresas e serviços. Portanto, pesquise pelo nome da empresa de empréstimo para verificar se ela está cadastrada no RA, se tem boa nota e se resolve as solicitações dos clientes.
  3. Procure o certificado de segurança: verifique se existe o certificado de segurança no site do banco ou financeira na barra de endereço. Isso porque apenas sites confiáveis passam por um processo rigoroso de auditoria e verificação para obter esse certificado de segurança na internet. Um site seguro deve ter o "https" antes do link da página e no navegador Google Chrome aparece um cadeado antes da URL.
  4. Busque a certificação da ANESP: procure saber se a instituição financeira tem certificação da Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondente no País (ANESP). Esse órgão é responsável por autorizar as empresas que oferecem empréstimo para os consumidores.
  5. Desconfie de empresas que não verificam histórico: se você notar que a empresa que fornece empréstimo não solicitou nenhum histórico de crédito ou dado pessoal, desconfie! Isso demonstra que a instituição não está interessada em ter uma garantia sobre como você vai realizar o pagamento e isso pode ser uma atitude suspeita.
  6. Cuidado com anúncios milagrosos: fique atento ao encontrar anúncios milagrosos que facilitam muito a liberação do empréstimo. Nesses casos, é melhor desconfiar da veracidade do serviço. Existem várias regras do Banco Central que regulamentam os empréstimos e, portanto, devem ser respeitadas no mercado de crédito.
  7. Não pague antes de receber: se pedirem para você pagar algum valor antes da aprovação ou liberação do dinheiro emprestado não aceite e tome cuidado. Muitos golpistas usam a internet para solicitar dinheiro para o andamento do pedido do empréstimo ou o valor da primeira parcela antes mesmo do solicitante receber o dinheiro. Normalmente, as empresas sérias não pedem nenhum adiantamento pelo empréstimo.
  8. Pesquise sobre a empresa: verifique o site, endereço, telefone, e-mail, redes sociais e outras fontes de informações sobre a instituição financeira. Aproveite também para perguntar para pessoas que você conhece e confia sobre as empresas de empréstimo para saber a opinião delas.
  9. Não ceda a pressão para contratação do empréstimo: se sentir que o banco ou a financeira está insistindo muito para você contratar o empréstimo, desconfie. Existe um prazo estipulado para você responder a proposta da simulação do empréstimo, mas se você perceber que estão fazendo muitas ligações ou exagerando nos e-mails e nas mensagens, pode ser um golpe.
  10. Nunca contrate um empréstimo por impulso: um empréstimo não deve ser escolhido por impulso e rapidez. Se possível, pense sobre a necessidade e condições por alguns dias antes de contratar. Pense com calma e pesquise o máximo que puder para não agir por impulso e se arrepender depois.
Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!

Atualizado