Conta corrente ou poupança? Entenda a diferença

Conta corrente ou conta poupança? Qual é a diferença?
Conta corrente ou conta poupança? Qual é a diferença?

Apesar da maioria dos brasileiros usarem os serviços bancários diariamente, muitas pessoas têm dúvidas na hora de escolher entre conta corrente e poupança. Por isso, vamos explicar tudo sobre os dois tipos de contas bancárias. Se você sempre quis saber a diferença entre conta corrente e conta poupança, veja a seguir!

Conta corrente ou poupança?

Conta corrente ou poupança?

Você já se perguntou qual é a melhor opção: conta corrente ou poupança? Quer saber qual é a diferença ente os dois tipos de contas?

É normal não saber exatamente a diferença entre conta corrente e poupança, já que existem diversos tipos de contas bancárias e cada banco tem as suas características próprias.

Então, para acabar de vez com essa dúvida e não precisar parar para pensar na hora de escolher o tipo de conta, leia tudo o que temos para compartilhar neste artigo!

O que é conta corrente?

Vamos começar explicando o que é conta corrente para você começar a entender as características de cada tipo de conta.

A conta corrente é um modelo de conta oferecido pelos bancos que permite que o cliente movimente e utilize o dinheiro disponível da maneira que preferir.

A conta corrente é tipo de conta mais popular e por isso é utilizada por milhões de brasileiros. As funções mais comuns para esse tipo de conta são: recebimento de salário, pagamento de boletos, realização de transferências, entre outros tipos de transações bancárias.

O que é conta poupança?

Já a conta poupança é umtipo de conta que é mais fácil de ser aberta porque não exige comprovação de renda. Além disso, o valor depositado na conta poupança gera um rendimento automático após 30 dias do depósito.

Ela é uma das principais contas bancárias utilizadas pelos brasileiros que desejam guardar dinheiro e ter um rendimento automático.

Como funciona a conta corrente?

A conta corrente permite que o correntista, que é o indivíduo que abriu a conta, faça transações bancárias através do caixa eletrônico, posto de atendimento na agência, internet banking ou pelo aplicativo do banco.

Geralmente, ao abrir uma conta corrente, o banco pode oferecer um limite de crédito para ser utilizado pelo cliente quando ele precisar.

Um cartão de débito também é disponibilizado para o correntista fazer pagamentos com descontos diretamente na conta.

Como funciona a conta poupança?

Como funciona a conta poupança

A conta poupança de qualquer banco é regulamentada pelo Banco Central, que é quem determina de quanto será o rendimento do dinheiro guardado.

Existem algumas movimentações permitidas na poupança, alguns bancos oferecem dois saques, duas transferências e dois extratos por mês, por exemplo.

Esse tipo de conta tem a vantagem de que a sua abetura não é burocrática e até mesmo pessoas negativadas podem abrir uma poupança no banco.

Como abrir conta corrente?

É preciso ter 18 anos para abrir uma conta corrente no banco. Os menores de idade devem comparecer a uma agência acompanhados dos responsáveis legais.

Geralmente, na abertura da conta corrente em agência, é solicitado comprovante de renda, carteira de trabalho, holerite ou contrato de estágio para conta universitária.

Após o pedido, uma análise financeira é realizada para aprovar ou negar a solicitação de abertura da conta.

Também é possível abrir a conta corrente por meio dos aplicativos dos bancos, enviar fotos dos documentos e realizar os procedimentos totalmente online.

Como abrir conta poupança?

Como mencionamos antres, qualquer pessoa pode abrir uma conta poupança, mesmo com restrição no CPF.

Se for abrir uma poupança em uma agência bancária, o ideal é levar um documento de identidade, CPF e comprovante de residência emitido há no máximo 60 dias.

Após a solicitação, só será preciso assinar o contrato de abertura da conta poupança e aguardar o cartão físico chegar no endereço cadastrado.

Outra forma de abrir uma conta poupança é pela internet, acessando os canais do banco pelo computador ou celular.

Normalmente, para a abertura da conta poupança online são solicitados os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência.

Tarifas da conta corrente

Cada banco pode cobrar um valor de tarifa para a conta corrente, assim como pode não fazer a cobrança dessa taxa mensal.

Essa tarifa é cobrada para custear os serviços disponibilizados pelo banco e pelas vantagens oferecidas, como programa fidelidade de pontos, bônus para recarga de celular, entre outras.

Essa tarifa pode ser parcelada em 12 vezes ou paga em uma única parcela com o valor total.

Tarifas da conta poupança

Cada banco informa o valor da tarifa cobrada mensalmente pela conta poupança, mas não é permitido cobrar tarifas para o fornecimento de cartão da conta, por até dois saques e consultas pela internet banking.

Porém, se o correntista exceder os serviços gratuitos oferecidos, então a tarifa será cobrada de acordo com as condições de cada banco.

Pode fazer pagamento com conta poupança?

Alguns bancos oferecem o cartão da conta poupança para o correntista utilizar quando for necessário.

Se esse cartão tem as bandeiras Visa Electron e MasterCard Maestro, será possível utilizá-lo em estabelecimentos que aceitam essas bandeiras.

Na hora de realizar o pagamento com seu cartão de débito da sua conta poupança informe que o formato da compra é débito.

Quanto rende a poupança?

A ¡poupança rende 70% da taxa Selic, caso ela esteja acima de 8,5% ao ano. Mas, se a Selic estiver abaixo de 8,5%, então a poupança rende 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (6,17%).

Segundo dados do Banco Central, atualmente, a taxa Selic está em 2% ao ano, então o rendimento atual da poupança é de 0,11% ou 0,12%, ou seja, 1,40% ao ano.

Diferença entre conta corrente e poupança

Se você chegou até aqui, provavelmente já identificou algumas diferenças entre a conta corrente e a conta poupança. Em resumo, a conta corrente é o serviço mais comum para movimentar seu dinheiro e realizar as transações básicas bancárias, como saques, depósitos, transferências, entre outras.

Já a conta poupança é aquela destinada para guardar seu dinheiro e fazê-lo render mais a partir de 30 dias sem movimentações.

A seguir vamos lista algumas características desses dois tipos de contas oferecidas pelos bancos brasileiros.

As vantagens e desvantagens da conta corrente

As principais vantagens da conta corrente são: facilidade para realizar transações bancárias, possibilidade de conseguir empréstimos e realizar investimentos.

Já as principais desvantagens da conta corrente são as cobranças geradas se o correntista exceder o limite especial oferecido pelo banco. Além disso, embora muitos bancos, principalmente os digitais, não cobrem taxas por serviços básicos, alguns ainda cobram valores altos.

As vantagens e desvantagens da conta poupança

As principais vantagens da conta poupança são o rendimento mensal e a isenção de Imposto de Renda para Pessoa Física.

Embora o rendimento não seja tão alto quanto os investimentos, essa opção é uma ótima forma de fazer render um dinheiro que está parado no banco. Além disso, a facilidade de abertura da conta poupança é uma grande vantagem, já que não impede negativados e nem pessoas sem comprovação de renda.

Uma das desvantagens da conta poupança é o prazo de 30 dias para contabilizar o rendimento, ou seja, é o dinheiro não deve ser movimentado nesse período para que haja rendimento. Além disso, se comparada a outros tipos de investimento, a poupança rende menos.

O que acontece se não movimentar a conta poupança?

Muitos bancos bloqueiam a conta poupança se o cliente não movimentá-la em um prazo seguido de 180 dias, ou seja, seis meses.

Portanto, ao abrir uma poupança, o ideal é colocar um valor inicial para não ter a conta bloqueada por inatividade.

Como saber se a conta é corrente ou poupança?

Algumas pessoas têm dificuldade em identificar o tipo de conta para saber se é corrente ou poupança. Por isso, vamos explicar como descobrir essa informação.

A maneira mais simples de saber se uma conta é poupança ou corrente é pelos números dos cartões. Os números nos dois cartões são semelhantes, mas têm uma diferença nos três números da operação.

Porém, cada banco pode ter um estilo próprio de diferenciar esses cartões e os números de ambas contas. Verifique com o seu banco para não se confundir na hora de utilizá-los.

FAQ Conta corrente e poupança - Perguntas frequentes

🔎 Qual a diferença entre conta corrente e poupança?

A principal diferença é que na conta corrente o dinheiro não rende e na conta poupança sim. Por isso, a conta corrente é recomendada para valores que serão movimentados a curto prazo, ou seja, para transferir e receber dinheiro, além de realizar pagamentos diários. Já a conta poupança deve ser usada para valores que não serão movimentados a curto prazo e é recomendada para guardar dinheiro. Além disso, geralmente, a conta poupança não tem tarifas, enquanto a conta corrente pode ter tarifa de serviços.

🤔 O que acontece se não movimentar a conta poupança?

Cada banco tem as suas próprias regras, mas, no geral, ficar sem movimentar uma conta poupança ou corrente por mais de 180 dias ou seis meses pode levar ao fechamento ou bloqueio da conta por falta de atividade. Por isso, se você tem uma conta poupança é importante deixar algum valor depositado nela para manter a atividade e aproveitar o rendimento.

❓ Nubank é conta corrente ou poupança?

O Nubank não tem conta poupança, ou seja, a NuConta é a conta corrente do Nubank. Na prática, essa conta tem as funções das contas corrente e poupança dos bancos tradicionais, já que o dinheiro que está na conta rende automaticamente com liquidez, ou seja, pode ser usado quando o usuário quiser. Vale destacar que o Nubank afirma que o seu rendimento é maior que o da poupança.

💰 A operação 023 Caixa é conta corrente ou poupança?

A operação 023 da Caixa é de conta corrente do tipo Conta Caixa Fácil, que não está vinculada à uma conta poupança. Já o código de operação da poupança do tipo Poupança Caixa Fácil é o 013.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!

Atualizado