O que é anuidade do cartão de crédito? Para que serve?

Tudo sobre a anuidade dos cartões de crédito
Tudo sobre a anuidade dos cartões de crédito

É cada vez mais comum ver as pessoas usando cartão de crédito para realizar compras online ou em estabelecimentos físicos. O cartão traz muitas vantagens, mas existem algumas condições que devem ser consideradas para saber se usar o cartão vale a pena, uma delas é a taxa de anuidade. Pensando nisso, vamos explicar o que é a anuidade do cartão de crédito, uma taxa importante na hora de escolher um cartão. Confira!

O que é anuidade do cartão?

Anuidade do cartão de crédito

Primeiramente, vamos começar explicando o que é anuidade do cartão para você entender melhor sobre o assunto. A taxa de anuidade é uma cobrança realizada por uma instituição financeira ou banco responsável pelo cartão de crédito.

Geralmente, essa taxa é cobrada automaticamente na fatura do cartão todos os meses e discriminada na fatura do cartão. Cada instituição financeira define cobrar ou não a anuidade do cartão, além de estipular o valor do serviço e informar o mesmo ao cliente.

O que é anuidade diferenciada?

Outro tipo de taxa comum nos cartões de crédito é a anuidade diferenciada, uma cobrança de anuidade que não é muito conhecida por esse nome. Mesmo assim, a anuidade diferenciada é muito comum e pode ser cobrada mensalmente na fatura do cartão.

A diferença entre a anuidade tradicional e a diferenciada é o valor mais acessível e quase imperceptível na fatura do cliente. Porém, mesmo que o valor divido em 12 vezes seja baixo, o ideal é considerar o valor total ao ano e verificar se vale a pena continuar pagando essa anuidade.

O que é isenção de anuidade?

Muitas pessoas procuram saber se a isenção da anuidade do cartão de crédito é possível. Na verdade, é possível, sim, dependendo do banco ou instituição financeira. Alguns bancos tradicionais costumam negociar esse valor oferecendo algum desconto.

O ideal é entrar em contato com a Central de Atendimento e informar que deseja a isenção ou negociação para ter um valor menor. Converse também com o gerente da sua conta para tentar negociar o valor da taxa de anuidade do cartão de crédito para conseguir a isenção ou desconto na taxa.

O que significa primeira anuidade grátis?

É comum encontrar bancos e instituições financeiras oferecendo a primeira anuidade do cartão grátis ou um ano sem cobrança da taxa. Cada organização financeira pode escolher oferecer a isenção ou não de cada tipo de cartão emitido. Outra opção é utilizar no cartão de crédito um valor mínimo estipulado pela instituição para não ter a cobrança da anuidade.

Para que serve a anuidade de um cartão de crédito?

Cartão sem anuidade

Ao utilizarmos um serviço precisamos pagar por ele, certo? Se ao usar um serviço de telefonia, o cliente precisa pagar por ele, então com o cartão de crédito funciona da mesma maneira. A taxa da anuidade do cartão é cobrada pelo uso que o cliente faz dele, a fim de mantê-lo operando diariamente.

A cobrança da anuidade é realizada pelos bancos que emitem os cartões, segundo as instruções do Banco Central, órgão que regula todas as instituições financeiras do Brasil.

Como é cobrada a anuidade do cartão de crédito?

Cada banco disponibiliza uma tabela com o valor da anuidade de cada cartão no seu próprio site. Mas, normalmente, o valor da taxa é indicado em cada fatura fechada por mês para manter o cliente informado sobre a cobrança.

É possível pagar o valor mensal ou total. Para isso basta entrar em contato com a Central de Atendimento do seu banco para solicitar esse procedimento.

Pode cobrar anuidade de cartão de crédito bloqueado?

Não é permitido a cobrança da anuidade do cartão de crédito bloqueado por motivos de roubo, furto ou outro problema. Portanto, se o banco ou instituição cobrar a taxa pelo período que o cartão foi bloqueado, o cliente pode entrar com uma ação judicial para ter a devolução do valor cobrado e dano moral. A prática de cobrar a anuidade do cartão de crédito bloqueado é abusiva, por isso confira sempre todas as cobranças da sua fatura.

Pode cobrar anuidade de cartão vencido?

Se o cartão perdeu a validade de uso e o cliente continua recebendo a cobrança da anuidade, então o ideal é procurar o Procon para notificar a empresa sobre essa cobrança indevida. Sendo assim, é claro que não é permitido a cobrança da taxa de anuidade após o vencimento do cartão que o torna inutilizável.

O que acontece se não pagar a anuidade do cartão?

Com certeza você já se perguntou o que acontece se não pagar a anuidade do cartão de crédito, certo? A taxa de anuidade é cobrada na fatura do cartão de crédito, então para não pagá-la você não realizou o pagamento da fatura.

Nesse caso, após o vencimento da fatura do cartão, o cliente já se torna inadimplente. Após esse ocorrido, cada instituição financeira realiza o seu tipo de cobrança, que pode ser por telefone, bloqueio do cartão, prazo para pagamento da dívida, renegociação, entre outros meios.

Uma solução para não se tornar inadimplente é pagar o valor da parcela mínima do cartão de crédito e passar o valor restante com juros rotativos para o próximo mês.

Pode cancelar anuidade de cartão?

Dificilmente você conseguirá cancelar a taxa se o banco ou instituição financeira cobrar a anuidade do seu cartão. O provável é conseguir um desconto ou negociação de valor. Outra opção é cancelar o cartão para não pagar anuidade. Porém, só é possível cancelar cartão sem nenhuma pendência financeira, se tiver parcelas em aberto, então é preciso pagar todas as faturas antes de pedir o cancelamento.

Cartões que não cobram anuidade

Uma forma de não pagar anuidade é escolher um cartão que não cobre esse tipo de taxa. Existem várias opções no mercado e a seguir vamos compartilhar uma lista com opções de cartão de crédito sem anuidade.

  • Cartão sem anuidade
  • Cartão de crédito zero anuidade Nubank: anuidade grátis e sem exigência de renda mínima.
  • Cartão de crédtio Neon: não cobra anuidade e não exige renda mínima;
  • Cartão de crédito zero anuidade C6: não cobra anuidade e não exige renda mínima.
  • Cartão de crédito zero anuidade Next: anuidade grátis e sem exigência de renda mínima.
  • Cartão de crédito zero anuidade PagBank: não possui anuidade.
  • Cartão de crédito com zero anuidade PAN: sem anuidade e solicita renda de um salário mínimo.
  • Cartão de crédito zero anuidade Caixa: não possui anuidade e exige renda de um salário mínimo.
  • Cartão de crédito zero anuidade BMG: não cobra anuidade e exige renda de um salário mínimo.
  • Cartão de crédito zero anuidade Santander Free: oferece anuidade grátis se a fatura for maior que R$100.
  • Cartão de crédito zero anuidade Ourocard Fácil: não cobra anuidade com compras acima de R$100 e exige renda de um salário mínimo.
  • Cartão de crédito zero anuidade Inter: sem anuidade.
  • Cartão de crédito zero anuidade Credicard Zero: anuidade grátis e sem exigência de renda mínima.
  • Cartão de crédito zero anuidade Digio: não cobra anuidade e não solicita renda mínima.
  • Cartão de crédito zero anuidade Saraiva: anuidade grátis.
  • Cartão de crédito zero anuidade Petrobras: sem anuidade.

Qual melhor cartão de crédito sem anuidade

Essas são algumas opções de cartão de crédito sem anuidade, mas o melhor cartão é aquele que oferece as vantagens e benefícios que você irá utilizar mais. Análise todos os cartões de crédit com anuidade grátis e veja qual é mais indicado para o seu perfil de consumidor. Se você prefere um programa de pontos para trocar em produtos e serviços, então escolhe um cartão com essa opção, por exemplo.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!

Agora que você já sabe o que é anuidade, aproveite para ler outros artigos sobre conta digital, investimentos e finanças!

Atualizado