O que é o Pix? Novo Sistema de Pagamentos Instantâneos

PIX Banco Central
PIX Banco Central - Novo Sistema de Pagamentos Instantâneos

Entenda o que é o PIX Banco Central, como funciona o novo sistema de pagamentos instantâneos que deverá substituir o TED e o DOC a partir do dia 16 de novembro. Descubra uma nova forma de realizar transferências e pagamentos. Com o PIX Banco Central você recebe e envia dinheiro em tempo real.


Pix Banco Central: O que é?

PIX

O PIX é o nome dado no Brasil ao Sistema de Pagamento Instantâneo, criado pelo Banco Central do Brasil e que será disponibilizado para a população a partir do dia 16 novembro de 2020.

Esse tipo de sistema de transações financeiras já é adotado em mais de 50 países, entre eles o Reino Unido, China e a Índia.

Mas, o que são, afinal, os pagamentos instantâneos? São transferências monetárias feitas de maneira totalmente online e em tempo real. E o melhor de tudo: podem ser realizadas durante 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo os finais de semana e feriados.

Isso significa que os atuais TEDs e DOCs em breve vão se tornar obsoletos, pois possuem limitações de horário, prazo em dias úteis para o recebimento do crédito e também dias específicos para que as transações sejam efetuadas.

Além disso, as transferências via PIX serão mais simples, sem a necessidade de informar todos os dados bancários do recebedor. Ao diminuir a quantidade de dados que precisam ser informados no momento das transferências, o sistema PIX também vai evitar os constantes erros de digitação nas transações monetárias.

No PIX, as operações poderão ser realizadas com a inserção de apenas uma informação do recebedor, como o e-mail, o número de celular ou o CPF/CNPJ.

Veja a seguir todos os detalhes desse sistema que vai mudar as regras das operações financeiras no Brasil.

Quais são as principais vantagens do PIX?

O PIX chega para revolucionar as transações financeiras no Brasil, tornando os pagamentos imediatos, sem burocracias e cada vez mais digitalizados.

👉 Veja as principais vantagens do PIX no Brasil
Vantagens Características
Velocidade Transferências e pagamentos feitos em tempo real, em qualquer horário e disponível todos os dias do ano
Segurança O sistema é gerenciado pelo Banco Central do Brasil, garantindo a segurança dos usuários
Gratuidade O serviço será gratuito para pessoas físicas. Ou seja, não será cobrada taxa de transferência, como ocorre atualmente com os DOCs e TEDs
Simplicidade Transferências sem a necessidade de informar todos os dados do recebedor, como nome completo, CPF ou CNPJ, código do banco, agência bancária e número da conta. É possível fazer as transações a partir das chaves do PIX
Chaves do PIX

O que são chaves do PIX?

As chaves do PIX são “apelidos”, ou seja, informações simples que o sistema vai usar para identificar a sua conta. Através da sua chave PIX, todos os seus dados bancários serão encontrados sem que você precise fornecer seu nome completo e documentos de identificação, como CPF e CNPJ.

E quais são as chaves do PIX? Você vai poder utilizar quatro tipos de chaves, confira abaixo as opções:

  • E-mail
  • CPF/CNPJ
  • Número de telefone celular
  • Chave aleatória

A opção de chave que você cadastrar vai relacioná-la com todas as informações da sua conta, tais como: o seu banco ou instituição de pagamento, qual é o número da sua agência e da conta e também qual é o seu tipo de conta.

Dessa forma, as chaves do PIX vão facilitar as transações monetárias e torná-las ainda mais rápidas por diminuir a quantidade de informações que precisam ser fornecidas.

O que é a chave aleatória do PIX?

Para gerar ainda mais privacidade aos usuários, o Sistema PIX criou a opção da chave aleatória.

Com ela, você não precisa informar nenhum dos seus dados pessoais ao pagador que vai realizar a transferência para a sua conta.

A chave aleatória é uma senha pessoal, feita a partir de uma combinação de números, letras e símbolos que vai ser usada para identificar sua conta bancária. Ela vai funcionar da mesma forma que as demais chaves, que são o e-mail, CPF ou CNPJ e o número do celular.

👉 Conheça mais sobre o aplicativo iti do Banco Itaú 🏦
iti Itaú

Como faço o meu cadastro no PIX?

Casdastro PIX

O cadastro no PIX poderá ser feito a partir de outubro através do aplicativo do seu banco ou instituição de pagamento.

No próprio app da instituição em que possui conta, você poderá fazer o cadastro da suas chaves de endereçamento PIX e vinculá-la à conta que desejar.

A confirmação da sua chave será feita através de um código que será enviado via SMS para seu celular ou para o seu e-mail.

O código deverá ser informado no aplicativo e uma autenticação digital será solicitada, como sua senha, reconhecimento facial ou biométrico.

Quem pode usar o PIX?

O Sistema PIX de pagamento instantâneo pode ser usado por pessoas físicas ou jurídicas, desde que possuam uma conta (conta corrente, conta poupança, conta pré-paga), que pode ser conta bancária ou em alguma instituição de pagamento, como fintechs, que participem do PIX.

Isso significa que o PIX não está restrito apenas às instituições bancárias.

Como fazer um PIX

Como faço um PIX?

Para efetuar um pagamento via PIX, serão disponibilizadas três opções:

  1. Através da leitura de um QR Code: Com a câmera do celular no app da sua instituição bancária ou de pagamento. Ou seja, não será necessário mais usar as maquininhas e cartões, apenas com o celular os pagamentos podem ser efetuados
  2. Inserindo a Chave PIX e endereçamento no aplicativo da sua instituição financeira ou de pagamento
  3. Informando manualmente os dados do recebedor, da mesma forma que acontece atualmente com os DOCs e TEDs

Como faço para receber um PIX?

Para receber um PIX, você poderá:

  1. Gerar um QR Code para que o pagador possa acessar
  2. Informar sua chave PIX ao pagador (que pode ser seu CPF ou CNPJ, e-mail, número de celular ou chave aleatória)
  3. Informar todos os seus dados para que o pagador efetue a transação, da mesma forma que acontece atualmente

Ao receber ou fazer um PIX, assim que a operação for concluída, os valores serão depositados na sua conta ou transferidos para o recebedor em poucos segundos e você vai receber uma mensagem com a confirmação da transação.


Precisa de algum serviço de telecomunicações para a sua casa? Conheça os melhores planos das operadoras!


Transferências PIX

Entenda todos os tipos de transferências que podem ser realizadas via PIX e as siglas utilizadas pelo sistema para identificá-las:

  • Transações P2P: são as transações realizadas entre pessoas físicas

  • Transações P2B: se refere às operações feitas entre pessoas físicas e estabelecimentos comerciais físicos e digitais (e-commerce)

  • Transações B2B: transações entre estabelecimentos comerciais

  • Transações P2G: sigla para transferências entre pessoas e governo (para pagamentos de taxas, impostos)

  • Transações B2G: se refere às operações entre estabelecimentos comerciais e governo

  • Transações G2B: são as transferências realizadas entre o governo e estabelecimentos comerciais

  • Transações G2P: diz respeito às transferências entre o governo e pessoas físicas para pagamento de salários e benefícios sociais, por exemplo.

PIX no WhatsApp

O Banco do Brasil anunciou na última sexta-feira, 27 de novembro, que o PIX será disponibilizado no aplicativo de mensagens Whatsapp, com isso os usuários podem cadastrar a chave pix, além disso, podem também fazer pagamentos e receber dinheiro, sem que seja necessário fazer uso de outro canal.

Para poder usar o PIX no WhatsApp, siga o passo a passo:

  • Salve o número do Banco do Brasil no seu dispositivo: (61) 4004-001
  • Inicie uma conversa
  • Digite a palavra PIX, o assistente virtual te dará todas as opções
  • Escolha qual opção disponível é a melhor para você

O assistente virtual do Whatsapp, também faz leitura de QR Code para quem realizar pagamentos através do PIX. Para isso você deve enviar a imagem para a conversa que você iniciou anteriormente com o Banco do Brasil e confirme as informações.

Você também pode realizar as suas transações do PIX por meio de comando de voz pelo próprio aplicativo do Whatsapp, o assistente virtual também lê códigos de barras em imagens.

Confira quais são as outras transações que você pode fazer pelo WhatsApp:

  • Pesquisar dados de agências do Banco do Brasil

  • Recarregar seu celular e o Bilhete Único SPTrans

  • Transferir dinheiro entre contas do Banco do Brasil, consulta de vencimento, limite, rastrear cartão e fatura.

  • Renegociar dívidas e segunda via

  • Consultar saldos, código IBAN, SWIFT e extratos

  • Pagamentos de contas e IPVA

FAQ Pix - Perguntas frequentes

Como funciona o Pix?

O Pix é o pagamento instantâneo do Banco Central do Brasil, a diferença é que com o Pix você pode fazer transações em tempo real. Uma vez que você faça um pagamento a outro usuário, imediatamente o dinheiro entrará na conta desse usuário.

Como as instituições financeiras vão aderir ao Pix?

O processo de adesão ao Pix será feito através do Banco Central.

O que significa pagamento instantâneo?

O pagamento instantâneo é nova maneira de você realizar uma transferência eletrônica que permite que uma ordem de pagamento seja feita em tempo real (de maneira imediata) sem que haja a necessidade de intermediadores.

Qual é a principal vantagem do Pix?

A praticidade de usar o Pix, agora para realizar um pagamento ficou muito mais fácil e simples como enviar uma mensagem através do seu celular. Com o Pix você pode realizar pagamento básicos da rotina sem se preocupar em sair de casa.

Atualizado