Google Pay | Entenda o que é e como funciona a carteira digital

Atualizado
min reading
Maquininha de cartão escritorio homem png
Google Pay - Pagamento por aproximação

O Google Pay é uma carteira digital que permite o usuário fazer pagamentos através de cartões de crédito e débito por meio do aplicativo para lojas físicas e pela internet. Ele foi desenvolvido pela Google para que o usuário consiga fazer pagamentos com smartphones, tablets e até smartwatches.


O que é o Google Pay?

Google Pay Logo

O Google Pay foi criado para ser uma maneira rápida e simples de pagar através do Google em qualquer lugar, como lojas, aplicativos, na internet e até na própria Google Play Store. Para realizar esses pagamentos, são necessários cartões de crédito e débito. Contudo, a solução também permite usar vales-presente, cartões de fidelidade, ingressos e cupons para usar nas lojas.

De acordo com a Google, você ainda aproveita todos os benefícios de segurança e proteção que o seu banco oferece ao realizar uma transação através dessa carteira digital. Cabe ressaltar ainda que a solução permite que você adicione mais de um cartão, porém no Brasil, são permitidos somente cartões de crédito, ao longo do texto falaremos mais sobre isso.

Como funciona o Google Pay?

Para utilizar o Google Pay, é necessário baixar o aplicativo no seu Android, iOS ou utilizá-lo no computador. Após isso, você deve criar uma conta e adicionar as informações relacionadas ao seu cartão. Com elas, você pode usufruir dos mais diversos benefícios proporcionados pela solução.

Após adicionar o cartão, você deve fazer compras nos estabelecimentos, sites e aplicativos que aceitem essa forma de pagamento. Quando você quiser fazer o pagamento pelo Google Pay em uma loja física, basta aproximar o smartphone da máquina de pagamentos e esperar que uma notificação apareça, depois disso, basta confirmar a compra, não sendo necessário nem abrir o aplicativo.

Já para sites e apps, basta clicar no botão “Pague com o Google Play”, em seguida você deve selecionar o cartão que quer pagar ou adicionar um novo cartão. Após isso, o Google Pay vai enviar seu endereço e suas informações de pagamento de maneira segura para a loja ou aplicativo. Para finalizar, basta confirmar sua compra.

Dessa forma, com o Google Pay, você não precisa preencher nenhum tipo de formulário nem criar uma conta em um site ou algum meio de pagamento para comprar um determinado produto.

Para que serve o Google Pay?

O Google Pay serve para:

  • Fazer compras através do smartphone com apenas um clique
  • Comprar produtos do próprio Google (Exceto empresariais, como Google Adwords, G Suite ou Google Cloud)
  • Preencher automaticamente as informações no Google Chrome para compras na internet
  • Comprar itens e diversos materiais tanto em apps, quanto em sites ou até em lojas físicas.

Entre as principais vantagens para o cliente estão a facilidade de realizar compras de maneira rápida e prática em qualquer lugar, sendo realizada por dispositivos móveis ou pelo computador.

Além disso, essa solução é totalmente gratuita, basta abrir uma conta e usufruir, não sendo cobrado nenhum tipo de taxa.

Com o Mercado Pago você ganha descontos nas suas lojas preferidas! 🎉
Mercado Pago

Como baixar o aplicativo Google Pay?

Para baixar o Google Pay, existem 2 maneiras diferentes, dependendo do dispositivo que você estiver. Veja como baixar o Google Pay no seu computador ou notebook e no seu celular.

Como baixar Google Pay pelo Computador ou Notebook?

Para o notebook ou computador, basta criar uma conta no site pay.google.com, adicionar um cartão e começar a utilizá-lo no seu computador, sendo esse processo simples e prático.

Como baixar o aplicativo Google Pay pelo celular?

Para os smartphones, vai depender se você utilizar Android ou iOS, contudo, para os dois, basta ir na Google Play Store ou Apple Store, digitar Google Pay, realizar o download, criar uma conta e adicionar um cartão.

Google lança nova versão do Google Pay e conta digital Plex

Em novembro de 2020, a Google divulgou novidades para os usuários do aplicativo Google Pay. A empresa de tecnologia lançou a nova versão do app, com funções que facilitam o recebimento e envio de dinheiro entre contatos, além do pagamento por aproximação e novas opções para gestão das finanças e poupança.

Com as atualizações, que também incluem um novo design, o Google Pay quer facilitar a visualização da vida financeira dos usuários. Na nova versão também será mais fácil ver quais são os estabelecimentos comerciais que já aceitam pagamento via Google Pay.

Conheça a nova conta digital Plex vinculada ao Google Pay

Outra novidade anunciada pela Google é o lançamento da conta digital e gratuita Plex a partir de 2021. Inicialmente, o serviço só estará disponível nos Estados Unidos e os usuários interessados devem entrar em uma fila de espera. Trata-se de uma conta bancária vinculada à um cartão de débito físico e à carteira digital da Google, ou seja, uma conta conectada ao Google Pay.

O Google Pay é seguro?

O Google Pay é seguro, pois, quando você faz um pagamento em uma loja, ele não compartilha as informações verdadeiras do seu cartão. Em vez disso, o comerciante recebe um número criptografado específico. Se você perder o smartphone, basta utilizar o "Encontre meu dispositivo", com ele você vai bloquear ou apagar os dados do seu smartphone de maneira remota e garantir a segurança dos seus dados.

Esse método de proteção é chamado de Tokenização, que é quando o Google cria um número de cartão virtual específico apenas para aquela determinada transação e o dispositivo móvel ou computador do usuário armazena a chave da criptografia na sua memória.

Veja como funcionam as carteiras digitais Pic Pay e Paypal!
Veja aqui!

Quais as vantagens do Google Pay para comerciantes?

As principais vantagens do Google Pay para os comerciantes são:

  • Integração online fácil: Com a ajuda da Interface de Programação de Aplicativos (API) do Google, você pode fazer isso de maneira simples, com conhecimento básico sobre integração.

  • Facilidade no pagamento: Facilitar o pagamento é um motivo a mais para o cliente adquirir de maneira mais rápida e pensar menos durante o processo de compras de qualquer produto, dessa forma, ele não precisa se cadastrar em nenhuma plataforma nem preencher nenhum dado para fazer isso.

  • Dados salvos e seguros dos seus usuários: Principalmente para lojas que costumam fidelizar os clientes, o Google Pay é ideal, pois, ele vai permitir com que o cliente não precise preencher mais nada e possa comprar com apenas um clique, pois, terá seus dados salvos para uma compra futura. Além disso, a segurança dessa plataforma é realizada através de tokens de cartões, deixando o processo menos suscetível a fraudes e riscos.

  • Sem taxas de transação: Para os comerciantes, também não é necessário pagar taxas adicionais através do Google Pay.
Google Pay

Como pagar por aproximação?

Para pagar por aproximação com o Google Pay, é preciso configurar um bloqueio de tela no seu dispositivo. Essa carteira digital de pagamentos possui integração com o PIN, padrão, senha, impressão digital ou até retina, não sendo ainda integrado com recursos como reconhecimento facial.

Para pagar sem precisar desbloquear, existe um limite do valor daquele determinado produto, no Brasil atualmente ele é de R$ 50,00 e nos Estados Unidos é de $50,00 dólares.

Pagamento por aproximaçãoO pagamento por aproximação acontece através de uma tecnologia chamada NFC Near Field Communication, que na tradução ao português seria: "Comunicação por campo de proximidade". Portanto só é possível realizar uma transação se dois dispositivos tiverem próximos um do outro. É possível fazer pagamentos através de pulseitas, cartões e até mesmo do seu celular.

Como identificar transações e extratos?

Para identificar transações e extratos, você pode ir em menu e depois clicar em atividades. Dessa forma, você vai ver todas as suas compras, já para os produtos do Google, basta acessar a área de “Assinaturas”. Além disso, ele permite que você faça um download do extrato mensal do Google Pay.

Quais as formas de pagamentos aceitas no Brasil?

As formas de pagamentos aceitas do Google Pay no Brasil são os seguintes cartões de crédito:

  • American Express
  • ELO
  • MasterCard
  • Visa

Máquinas que aceitam pagamento por aproximaçãoHoje em dia existem algumas opções de máquinas que aceitam a forma de pagamento via aproximação, as mais famosas são: Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay.

Ainda não é possível cadastrar nenhum tipo de cartão de débito para compras no Google Pay. Contudo, ele permite que você possa usar além dos cartões citados anteriormente, uma conta do Mercado Pago.

Como fazer recarga de celular?

Para realizar a recarga da Google Play, você deve ir em um estabelecimento que esteja habilitado para fazer uma recarga e ele funciona da mesma maneira como quando você vai fazer recargas de crédito do seu smartphone.

Após fazer esse processo, basta localizar o código do Google Pay no cupom da compra, abrir o aplicativo, clicar em “Resgatar”, inserir o código e confirmar a transação. Dessa forma, você vai adicionar mais dinheiro para que possa aproveitar e realizar mais compras através dessa solução.

Outra forma é acessar o aplicativo, clicar em “Formas de Pagamento”, depois em “Comprar crédito no Google Pay”, após isso, selecione um valor e clique em continuar. Depois, basta selecionar uma loja, inserir seu nome e CEP e clicar em “Gerar código de pagamento”, por fim basta ir na loja de conveniência e concluir a transação.

Para verificar qual o valor já gasto com o dinheiro adicionado no Google Pay, basta ir em “Menu”, “Conta” e “Histórico de Compras”.

Você sabe como funciona a TransferWise? Veja como é fácil enviar dinheiro para o exterior 💸
TransferWise

Quais os principais sites e lojas que aceitam o Google Pay no Brasil?

Os principais sites e apps que aceitam o Google Pay no Brasil são:

🏬 Principais Lojas 📱 Principais sites e apps
Carrefour Adidas
Droga Raia Claro
Drogasil Decolar
Sony Peixe Urbano
Posto Ipiranga Rappi
Hering Ingresso.com
AmPm Ifood
Kalunga Hotmart
Wine
Zona Azul
Hotel Urbano

FAQ - Google Pay

Onde posso usar o Google Pay?

Você pode usar o serviço de carteira digital em lojas físicas ou na internet. É importante que você verifique sempre que o local onde você vai pagar com o Google Pay aceite esse método como forma de pagamento.

Como faço para pagar usando o Google Pay?

Para poder pagar com o Google Pay o primeiro que você deve fazer é baixar o aplicativo, uma vez feito o login na sua conta Google você deve adicionar o serviço como forma de pagamento.

Como faço para localizar os extratos, transações e cobranças do Google Pay?

O serviço do Google Pay guarda um registro das transações feitas para que assim você possa ver essas informações sempre que quiser. Você só precisar clicar no Menu (símbolo com 3 linhas) e em seguida Atividade

Como faço para resolver algum erro do aplicativo Caixa Tem?

Em caso de que o aplicativo Caixa estiver dando algum erro siga os passos abaixo:

  1. Confirme que o app Caixa Tem está atualizado com a última versão disponível
  2. Aproveite para confirmar se a versão do sistema operacional está atualizada
  3. Faça o diagnóstico de conexão com a internet
  4. Se for necessário, reinicie seu dispositivo e também a internet
O que significa Sistema Modificado no aplicativo Caixa Tem?

Significa que é uma falha no aplicativo, que pode ser corrigida pelos próprios especialistas de tecnologia da Caixa em alguma atualização futura.

Caixa Seguros

Saiba mais sobre as opções de produtos e atendimento da Caixa Seguros
Na Selectra você encontra todas as informações sobre o mercado de seguros de um jeito simples!

Agora que você já conhece a Caixa Seguros, aproveite para conhecer outros serviços e faça uma cotação para contratar o melhor seguro para você e sua família!