Carteira Digital | Principais Carteiras Digitais do mercado

Atualizado
min reading
Carteira Digital
As Carteiras Digitais mais pesquisadas no Brasil

As carteiras digitais são basicamente carteiras que utilizam da tecnologia atual para realizar transações, principalmente pagamentos nos smartphones e outros aparelhos digitais. Facilitando dessa forma tanto o pagamento de conta por estabelecimento físicos ou e-commerces quanto a transferência de dinheiro. Conheça tudo sobre as carteiras digitais e quais são as mais pesquisadas no Brasil!


O que são as carteiras digitais?

Uma carteira digital nada mais é que um recurso tecnológico, que permite a troca de dados entre dois perfis, seja de estabelecimento e usuário ou de usuário com outro usuário. para realizar pagamentos e transferências por meio da internet.

Dessa forma, é possível pagar contas de água, luz, energia, DARFs. Você pode realizar compras em diversos estabelecimentos, tudo isso através da sua carteira virtual, que geralmente usa o cartão de crédito que você já possui ou o saldo a partir do depósito ou transferência para ela.

Para realizar os pagamentos, elas usam basicamente a leitura do QR Code ou pagamento por aproximação, que é realizado apenas aproximando dois dispositivos, isso é comum principalmente nos Smartwatches mais sofisticados.

Apesar de seu foco ser em celulares, os computadores também podem fazer isso através da compra com o PayPal ou com o PagSeguro, dessa forma você está utilizando uma carteira digital através do seu desktop.

No Brasil, as principais carteiras digitais são o PayPal, o Google Pay, o PicPay e o Mercado Pago.

Como usar uma carteira digital?

Para usar uma carteira digital, basta abrir conta na empresa que você quer utilizar o serviços, através do download do aplicativo em seu smartphone ou computador. Após isso, você deve realizar uma compra através de um e-commerce ou outra loja que possibilite o pagamento com essa carteira. Por fim, basta autorizar a transação e fazer o pagamento.

A tecnologia de uma carteira digital funciona basicamente através da criação de tokens, que são códigos criados pelo app e usados para realizar as compras de maneira segura com tecnologia criptografada.

Para os e-commerces, é o token que permite o processo do checkout, onde não é preciso preencher por várias vezes os dados do cartão ou seus dados pessoais e a autenticação é feita por uma senha ou reconhecimento biométrico.

Quais as vantagens de uma carteira digital?

As principais vantagens de usar uma carteira digital são:

  • Segurança: os dados são armazenados de uma maneira geral com criptografia, onde a autorização das transações costumam se por reconhecimento biométrico, digital ou facial.
  • Agilidade:Em alguns segundos você executa a transação, seja por maquininha, através de dois smartphones ou pelo computador, tornando esse processo mais rápido e prático.
  • Simples: Para realizar uma compra em um estabelecimento, você já não precisa levar diversos cartões ou até mesmo sua carteira, basta pagar direto com o seu celular.

A seguir, vamos falar um pouco sobre as principais Carteiras Digitais mais usadas no Brasil:

  • Google Pay
  • Paypal
  • PicPay
  • Mercado Pago

Google Pay

O Google Pay é a carteira digital do Google, que permite a realização de compras tanto por lojas físicas quanto pela internet, através de cartões de crédito com smartphones, tablets e smartwatches.

Ele é integrado com a Google Play Store e com diversas outras lojas físicas, pode ser utilizado de maneira gratuita. As únicas bandeiras permitidas são os cartões da American Express, Elo, MasterCard, Visa ou com uma conta do Mercado Pago, sendo aceito em diversas lojas e e-commerces, além de não cobrar nenhum tipo de taxa.

PayPal

O PayPal é um meio de pagamentos que funciona como uma carteira digital, suas compras podem ser feitas através do cartão de crédito, pelo app PayPal Mobile, por pagamentos efetuados diretamente na conta bancária ou através da integração da conta bancária com débito automático.

Ele conta com 3 planos distintos para os vendedores que pretendem usar sua solução em seu e-commerce e/ou na sua loja física e permite a criação de contas de maneira gratuita. Sua vantagem é que além do cartão de crédito, permite adicionar cartões de débitos pelos bancos conveniados com a empresa.

Por sua vez, o Paypal cobra taxas para os vendedores, que podem variar de acordo com o prazo de recebimento.

PicPay

O PicPay também é uma carteira eletrônica utilizada para transferir valores ou fazer pagamentos, tendo como valor limite no Brasil R$ 800,00 na versão gratuita, já na versão PRO ele não possui limite, porém há uma taxa de 1,99% por pagamento recebido.

Você pode baixr o aplicativo do PicPay e criar uma conta de maneira gratuita, adicionando os cartões de crédito parceiros. Para adicionar dinheiro na carteira, você pode adicionar através de Boleto Bancário, DOC/TED ou transferência a partir do Banco Original, apenas para correntistas.

Além disso, ao ter acesso a sua localização, você pode pesquisar no próprio aplicativo os estabelecimentos que utilizam a carteira digital, para isso clique em “Locais” ou até mesmo pesquisar por serviço específico.

Mercado Pago

O Mercado Pago é a carteira digital do Mercado Livre, que pode ser utilizada em outras lojas virtuais como marketplaces e lojas físicas.

Um de seus principais diferenciais é que, ela trabalha com diversas adquirentes e possui também o cartão pré-pago, que é idêntico a um cartão de débito tradicional e permite transações e compras em qualquer local com a bandeira Mastercard, sem precisar ter conta bancária para solicitar o cartão, mas esse cartão possui uma série de limites.

Comparativa das principais Carteiras Digitais | 2021

Comparação das principais Carteiras Digitais
Carteira Digital Principais Vantagens
PayPal Pode ser utilizado sem precisar de cartão de crédito físico, aceita débito automático
PicPay Permite que o dinheiro da sua carteira digital possa render e possui cashback
Mercado Pago Possui cashback, cupons e tem um ótimo suporte.
Google Pay Integra com a Google Play Store e diversas outros serviços do Google, não cobra taxa para vendedores ou usuários

Cashback significa "devolver dinheiro" ou uma parte do dinheiro para o consumidor. O cashback é considerado um sistema de devolução de dinheiro que se popularizou nos últimos tempos. É um programa de reembolso, operado por empresas de cartões de crédito e que consiste em que uma % do dinheiro seja devolvido ao dono do cartão.

Essas são algumas das principais vantagens de cada uma das carteiras digitais, porém existem outras pequenas diferenças que podem fazer com que você escolha uma delas em específico, portanto o ideal é que você pesquise a fundo antes de escolher qual utilizar.