Férias na Pandemia | Saiba como se proteger do coronavírus

Férias na pandemia
Tudo sobre férias e viagens durante a pandemia do coronavírus

Se voc√™ vai viajar em breve, seja por f√©rias ou trabalho, j√° deve ter se perguntado: quais seguros s√£o necess√°rios na pandemia? O seguro viagem cobre Covid-19? Quais coberturas devo contratar para viajar? Para responder essas e outras d√ļvidas, vamos explicar como voc√™ pode se proteger do coronav√≠rus sem cancelar a sua viagem. Saiba mais a seguir!


O que é Seguro Viagem?

O Seguro Viagem √© uma prote√ß√£o recomend√°vel para qualquer pessoa que vai viajar. O servi√ßo √© v√°lido para viagens internacionais e tamb√©m para viagens nacionais. O Seguro Viagem √© importante porque, em caso de emerg√™ncias, ele pode cobrir situa√ß√Ķes como: despesas m√©dicas e hospitalares, cancelamento de viagem, bagagem perdida, acidente de voo e assist√™ncia odontol√≥gica, jur√≠dica e farmac√™utica.

Além de invalidez permanente ou parcial por acidente, traslado do corpo, seguro para funeral e retorno de acompanhante ou menor de idade. Dessa forma, o Seguro Viagem nada mais é do que um contrato em que a seguradora paga uma indenização e presta assistência se algum dos eventos previstos na apólice acontece.

Preciso contratar um seguro viagem?

Para viajar para alguns destinos, a exemplo da Europa, o seguro viagem internacional é obrigatório. Então, a primeira coisa que você deve saber é se o destino da sua viagem exige o seguro para liberar a sua entrada. Independentemente da obrigatoriedade, a nossa dica é para que você contrate um seguro antes de viajar, principalmente em tempos de pandemia.

Férias e Seguro Viagem na Pandemia

Seguro Viagem na pandemia | Coronavírus

Desde que a dissemina√ß√£o do novo Coronav√≠rus passou a ser considerada uma pandemia pela Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde (OMS), alguns seguros, como de viagem, vida ou sa√ļde, passaram a n√£o arcar com as despesas relacionadas com a doen√ßa. Isso porque, de acordo com as cl√°usulas dos contratos de seguros, as seguradoras n√£o s√£o obrigadas a cobrir situa√ß√Ķes de pandemias e epidemias.

Mesmo assim, algumas seguradoras alteraram os contratos e passaram a incluir coberturas para o coronav√≠rus. Ent√£o, se voc√™ vai tirar f√©rias durante a pandemia, a primeira coisa a ser feita √© confirmar com a seguradora se ela cobre ou n√£o problemas de sa√ļde ou de viagem relacionados ao coronav√≠rus.

Antes de contratar um seguro, leia a ap√≥lice do seguro viagem com aten√ß√£o. Neste documento voc√™ encontrar√° todas as informa√ß√Ķes necess√°rias para viajar com tranquilidade. Isso porque a ap√≥lice √© o que define os direitos e deveres do cliente e da seguradora.

Pandemia do Coronavírus | Posicionamento das seguradoras

Com a instabilidade que o coronav√≠rus trouxe nos √ļltimos meses, as empresas que oferecem Seguro de Viagem tomaram medidas distintas entre elas. Algumas seguradoras mantiveram a cobertura total mesmo com a pandemia. Por√©m, boa parte delas ainda n√£o se posicionou sobre o assunto ou limitou a cobertura at√© o diagn√≥stico do Covid.

Por isso, a nossa recomendação é falar com a seguradora antes de viajar para verificar o que está incluso e o que não está. Isso pode evitar dores de cabeça, como você ir numa instituição privada, fazer o tratamento e depois descobrir que o seu seguro não reembolsará as despesas.

Seguro viagem e o coronavírus

No início de outubro, nós pesquisamos o que as principais seguradoras de viagem estão dizendo sobre a pandemia e o que mudou nos serviços até agora. Confira a seguir!

No caso do Seguro Viagem Allianz Travel, por exemplo, as seguintes coberturas n√£o s√£o v√°lidas em caso de pandemia: (a) Despesas m√©dicas e/ou cir√ļrgicas; (b) Despesas farmac√™uticas; (c) Despesas odontol√≥gicas; (d) Despesas de hospitaliza√ß√£o, remo√ß√£o m√©dica e/ou translado m√©dico e (e) Despesas de remo√ß√£o funer√°ria.

Seguro que cobre Covid-19

Já outras companhias, como a Assist Card e a Travel Ace, lançaram notas nos seus respectivos sites informando que manterão a cobertura para despesas médicas hospitalares mesmo após o diagnóstico de Covid-19. A cobertura será válida em casos em que o governo local não assuma o tratamento do coronavírus para o viajante.

A ELO, que oferece Seguro Viagem pelo cartão de crédito, indicou que dará assistência médica emergencial até o diagnóstico da doença. Ou seja, se o seu teste para o coronavírus der positivo, o tratamento do Covid não será coberto pelo seguro de viagem.

Vale a pena ter seguro durante a pandemia?

Mesmo que o seguro não inclua o tratamento do Covid, ele continua oferecendo várias outras coberturas e assistências durante a viagem. Sendo assim, na nossa opinião, contratar seguro viagemcontinua sendo uma excelente opção!

Contratar Seguro de Viagem Coronavírus

Férias na pandemia | Dicas para contratar seguro viagem

  1. Antes de tomar qualquer decis√£o, informe-se sobre as orienta√ß√Ķes do governo do pa√≠s de destino. Dessa forma, voc√™ evita surpresas sobre as medidas oficiais em rela√ß√£o √† pandemia.
  2. O ideal √© fazer um acompanhamento di√°rio dos an√ļncios sobre a pandemia. Isso porque decis√Ķes como a restri√ß√£o de entrada e sa√≠da de pessoas podem ser anunciadas a qualquer momento.
  3. Verifique as exig√™ncias do seu destino! Existem pa√≠ses que pedem seguro obrigat√≥rio, como os pa√≠ses europeus que fazem parte do Tratado Schengen. Al√©m deles, outros destinos como Cuba, Venezuela, Dubai, R√ļssia e Equador tamb√©m exigem que o turista contrate uma prote√ß√£o para viajar. J√° a Austr√°lia s√≥ pede o seguro obrigat√≥rio para quem vai passar mais de tr√™s meses.

Tratado de Schengen e o Seguro Viagem Europa

Assinado em 1985, esse Tratado Schengen é um acordo, entre países europeus signatários, acerca da política de abertura das fronteiras e livre circulação de turistas. Mais de 25 países assinaram o Tratado de Schengen - que não deve ser confundido com a União Europeia, pois tratam-se de acordos distintos.

O Tratado de Schengen pede seguro viagem com cobertura m√≠nima de ‚ā¨30 mil para assist√™ncia m√©dica por doen√ßa ou acidente para a entrada de turistas em qualquer pa√≠s pertencente ao Espa√ßo Schengen.

Quais são os países que fazem parte do Espaço Schengen?

Atualmente os pa√≠ses que fazem parte do Espa√ßo Schengen s√£o Alemanha, √Āustria, B√©lgica, Ch√©quia, Dinamarca, Eslov√°quia, Eslov√©nia, Espanha. Est√≥nia, Finl√Ęndia, Fran√ßa, Gr√©cia, Hungria, Isl√Ęndia, It√°lia, Let√≥nia, Liechtenstein, Litu√Ęnia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Pa√≠ses Baixos, Pol√≥nia, Portugal, Su√©cia e Su√≠√ßa.

Custo-benefício do seguro viagem

Est√° em d√ļvida sobre contratar um seguro viagem? Saiba que o custo-benef√≠cio do seguro viagem √© bastante vantajoso. Isso porque √© poss√≠vel pagar, em m√©dia, R$ 25 por dia (por pessoa) para um Seguro Viagem b√°sico para os Estados Unidos, por exemplo, enquanto as despesas m√©dicas ali s√£o alt√≠ssimas.

Caso voc√™ ainda n√£o saiba, as interna√ß√Ķes nos EUA podem chegar a US$ 3.500 por dia. Sem falar em cirurgias como apendicite ou bra√ßo fraturado, que podem sair por 30 mil d√≥lares.

Seguro de vida na pandemia

Além do Seguro Viagem, outros segmentos do mercado de seguros foram afetados pela pandemia. Segundo o InfoMoney, grandes seguradoras decidiram incluir em suas apólices de Seguro de Vida a cobertura para os casos de Covid-19, a exemplo da Bradesco Seguros, Brasilseg (do Banco do Brasil) e Prudential.

FAQ Seguro Viagem na Pandemia - Perguntas frequentes

ūüĆć Quais s√£o os pa√≠ses que fazem parte do Espa√ßo Schengen?

Atualmente os pa√≠ses que fazem parte do Espa√ßo Schengen s√£o Alemanha, √Āustria, B√©lgica, Ch√©quia, Dinamarca, Eslov√°quia, Eslov√©nia, Espanha. Est√≥nia, Finl√Ęndia, Fran√ßa, Gr√©cia, Hungria, Isl√Ęndia, It√°lia, Let√≥nia, Liechtenstein, Litu√Ęnia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Pa√≠ses Baixos, Pol√≥nia, Portugal, Su√©cia e Su√≠√ßa.

Selectra Seguros

Conheça todos os Seguros na Selectra!
Tudo sobre seguros de forma simples e feita para você!

Agora que voc√™ j√° sabe mais sobre seguro de viagem, aproveite para pesquisar as op√ß√Ķes do mercado e fazer uma cota√ß√£o para escolher o melhor seguro para viajar!

Atualizado