O que é Seguro Pay Per Use? Saiba tudo sobre a modalidade

Seguro Pay Per Use
Seguro Pay Per Use

Você quer saber o que é Seguro Pay Per Use? Neste conteúdo nós vamos explicar tudo sobre essa modalidade de seguro que chegou há pouco tempo no mercado brasileiro de seguros. Saiba em quais setores o serviço já está disponível, como funciona e quais são as vantagens do Seguro Pay Per Use. Confira a seguir!

Seguro Pay Per Use

O que é Seguro Pay Per Use?

Se você está interessado em descobrir o que é Seguro Pay Per Use, aqui nós vamos explicar tudo sobre essa modalidade que está crescendo no Brasil. Provavelmente você já utilizou ou já ouviu falar em serviços Pay Per Use, que nada mais é do que o pagamento por uso. Ou seja, é quando, por exemplo, você aluga um filme na TV por assinatura e paga apenas por ele, sem a necessidade de assumir uma mensalidade.

Em tradução livre do inglês para o português, Pay Per Use signifca Pague Pelo Uso. Essa modalidade de serviço foi se adaptando aos diversos setores do mercado até chegar recentemente ao mundo dos seguros.

Exemplo de Seguro Auto Pay Per Use

Um exemplo desse tipo de serviço é o Seguro Auto Pay Per Use, que pode ser contratado por quilômetro ou por dias de uso. Dessa forma, o cliente economiza e só precisa pagar pelo serviço quando usar o veículo. Isso porque, provavelmente, será cobrado um valor mensal pela contratação do serviço e um adicional por quilômetro rodado, que custará menos se comparado com um seguro para carro tradicional.

Como funciona o Seguro Pay Per Use?

Sabemos que a modalidade “pay per use” pode ser aplicada para diferentes serviços e as condições variam de acordo com a seguradora. Até o momento, o mais comum é que a opção esteja disponível para seguro auto.

Contratação de Seguro Pay Per Use

Como explicamos antes, o tipo de seguro “usou, pagou” funciona da seguinte maneira: o segurado contrata esse produto e paga uma mensalidade fixa todos os meses. Geralmente, o processo de contratação pode ser feito totalmente online, já que trata-se de um serviço pensado para oferecer economia e agilidade para os clientes.

Seguro Pay Per Use vale a pena?

Seguro Auto Pay Per Use

O valor da mensalidade dos seguros “pague o que usar” costuma ser menor em comparação com os seguros tradicionais, já que a intenção desse tipo de produto é entregar um produto para aqueles clientes que não utilizam muito o veículo, por exemplo, ainda mais com as mudanças de hábitos adotadas por causa da pandemia do coronavírus.

Dessa forma, o cliente protege o seu automóvel e economiza pagando menos pelo uso do carro. Outro diferencial é que nesse tipo de seguro não é comum ter uma análise profunda de perfil do motorista ou do veículo, diferente dos seguros tradicionais.

Quanto custa um Seguro Pay Per Use?

Acima falamos brevemente do valor desse tipo de seguro, mas vamos explicar com mais detalhes como é calculado o preço dos seguros Pay Per Use. Para começar, quando um motorista contrata um seguro auto pago por uso, geralmente, ele precisa baixar um aplicativo para ativar o seguro. Assim, toda vez que o segurado for sair com o carro, ele terá que acessar o aplicativo e ligar o seguro.

Dessa maneira, a partir do momento da ativação no aplicativo, a tarifa por quilômetro começa a ser cobrada e o veículo passa a contar com a segurança das coberturas e assistências contratadas. Em alguns casos, o aplicativo não precisa de ativação manual, já que ele detecta que o carro assegurado está em movimento e passa a enviar notificações para realizar a ativação. Após o uso do carro, o condutor precisa voltar para a casa e desligar o aplicativo para que a cobrança por quilômetro seja desativada.

Preço do Seguro Auto Pay Per Use

Geralmente, o valor da cobrança adicional costuma ser em torno de R$ 0,05 por quilômetro, ou seja, o preço é calculado pela distância percorrida. Já o valor da mensalidade fixa pode custar a partir de R$25,00, valor que pode variar de seguradora para seguradora e também de acordo com as coberturas contratadas.

Saiba tudo sobre Seguro Auto! 🚗
Saber mais!

Quais as coberturas do Seguro Pay Per Use?

Assim como o preço, as coberturas também podem variar de acordo com as seguradoras do mercado que oferecem o Seguro Pay Per Use. Normalmente, as coberturas oferecidas são contra Roubo, Furto, Colisão, Incêndio, Perda Total e Parcial, Desastres naturais, Reparo de vidros, Faróis, Cobertura contra terceiros, entre outras.

As assistências 24 horas costumam ser oferecidas para serviços de guincho, pane seca, pane elétrica, troca de pneus, chaveiros e outras. Assim como no seguro tradicional, o segurado pode escolher coberturas adicionais para ter mais proteção. Além disso, uma franquia também é cobrada em caso de reparo em danos parciais ao veículo segurado.

Quais seguradoras oferecem Seguro Pay Per Use?

Muitas seguradoras do mercado já oferecem a possibilidade da contratação do Seguro Pay Per Use para aqueles que querem economia e proteção. Seguradoras conhecidas, como HDI Seguros, seguradora Generali, a Argo Seguros, entre outras, já oferecem a possibilidade desse tipo de seguro.

Conheça outros seguros e proteja você e a sua família!

Seguro Viagem
Seguro Viagem
Saber mais!
Seguro de Saúde
Seguro Saúde
Saber mais!
Seguro Residencial
Seguro Residencial
Saber mais!

Seguro Pay Per Use é confiável?

Sim, podemos dizer que o Seguro Pay Per Use é confiável porque foi implementado no Brasil em 2019, a partir da autorização da Superintendência de Seguros Privados (Susep). O órgão, que é responsável pelos seguros vigentes no país, autorizou a customização e comercialização de planos de seguros Pay Per Use para atender às novas necessidades dos clientes de acordo com as demandas do dia a dia.

Qual o melhor Seguro Pay Per Use?

Para você escolher o melhor seguro da modalidade Pay Per Use, nossa dica é fazer algumas cotações com as seguradoras que oferecem esse tipo de seguro para escolher a melhor opção. Leia bastante sobre cada seguradora e entenda as coberturas e assistências oferecidas em cada plano. Além disso, não deixe de ler o contrato (apólice) do seguro para não ter nenhum problema no futuro.

O Seguro Pay Per Use é bom?

Seguro Por Uso

Acreditamos que a rotina do contratante vai responder essa pergunta. Ou seja, se estamos falando de um Seguro Auto e o segurado usa pouco o veículo, então é uma ótima opção contratar um seguro Pay Per Use.

Portanto, o seguro Pay-Per-Use vale muito a pena para quem deseja economizar e procura um produto sob demanda para diferentes necessidades. Além disso, diversos veículos podem circular com esse tipo de seguro que cobra mensalidade fixa e quilometragem rodada. Sendo assim, considere essa opção se você considerar que pode ser um serviço vantajoso para o seu bolso e para o seu estilo de vida.

Seguro Pay Per Use em outros setores

Essa modalidade de seguro já está se espalhando por outros países como Estados Unidos e deve crescer nos próximos anos no Brasil. Embora no mercado brasileiro seja mais fácil encontrar essa opção no mercado de Seguro Auto, os serviços que podem ser “ligados e desligados” podem ser aplicados em diversos setores. Ou seja, é possível que futuramente estejam disponíveis Seguros Pay Per Use para Acidentes Pessoais, Riscos, Bike, Residencial, Empresarial, Celular e Rural.

Selectra Seguros

Conheça todas as seguradoras na Selectra!
Informações sobre o mercado de seguros de um jeito simples para você!

Agora que você já conhece o Seguro Pay Per Use, aproveite para pesquisar outras opções do mercado e fazer uma cotação para escolher o melhor seguro para o seu dia a dia!

Atualizado