Líder Seguradora chega ao fim e DPVAT pode ser gratuito

Saiba tudo sobre o fim da Segurado Líder e o DPVAT gratuito
Saiba tudo sobre o fim da Segurado Líder e o DPVAT gratuito

Dissolução do consórcio DPVAT resulta no fim da Seguradora Líder e em novos desafios para a gestão do Seguro DPVAT

Extinção da Seguradora Líder | Fim do DPVAT

Seguro DPVAT

Em 2020, foi decidido o fim da Seguradora Líder, a responsável pelo Seguro de Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT). A informação foi anunciada após a dissolução do consórcio DPVAT, que era formado por 36 seguradoras. Dessa forma, a Seguradora Líder deixa de administrar o seguro a partir do ano que vem. Na prática, isso significa que o DPVAT 2021 não será mais responsabilidade do consórcio que formava a Seguradora Líder.

A extinção da Seguradora Líder foi votada em uma assembleia, no dia 24 de novembro, e passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2021. Os próximos passos envolvendo a gestão do DPVAT ainda não foram definidos. Por enquanto, foi decidido que o Seguro DPVAT seja gratuito no próximo. Ou seja, os brasileiros proprietários de veículos poderão ficar isentos do pagamento do DPVAT em 2021. Saiba mais a seguir!

Seguro DPVAT será gratuito em 2021

Foi aprovado no dia 29 de dezembro de 2020 o prêmio zero para o seguro DPVAT 2021. A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), do Ministério da Economia. Sendo assim, ficou decidido que não haverá cobrança do DPVAT em 2021. Segundo informações da Superintendência de Seguros Privados (Susep), a decisão de tornar o seguro obrigatório gratuito por um ano foi tomada porque o DPVAT tem recursos suficientes para as operações de 2021.

É o fim do DPVAT?

O fim do DPVAT não é uma realidade, já que o seguro continuará existindo mesmo sem a cobrança em 2021. A única confirmação que temos até o momento é o fim da Seguradora Líder.

O fim da Seguradora Líder e o futuro do DPVAT

A dissolução do consórcio que formava a Seguradora Líder aconteceu após uma série de investigações por gastos indevidos de dinheiro público. A Superintendência de Seguros Privados (Susep) notificou a Seguradora Líder, do Consórcio do Seguro DPVAT S/A, para recolher mais de R$ 2,2 bilhões no prazo de 30 dias. O valor é referente a 2.119 despesas consideradas irregulares e que foram pagas com recursos públicos do seguro DPVAT entre 2008 e 2020.

O futuro do DPVAT deve ser decidido pelo Congresso Nacional. Por enquanto, a Susep está avaliando uma forma de administrar os serviços relacionados ao Seguro DPVAT. De acordo com informações divulgadas pela Exame, a Líder tem atualmente em seu caixa aproximadamente R$ 9 milhões. Dessa forma, a ideia inicial é usar o valor disponível e isentar os brasileiros de pagamentos nos próximos dois anos.

Seguradora Líder Telefone e Atendimento Quer entrar em contato com a Seguradora Líder? Confira aqui todas as opções de contato para falar sobre DPVAT.

Quem fica responsável pelo DPVAT?

Com a extinção da Seguradora Líder, o Seguro DPVAT passar a ser responsabilidade do governo federal. Até o fim deste ano, a Susep deverá indicar alguma organização pública para se responsabilizar pela gestão do DPVAT a partir de 2021.

O DPVAT é um seguro obrigatório que protege e indeniza motoristas, passageiros e pedestres em caso de acidentes de trânsito em todo o território brasileiro. Então, mesmo que o pagamento do seguro seja bloqueado nos próximos anos, a população poderá continuar recebendo indenizações em caso de acidentes.

Seguro DPVAT | Tudo sobre coberturas e indenizações
Saiba Mais
Selectra Seguros

Conheça todos os Seguros na Selectra!
Tudo sobre seguros de forma simples e feita para você!

Agora que você já sabe mais sobre DPVAT, aproveite para pesquisar as opções do mercado e fazer uma cotação para escolher o melhor seguro para viajar!

Atualizado