Seguro DIT | Diária de Incapacidade Temporária | O que é?

Seguro DIT
Seguro DIT

Você já imaginou ficar sem poder trabalhar? O que poderia fazer para não ficar sem assistência durante esse período? Esse tipo de situação não é desejada e esperada por ninguém, mas ela pode acontecer, infelizmente. Por isso, nós iremos explicar o que é Seguro DIT e o que pode fazer por quem fica incapacitado de trabalhar. Confira, a seguir!



O que é Seguro DIT?

DIT

Em primeiro lugar, você precisa descobrir o que é Seguro DIT e qual o tipo de assistência que ele oferece para os seus segurados.

A sigla DIT é a abreviação de Diária de Incapacidade Temporária, ou seja, é um tipo de cobertura do seguro que garante o pagamento das diárias de trabalho.

Sendo assim, quem possui esse tipo de seguro garante o recebimento de um valor que é estipulado na apólice, no momento da contratação.

É preciso ser comprovado que o segurado precisou ser afastado do trabalho por consequência de um acidente ou doença. Por isso, muitas vezes o DIT é contratado com o seguro de Acidentes Pessoais.

O motivo do afastamento precisa ser coberto pelo seguro, o período de indenização precisa estar vigente no contrato, além disso, a franquia e a carência devem estar estabelecidos dentro do prazo de solicitação.

Portanto, analise as informações do DIT seguro para não ter problemas quando for pedir a indenização.

Coberturas do Seguro DIT

Como dissemos, o seguro DIT é um tipo de cobertura que garante as diárias de trabalho quando o segurado for afastado das suas atividades profissionais por razões relacionadas à saúde.

Sendo assim, o DIT pode ser uma cobertura de seguros de vida que pode ser contratado por profissional autônomo ou por uma empresa que oferece esse benefício para os seus funcionários.

Também é possível encontrá-lo com um seguro oferecido para profissionais que desejam esse tipo de cobertura específica no trabalho.

O seguro DIT é procurado por trabalhadores autônomos, principalmente por profissionais que trabalham em aplicativos de viagens (Uber, 99), taxistas, entre outros.

Portanto, verifique as suas necessidades como trabalhador e pesquise uma seguradora que ofereça esse seguro para profissionais que desejam a indenização durante a ausência do trabalho.

Quanto custa o seguro DIT?

Contrato DIT

Assim como muitos seguros de vida relacionados com o trabalho do segurado, o valor do DIT pode variar de acordo com a idade e a profissão do solicitante.

Dessa forma, será necessário realizar cotações com diferentes seguradoras que oferecem o DIT Seguro para encontrar o melhor custo-benefício.

Porém, algumas seguradoras podem não aceitar as solicitações de alguns trabalhadores, principalmente aqueles que estão expostos aos riscos.

O ideal é realizar pesquisas e conversar com as seguradoras para encontrar uma empresa que ofereça esse seguro para você, caso a sua profissão seja de risco.

Existe uma lista com profissões consideradas de alto risco, então consulte antes para verificar se existe a possibilidade de ser negado o seu pedido de contratação.

Cobertura DIT na pandemia do Covid-19

Apesar da cobertura DIT oferecer a indenização pelos dias de trabalho do trabalhador afastado por motivos de doença ou acidente, ainda não existe uma regra determinada pelos órgãos que regulam os seguros sobre o afastamento pelo Covid-19.

Portanto, cada seguradora pode mostrar como está lidando com a situação causada pela pandemia e pode permitir ou não a indenização por afastamento do trabalho.

Qual a carência do seguro DIT?

O período de carência do seguro DIT pode variar de acordo com a seguradora escolhida, então verifique essa informação antes de contratar.

Geralmente, a carência desse tipo de seguro pode demorar de 60 a 90 dias nos casos de doenças.

Porém, em casos de acidentes, normalmente, não existe período de carência. Dessa forma, o segurado consegue a indenização em qualquer momento depois da contratação.

Como contratar o seguro DIT?

Contratar DIT

Em primeiro lugar, você precisa realizar pesquisas e cotações com as seguradoras que oferecem a cobertura DIT.

Se a sua profissão for aceita por mais de uma seguradora, então escolha aquela que possui mais vantagens e o melhor custo-benefício para você.

Existem diversas seguradoras que oferecem o Seguro DIT, como a Porto Seguro, Santander, Mongeral, Itaú, Previsul, SulAmérica, Liberty Seguros, Cabergs Seguros, Unimed Seguros, MAG Seguros, Bradesco e outras.

Qual melhor seguro DIT?

Entre tantas opções de seguradoras, qual o melhor seguro DIT para contratar? Primeiro, a sua profissão precisa ser aceita por algumas delas para você poder comparar qual a melhor empresa.

Sendo assim, faça as cotações e simulações para verificar os valores de cada uma delas. Além disso, não omita nenhuma informação sobre o seu trabalho para não ter problemas quando for solicitar a indenização.

O que achou do Seguro DIT? Acredita que a sua profissão pode ser aceita por uma seguradora que oferece esse tipo de produto? Então realize as cotações e escolha o melhor DIT seguro para você!

FAQ Seguro DIT - Perguntas frequentes

Quais são as profissões não aceitas pelo seguro DIT?

Cada seguradora determina as profissões que não são aceitas pelo seguro DIT. De forma geral, são aquelas que apresentam alto risco e também funcionários públicos que não tenham contrato CLT.

Selectra Seguros

Conheça todos os Seguros na Selectra!
Mundo dos seguros de forma simples e feita para você!

Essas são as principais dúvidas sobre Seguro DIT. Gostou de saber mais sobre esse tipo de seguro? Então confira outros conteúdos como esse no nosso site!

Atualizado