Seguro de Danos | Saiba como funciona e como contratar

Seguro Danos
Saiba tudo sobre Seguro de Danos

J√° ouviu falar sobre Seguro de Danos, mas n√£o sabe qual contratar? Ent√£o, este artigo certamente te ajudar√°. A seguir vamos explicar tudo sobre os tipos de seguros de danos para que n√£o fique nenhuma d√ļvida e voc√™ possa escolher o ideal para os seus bens. Saiba mais!


Seguro de Danos

O que é Seguro de danos?

Para come√ßar, vamos explicar o que √© Seguro de Danos para que as pr√≥ximas informa√ß√Ķes fa√ßam ainda mais sentido. Ao utilizar o termo Seguro de Danos, as seguradoras est√£o se referindo aos riscos que aumentam as possibilidades de preju√≠zos.

Ou seja, é uma modalidade de seguro na qual o valor da indenização é definida no momento da contratação do seguro e da definição dos termos da apólice. O objetivo desse seguro é garantir que o segurado receba o valor mais alto possível em caso de prejuízos.

Então, em caso de sinistro, o valor não pode ser maior ao estipulado anteriormente e também não pode ter como propósito aumentar as riquezas do segurado.

Diferença entre Seguro de Pessoas e Seguro de Danos

Para entender melhor, as seguradoras criaram dois tipos de contratos de seguros para garantir a prote√ß√£o de indiv√≠duos, objetos e patrim√īnios. Geralmente, a classifica√ß√£o do contrato de seguro √© feita da seguinte maneira: de danos ou de pessoas.

Contrato de seguro de danos

O contrato de seguro de danos assegura um patrim√īnio, ou seja, um determinado objeto, um carro, uma casa, entre outros bens patrimoniais.

Contrato de seguro de pessoas

Por outro lado, o contrato de seguro de pessoas assegura a própria segurança física ou a vida do indivíduo contratante do seguro.

Tipos de Seguros de Danos

Tipos de Seguros de Danos

Iremos explicar sobre cada tipo de seguro de danos que s√£o destinados para diferentes situa√ß√Ķes. Esse tipo de seguro evita problemas maiores envolvendo pessoas que tenham a integridade f√≠sica ou um bem material envolvido em um acidente com o segurado.

Por isso o Seguro de Danos a Terceiros, por exemplo, é tão importante quanto o seguro que protege os seus bens patrimoniais.

Seguro de Danos a Terceiros Auto

No caso de danos de terceiros no seguro de automóvel, ele é destinado à proteção de veículos da outra pessoa envolvida em um acidente com o segurado.Então, se o segurado possuir a cobertura de danos a terceiros e se responsabilizar pelo ocorrido, os prejuízos serão cobertos pelo seguro. Existem dois tipos de danos a terceiros de seguro de automóvel:

  • Danos materiais: cobertura que cobre os preju√≠zos do outro ve√≠culo que colidiu com o carro do segurado.
  • Danos corporais: cobertura que cobre os danos causados em acidentes que ocasionam atropelamento envolvendo pedestres e ciclistas.

Seguro de Danos Físicos ao Imóvel (DFI)

Os seguros habitacionais oferecem a cobertura de Danos Físicos ao Imóvel (DFI), que visa proteger a estrutura do seu lar. Ele é um seguro obrigatório para quem compra um imóvel pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Sendo assim, em caso de problema na estrutura, se uma possível obra ou um reparo forem necessários no imóvel que a pessoa acabou de financiar, então esse dano será indenizado pela seguradora.

Seguro de Danos Patrimoniais

O Seguro de Danos Patrimoniais tem por finalidade proteger um patrim√īnio (organiza√ß√£o) para reduzir os preju√≠zoa com danos patrimoniais.

As coberturas do seguro patrimonial incluem os seguintes danos: inc√™ndios, queda de raios, desastres ambientais ou naturais, roubos ou furtos e pagamento de aluguel. Dessa forma, os danos causados por esses motivos ser√£o indenizados ‚ÄĒ assegurando o im√≥vel e os bens dentro deles.

Seguro de Danos DPVT

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, mais conhecido como DPVAT, é um seguro obrigatório que deve ser pago todo ano pelos proprietários de veículos.

Esse tipo de seguro cobre danos causados por morte, invalidez permanente e reembolsa as despesas m√©dicas e hospitalares do segurado. A Seguradora L√≠der - DPVAT √© a respons√°vel pela arrecada√ß√£o desse seguro e protege o motorista em todo territ√≥rio nacional contra danos mais comuns em tr√Ęnsito.

Segudo de danos elétricos

Seguro de Danos Elétricos

Você sabe o que cobre o Seguro de Danos Elétricos? Essa é a cobertura mais popular e essencial para o seguro residencial. Afinal, danos causados por problemas elétricos são comuns nas casas brasileiras. Esse serviço cobre queda de raios e, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil é o país que mais sofre com a queda de raios.

Seguro de Danos Ambientais

Esse tipo de seguro contra danos ambientais √© destinado √† prote√ß√£o de empresas e ind√ļstrias que podem ocasionar preju√≠zos para o segurado ou a terceiros.

Portanto, os danos graves causados pela polui√ß√£o, por exemplo, podem ser reparados por uma limpeza ambiental, conten√ß√£o de poluentes, indeniza√ß√Ķes, custos judiciais, entre outros. Dessa forma, o seguro ambiental classifica os poss√≠veis danos causados pela empresa segurada e como eles podem ser reparados.

Seguro de Danos Morais

Já ouviu falar sobre Responsabilidade Civil Danos Morais? Esse termo é utilizado para assegurar a responsabilidade de não prejudicar terceiros. No caso do seguro de danos morais, essa cobertura garante a indenização das despesas financeiras de terceiros que são prejudicados por um bem material (imóvel ou carro que são protegidos pelo seguro e possuem essa cobertura).

Vamos exemplificar com uma situação hipotética: se uma criança sofre um acidente em uma piscina no imóvel de uma pessoa que possui seguro, então a seguradora terá que cobrir as despesas financeiras envolvendo relacionadas aos danos causados.

Como contratar Seguro de Danos?

O Seguro de Danos é aquele que possui coberturas que protegem contra danos morais ou materiais, como já citamos no texto.

Portanto, se você tem interesse em contratar seguro de danos, então escolha o serviço que ofereça coberturas contra danos morais e materiais para você e para terceiros.

Dessa forma, voc√™ evita maiores problemas no futuro com situa√ß√Ķes que podem trazer grandes preju√≠zos.

Outra dica importante para a contrata√ß√£o √© pesquisar todas as op√ß√Ķes poss√≠veis. Ent√£o, fa√ßa a simula√ß√£o do seguro e contrate aquele que melhor atender as suas necessidades.

Quanto custa um Seguro de Danos?

Cada seguradora e tipo de seguro que cobre danos morais e materiais possui um valor no mercado. Portanto, voc√™ precisa buscar todas as informa√ß√Ķes sobre as coberturas que deseja para encontrar a melhor op√ß√£o para o seu bolso e para as suas necessidades.

Selectra Seguros

Conheça todos os Seguros na Selectra!
Tudo sobre seguros de forma simples e feita para você!

Agora que voc√™ j√° sabe mais sobre seguro de viagem, aproveite para pesquisar as op√ß√Ķes do mercado e fazer uma cota√ß√£o para escolher o melhor seguro para viajar!

Atualizado